Cenas da China real/China/Curiosidades/Dicas de Shanghai/Viagens/viver na China

Viajar na China – trem ou avião?

Essa é uma pergunta que recebo muitas vezes de leitores do blog, que ficam na dúvida se é melhor viajar de trem ou de avião dentro da China.

Eu sou categórica: se para o seu destino existe trem bala (speedy train – com prefixo G), vá de trem.

Mas porque?

Simples: os trens são seguros, pontualíssimos, você só precisa chegar na estação 15 minutos antes da partida (sempre bom comprar a passagem com antecedência), em muitos locais a internet funciona, no mínimo você tem acesso ao seu celular durante toda a viagem. E os aviões… atrasam, gente! E muito.

Para vocês terem uma ideia, uma viagem de Shanghai a Beijing de trem leva 5 horas (um pouco menos, talvez). O mesmo percurso de avião, são somente 2 horas (um pouco menos também, mas vamos fazer números redondos para facilitar).

487365261455828909

Aí você precisa chegar ao aeroporto com, pelo menos, 1 hora de antecedência. Já são 3 horas… mas 30 minutos, que é o atraso de praxe. Só que já amarguei 4 horas de atraso numa viagem a Guilin. Da ultima vez que fui à Beijing, fomos de trem. Mas a ‘esperta’ que vos escreve, resolveu comprar a volta de avião… Porque? Nem eu sei… e, como de praxe, nossa viagem levou quase 5 horas, fora o estresse de ficar em saguão de aeroporto, muda de portão de embarque, sem lugar para sentar etc.

Muitas vezes, colocam os passageiros dentro do avião, começam a taxiar e, de repente, não mais que de repente, param o avião no meio da pista e ali ficamos por horas. Meu marido uma vez, dormiu na poltrona. Acordou com o cheiro da comida sendo servida. Aí pensou: caramba, nem percebi quando o avião levantou voo. Só que quando olhou para fora, percebeu que ainda estavam parados no solo. O atraso foi tanto, que começaram a servir a comida em terra. Já imaginaram a situação?

Não é à toa, que no ano passado um passageiro abriu a porta de emergência do avião porque estava sem ar. Ok, é muito ‘non sense’ fazer isso. Mas quem se vê trancado num avião, no solo, por horas, sem poder sair dali, acho que acaba perdendo um pouco do senso mesmo! E se o cara tem claustrofobia…rs

Contra fatos não há argumento

Bom, mas essa é minha teoria e experiência. Então hoje, para sustentar minhas divagações, o Shanghaiist, uma revista on line, soltou uma matéria que só aumenta minha certeza de que viajar de trem é melhor.

Fiz aqui um resumo dos dados publicados, mas vocês podem conferir a matéria nesse link, em inglês.

A reportagem diz que um terço dos voos chineses atrasam, segundo um relatório do governo.

Isso significa que, dos 3,37 milhões de voos por companhias aéreas nacionais em 2015, apenas cerca de 68% foram pontuais, de acordo com um relatório anual divulgado pela Administração de Aviação Civil da China no início desta semana. O que consola é que esse número (em porcentagem) foram os mesmos de 2014.

Mas como na China os números são sempre astronômicos, vocês podem fazer uma conta rápida e ver que a porcentagem em relação ao numero de voos, dá  o exorbitante número de mais de 1 milhão de voos atrasados no ano. Ou eu sou muito azarada, ou tem alguma coisa errada nas minhas viagens aéreas pela China.

Nesse relatório também citam que a média de atraso é de 21 minutos. Mas parece que após os passageiros estarem dentro da aeronave e ela saia do portão de embarque, já conta como voo decolado para as estatísticas. Vai saber…

O relatório conclui que “as medidas de controle de tráfego aéreo” são responsáveis por 30% dos atrasos e o mau tempo para outro de 29%. Enquanto isso, as próprias companhias aéreas eram responsáveis por 19% dos atrasos e os restantes 20% foram definidos como “outras razões”.

Outros dizem que o problema é o extremo controle militar do espaço aéreo do país, o que significa que há muito poucas rotas para muitos vôos, um problema que só vai piorar à medida que novos mega-aeroportos estão sendo abertos na China.

china-cargo-airlines-884399_960_720

“A solução final é abrir mais espaço aéreo para a aviação civil”, Zeng Tao, um observador da indústria da aviação em Pequim, disse ao China Daily (jornal local). “Outros esforços feitos pela gestão do tráfego aéreo, companhias aéreas e aeroportos provaram ter efeitos limitados.”

E enquanto isso não se resolve, o melhor é escolher medidas alternativas, quando é possível. Infelizmente nem todas as rotas possuem trens de alta velocidade disponíveis. E aí não tem outro jeito: caímos no aeroporto.

Esse atrasos enormes, já tem causado conflitos desagradáveis entre os passageiros impacientes e funcionários das companhias aéreas. Em abril, os passageiros irritados em um aeroporto em Changsha foram filmados batendo e jogando comida em um empregado da companhia devido a frustrações ao longo de um atraso de vôo. Cabe ressaltar que quando o voo está muito atrasado e eles não conseguem colocar os passageiros dentro do avião, começam a servir água e lanche no saguão. Quando a gente começa a ver os funcionários empurrando carrinho com noodles (macarrão instântaneo) e água mineral, já sabemo: senta que a coisa vai longe!

Em uma pesquisa mundial de 2014, os aeroportos e as companhias aéreas chinesas foram classificados como os que mais tem problemas com pontualidade. Entre os 61 maiores aeroportos do mundo, os sete piores desempenhos em pontualidade para decolagens estavam todos na China continental. E, sim, os dois aeroportos de Shanghai (Honqiao e Pudong) estavam nessa listinha ‘negra’. Está explicado porque sou sempre premiada com voos atrasados.

O interessante é que com os voos internacionais, esses atrasos são muito raros. Mas claro que eu já fui premiada com uma esperta de 3 horas (daquelas dentro do avião) quando fui ao Japão. Ou seja, minha viagem que seria de 3 horas de voo, levou no total quase 8!

Mas, mesmo com esse ‘pequeno estresse’ ainda vale muito viajar pela China. Só temos que colocar estes dados nos planos de viagem…rs

Zái Jián!

Colabore com a gente! Faça sua reserva (para qualquer lugar do mundo) clicando no logo do Booking.com acima ou na lateral da página. Xie xie! Obrigada!

Colabore com a gente! Faça sua reserva (para qualquer lugar do mundo) clicando no logo do Booking.com acima ou na lateral da página. Xie xie! Obrigada!

21 pensamentos sobre “Viajar na China – trem ou avião?

  1. Pingback: Da China para Hong Kong de trem bala - China na minha vida

  2. Christine, gostei muito das suas referencias.
    Estou programando ir para China em 2018 e chegar ate Hong Hong.
    Como vc disse acima não conseguirei voltar para a China, consigo voltar para o Brasil ou preciso de visto para entrar e sair de Hong Hong
    Rosa

    Curtir

    • Olá Rosa.
      Brasileiros não precisam de visto nem em HK e nem em Macau.
      Então você poderá sair da China continental e entrar nesses países sem problema.
      Se o seu voo de retorno sair de Shanghai ou Beijing, vc pode utilizar o visa de trânsito que te permite 72 horas em Beijing sem visto ou 116 horas em SHanghai.
      Coloca na busca do blog VISA FREE, tenho um artigo explicando sobre isso.
      Abraço.

      Curtir

  3. Oii, que dicas ótimas!! Vai me ajudar muito
    Estamos querendo ir para Shanghai. A principio ficaríamos apenas em Pequim. Mass quero conhecer a Disney e a cidade.
    Temos reserva de todos os dias e um hotel em Pequim, não de franquia e estamos com receio de passar um tempo fora. Pensamos em 3 dias em Shanghai.
    Acha que é tranquilo?
    E sobre dinheiro? Melhor levar em especie mesmo? não consegui trocar em notas altas..Aiai estou com tantos medos.Pode me ajudar?

    Curtir

    • Olá. Obrigada pela visita. Três dias em Shanghai, incluindo a Disney, dá para conhecer o básico. Mas se é isso que tem de tempo, vale à pena.
      Sobre dinheiro, melhor trazer dólar e trocar nos bancos chineses, as taxas geralmente são melhores que no Brasil.
      Abraço e aproveita a China!

      Curtir

  4. Olá, Christine, viajo para a China (Shanghai, Beijing e Xian) em março. Parabens pelo site. Estou lendo de ponta a ponta. Anotando todas as preciosas dicas. Obrigado!!! Onde consigo comprar online as passagens de trem Shanghai-Beijing e Beijing-Xian?

    Curtir

    • Olá Lucio,
      Obrigada!
      Bom, como moro aqui compro direto no guichê! rs
      Mas tem um site, que nunca usei, mas sempre recomendo para os leitores e todos que usaram ficaram satisfeitos:
      http://www.chinahighlights.com/china-trains/
      Você compra o ticket e eles mandam entregar no seu hotel aqui na China ou mandam para sua casa. Mas acho que está muito em cima para vc pedir isso e depender da entrega dos correios.
      Converse com eles.
      Abraço e boa viagem.

      Curtir

  5. Oieeee…me surprendeu e muito esses atrasos dos aviões dentro da China, mas pelo q vc citou vão continuar.
    Já andei em trem bala ,achei espetacular…apesar q dizem ngm supera os do Japão e creio q China tb.
    Ficar parado na pista ngm merece, stress total.
    bjs

    Curtido por 1 pessoa

  6. Vim hoje de Xi’an para Beijing e recomendo! Tão bom quanto o Shinkansen japonês! Apenas recomendo chegar bem adiantado ma estacao caso temhar comprado as passagens on line, pois só da para retirar até 30 min antes da partida, e como em aeroportos deve se passar pela checagem de segurança.

    Curtir

    • Oi Luciano,
      Obrigada pelo comentário.
      Sim, se tiver que retirar o ticket e se não conhece as estações, bom chegar um pouco antes. Mas para quem tem tudo em mãos, aí dá para chegar bem próximo da hora de embarque. Quanto a checagem, aqui em Shanghai é bem simples, somente passar na esteira com RaioX.
      Abraço.

      Curtir

    • olá Flavio.a
      Sim, Hong Kong não é China. Você passa pela imigração como em qualquer viagem internacional. Se estiver na China com visto comum de turista e for para HK, não poderá voltar.
      Abraço.

      Curtir

  7. oi!
    boa tarde por aqui!
    chove, frio………..
    sou fanático por trens, acho o melhor meio de transporte!
    na minha infância, adolescencia e adulto usei o trem como meio de transporte, antes de vir para são vicente!
    os trens de alta velocidade, devem ser fantásticos!
    o nosso aqui, o projeto não saiu do papel!
    vou morrer sem andar em um!
    adorei a matéria!
    beijo grande para vc e familia!

    Curtir

  8. É trem bala eu até vou sem medo. O problema é avião, tenho que fazer algum tipo de terapia ou amargar em algum navio, pois pretendo sair do Brasil em breve e ir para Portugal. Aqui a coisa anda muito ruim Christine, perdemos tudo, respeito, saúde, educação e segurança. A bem da verdade estamos em guerra civil assim como os países africanos, onde é normal vermos quadrilhas armadas com fuzis AK-47 parando as vias e tomando o que podem.
    Na praia que era sempre um local onde as diferenças sociais sempre se davam bem virou campo de batalha também. Enfim…
    Entendo que a crise anda pelo mundo todo, mas com certeza a educação lá fora é melhor que a de cá ou pelo menos as leis existem de verdade.
    Adorei o trem bala e sei na Europa já estão testando um na França que faz quase 600 km/h e no Japão já até superou esta marca o que irá tornar as viagens bem mais rápidas.
    Aqui o famoso trem bala da década de 70 que ligaria Rio/São Paulo, ainda é sonho para quem sabe 2050, rsss.
    Abraços e me deu uma vontade de andar nessa coisa, rsss. 🙂

    Curtir

    • Pois é Claudio,
      Desde que eu era criança ouço que o Brasil é o país do futuro… já cresci, criei meus filhos, que hoje são adultos e o tal futuro ainda não chegou… sei lá!
      Aqui na China tudo acontece muito rápido. Não precisava ser assim no Brasil, mas ao menos não andar para trás, né?
      Abraço e se anime… um voozinho até Portugal é fácil…rs

      Curtido por 1 pessoa

Deixe uma resposta