Blog/brasileiras pelo mundo/China/China na NOSSA vida/Curiosidades/Palestras e Assessoria intercultural/viver na China

Cartão postal da China – você quer?

Mesmo na China, a vida não precisa ser tão virtual, não é mesmo?

Vocês já repararam quantas pessoas conhecemos hoje em dia, que nunca sequer encontramos pessoalmente uma única vez? E algumas são tão próximas, que não conseguimos começar o dia sem mandar um ‘oi’ pelo whatsapp ou outro chat qualquer.

Principalmente para quem vive fora do seu país, da sua cidade, essa facilidade de contato deixou a vida muito mais simples e ajuda a matar a saudade. São vídeos, mensagens, fotos, mensagens de voz. Uma parafernália de opções, que encurtam distâncias, agregam pessoas e nos deixam mais perto das pessoas queridas independente de quantos mil quilômetros estejamos (fisicamente) distantes.

Nesse exato momento que estou escrevendo o texto, minha amiga que mora na Inglaterra, está encaixotando sua casa para uma mudança, e já vi tantas fotos da nova casa e das coisas que está arrumando, que acho que se chegar lá amanhã, acho as coisas no armário (rs).

No inicio do mês, fui à Londres para um evento do ‘Brasileiras Pelo Mundo’ e conheci pessoalmente algumas das amigas que mantenho contato quase que diariamente. Foi muito legal, principalmente porque a sensação era de que éramos amigas de anos.

12380514_10205830541662803_724700541_n

Da esquerda para a direita: Tati (Espanha, mas quando a conheci morava nas Filipinas), Juliana e Ann (Inglaterra), eu (China, como vocês já sabem), Erika (Islândia) e Daniela (Escócia). Minhas amigas virtuais e, agora, reais!

E tudo isso é fantástico!

Por outro lado…

Sim, a moeda sempre tem dois lados.

Cabe uma ressalva, algum cuidado, com os relacionamentos virtuais. Infelizmente, algumas pessoas se escondem atrás de perfis falsos, seja para enganar, para saber mais da sua privacidade, para levar alguma vantagem, sei lá. Só acho que a gente tem que sempre ponderar…

Meus presentes

Mas, mesmo com esse risco, eu tenho tido muito mais ganhos do que perdas nessa vida virtual.

Muitas das pessoas que comecei a me relacionar por conta do blog e da página do Facebook e Instagram, hoje são amigos reais. E muitos mais ainda, são pessoas tão presentes e queridas na minha vida, que sinto falta quando posto algo e não recebo um comentário…

Isso é muito gratificante. Quantas vezes, uma pessoa que nunca vi, mas que mantenho contato pelo face, me manda uma mensagem: ‘estava andando na rua e vi isso… lembrei de você!’ e vem a foto. Geralmente de pandas, né? (rs) Mas também vem de locais chineses, de jardins… não importa. O melhor disso é que recebemos carinho, se trocam energias boas e muitas vezes ganho meu dia com uma mensagem assim.

E os postais?

Dando uma geral aqui em casa, encontrei muitos postais… adoro, acho lindos, não resisto e vou comprando. Mas postais são para serem postados, não é?

12674115_10205830544382871_1305179611_n

E aí, pensando nessa coisa do real e virtual, da época em que se queríamos nos comunicar com amigos que moravam longe, a única opção era a carta ( e na minha adolescência tive algumas amigas com quem trocavamos ‘livros’! ), lembrei das tantas pessoas que estão tão longe, mas tão perto em todos os dias da minha vida.

De quantas pessoas que convivemos hoje, conhecemos a letra? Escrita… mas que coisa mais em desuso. Ainda assim, eu gosto. É como livro, podem ter os digitais, mas segurar um exemplar impresso, sentir a textura do papel, não tem coisa igual!

Aí me perguntei: mas porque não mandar para as pessoas que estão tão perto de mim virtualmente, algo mais pessoal, uma aproximação com cada um que já é tão próximo pela telinha? Bom, com cada um não dá, infelizmente. Afinal tem quase 8 mil seguidores na página do Facebook, e eu não daria conta (mas felizmente tenho esse monte de gente seguindo a página… que ambiguidade, né?)

Por isso que decidi oferecer a você que segue o blog – que está sempre por dentro de tudo, colabora, comenta, envia ideias e fotos, lembra de mim quando vê um chinês na sua frente, ou mesmo quem nunca escreveu uma linha, mas está sempre por aqui –  um cartão postal direto da China.

Como participar?

Simples, deixe seu comentário aqui nesse post!

Vou sortear 40 cartões postais, enviados diretamente da China.

O prazo para deixar o comentário é dia 28 de março de 2016, às 23:59 (horário do Brasil).

O resultado será divulgado dia 30 de março.

Mais um sorteio especial

Vou ficar bem feliz se você também curtir nossa página no Facebook e Instagram e compartilhar com alguns amigos. Afinal, quanto mais gente seguir a página, mais público terei quando lançar o livro (lembram das minhas metas para 2016?) =]

Entre os que curtiram todas as mídias do ‘China na minha vida’ vou sortear dois presentes especiais (e surpresa) que deixei no Brasil, só faltando colocar o nome do destinatário.

Vamos lá?

Vamos tornar a nossa amizade um pouco menos virtual?

Para não ter excesso de conversas nesse post, não vou responder aos comentários, como de costume. Só darei o ‘curtir’ e colocarei os números de cada um.

Quem me segue a mais tempo, sabe que não gosto de aplicativos para sorteios. Faço tudo no sistema ‘old school’ com ajuda virtual, claro, do ‘Sorteador on line’.

E quem quiser, pode me mandar cartão postal do local onde vive, também. Vou adorar receber!

Zái Jián.

75 pensamentos sobre “Cartão postal da China – você quer?

  1. 69
    Um postal ? Faço qualquer negócio por ele !!!
    Estou iniciando minha jornada pela cultura chinesa e tenho te acompanhado e divulgado. É uma bênção contar com alguém para ser nossos olhos em jornadas como estas, portanto, meu sincero muito obrigada !
    Quando for a Shangai, te procuro. ..pode ser ? Nao sou nenhuma maluca kkkk
    Beijos ! Simone Raquel

    Curtido por 1 pessoa

  2. 68
    Adorei a idéia! E adoro os seus posts…já que sei que vai demorar um pouquinho pra conhecer a China pessoalmente, vou conhecendo através de vc!!!

    Curtido por 1 pessoa

  3. 67
    Você sabe o quanto a China tem grande importância na minha vida ,adoro suas postagens ,seu blog ,sempre cheio de surpresa agradáveis e reais ….espero que você continue brilhando cada vez mais, um beijo no coração …

    Curtido por 1 pessoa

  4. Pingback: Páscoa na China? | China na minha vida

  5. Pingback: China  e a nova regulamentação de VISA FREE. | China na minha vida

  6. 62
    Eu queeero Cris!! Acho demais, e tenho saudade dos amigos que deixei aí…E mais, gostaria de te enviar um cartão daqui, da minha cidade e região, que tanta gente “importou”pra China! No aguardo!! beijocas

    Curtido por 1 pessoa

  7. 61
    Adoroo Seu Blog , Gosto Muiyo de saber as culturas diferentes e adoro o china na minha vida.& quero mto o cartão postal 😍

    Curtido por 1 pessoa

  8. 60
    Ah, que legal! Descobri o blog quando estava preparando minha viagem pra China e contratei o guia que vc tinha indicado em Beijing, foi muito bom!
    Espero que continue com o blog por mto tempo e ajude mais pessoas interessadas nesse país maravilhoso 🙂

    Curtido por 1 pessoa

  9. 59
    Chris muito legal esse seu entusiasmo que vc compartilha com os seguidores do blog!
    Sempre trazendo novidades …
    Também quero ganhar um postal direto da China!! Bjs !!

    Curtido por 1 pessoa

  10. 56
    Bom dia Christine, moro em Beijing a 1 ano, e só te acompanhava pelo Facebook, mas gostaria sim de receber um postal seu. Adoro suas postagens e sou apaixonada pela China também. Fica com Deus! Bjuss

    Curtido por 1 pessoa

  11. 55
    Ola Chris!
    Ahhh, que ideia bacana! Tenho fascinação pela cultura chinesa e gostaria muito de receber um postal também…convivo com chineses diariamente (trabalho em fábrica chinesa no Brasil) e são pessoas especiais…o segredo é estar aberto ao conhecimento e aprendizado, sempre respeitando as diferenças culturais. Estou amando acompanhar seu blog (vejo mais no Facebook) e por favor, continue postando…
    Grande abraço!
    Muito obrigado!

    Curtido por 1 pessoa

  12. 52
    gostaria muito de ganhar e dar de presente a minha filha de nove anos que faz aniversario em maio ela ama a cultura asiatica e a da china nem se fala ela adora obrigado por nus proporcionar esta alegria de conhecer um pouco da china

    Curtido por 1 pessoa

Os comentários estão desativados.