China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

E vem aí 2016 – ano do Macaco na China.

Parece que foi ontem, mas mais um ano se passou. E 2015, para muitos, já foi tarde! Mas isso é uma questão de ponto de vista. Sempre temos que olhar para trás e ver o que ganhamos, o que perdemos e, o mais importante: o que ganhamos com as perdas. Sim, porque se soubermos tirar das adversidades alguma coisa de positivo, já dá para olhar as coisas com outros olhos, não é? Pare para pensar, faça esse balanço, que com certeza irá ver as coisas por outro prisma e entrar no ano novo com mais esperança e boas energias.

Afinal, até os chineses acreditam que energia gera energia, você colhe o que planta e assim vai!

Mas já que é assim, vamos falar de expectativas para o novo ciclo. Há muito tempo tenho notado que as pessoas procuram muito alguma coisa que as motive a recomeçar. E seja a astrologia ocidental ou a chinesa, é sempre interessante saber o que nos reserva o novo ano.

Como no ano passado, vou começar esse artigo com uma descrição do animal que reinará em 2016, segundo o horóscopo chinês:

“Eu sou o experiente viajante do labirinto.

O gênio do entusiasmo, o mago do impossível.

Meu brilho ainda é incomparável em sua originalidade.

Meu coração está cheio de forte magia, que poderia lançar uma centena de encantos.

E coloco todos juntos para o meu próprio prazer.

EU SOU o MACACO.”

Hóu

Tradução livre do inglês do website astrologyclub.com.

2016 macaco

Ainda estamos no ano da Cabra, até dia 7 de fevereiro de 2016, mas não custa nada já ir dando uma olhada em como o Macaco irá influenciar o ano que se inicia.

2016 será o ano do Macaco de Fogo –  a astrologia chinesa incorpora os 5 elementos da natureza nos seus signos. Como o ciclo do zodíaco chinês é de 60 anos – e são 12 os animais, cada um deles se repete 5 vezes durante um ciclo completo. E assim, em cada aparição do animal ele será de um diferente elemento. Aqui tem uma explicação sobre isso.

Mas o como é o Macaco?

Os chineses definem o ano do Macaco de acordo com as características conhecidas do animal: inteligente, divertido, sagaz, inventivo.

Segundo o site Horóscopo Chinês: “O Macaco é muito inteligente, hiperativo e de espírito forte. Ele representa a mente livre de inibições e culpa. Ele não se prende aos fardos que uma mente sensível se prenderia, a pessoa de macaco não hesitará em testar suas teorias, experimentar e pensar o impensável. Em seu domínio, tudo é possível. O que é difícil, ele poderia fazer de imediato; o que é impossível pode demorar um pouco mais.”

Ele também simboliza a curiosidade irreprimível e energia criativa. Embora adorado em certa medida pelos budistas, que os mantém em seus templos – vimos isso em Emei Shan (China) e em Bali (Indonésia), o Macaco é geralmente considerado como o emblema de artifícios.  Ele representa a mente liberta, em seu domínio, tudo é possível. O que é difícil, ele poderia fazer de imediato; o que é impossível pode demorar um pouco mais. Li também que ele pode ser comparado a um ‘adolescente’ meio rebelde e caprichoso (todos temos o lado nem tão bom, não é mesmo?).

2016 ano macaco

Ano do Macaco

Pelo que entendi será um ano em que tudo pode acontecer e as ações individuais, esforços pessoais valerão mais que tumultos de multidões. O presente do macaco é a capacidade de encontrar soluções não convencionais para problemas antigos. Ousar ser diferente pode levar ao sucesso. Um ano de assumir riscos e se rebelar. A hiperatividade do macaco estará presente no nosso dia a dia.

O que esperar para 2016

  • Crescimento econômico global pode ser esperado no Ano do Macaco.
  • A chave para o sucesso deste ano é a educação.
  • O macaco é tudo sobre ser criativo e inovador.
  • O Ano do macaco de fogo é um bom ano para se libertar e assumir riscos calculados.
  • O Macaco pode ser ameaçador e derrubar facilmente velhas convenções que não funcionam mais.

E no mais…

Bom, no mais, vamos aguardar, como todos os anos, para ver no que vai dar. Tudo que está escrito aqui foi traduzido e interpretado por mim, uma pessoa tão curiosa sobre astrologia e cheia de expectativas para o futuro como você que está lendo isso.

Para ver as matérias completas e as previsões feitas por quem entende, consultem os links que estão no texto. Aqui eu tento resumir e dar ênfase às coisas que me chamam atenção.

Se quiser saber qual seu signo chinês, clique aqui. Além da figura abaixo, esse blog (Divas Blog) tem uma descrição bem interessante de cada signo.

Astrologia-Chinesa

Mas o fato é que eu adoro essa coisa de astrologia ocidental e chinesa, Feng Shui, IChing e tudo que envolve nosso lado místico. Então aguardem que vou trazer mais links para vocês sobre o novo ano chinês.

Afinal, ele só começa em 08 de fevereiro. Até lá, vamos pulando as 7 ondas e seguindo os nossos rituais ocidentais, que em fevereiro tem mais!

O que quero mesmo…

É agradecer a todos os que me acompanham, que fazem essa página acontecer. Agradecer às bênçãos que recebemos esse ano que está se encerrando e as que virão à partir de amanhã. Agradecer à capacidade de se reinventar e de crescer um pouco a cada dia. Agradecer à possibilidade de aprender e ensinar, somar e dividir.

E desejar que tudo de bom, que está no seu coração, retorne em dobro para você.

Que tal começarmos 2016, nos dando de presente nossa própria boa energia?

Eu vou, com certeza!

E você?

Feliz Ano Novo!

Xīnnián kuàilè!

新年快乐!

Espero vocês aqui em 2016!

20 pensamentos sobre “E vem aí 2016 – ano do Macaco na China.

  1. Pingback: Qual o signo chinês para 2017? | China na minha vida

  2. Pingback: E chegou o Ano do Macaco na China. | China na minha vida

  3. Muito interessante como os chineses interpretam os anos e que esse ano do macaco possa ser mais gentil que o ano passado foi. Tudo de bom.
    Beijinhos

    Curtir

  4. Oi Christine! No ocidente as pessoas gostam muito de ler horóscopo, mesmo as que não acreditam acabam lendo, rs. Eu fiquei curiosa sobre a relação dos chineses com isso. Eles possuem diversas superstições, mas e o horóscopo chinês, eles levam a sério?

    Curtir

    • Olá Aristoteles. Nas cidades como Shanghai, há uma forte manifestação, festas e até queima de fogos. Mas nem perto da importância que damos à data. Se bem que hoje em dia, dia 1 de janeiro é feriado oficial aqui, como Ano Novo. Comemorado mesmo, é o ano novo chinês.

      Curtir

  5. oi! bom dia por aqui! manhã do derradeiro dia de 2015!
    Vamos para o novo ano, já sabendo que não será nada fácil
    para o nosso pais!

    Mas o mais importante, e buscarmos estar bem com a gente!
    Beijo grande para voce e familia!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe uma resposta