Blog/China/viver na China

Aniversário do Blog – 5 anos escrevendo sobre a China

E setembro está acabando e com tanta coisa acontecendo acabei deixando a comemoração de mais um ano do blog para o final do mês.

Chegamos aos 5 anos. Mais um ano de conquistas, crescimento e aprendizado.

A China entrou na minha vida em 2004. De lá para cá, quanta coisa vivi, aprendi, entendi. Nem todos os dias foram de glória! Muitos tropeços, momentos com vontade de desistir, mas um aprendizado que mostrou para mim e minha família um caminho para ser feliz, superar obstáculos e se reinventar a cada dia. Entender a cultura local (ou tentar…) foi o ponto principal para conseguirmos ficar. Zona de conforto? Nem lembro mais o que isso significa… é matar um dragão por dia (afinal estamos na China).

Esse país é cheio de mistérios, uma cultura enraizada de séculos, que toda a modernidade, a tecnologia, a abertura do comércio, não foram capazes de apagar da alma dos chineses.

O blog surgiu no meio do caminho, como uma maneira de colocar a família e amigos mais próximos da nossa vida chinesa.
Mas quem controla o alcance da internet? Quão longe podem ir algumas palavras escritas depois de acionarmos o botão ‘enviar’ ou ‘publicar’?  Percebi (meio assustada e incrédula) que muito longe…

download (1)

E agora estamos aqui, celebrando 5 anos do “China na minha vida”, com mais de 5000 seguidores, 540 artigos publicados e fazendo parte da vida de muita gente espalhada pelo mundo.

Não coloco aqui certezas, pois aprendi que a dúvida sempre está presente e é uma benção. Ponho um pouco da minha experiência, e de pessoas que se propuseram a dividir a delas conosco, baseada na minha realidade de vida aqui, nas coisas que aprendi e que busquei para mostrar para vocês que esse país não é tão feio como pintam e que tem muita coisa interessante para descobrir. Até as coisas que para nós soam e parecem esquisitas, para eles fazem todo o sentido, e é isso que tento passar. Um exercício diário contra o ‘pré-conceito’ e aceitação do diferente.

Obrigada a todos vocês que, de alguma forma, ajudaram a construir esse espaço.

E vamos em frente, que mais um ano cheio de novidades vem por aí.

Para vocês não esquecerem da China durante o ano de 2016, vamos sortear 10 calendários com as fotos mais curtidas do IG nesse ano.

Se quiser concorrer, é só deixar um comentário aqui, nesse post até dia 07 de outubro, 11:59pm, horário do Brasil.

Não haverá sorteio via facebook, só concorrerão os comentários aqui no blog.

O sorteio vai acontecer dia 8 de outubro, e os ganhadores serão divulgados aqui.

Fiquem à vontade para compartilhar e seguir o blog em todas as redes sociais que participo. Slide2Boa sorte para todos!

38 pensamentos sobre “Aniversário do Blog – 5 anos escrevendo sobre a China

  1. Pingback: Calendário do China na minha vida – quem ganhou foi… | China na minha vida

  2. 34 Olá .Adoro seu blog. E conheci a China em 2013, junto a um grupo de Tai Chi. Desde então me encantei por sua cultura,seu povo e seus mistérios.
    Mas diria que foi pouco e aguçou ainda mais meu interesse. E seus artigos aplacam um pouco a curiosidade por este país e me colocam em busca de uma nova visita. Parabéns pelo seu trabalho!!

    Curtido por 1 pessoa

  3. 33 A China até muito pouco tempo era para mim somente um sonho…
    Mas este mesmo tempo, que se mostra como sempre relativo, e com a ajuda do verbo “acreditar” e a paciência, há exatamente um ano atrás tive a oportunidade de concretizar este grande objetivo.
    Vivi experiências e desafios nunca antes imaginados.
    Dentro do meu coração levarei para sempre as emoções vividas com pessoas especiais!
    Gratidão por cada um deste país que tive a oportunidade de conviver, e que ensinou muito da sua cultura.
    A saudade é imensa, mas você, Christine, através das suas postagens diárias, me faz voltar um pouco pra China: este lugar fantástico.
    Parabéns pelo blog…e muito obrigada por cada momento compartilhado!!!

    Curtido por 1 pessoa

  4. 32 Cristiane, você foi umas das primeiras pessoas a me responder sobre questões básicas sobre Shanghai! Muito querida e atenciosa, pois nem me conhece! Estamos nos mudando em dezembro para o “paraíso” hehe! Muitas dúvidas, medos eu estou conseguindo esclarecer através do seu blog! Gostaria de parabenizar pela iniciativa! Sempre dando dicas valiosas e também mostrando fotos fantásticas! Aqui deixo meu muito obrigada! Bjos e espero te conhecer pessoalmente ! Bjos

    Curtido por 1 pessoa

  5. 30 Eu quero! Mas se eu ganhar vc envia para meu endereço na China =) Gosto tanto de suas postagens que decidi ir morar na China. Consegui um emprego e estou de mudança no dia 15. Obrigado por tudo. Nota: estou pensando em montar um canal no youtube e gostaria de uma entrevista com vc!

    Curtido por 1 pessoa

  6. 29 Chris!! Eu adoro oblog, a pagina, o insta !! Tudo que você coloca com tanto carinho para saber gente saber mais da China, matar a saudade, querer voltar… Adoro muito!! Beijo ❤️🇨🇳🐼

    Curtido por 1 pessoa

  7. 27 Christine, PARABÉÉÉNS!!!!

    Pelo blog, pela dedicação, pela persistência e pela paciência também…

    Como vc deve ter percebido, nos últimos dias li páginas e páginas de posts e as vezes surgem aqueles comentários… 😒
    E vc, sempre com delicadeza e elegância, contorna a situação, no melhor “jeitinho chinês” (como li num post esses dias..Rsrs).

    Seu blog contribuiu DEMAAIS para nossas pesquisas pre e intra-viagem e, agora, alimenta as lembranças e as memórias.

    Obrigada por nos proporcionar textos sempre bem escritos de tão bom qualidade!

    Meus votos de muitos anos de vida próspera ao blog!! 👏🏻👏🏻👏🏻

    Grande bjo

    Curtido por 1 pessoa

  8. 26 Parabéns!!!! Adorooooooo o blog e por meio dele venho descobrindo a China. Sucesso, saúde, felicidades e vida longa ao seu trabalho!!!!

    Curtido por 1 pessoa

  9. 25 Aaaaa, a China na Nossa Vida. Ja acompanhava o blog antes de vir para a China, e agora que moro aqui, faço o possivel par contribuir e ajudar as pessoas com um pouco de conhecimento e cultura chinesa! Forte abraço! 😀

    Curtir

  10. 24 Parabéns pelo 5 aniversario do blog. Estou conhecendo a China através dele e cada dia mais apaixonada por esse país grandioso. Sucesso !… E que venham mais 5. Um abraço

    Curtido por 1 pessoa

  11. 23 Cris eu adoro teu blog..meu filho esta morando ai agora e sigo aqui todo dia confesso que tbm ja ”viajei” pra China inteira atraves do eu blog..Parabens!!

    Curtido por 1 pessoa

  12. 22 Chris adoro seu blog! E compartilho com muitas pessoas, principalmente com pessoas que diziam que não tinham nenhum interesse em conhecer a China! E muitas acabam fascinadas ao acompanhar seu blog! Que bom que existe essa ferramenta (blog) e que bom que existem pessoas como você que dedica seu tempo em compartilhar conosco seu conhecimento e experiências !
    Que venham mais 5 e mais 5 e mais 5 ….. Parabéns !! Bjs !

    Curtido por 1 pessoa

  13. 21 Oi! Não preciso nem dizer que adoro seus posts e o jeito que vc escreve, pq já comentei isso em vários textos aqui! Me peguei rindo qndo li o do povo de pijama na rua e das comidas estranhas que são vendidas aí. Hahaha
    Tenho cada vez mais curiosidade de conhecer a China e grande parte dessa vontade surgiu graças ao seu blog!
    Parabéns pelos 5 anos e que venham muitos mais!! 🙂

    Curtido por 1 pessoa

  14. 20 Pois é, Chris. por sua “culpa”, a China passou a fazer parte da minha vida também. E, vc sabe, seu blog acabou por nos aproximar mais do que qdo trabalhávamos na mesma “empresa”…. Beijos e parabéns!

    Curtido por 1 pessoa

  15. 19 Comecei a ler desde o começo o blog na segunda feira e me apaixonei ainda mais por esse país! Pretendo faze mestrado ou uma segunda graduação e por aí e ler os teus relatos me encorajaram ainda mais hahaha

    Vou ficar na torcida pelo calendário e ansioso por mais histórias e curiosidades 🙂

    Obrigado!

    Curtido por 1 pessoa

  16. 18 Parabéns Cris,

    Sempre que leio seu Blog, minha vontade de ir morar na China aumenta…
    Adoro ler suas experiencias e amoa China.

    Curtido por 1 pessoa

  17. 16 Cinco anos de blog… Tão bom acompanhar a China na sua vida, através de relatos tão interessantes e cheios de fascínio, que dá até vontade de conhece-la, né? Pois é, e o pior (acho que melhor…rsrsrs), vontade maior ainda de voltar!!! Obrigada por dividir um pouco dessa experiência maravilhosa conosco e por colocar a China em nossos roteiros de viagem e conhecimento!!! Amei cada momento vivido aí e, com certeza, assim que possível, volto pra conhecer o restante…
    成功和繁榮!

    Curtido por 1 pessoa

  18. 13 Chrissss adoro seu blog, seus textos então são maravilhosos… e as fotos incriveis… um jeito maravilhoso de conhecer a China….. Que pena que não pude ir te visitar enquanto morei na Asia… mas admiro muito seu trabalho, e desejo muito sucesso.. e que venham muitos e muitos anos mais para comemorar!! Um beijoooo Juju…

    Curtido por 1 pessoa

  19. 12 Desde que a China entrou na minha vida o seu blog tem esclarecido minhas dúvidas como transmissão de pensamento. Me sinto mais confiante de ter mergulhado neste projeto e agora ja vejo luz no fim da caverna. Obrigado Christiane.

    Curtido por 1 pessoa

  20. 10 Cris, adoro o blog…Comento sempre que possível via facebook…mas as matérias inteirinhas, com as quais me delicio SEMPRE, leio por aqui; Sempre digo aos amigos que querem saber mais sobre este país lindo, cheio de controvérsias pra nós brasileiros: “Dá uma olhada no China na minha vida… Lá tu vais encontrar matérias muito legais, escritas por alguém que VIVE em uma super cidade chinesa, que viaja pela China, com tudo de bom e tudo de complicado que a China tem!” O “china na minha vida” faz parte dos meus dias; Com ele vivo denovo um tempo muito feliz, exceto pela saudade que sentia! Obrigado Cris por proporcionar este misto de “saciar de curiosidade e lembranças” que tenho daí! beijoca

    Curtido por 1 pessoa

  21. 8 Nossa como o tempo passa rápido!!!!!! Creio que acompanho seu blog há bastante tempo,e conheci porque depois que enfartei(+- 5 anos atrás), me rendi aos encantos da internet e acabei descobrindo seu blog, lindo, informativo, tudo de bom! Um beijo no seu coração e que venham mais 5 com bastante novidades para os amigos que lhe acompanham do outro lado do mundo,

    Curtido por 1 pessoa

  22. 6 Christine, parabéns pelos 5 anos do blog!
    Simpatizo muito com a forma como você descreve a China.
    Quero participar do sorteio do calendário!
    Beijos, Li.

    Curtido por 1 pessoa

  23. 5 oi! parabens! parabens! parabens!……….
    simplesmente orgulhoso de testemunhar isso tudo!
    aguardando a coleção de livros!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    beijo grande, muita saúde e paz para vc e familia!

    Curtido por 1 pessoa

  24. 4 Querida amiga, parabéns para 5 anos de conquista e sucesso ! Seu Blog já fez e continua fazendo parte dos muitos brasileiros e chineses ! Parabéns !!

    Curtido por 1 pessoa

  25. 3 Olá Crhis, meus sinceros parabéns a você é ao blog, vc se enpenhou é merecedora de todo o sucesso da página, para nos seguidores e uma alegria estar do outro lado do mundo e poder conhecer minuciosamente a cultura, tradições e curiosidades descritas por você!Sinto que voce abriu nossos olhos e deu espaço para ver a China sob várias perspectivas e também nos ensinou a entender Melhor a cultura e como eles vivem. Parabéns pelo sucesso, pela persistência, pelo treino , dedicação e pelo seu olhar explorador. Posso dizer sim!A China faz parte da minha vida hoje . Beijos grande 😘🇨🇳🇧🇷

    Curtido por 1 pessoa

Os comentários estão desativados.