Blog/China/Compras/Cultura Chinesa/Curiosidades/Dicas de Shanghai/Viagens/viver na China

O que comprar na China

A China é um dos locais mais desejados pelos turistas que querem fazer compras. As possibilidades são enormes, os preços convidativos demais – vamos esclarecer que estou falando de produtos chineses, porque fora isso, as coisas na China andam bem caras ultimamente.

Mas, voltando a questão do sonho de consumo do estrangeiro na China, no final, com tantas opções, sempre fica a dúvida: o que levar, o que realmente vale à pena comprar aqui? E para presentear? O que representa a China?

Listei aqui algumas coisas que valem a pena comprar para lembrar da sua viagem e mesmo para presentear, pois jamais vai conseguir comprar em local algum do mundo, com os mesmos preços da China!

  1. Chá

A China é famosa por seus chás, e realmente a variedade aqui é muito grande. Dos tradicionais chás verde, branco e vermelho (oloong), aos chás de flores e frutas, todos são ótimos presentes e, até os que não gostam dessa bebida, acabam por se encantar com todo o ritual que envolve essa cultura. Nas grandes cidades ou nos vilarejos, sempre terá uma casa de chá, ou uma loja que vendem milhares de tipos de chá, além de toda a gama de apetrechos para a cerimônia do chá: bules, copos, colheres, bandejas.

8899_1031017190273918_1394116105650617110_n

  1. Seda

Talvez um dos produtos mais populares para levar para casa: leve, com uma variedade infinita de opções e muito barato. Nos mercados de tecidos, pode-se comprar seda em metro com estampas e padrões de deixar confuso até os mais céticos. Nos locais turísticos se encontra vestidos, blusas, lenços, bolsas, carteiras… mas os preços precisam de barganha.

  1. Pérolas e pedras

Não há uma mulher que conheço que não se deslumbre com a infinidade de opções de joalheria que existe aqui. As pérolas são as mais cobiçadas, pois também tem um preço muito convidativo. Além delas, também encontramos com facilidade jade, cristal, e tantas outras pedras.

Muitas pessoas me perguntam se as pérolas são verdadeiras, por conta do preço ser tão baixo. Sim, são verdadeiras. O que difere, é que as pérolas mais baratas são as de água doce, que são cultivadas em fazendas de pérolas. As mais caras, são as de mar, que são naturais mesmo, sem intervenção do homem. Mas mesmo assim, elas ainda são mais baratas aqui do que no Brasil.

Outros pontos que influenciam no preço da pérola é o formato, a pureza, cor e tamanho.

pearls-1225111_960_720

Mas se ainda tiver dúvidas na hora de comprar, segue um guia básico para reconhecer as pérolas:

  • Uma verdadeira pérola será mais fria do que a temperatura ambiente ao primeiro toque, mas rapidamente se aquece em contato com a pele.
  • Se examinar sob uma lente de aumento, deve ver pequenas irregularidades na superfície de pérolas verdadeiras, mesmo nas de qualidade superior.
  • As pérolas reais têm um brilho profundo e refletem a luz.
  • Use atrito entre duas pérolas para ver se há alguma resistência entre elas. As pérolas reais apresentam resistência, bem como soltam um pouco de resíduo de pó devido ao atrito. Esfregar (morder) uma pérola entre os dentes, também dará essa mesma sensação.
  1. Cloisonné

O cloisonné foi  introduzido na China há muito tempo e são muito populares em todo o país. Você vai encontrar vasos, contas, jóias (especialmente pulseiras), pratos, caixinhas etc. Nem todos, são mesma qualidade, e isso é importante para manter em mente quando você está em negociação.

Eu adoro essas peças, principalmente as caixinhas.

  1. Nós chineses

A arte chinesa de ‘atar’, fazer os nós, é muito antiga e produz belas peças. Eles existem em muitos tipos de souvenir: pequenos nós como chaveiros ou os enormes que podem ser usados em portas ou na parede. Muitos trazem amuletos de felicidade, prosperidade…

Estes pequenos presentes são perfeitos se você está comprando para um grande grupo de amigos: são baratos, lindos e sempre agradam.

chinatown-107835_1920

  1. Caligrafia

A caligrafia chinesa é uma arte que é famosa em todo o mundo.

Existem muitos estilos diferentes, já prontos para você escolher, no estilo ‘papiro’ ou ainda pode obter o seu próprio nome chinês pintado na hora para levar para casa como recordação.

Uma outra lembrança bem interessante que envolve nome e caligrafia chinesa são os carimbos entalhados em pedra.

calligraphy-984619_960_720

  1. Porcelana

Não preciso nem dizer que essas são as minhas favoritas. Porcelana é um forte símbolo da cultura chinesa. Um dos melhores presentes de porcelana para recomendar seria um jogo de chá, que se encontra em diversos tamanhos, preços e estilos. Mas existem pequenos vasos e estatuetas com ícones da cultura chinesa, que também valem à pena!

  1. Souvenirs de Mao

Há quem não queira sair da China sem esse ícone chinês. As souvenirs de Mao Tsé Tung são um enorme nicho de comércio com turistas na China, e você vai encontrar itens como o pequeno livro vermelho, relógios, cartazes de propaganda (reais e cópias dos mesmos), livros de escola da era de Mao, estatuetas, broches, bonés…

Mas tem muito mais

Esses itens que listei são os mais visados, e que me vem à cabeça no primeiro momento. Mas ainda tem outras coisas que agradam muito, como os tabuleiros de jogos chineses, pinturas em papel arroz, as máscaras da ópera de Beijing, chopsticks, leques e mais uma gama de utilidades com a cara da China que sempre fazem sucesso.

Onde encontrar

Claro que as opções são muitas e em qualquer cidade chinesa você encontra todos esses produtos. Nos aeroportos também há muita oferta, mas preço de aeroporto é preço de aeroporto. Além do que não dá para praticar a arte da barganha (e vir à China e sair daqui sem pechinchar, não tem a menor graça!).

Vou citar dois mercados onde se pode encontrar tudo isso que está listado acima, em duas cidades (escolhi esses porque é onde se encontram pérolas de qualidade, dentre os tantos que há por aqui):

Beijing

Pearl Market (Hongqiao Market) 红桥市场

9 Tiantan Rd, Beijing, China

东城区天坛东路9号

Shanghai

Shanghai’s Hongqiao Pearl Market上海虹桥国际珍珠城

No.3721 Hongmei Road, Changning District, Shanghai, China

长宁区虹梅路3721号

Boas compras!

Tem alguma outra dica para presente da China? Conhece algum local especial? Conte para nós.

Zài Jián.

booking

Colabore com a gente! Faça sua reserva (para qualquer lugar do mundo) clicando no logo do Booking.com acima ou na lateral da página. Xie xie! Obrigada!

21 pensamentos sobre “O que comprar na China

  1. Olá Christine ,

    muito bom o seu blog.

    Pretendo ir a China em Agosto e gostava de ter uma noção de locais onde possa encontrar louça ,itens decorativos,orquideas,etc a bom preço…ou seja para comerciante.

    obrigada

    Curtir

    • Olá, a China é imensa e fica bem difícil dizer onde ir comprar. As feiras de Guangzhou são os melhores lugares para quem quer comprar como comerciante.
      Abraço

      Curtir

  2. Uma dica legal é o site taobao, entre no site antes de viajar para nao perder tempo lá, separe os links, mas vai precisar de alguem de lá para ajudar a realizar a compra e fazer o cadastro. Os preços sao incriveis e encontra de tudo, o site tb entrega nos hoteis da china em 3 ou 4 dias. Meu marido já foi p China duas vezes, mas essa possibilidade de eu escolher daqui do Brasil fica mt melhor. Mas, só quem mora lá, tem conta bancaria lá é que consegue realizar a compra. Espero ter ajudado! http://www.taobao.com ( usar o tradutor do google). Fácil ver o preço q vc vai pagar em reais! Sempre a metade do preço que aparece no site.

    Curtir

    • Olá Elaine,
      Já escrevi sobre o taobao algumas vezes aqui no blog. E realmente é como vc descreveu, mas se seu marido vem a trabalho, tem a facilidade de ter um chinês amigo que faça a transação para ele, o que não é o caso da maioria das pessoas que vem a passeio, para fazer turismo. Outra, geralmente ficam pouco tempo em cada cidade e o risco de não receber a mercadoria é grande. Tem determinadas épocas do ano que a entrega demora mais, e a distância da loja que vc compra da cidade onde vc está também e2 um fator a ser levado em conta,
      Só escrevi isso para alertar os leitores que é possível e tudo que vc descreveu é verdade, mas tem que levar em conta a situação de cada um.
      Abraço e obrigada por dividir conosco sua experiência!
      Christine

      Curtir

  3. Olá querida Christine, gosto muito de seu blog e sigo você a muito tempo, parabéns por seu trabalho e amo ler o que você escreve. Estou programando uma viagem de compra para a China, gostaria que você me desse uma dica de onde comprar bolsas, relógios, pulseiras e acessórios de moda, em Xangai e Pequim, Suas dicas são sempre muito uteis. Obrigada
    Rosana Ferreira

    Curtir

  4. Adorei as dicas para compras. Viajo em outubro próximo e além da cultura local quero muito conhecer os mercados (frutas, legumes, etc). Alguma dica?

    Curtir

  5. Pingback: Mercado das pérolas em Shanghai | China na minha vida

  6. oi!
    boa tarde!
    tudo bem? hoje feriado aqui! temperatura
    agradável!, sol!
    realmente adoraria ir as compras por ai!
    tem coisas de babar! como sempre vc,
    escreve muito bem!
    beijo grande para vc e familia!

    Curtir

Deixe uma resposta