Cenas da China real/China/China na NOSSA vida/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

Solstício de Inverno na China.

Na semana passada, uma amiga brasileira, a Lais, me mandou mensagem dizendo para me preparar que estaríamos no período 3/9 (san jiu) do inverno e haviam dito a ela que os períodos 3/9 (san jiu – 三九) e 4/9 (si jiu – 四九) eram os mais frios do ano. Isso porque o chinês divide o inverno em períodos de 9 dias, e o terceiro e quarto períodos de nove dias eram os mais frios.

Depois o meu fiel escudeiro Liu, que está de licença, me mandou mensagem dizendo que se eu saísse, para me agasalhar bem pois estávamos no ‘san jiu’.

Bom, aí precisamos saber o que é isso, não é?

Fui pesquisar e aí está.

Tudo começa a se explicar pelo Solstício de inverno que é o dia mais curto do ano, depois que o sol começa seu retorno lento para o Norte. O ano novo chinês será um mês e meio depois do Solstício de Inverno. E esse dia é celebrado na China.

Astrônomos chineses, na antiguidade, dividiram o ano inteiro em 24 termos solares de acordo com as mudanças climáticas. Há um prazo a cada duas semanas, e o Solstício de Inverno acontece em 22 de dezembro (muitas vezes cai entre 21 e 23 de dezembro).

foto uso livre - pixabay.com

Foto uso livre – pixabay.com

Pode haver duas razões pelas quais os chineses celebravam esse dia:

– Depois de um ano de trabalho, os agricultores precisam ter um descanso para desfrutar de sua colheita.

– A segunda razão tem a ver com a teoria do Yin e Yang. Na filosofia chinesa, Yin simboliza as qualidades femininas e negativas do universo, enquanto Yang as qualidades masculinas e positivas. E segundo isso, quando alguma coisa chega a um extremo, ela vai virar para o lado oposto. No dia do Solstício de Inverno, o Yin está em seu pico com a noite mais longa. A partir de então, ele vai te virar para o caminho da a luz e o calor do Yang (primavera, nas estações). E os chineses consideram que é um momento certo para otimismo e alegria.

Na antiguidade costumava ser uma cerimônia grandiosa. O imperador adorava o céu e seus ancestrais. Bandeiras coloridas eram hasteadas ao vento. O som de flautas e tambores ecoava pelas ruas decoradas.

Para as pessoas comuns, o Solstício de Inverno significava um momento de felicidade e celebração. Eles colocavam suas melhores roupas, visitavam os amigos e celebravam até tarde da noite mais longa. Claro que com muita comida e bebida, que variava de região para região. No norte por ser mais frio, carnes gordurosas como as de carneiro, que são capazes de trazer o calor para o corpo e dissipar o frio. Noodles eram populares no interior, e no sul, bolinho de arroz glutinoso e servido em sopa.

Hoje em dia já não há mais essa festança, mas a data, e nem o que ela representa, não foi esquecida.

Onde começa a contagem de 9 dias

A partir do solstício de inverno até a primavera há um total de 81 dias, que são divididos em 9 períodos de 9 dias.

Não achei uma explicação para os períodos 3 e 4 serem os mais frios, mas faz todo o sentido, porque pensando aqui com meus botões, nesses 11 anos de China, sempre os dias mais frios do anos são nas vésperas do ano novo chinês. Que encaixa direitinho com a contagem dos períodos 3 e 4.

Tradições

Como as pessoas têm que ficar dentro de casa no tempo frio (principalmente antigamente, quando não havia calefação), muitos tipos de entretenimento foram inventados para ajudar a passar o tempo.

Pintando para receber a Primavera – No solstício de inverno, se desenhava uma ameixeira na parede com 81 flores sem cor. Todos os dias uma flor era pintada de vermelho e quando todas as flores estivessem pintadas era chegada a primavera!

Caligrafia –dentro da mesma concepção da ameixeira, as pessoas escreviam uma linha de um antigo poema sobre um pergaminho pendurado na vertical. Esse poema contém nove personagens e cada um com nove características. Os mais idosos incentivam as crianças a escrever todos os dias. E quando se acabava o poema, era chegada a primavera!

Música – Com o intuito de dissipar o frio, essa música era cantada todas as noites com palmas, o que fazia as pessoas se esquentarem pelo movimento. Não encontrei a letra em mandarim, somente uma em inglês, que fiz uma tradução livre.

Os primeiro e segundo ‘nove dias’ são muito frios

Por isso não nos atrevemos a colocar as nossas mãos para fora;

Cães e gatos vadios vão morrer congelados

Durante o terceiro e quarto ‘nove dias’;

Os quinto e sexto ‘nove dias’ dá para ver um fino véu de verde

Na outra margem do rio,

Os rios irão descongelar durante o sétimo de ‘nove dias’;

bem-vindo o oitavo ‘nove dias’ com o retorno dos gansos selvagens;

O inverno finalmente chega ao fim nos últimos ‘nove dias’

Quando as flores sorriem brilhante na aconchegante primavera.

E a tão sonhada primavera, depois do duro inverno!

E a tão sonhada primavera, depois do duro inverno!

Uma outra música cantada na região de Beijing e Tianjin (muito mais frio que aqui) parece mais um trava línguas, quando lemos em pinyin:

yi jiu er jiu bu chu shou,

san jiu si jiu bing shang zou,

wu jiu liu jiu he bian kan liu,

qi jiu he kai,

ba jiu yan lai,

jiu jiu jia yi jiu,

geng niu bian di zou .

Numa tradução aproximada:

1/9 e 2/9 mantenha suas mãos na manga,

3/9 e 4/9 você pode andar sobre o rio,

5/9 e 6/9 você poderá ver os botões do salgueiro,

7/9 o rio de gelo começa a derreter,

8/9 os gansos selvagens voltam para o norte,

9/9 os bois retomam o trabalho no campo.

Hoje, dia 18 de janeiro, ainda estamos no ‘san jiu’, que começou dia 13, muito frio, e a previsão não está animadora. Mas, vou atrás do tempo quente antes da primavera. Essa semana vou para o Brasil, que ainda é verão! Sem mais!

Zài Jián!

Anúncios

12 pensamentos sobre “Solstício de Inverno na China.

  1. Muito bom este post Christine! No I Ching os solstícios são citados em diversos hexagramas como símbolos. O de inverno marca a volta do luminoso e tudo o que isto traz: dias mais longos, novos plantios, comida, menos frio…Boa viagem ao Brasil!!!

    Curtir

  2. Importantes saberes sobre China…. Que servirá no caso de fazermos algum tipo de amizade com os chineses… Que bom que você vem se aquecer no nosso verão…. apesar da muita chuva. Eu estou em Sào Paulo até o dia 22; depois vou para a cidadezinha que escolhi para viver: Goiás Velho, cidade de Cora Coralina, monumento da humanidade ( Unesco) , antiga capital de Goiás. Terei muito prazer em receber você por lá. Sou arcelina, 062-91695205 e 062- 33721727.

    Curtir

    • Ahhh, Vou ficar pouco tempo por aí… E acho que Goiás fica meio contra mão. Não pela distancia, pois quem vem para a China, vai para qualquer lugar…hahaha, mas pelo tempo mesmo! Obrigada e mantemos contato, mesmo assim.
      Abraço.

      Curtir

  3. oi!
    bom dia por aqui!
    delicia de post! desde sexta feira a temperatura está mais amena, gostosa, quente, mas
    sem suor! dias mais azuis! sol!
    que a tua viajem seja tranquila! beijo grande para vc e familia!

    Curtir

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s