China/Cultura Chinesa/Curiosidades/Viagens/viver na China

Nanjing – uma das antigas capitais da China.

Nesse final de ano, por conta de um acidente que houve na virada de 2014/1015, o governo de Shanghai proibiu as queimas de fogos no rio Huanpu. Aí achamos que ia ficar meio sem graça o virada aqui e resolvemos na última hora fazer uma viagem de final de semana, e fomos virar o ano em Nanjing.

Era uma cidade que não conhecia, cheia de história e pudemos ir de trem bala que, mesmo com uma parada, faz o percurso de 290km em 1:25hs. A velocidade do trem chegou a 302km/hora numa parte do trajeto. E a gente nem percebe. Definitivamente viajar de trem rápido pela China é uma experiência muito boa.

Trem bala, primeira vista da cidade e nossa virada de ano!

Trem bala, primeira vista da cidade e nossa virada de ano!

Apesar de ter sido inesperada, a decisão foi acertada, com direito até a uma ‘baladinha’ com contagem regressiva e champanhe no hotel. Para quem não estava esperando nada, foi uma grata surpresa.

É engraçado como as vezes fazemos coisas sem pretensão alguma e elas se tornam especiais!

Mas vamos ao que interessa, que (claro) a viagem também era para conhecer mais dessa China imensa e contar aqui para vocês.

A cidade de Nanjing

Nanjing 南京é a capital da província de Jiangsu, e foi a capital de vários impérios e da República da China no início do século 20. Um lugar que é cheio de história em cada esquina, cada bairro. Nanjing significa “Capital do Sul”. E alternou com Beijing, que significa “Capital do Norte”, como a capital de grandes impérios e dos governos modernos.

Foi uma cidade de destaque na história da China. Beneficiou o comércio pelo rio Yangtze, controlando o trafego de embarcações Sichuan a Shanghai e ao Oceano Pacífico. Durante o Império Ming, era a maior cidade da China.

Slide2

Os restos dos impérios podem ser visitados por toda a cidade, e a área nas proximidades ‘Purple Mountain’ – Zijinshan – Montanha Roxa,  tem muitos locais históricos, culturais e religiosos para visitar.

Nanjing também é um destino importante em uma visita a China, principalmente para quem gosta de história. Hoje a cidade tem mais de 8 milhões de habitantes e os índices de poluição são como os de Shanghai. Nisso não demos muita sorte, porque no inverno a poluição fica mais intensa. Assim, mesmo do nosso hotel, no 40° andar, mal conseguíamos ver o lago e as montanhas a frente.

Quanto tempo

Ficamos 4 dias, incluindo os dias de chegada e partida, mas acho que 3 dias é suficiente para conhecer os pontos de destaque. E vale lembrar que nosso ritmo é ‘slowmotion’, tentando aproveitar o máximo. Não gosto de viajar para me estressar, de verdade!

Como em todas as viagens pela China, leve sapatos confortáveis porque você vai andar léguas, mesmo tendo um guia e carro. No final eles podem nos levar até a entrada principal de cada ponto, mas a entrada… é só a entrada que vai te levar pelos caminhos, quase nunca planos, das maravilhas da China!

Contratamos o guia por um dia somente para visitar os locais mais distantes do hotel. O contato foi através da agência Youlantour, que recomendo. Serviço impecável, preços dentro do esperado para o tipo de atendimento. Inclusive eles disponibilizam guias que falam espanhol, para quem preferir.

Slide1

Dois pontos da Muralha de Nanjing, Museu do Massacre e Palácio Presidencial.

O que visitar

Os destaques da cidade incluem:

Purple Mountain, que abriga o Mausoléu de Sun Yat-Sen e o Mausoléu Ming Xiaoling

Templo de Confúcio,

Rio Qinhuai, que somente passamos por ele.

Memorial Hall às Vítimas do Massacre de Nanjing,

Linggu Temple,

Zhonghua Gate,

Palácio Presidencial e

Xuamwu Lake.vv

Dessa lista, não visitamos o Templo de Confúcio e o Templo Linggu que vimos de fora, já que é uma pagoda enorme. Uma amiga já havia me dito que não eram as melhores atrações da cidade e, na lista de prioridades poderiam ficar por último. Seguimos o conselho, pois chega uma hora que não se aguenta mais andar e nem ver templos. Essa é uma peculiaridade de viajar por esse país! =]

Sobre os pontos que visitamos, vou falar nos próximos artigos, mas sem dúvida, o que mais me impressionou foi o Museu do Massacre. De arrepiar.

Slide4

Purple Mountain e seus mausoléus.

Curiosidades

Nanjing é a cidade com a menor taxa de criminalidade na China.

A maior estação de trem do país é a “Nanjing South Rail Station”, a que usamos.

Possui o maior porto interno na China, que pode receber grandes navios oceânicos.

Fica localizada às margens do rio Yangtze, cerca de 300 quilômetros do mar, em Shanghai. Era o lado sul do Yangtze que protegia a cidade de inimigos no norte.

Nanjing, uma das cidades mais importantes do país há mais de mil anos, é reconhecida como uma das quatro grandes capitais antigas de China.

Foi a capital de 6 Dinastias, da República da China e do início da República Popular da China, além de ter sido palco da famosa Revolução Taiping (meados do século 19).

Nanjing também é uma das cidades que possuem muralhas, mas diferente de Beijing e Xi’an, elas foram parcialmente destruídas.

É isso… por enquanto!

Zái Jián!

24 pensamentos sobre “Nanjing – uma das antigas capitais da China.

  1. Pingback: Nanjing Fuzimiao | China na minha vida

  2. Pingback: Vou para a China – O que visitar? | China na minha vida

  3. Oi Christine,Tudo bem?
    Adoro ler suas publicações sobre a China, o que aumentou meu interesse em conhecer esse grandioso país! Comprei as passagens para Março/20,ficarei cerca de 20 dias e depois irei para o Japão.Meu roteiro inicia por Pequim,Pingyao,Xian,Shangai,Guilin,Hongkong e bate e volta a Macau.Você acha que devemos contratar um guia local em cada cidade, diante da dificuldade em encontrar pessoas que falam inglês,ou é possível comprar os passeios nos próprios hotéis, para visitar , por exemplo, as muralhas em Pequim?

    Curtir

    • Olá Maria de Fátima,
      Que delicia ler um comentário como o seu!
      Obrigada.
      Bom, sinceramente eu contrataria guia, em especial cidades como Pingyao e Guilin. Na realidade eu só viajo dentro da China com guia. Acho mais seguro, e no final, a otimização de tempo, a facilidade de comunicação, a possibilidade de resolver pequenos problemas de viagem que a língua cria uma barreira imensa, fazem valer a pena cada centavo investido.
      Abraço

      Curtir

  4. Pingback: Nanjing – Memorial das Vítimas do Massacre | China na minha vida

  5. Pingback: Nanjing – A China antiga e moderna no mesmo local. | China na minha vida

  6. Obrigado Christine mais uma vez pela sua atencao e dicas. Sobre tibet e nepal estou começando pesquisar sobre empresas que trabalhem com toda parte burocratica de visto e grupos reduzidos para passeios. Obrigado pela indicacao da empresa.
    Comecei a pesquisar depois da sua indicacao sobre Xi’an e pelo visto nao posso deixar fora do meu roteiro, ja estou apaixonado com tudo, kk..
    Mais uma pergunta sobre se for possivel vc me ajudar? Vou chegar por Beijing, na sua opiniao vc acha melhor eu ir direto para Xi’an apos conhecer Beijing e depois passar por shanghai e voltar para Beijing direto ou Beijing, shanghai, Xi’an depois Beijing direto?

    Curtir

  7. Olá, Christine!! Parabens pelo excelente trabalho feito no site. Se for possível gostaria que vc me ajudasse em varias duvidas que tenho. Moro nos Emirados Árabes, minhas ferias iniciam ultima semana de maio deste ano, estou feliz porque talvez eu pegue ainda um bom clima para turistar sem as chuvas por beijing, kk.. estou começando a planejar minhas ferias, estou pensando em ficar uma semana ou um pouco mais em Beijing e depois pegar um trem ate Xining permanecer dois dias fazendo a adaptacao do clima para viajar por tibet e nepal durante uma media de 16 dias.

    Tenho em mente conhecer a muralha parte de Mutianyu, cidade proibida, museu nacional, e diversos parques. Gostaria de saber sua opinião e sobre lugares que nao posso deixar de conhcer, não necessariamente somente em Beijing, e em qual região devo bucar hotel para deslocar com maior facilidade para outros lugares? Desde ja te agradeço pelas informações postadas, tem sido de muita grande ajuda. Abs

    Curtir

    • Olá Pedro Henrique.
      Obrigada pela visita e comnetário! =]
      Em Beijing tenho vários posts aqui na página (coloca na busca a palavra Beijing). Não deixe de conhecer também o Palácio de Verão e Templo do Céu em Beijing. Maravilhosos. Muito mais interessantes que a Cidade Proibida em termos de passeio e cheios de história também.
      Quanto o que mais conhecer na China, diria para vc vir a Shanghai e se tiver tempo Xi’an.
      Em realção ao Tibet, vc sabe que precisa de um outro visa especial? Que pessoas sozinhas não podem ir até lá? Vc precisa estar com uma agencia, uma série de procedimentos legais e burocráticos.
      Dá uma olhada nesse site, que é de uma das agências que fazem tour ao Tibet: youlantours.com
      Nunca fui até lá, mas também estou pretendendo ir esse ano.
      Abraço.

      Curtir

  8. Ola Christine
    Ni hao, Ni hao.
    De fato, Nanjing é uma bela cidade, digo e afirmo isso pois é a cidade que escolhi para ter como base quando em viagem a China, simplesmente adoro Nanjing, Uma cidade que apresenta cultura como Beijing e modernidade como Shanghai, portanto em Nanjing você está ao mesmo tempo em Beijing e Shanghai, excelentes restaurantes internacionais e local, neste caso, variando da comida tradicional em restaurantes típicos caracterizados igualmente como na epoca das dinastias antigas e também encontra comidas regionais, Sichuan, Cantonesa, Miao, enfim de todas as regiões….
    Concordo com você, o War Museum é de arrepiar…. nossa…muito impressionante…sai de lá bastante comovido e emocionado.
    Se puder retornar, visite o Confucius Temple, diversas casas de chá, lojinhas, passeio de riquixá, e muita outras coisas.
    Almoçar ou Jantar no restaurante do Hotel Xuamwu, movimento circular, com vista panorâmica para o Xuamwu Lake e da cidade toda.
    Outro passeio legal é o Nanjing Zoo, bastante interessante e bem gostoso.
    Enfim… Nanjing tem lugares bastante legais para visitar…. sei…sei… certo… sou apaixonado por Nanjing…diversos grandes amigos…enfim…Nanjing é muito hospitaleira, cidade moderna, mas com o “ranço” de China das dinastias…uma mistura harmônica de antiguidade com modernidade sem conflitos…

    Hen kuai jian dao ni

    Ramon

    Curtir

    • Olá Ramon,
      Wow… obrigada pelas dicas. E vou ter que voltar, pelo visto… Faltou muita coisa para conhecer. Mas é tão perto de Shanghai que dá para ir e voltar no mesmo dia. Farei isso! Quero ir nesse restaurante panorâmico! =]
      Abraço!

      Curtir

    • Olá Andrea.
      Obrigada pela visita e comentário. Adoro!
      Sou professora de formação e sobre ser escritora, descobri essa facilidade para escrever depois que mudei para a China. E gostei da coisa…rs
      Abraço e volte sempre!

      Curtir

  9. Oieee….
    Amei ler esse post, realmente qdo vc falou q resolveu viajar de última hora,não imaginava q seria um lugar tão grande e fosse de tanta importância…chegou a ser a segunda cidade do Pais.
    As fotos da Muralha, do Museu e do Palácio são lindas, imagino como devam ser ao vivo.
    Bjs

    Curtir

  10. Oi Chistine. Zhang Yimou fez um filme chamado The Flowers of War (BR: Flores do Oriente) que mostra o Massacre de Nanjing através da história de meninas e mulheres. Nem preciso dizer que em guerras, homens são torturados enquanto mulheres são abusadas sexualmente. Depois que comecei a me interessar pela história da Coreia e China, aos poucos fui criando aversão pelo Japão. Bom, recomendo o filme, apesar de conter cenas brutais, ainda é um filme que mostra o lado bom das pessoas em meio a tanto sofrimento. Abraços

    Curtir

    • Oi Bianca,
      Vc tem razão, as coisas que os japoneses fizeram por aqui são terríveis. E há uma antipatia mutua entre eles. Tudo foi muito marcante. Vou escrever sobre o que vimos no Museu. E vou procurar esse filme, apesar de sempre preferir livros…
      Abraço e obrigada pela dica!

      Curtir

  11. oi!
    aqui calor e chuva!
    uauuuuu! que linda cidade! poucas fotos, precisa mais!
    a arquitetura me fascina!
    beijo grande para vc e familia!

    Curtir

  12. Fiquei contente com o seu texto sobre Nanjing…. uma das cidades onde pretendo permanecer pelo menos uma semana. Entre as muitas informações sobre a cidade eu incluiria o enorme parque gráfico ( dizem o maior do mundo) onde são impressas a grande maioria das bíblias dos cristãos de diferentes igrejas. Fiquei sabendo disso pois o meu último livro “Memórias e Libertação” foi impresso aí em Nanjing. O livro contem 340 páginas de texto 32 páginas em papel couchê das fotografias coloridas em alta resolução, dos murais tombados na região do Araguaia, entre os rios Xingu e Araguaia. Por essa razão o livro ficaria por uns 90 reais nas livrarias. Então eu mandei suspender a impressão pois nào tenho amigos que paguem este valor por um livro. Alguns meses depois, a Editora Ave Maria me telefona para dizer que havia conseguido um jeito de fazer o livro mais barato: imprimi-lo em Nanjing. Assim o livro saiu por 44 reais. E impressão em tempo récord permitiu que fosse lançado no ano passado. Não sei se você me entende: preciso conhecer essa cidade, este parque gráfico e em especial os gráficos que trabalharam no meu livro.
    gostaria muito também de conhecer você que tem prestado um grande serviço para as pessoas que querem ir a China.

    Curtir

    • Olá Arcelina,
      Que interessante. E vou te dizer uma coisa: quando vou ao Brasil agora ficou desesperada com a demora de tudo. Aqui tudo acontece muito rápido, voando, expresso…rs. E esse local deve ser bem interessante mesmo. ´Também gostaria de conhecer.
      Quando passar por Shanghai terei imenso prazer em encontrar com você! Parabéns pelos seus livros.
      Sua viagem já tem data?
      Abraço .

      Curtir

Deixe uma resposta