Cenas da China real/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/Palestras e Assessoria intercultural/viver na China

Superstições do Ano Novo Chinês

A China possui superstições tão antigas como sua própria história, e nós quando estamos aqui, muitas vezes nos sentimos perdidos dentre tanta informação e regras do que pode e do que não pode.

Já escrevi outras vezes (muitas) sobre superstições chinesas, mas parece que o assunto nunca tem fim. E como todo mundo gosta de dar uma ‘mãozinha’ para a sorte, divido com vocês essas que descobri agora.

Festival da Primavera e suas tradições

Para quem chegou aqui agora, vale esclarecer que Ano Novo Chinês e Festival da Primavera são a mesma celebração. É uma ocasião muito especial, onde muitos tabus e tradições são respeitados e praticados de norte a sul do país.

E claro, que a festa mais importante do calendário chinês tinha que ter sua lista de superstições:

  • Cada casa, ou seja, cada família,  deve queimar  fogos de artifício na véspera para celebrar o Ano Novo e afastar o mal e os fantasmas.

Esse ano será dia 7 de fevereiro, quem está na China, prepare os ouvidos, porque a coisa não é igual a queima de fogos na praia, com 15 minutos de duração. A queima é individual, e durante a véspera, qualquer hora é hora, com seu ápice minutos antes da meia noite, claro.

fireworks-152012_960_720

  • Não use branco, porque esta cor está relacionada com funeral e seus ritos.

O branco aqui não é uma cor muito querida, definitivamente!

  • Use roupas novas no dia de Ano Novo chinês, preferencialmente vermelha. As crianças devem usar roupas  e sapatos novos. O vermelho é considerado uma cor viva, feliz, e auspiciosa, que trará muita sorte e dinheiro para quem usar.

Eles acreditam que sua aparência e atitude durante a celebração do ano novo, define o rumo da sua vida para o resto do ano.

  • Proibido falar qualquer coisa relacionada a azar ou qualquer palavra que tenha o som semelhante a si, que significa morte.

Aí entra o número quatro, o mais obscuro número para os chineses.

  • Na mesa do jantar da véspera de Ano Novo deve haver um prato de peixe que indica prosperidade, porque a palavra para peixe em chinês é Yu, que remete para o chinês nián nián yǒu yú, o que significa que todos os anos temos um excedente de prosperidade.
  • No início da manhã do primeiro dia, os homens da família deve ir aos túmulos dos antepassados ​​com papéis amarelos, que representam o dinheiro em outro mundo, e queimá-los em homenagem a eles.
  • Na noite do Festival da Primavera, os pais vão queimar a papéis amarelos na frente da casa  e ajoelhar-se se para pedir por bênçãos.
  • Se este ano o animal do zodíaco chinês é o seu, aí é praticamente obrigatório usar roupas vermelhas: seja uma faixa, meias ou roupa de baixo. Isso irá proteger a pessoas dos revezes que seu ano chinês pode lhe dar. Dizem que o ano do seu animal, sempre é o mais difícil. Será?
IMG_9301

As lojas todas vendendo as roupas íntimas vermelhas! Boa sorte ao novo ano…

Essas são as que consegui descobrir…

Mas vamos combinar que no Brasil também temos um monte de superstições para a passagem do ano, não é?

Origem de tantas crenças

Existem várias possibilidades para a origem de tanta superstição nesse país, que vão da antiga cultura chinesa, passam pela teoria do ‘Yin Yang’, calendário lunar, finalizando na religião budista e taoísta.

Mas já li em algum lugar que o fato é que o chinês tem muito medo da natureza e da vida. Do nascimento à morte, a vida é cheia de mudanças e incertezas (para todos nós, diga-se de passagem). E esses sentimentos de impotência em face a doença e ao sofrimento fez com que o povo chinês encontrasse consolo e conforto para suas indagações através das superstições.

Na realidade elas existem em todos os locais do mundo. O que acontece na China é que tudo é muito intenso…

E aí, alguém aqui vai celebrar o ano novo chinês?

Zái Jián!

 

 

12 pensamentos sobre “Superstições do Ano Novo Chinês

  1. Pingback: Ano Novo chinês 2023 | China na minha vida

  2. Pingback: Ano do Boi: iniciando 2021 na China | China na minha vida

  3. Pingback: E chegou o ano do PORCO na China! | China na minha vida

  4. Pingback: Ano Novo Chinês – o que você precisa saber | China na minha vida

    • Oi Vania, quando estou na China uso algo vermelho sim… pode ser ateh uma fita no pulso, e adoro essas coisas da cultura local. Mal náo faz… e desculpa os acentos, briguei com meu teclado e estah dificil voltar para o portugues. Beijo

      Curtido por 1 pessoa

  5. Oi Cris, tudo bem???
    Como Sou super supersticiosa e estou morando aqui na China, vou correndo comprar algo vermelho para vestir no dia do Ano Novo Chinês!!!😁😊😉 Ninca se sabe né??? Melhor não arriscar… 😜
    Beijos
    Dani Machado

    Curtir

  6. Querida Cristine… bem que eu gostaria de passar o ano novo na China… Deve ser quase tao animado quanto o nosso carnaval… que jah iniciou com força por todo o Brasil. A minha viagem a China estah sendo programada para inicio de junho. Encontrarei voce na China::::

    Curtir

    • Oba Arcelina,
      Estarei lá com certeza. Agora também estou no Brasil. E o Ano Novo Chinês é muito celebrado, mas não animado.rs Geralmente é uma época de visitar a família e seguir as tradições. No último dia de celebrações é que temos o Festival de Lanternas, aí sim, é uma festa de rua muito bonita. Isso acontece no 15° dia do novo ano lunar.
      Abraço.

      Curtir

  7. oi!
    bom dia !
    que o novo ano venha om muita saúde, paz, alegrias, prosperidade. e
    luz para os políticos brasileiros, para que coloquem nosso pais nos eixos!
    não sei como vc está sentindo a situação atual do nosso pais!
    beijo grande para vc e familia!

    Curtir

    • Oi Edson,
      Por um lado estou surpresa com algumas coisas e por outro extremamente decepcionada com o rumo que estão dando ao país. Mas é muito pouco tempo para sentir de verdade. Beijo e Feliz Ano do Macaco. =]

      Curtir

Deixe uma resposta