brasileiras pelo mundo/Cenas da China real/China/Compras/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

E tem Natal na China?

Como é que os chineses comemoram o Natal? Ou na China tem Natal? É uma das perguntas que mais ouço nessa época, até porque nunca vamos ao Brasil no final do ano.
Já escrevi outros textos sobre Natal aqui, mas todo ano a coisa se repete…

Apesar de muitas tradições terem suas origens nas celebrações pagãs, o Natal é um feriado cristão para celebrar o nascimento de Jesus Cristo. Como os chineses batizados como cristãos são cerca um por cento da população, o Natal não é uma data importante, um feriado ou algo que se possa dizer que movimente o comércio e a cidade. Mas mesmo assim, essa pequena parcela da população ainda celebra com o intuito verdadeiramente cristão.

Ano Novo Chinês é o feriado mais importante na cultura chinesa. Ainda assim, isso não significa que o Natal é completamente ignorado. Li numa revista local a história de um chinês/canadense. Seus pais emigraram de Hong Kong na década de 1950. Quando os filhos eram pequenos, eles começaram a montar uma árvore de Natal todo ano e trocavam presentes na manhã de Natal. Sendo assim, eles tiveram a tradição da celebração cultivada em família. Mas na ceia ou no almoço de Natal, seus pais trocavam o tradicional perú por carne de porco assada, frango e sopa no melhor estilo chinês. No final a ceia terá mais parecida com um banquete do Ano Novo Chinês do que um jantar de Natal. (Se bem, que na minha opinião o que interessa é a celebração do nascimento de Cristo. O que se come é um mero detalhe…)

Mas depois que cresceram, a árvore foi esquecida na garagem, e muitas vezes nem fazem a ceia, embora todos os filhos ainda recebam presentes, e o Ano Novo chinês voltou a ser o grande feriado de inverno e momento de celebração em família. Na realidade isso aconteceu porque, sendo imigrantes queriam que os filhos se adaptassem à cultura ocidental e não ficassem ‘perdidos’ numa época em que normalmente todos estão envolvidos com decoração, Papai Noel, presentes, cultos e a excitação é quase palpável. Mas fé, sentido religioso, não era o que motivava a celebração.

Apesar do dia de Natal não ser feriado, as celebrações estão se tornando mais populares na China. Especialmente nas áreas urbanas, você vai encontrar árvores de Natal, luzes e outros enfeites nas ruas e em lojas de departamento. As crianças penduram meias na esperança de que ‘Dun Che Lao Ren’, a versão chinesa do Papai Noel, venha visitar e deixar presentes. Participação em missas de Natal também está se tornando mais popular nos últimos anos.

november 2014 003

Mas mesmo assim, o verdadeiro sentido do Natal ainda está muito longe de existir na China. É uma cultura sem tradição cristã, então não faz sentido para eles. Mas em cidades como Shanghai, onde a parcela de estrangeiros é muito grande e geralmente os restaurantes e hotéis preparam ceias e as pessoas compram presentes (mesmo os que vão para seu país, claro que levam os presentes daqui, né?), o comércio e a população estão bem conectadas com o ‘bom velhinho’. Canso de ver criaças andando na rua com os gorros vermelhos (até porque aqui está próximo de 0°C nessa época) e arregalando os olhinhos em frente as árvores de natal, que possuem toda exuberância que a China sabe fazer como ninguém. O interessante é que a maioria do comércio mantém os enfeites até as celebrações do Ano Novo Chinês, afinal o vermelho e dourado são as principais cores das duas celebrações.

november 2014 002

Agora o mais irritante nessa época aqui em Shanghai é que parece que só existe um CD , ou melhor, uma música natalina em todo o globo terrestre… “I wish you a Merry Christmas, I wish you a Merry Christmas, I wish you a Merry Christmas and Happy New Year…” Gente… em todas as lojas, restaurantes, elevadores, hospitais… tudo, você tem que ouvir essa música. É de enlouquecer… rs

Mas, como sempre falo, se estamos aqui, vamos aprender a conviver com o povo e a cultura daqui e cantar com eles ‘I wish you a Merry Christmas…’

Muita Luz, Amor e Harmonia. Que a Fé que nos mantém, seja renovada e esteja presente em todos os corações abertos à receber Jesus.

Feliz Natal!

圣诞快乐!

Shèngdàn kuàilè!

Esse texto foi originalmente publicado no blog Brasileiras pelo Mundo.

14 pensamentos sobre “E tem Natal na China?

  1. Pingback: Como entrar no espírito de Natal vivendo na China | China na minha vida

  2. Pingback: Natal na China - 2018 - China na minha vida

  3. Pingback: Natal na China – 2017 | China na minha vida

  4. Pingback: Mais um Natal na China! | China na minha vida

  5. Christine,

    acho que você tem mesmo é que curtir I Wish You a Merry Christmas… See stivesse no Brasil seria pior: Simone destruindo a música do John Lennon… De qualquer maneira, “então é Natal…”

    Abraços e Shèngdàn kuàilè!

    Curtir

  6. Como eu encontro você no seu face… Pelo seu nome completo??? Como é o seu nome no face??
    desculpe a minha ignorância digital. beijinhos,
    arcelina

    Curtir

  7. Amiga gostos dos seus textos e das informações você que você nos passa. Estou me preparando para visitar a China e tudo que você escreve é importante para mim. Eu gostaria de saber se é fácil para uma recém chegada entrar em contato com as igrejas cristãs do continente. Tenho inúmeros contatos em Macau e Hong Kong. Mas as autoridades eclesiais do Brasil, das diferentes igrejas cristãs, se fecham sobre este assunto no continente. O que você puder me informar eu agradeço. Depois eu informo mais a você sobre meus objetivos na China. Abração…. continue firme com o seu blog. arcelina

    Curtir

    • Arcelina, Hong Kong e Macau não são China. hehehe. Simples assim. Aqui há algumas igrejas católicas, há cultos evangélicos, mas a maioria voltada para os ocidentais. Se bem que o número de chineses criatão está crescendo, mas ainda não é representativo na sociedade.
      Abraço.

      Curtir

  8. oi!
    boa tarde!
    já estamos no mes de NATAL!
    pretendo dar uma olhada no comércio, para ver se tem
    alguma novidade made in CHINA!
    CURTI O POST!
    beijo grande para vc e familia!

    Curtir

Deixe uma resposta