Aprender Mandarim/Blog/Cenas da China real/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/Palestras e Assessoria intercultural/viver na China

Ano novo chinês e o selo do Macaco.

Uma vez já publiquei aqui sobre a importância que os chineses dão ao selo comemorativo do ano novo chinês. Mas naquele ano da publicação, era o ano do Dragão, o signo mais querido entre os queridos. Depois pouco vi sobre os selos ano a ano.

Mas o fato é que há filas nas portas do correio e brigas para conseguir esses selos comemorativos. Li num site que houve um comprador em Beijing que ficou 27 horas na porta da agência para conseguir comprar e gastou RMB 3.300,00 (cerca de R$2.000,00) em selos do Macaco.

E esse ano eles tem uma peculiaridade: faz menção a nova política de controle da natalidade. Um ds selos mostra o macaco, segurando dois macaquinhos, um em cada braço e recebendo o beijo de cada um deles. Uma fofura. E mostra o empenho do governo para que a ideia se espalhe e dê frutos, ou melhor, bebês…

Foto da revista Thatsmags.com

A ‘China Post’, correios da China, contratou  Huang Yongyu, um artista de 92 anos, para esse projeto. A empresa disse ter pedido para que a estampa fosse de uma macaca segurando seu bebê. No entanto, de acordo com relatos, Huang insistiu em desenhar dois, dizendo: “Agora que a China lançou a política de dois filhos, não há problema desenhar dois filhotes.”

Huang Yongyu foi também o responsável pela criação do primeiro conjunto de selos comemorativos do Ano Novo Chinês, com os animais do zodíaco chinês, em 1980.

E pelos selos dá para se ter uma ideia de como os preços estão subindo na China. Em 1980 esse selo custava RMB 0.08 (menos de 5 centavos de Real). Hoje os selos do Macaco estão sendo vendidos por RMB 1,20 (R$ 0,75). Uma alta de 150%. Mas os compradores tem esperança de que serão um bom investimento para o futuro. Vai saber…

Uma curiosidade sobre os correios

Mudando de tópico, mas ainda dentro do contexto correios, outro dia recebi um cartão e vi uma coisa que nunca havia reparado:

Notaram que a pessoa escreveu meu endereço em pinyin, ou melhor, em inglês. E há uma etiqueta colada em baixo com o mesmo endereço em mandarim.

Desvendei o mistério…rs

Já havia me perguntado como as cartas eram entregues, já que o chinês comum, não fala inglês, e os mais velhos nem sabem ler o pinyin. Minha ayi (empregada), por exemplo,  é uma moça nova, que nasceu depois da década de 1980, e não consegue ler o pinyin, somente os caracteres.

Então fui perguntar e funciona assim: há uma equipe nos correios, que sabe falar inglês (ou ao menos lê o alfabeto romano) e traduz os endereços para o mandarim. E só então essas correspondências vão para a entrega.

E existe o mesmo tipo de trabalho para encaminhar cartas daqui para o exterior, onde os endereços precisam ser escritos em alfabeto romano.

Olha, não é fácil manter viva essa língua e principalmente a sua escrita! Tiro meu chapéu aos chineses.

Outro tópico

Agora, realmente mudando de assunto, a pedidos coloco aqui a foto da página da revista Cláudia, onde está meu depoimento.

12571029_10205418689606759_219600824_n

Foto enviada pela Giovanna Barbieri.

 

Obrigada por todas as manifestações de carinho e ao sucesso (que jamais imaginei) para essa oportunidade que recebi.

Como sempre, minha gratidão ao Universo!

Zài Jián!

15 pensamentos sobre “Ano novo chinês e o selo do Macaco.

  1. Que chic! Parabéns pelo reconhecimento, Chris.
    Sempre que clico em algum post específico do blog através da fan page, me perco na leitura, e acabo passando horas saboreando seus textos. Muito bom!
    Beijos

    Curtir

  2. Inclusive eu, uma assinante da revista Cláudia, te conheci através da mesma…e está sendo um prazer receber seus posts…sucesso!!!

    Curtir

  3. …….DEUS, és bom, mal…….” e tua dualidade se fez una, não mera unidade, mas o UNIVERSO!…………
    Vc merece! Beijo grande para vc e familia!

    Curtir

      • Já esgotou a tiragem??? Diz que não!
        Conheci seu blog agora e já assinei o feed. Parabéns, gostei demais. Não lembro como cheguei aqui, mas por coincidência o blog dos correios do Brasil lançou um post sobre esses selos e eu ficaria muito feliz de ter um desses para marcar a chegada da minha filha! Depois de ler seu post fez ainda mais sentido. Manda uma cartinha pra mim! Te mando uma daqui do Brasil. Abraço!

        Curtir

      • Ok Raquel, obrigada pela visita e comentário! Que bom que gostou. Vou tentar encontrar o selo, e se tiver te mando um postal sim. Beijo e boa sorte ao seu bebê, o ano parece ser muito bom! Macaco de fogo. Rs

        Curtir

Deixe uma resposta