China/Dicas de Shanghai/Viagens/viver na China

Shanghai – dicas para facilitar a vida do turista (4)

Para finalizar essa série de posts sobre dicas de Shanghai, aqui vão alguns lembretes que sempre vão ajudar.

Se você perdeu os outros, os links estão aqui, para facilitar;

Muita coisa que está aqui, eu já publiquei em algum momento nesses anos, mas nada como compilar as informações, não é? Por isso, coloquei os links de onde vocês podem achar informações mais detalhadas sobre alguns dos temas.

Novamente, lembro que a maioria das dicas aqui se encaixam para toda China. Então fiquem atentos!

APP e Smartphones

Ter um smartphone aqui vai facilitar muito as situações da vida diária. Vários deles funcionam off line, então são fontes constantes de consulta.

A única coisa é que a internet é bloqueada (celular ou computador) e para acessar sites como google, facebook e youtube, por exemplo, vocês precisarão de um VPN.

Aqui nesse link, você vai encontrar algumas sugestões de aplicativos super úteis.

Só acrescento um novo VPN que descobri há poucas semanas, que além de ser gratuito, tem funcionado melhor que o que comprei (é prá ficar doido…hehehe). O nome é BETTERNET.

Mas mesmo assim, milagres não acontecem, então venham preparados para uma internet lenta. E mesmo com o VPN instalado, nem sempre você consegue acessar o que quer.

Esse ponto na vida chinesa é um daqueles que lapidaram minha paciência!

Atenção / Costumes, Curiosidades

Shanghai Tower - foto de Rosana Melo.

Shanghai Tower – foto de Rosana Melo.

Lugares a evitar

A China é um lugar seguro a princípio. Mas como todo local de turismo, aqui também tem os ‘espertos’ de plantão. E, como vocês vão perceber in loco, a coisa mais fácil do mundo é identificar um turista aqui. Não tem olhos puxados está na lista! Rs.

Então não é necessário evitar qualquer lugar, mas ficar bem atento em todos os lugares. Batedores de carteira existem aos montes nas zona mais frequentadas pelos turistas: smartphones, câmeras fotográfica e dinheiro vivo são os focos.

Outra coisa importante é tomar cuidado com convites para cerimônias de chá, casa de massagens chinesas e mesmo aceitar o transporte dos ‘tuctucs’ sem antes negociar os preços. Eles se aproveitam da empolgação do turista e da dificuldade de comunicação para extorquir suas vítimas. Nesse link vocês podem entender um pouco sobre esse delicado assunto.

Comportamentos a evitar

Os chineses não gostam de toques, abraços e beijos. Isso pode soar ofensivo dentro da cultura. O aperto de mão é o cumprimento adequado.

Curiosidades

A Barganha é uma questão de honra para os chineses. Dentro da cultura, vender sem negociar não tem graça, nem motivação. Então… barganhem muito. Nos mercados de turistas, geralmente vocês podem oferecer 20% do valor que estão te oferecendo o produto.

Fiz um roteirinho básico com dicas de como barganhar aqui.

Um alerta: se começarem a negociação, comprem no final. Senão poderão ter problemas. Se não tiverem certeza que vão comprar aquele produto, perguntem o preço e só… não tentem barganhar só por ‘diversão’.

Culinária/Alimentação

Bom, como vocês já devem ter ouvido, a culinária chinesa é motivo de arrepios mundo afora… mas, sinceramente, tem muito esterótipo rolando nessa história. Aquela coisa de comer escorpião, barata e afins, hoje em dia, só mesmo em Beijing na rua de turistas. Como diz o velho ditado: ‘para inglês ver’.

Mas vamos dizer que algumas coisas são inusitadas para o nosso paladar, e comer a comida chinesa todos os dias enjoa, mais pelo tempero. Agora tem pratos deliciosos e que vale a pena experimentar.

Shanghai não é uma região que tem uma culinária muito apimentada. Se vocês não gostam de pimenta fujam dos restaurantes que tem no nome Sichuan! É uma região da China que só de olhar eu já choro! (OMG). E Shanghai é uma metrópole, então aqui é possível comer o que quiser, de onde quiser, da China e do mundo. Ótimo para dar uma quebrada na rotina de comidas chinesas.

As comidas de rua são atrações à parte. Não sei se vocês terão coragem de comer em qualquer carrinho, mas existem alguns locais nos arredores da People Square, que dá para encarar.

Uma das curiosidades para degustação é o ‘pato de pequim’ ou ‘pato laqueado’. Apesar de não estarmos na cidade de Beijing, Shanghai oferece um dos melhores ‘Pecking Ducks’ da China. E aconselho que matem a curiosidade. É uma delícia e super peculiar. Aliás, passei a apreciar vários tipos de pratos com pato, coisa que nunca havia provado antes da China.

Para não errar em restaurantes chineses, recomendo os dumplings, os noodles e o arroz frito. Sempre uma boa pedida… (As dicas de restaurante estarão em outro post).

Feriados e Férias Estudantis

Feriados

  • Janeiro ou fevereiro – data móvel: Ano Novo Chinês (em 2016 será de 8 a 22 dde fevereiro)
  • 1º de maio: Dia do Trabalho (mas geralmente eles dão 3 dias)
  • 1° de outubro: Golden Week – Dia Nacional. (1 a 7 de outubro)
10022009605

Feriado de Outubro em Shanghai (Golden Week), em 2010.

Existem outros feriados, mas não impactam no funcionamento da cidade. Esses são os que realmente param o comércio, há uma migração intensa no país em viagens para visitar os familiares, tudo fica confuso, então é sempre bom evitar essas datas.

Férias estudantis

Aqui se segue o calendário do hemisfério norte. Férias de verão em julho e agosto. As de inverno em janeiro.

Como chegar

Aeroporto

Há 2 aeroportos que atendem Shanghai:

Aeroporto Internacional de Pudong. Este se localiza em ‘Pudong New District’, cerca de 30 quilômetros do centro da cidade e cerca de 40 quilômetros do Aeroporto Internacional de Hongqiao.

Aeroporto Internacional de Honqiao. Este aeroporto está localizado num bairro de Puxi – Honqiao Area, cerca de 13 quilômetros do centro da cidade. Apesar desse aeroporto ser internacional, nem todos os voos internacionais estão disponíveis à partir dele. Ele funciona mais como um aeroporto doméstico já que é mais central.

IMG_7489

Ticket do trem. Foto de Ricardo Guedes.

Trem

Shanghai tem quatro principais estações ferroviárias:

  • Shanghai Railway Station,
  • South Railway Station,
  • West Railway Station e
  • Hongqiao Railway Station (junto com o aeroporto).

A cidade é o ponto de partida para as principais rotas do país: de Beijing-Shanghai (Jinghu), Shanghai-Nanjing (Huning) e Shanghai-Hangzhou (Huhang); por isso  os serviços de trem aqui são convenientes para os turistas.

Os trens com prefixo ‘G’ (com uma velocidade de 300 kmh) e ‘D’ (com uma velocidade de 200 km /h) circulam para outras grandes cidades da China, como Beijing, Hangzhou, Nanjing, Suzhou, Ningbo, entre outras. Preste atenção na hora de comprar seus tickets, ou poderá comprar para um trem comum, e o interessante na China é usar os trens de alta velocidade.

Sites úteis para mais informações sobre a cidade:

Este site é em inglês, mas acho que é um dos mais confiáveis em matéria de informação atual.

Site do governo local, em inglês.

E este é para informações gerais da cidade.

Bom, não dá para dizer que aqui tem todas as informações necessárias, mas com certeza, uma boa parte delas está compilada nesses quatro posts.

A única coisa que prometo publicar em breve são os endereços de restaurantes que gosto e locais de compras.

Aproveitem e vão fazendo os planos de viagem!

Zái Jiàn!

27 pensamentos sobre “Shanghai – dicas para facilitar a vida do turista (4)

  1. Olá Christine, Seus posts são uns dos melhores que encontrei, informações valiosas.
    Vou para China final de setembro de 2017 – voo para Hangzhou.

    Como ficarei apenas 9 dias, pretendo logo que chegar a Hangzhou pegar um trem para Shanghai e passar 3 a 4 dias por lá (27 a 30 de set). Depois pegarei outro trem para Pequim e ficar mais uns 4 ou 5 dias (01 a 05 de out).

    Minhas dúvidas são: esses dias são suficientes para dar uma conhecida básica nessas duas cidades? e, a principal, como o feriado de outubro poderá atrapalhar ou influenciar meu roteiro?

    Muito obrigado

    Curtir

    • Obrigada Marcelo!
      Então, o seu tempo em cada cidade está ótimo. O que eu faria era inverter as visitas. Primeiro iria a Beijing e durante o feriado ficaria em Shanghai. Por motivos óbvios, já que Beijing é o ícone histórico da China, sempre Shanghai é menos tumultuada nos feriados.
      Agora, de trem ou de avião, compre seus tickets já.
      Na época não se consegue nada.
      Tem um texto no blog, sobre turismo em Shanghai de metro. É bem interessante.
      Abraço.

      Curtir

  2. Oi Christine,

    não sei se eu que não busquei direito ou se você não postou sobre o assunto ainda. Quando viajo sempre compro um local sim card com pacote de dados para poder usar a internet no celular mesmo quando não tenho wifi.
    Você pode recomendar alguma marca? Eu li sobre China Telecom e Unicom, mas não encontrei infos sobre os valores. Qualquer dica é bem vinda 🙂
    Obrigada!

    Curtir

    • Oi Mel, realmente não escrevi sobre isso. As informações são confusas d dificilmente vc achará na net em inglês. Mas no aeroporto eles vendem os chips, só não sei te dizer como é o pacote de dados. É a China Unicom é realmente boa para internet (mas não se anime, padrão Chines de internet…hehehe). Eu uso a China Móbile e também não é ruim. Na realidade o 4g deles é muito bom. Abraço

      Curtir

    • Oi, Meninas
      Posso dar um opinião? Rsrs
      Comprei um chip no aeroporto (Pudong), logo que saímos da esteira das malas. Foi o 1º stand que vimos.
      Na hora, o mocinha testou o 3G e funcionou, mas depois, durante 15 dias de viagem, a internet não funcionava nada bem!!..
      O pacote de dados (não me lembro de quanto era) não abria nem o VPN. Só funcionava mesmo para msg de texto do WhatsApp. Nada de gps ou app de tradução!

      Me lembro de ter pago 150 yuan pelo chip. Comprei o recomendado pela funcionária.

      Para evitar esses dissabores, sugiro que vc compre de uma operadora mais indicada por outros turistas.

      Não compre esse do 1º guichê do aeroporto! Fica logo antes das escadas rolantes! Rsrs

      Boa viagem! Vc vai adorar, certeza

      Bjos

      Curtido por 1 pessoa

  3. Seu Blog tem muitas dicas boas. Seus textos agradáveis de se ler.
    Quando se trata da França gosto do Conexão Paris, com relação a China o seu com certeza ganhou minha preferência.
    Como você lida com os voos Brasil x China? você tem alguma rota preferida?
    A maior preocupação da minha esposa é o tempo perdido no avião…

    Curtir

  4. Olá Christine!

    Estarei na China em Janeiro e tenho dúvida em relação ao câmbio. Você acha que compensa comprar o Yuan aqui no Brasil ou levar dólares? Eles trocam real por Yuan aí na China?
    Consigo encontrar Yuans facilmente em São Paulo, porém o preço é, geralmente, um pouco alto (hoje estava R$0,73 cada yuan, enquanto a cotação oficial estava 10 centavos abaixo).

    Agradeço pela atenção!

    Sam

    Curtir

    • Olá Samuel. Obrigada pela visita.
      Sim, você pode trazer reais e fazer o câmbio aqui, no Bank of China. Eu não sei qual o câmbio hoje, mas recebi visitas aqui em maio e eles acharam que compensou muito trocar reais por reminbie aqui na China. Abraço.

      Curtir

      • Posso opinar também? Rsrs

        Samuel, acabei de voltar de viagem e, seguindo dica da Christine, troquei meus reais no banco da China, em shanghai.

        A agência onde fui, inicialmente disse que não trocaria. Quase fiquei doida! Mas a Christine (sempre!) me acalmou e disse para forçar a barra um pouco..rs Nem precisou! Logo os funcionários se informaram melhor e o câmbio foi feito sem problemas.

        Uma dica: confira com TODO CUIDADO as suas cédulas. Eles não aceitam nadinha de estrago! Um mini rasguinho, nada escrito. Nada, nada, só notas em perfeito estado!

        Aproveite sua viagem!!!
        Espero que goste tanto quanto eu!

        Curtir

      • Adorei colaborar! 😊
        Tudo oq li aqui no blog me ajudou tanto, que poder dar algumas dicas do que funcionou para nós, Eh o mínimo para tentar retribuir!!

        Boa viagem, Samuel!
        Bom proveito!!!

        Curtido por 1 pessoa

  5. Pingback: Shanghai – parques, restaurantes e compras – algumas sugestões. | China na minha vida

  6. Olá Chris,eu tenho um trabalho sobre a China para fazer, e gostaria de levar algo da culinária para a aula. Porém procurei sobremesas e só achei a banana caramelada, você conheceria alguma receita que seja ”doce” deles e simples, que teria como eu fazer? Desde já agradeço. Beijos.

    Curtir

    • Oi Joice, obrigada pelo contato.
      Olha, sobremesa aqui é algo complicado. Geralmente eles servem frutas e sim, as bananas carameladas (mas diferentes das nossas, não tão doces. Vou dar uma pesquisada e te falo, mas o difícil é o ‘você fazer’, porque sei que existem alguns tipos de dumplings e pãozinhos no vapor que são doces também (mas isso não quer dizer que eles sejam servidos como sobremesa…hahaha, eles comem tudo junto e misturado!) Beijo

      Curtir

  7. Prezada ChristineAcompanho e aprecio seus posts sobre a China. São ótimos.Casualmente passei 18 dias em Shanghai no mês passado (agosto). Gostaria de compartir minhas impressões.Apesar de ter conhecido outras cidades da China em 2013 = Pequim, HK, Macau, Guangzhou e outras, SH me impressionou pelo tamanho e populacao. Gente, gente gente! Fui ao Zoo ver os Panda gigantes o vale a pena,  mas passei um sufoco ao entrar equivocadamente pelo caminho dos aquários, tinha tanta gente que pensei que dava impressão que terminaria o oxigênio. E a fila para subir a Pearl Tower! Coisas da China. Fiquei com a impressao de SH ter mais de 30 milhoes de hab. ( o que talvez com as cidades próximas vá quase a bem mais que isto). Mas quais se poderiam chamar cidades próximas, com aqueles MARAVILHOSOS TRENS a 300 km por hora.Todas ficam perto.Falando nisso tenho que destacar Hangzhou. Já havia lido seu post sobre esta belíssima cidade. Inclusive graças a você fizemos a visita ao Museu Nacional do Chá e plantações próximas. Hangzhou é uma cidade que daria para se mudar e viver lá. Esta frase foi dita pelo meu filho que está há 12 anos na Ásia e conhece a China. Faz jus ao dito que se o ¨paraíso esta no céu Hangzhou está na terra¨. Os passeios por Tong Li também no caminho a  Suzhou valeram muito a pena. Assim como QBAO, Yu Garden, Bund e os locais turísticos clássicos de SH que suas indicações nos ajudaram muito.O que nao esperava era calor de ate 39C que chegou a fazer no começo de agosto que antecedeu a um tufao que passou fraco,  mas deu p ter uma ideia do que é um tufao asiático (bom nao estar por perto).Em resumo estar em SH me pareceu estar no futuro como no filme Blade Runner com aqueles luminosos gigantes nos prédios, as highways gigantes, os shoppings, as muitas Ferraris nas ruas, o trânsito muito louco (para nós) e ao mesmo tempo estar no passado com a antiguidade dos templos, jardins belíssimos, a Old Shanghai, entre outros locais. Também me dá a impressao de estar indo para outro planeta ( e salvo pelos celulares com fotos (dos endereços) e tradutores). Agradeço muito, suas dicas foram excelentes!Abraço Paulo Lipp JoãoPorto Alegre 

    Curtir

    • Olá Paulo…
      Muiiiito obrigada pelo seu relato. Como é bom receber esse feedback, ver que tanto trabalho (prazeroso, mas exige muito tempo e dedicação) dá o retorno que espero para as pessoas.
      Eu não estava aqui em agosto, e você só estranhou o calor, porque pulou um post, sobre a melhor época de visitar a China…hehehe. O calor em Shanghai é algo asfixiante. E esse ano nem foi tão forte. Só teve alguns dias de pico. Se tiver alguma foto que queira divulgar, dividir conosco, me envie por email, ou inbox na página do blog no facebook.
      E volte outras vezes… a China ( e Shanghai) tem muita coisa para oferecer, descobrir e se maravilhar!
      Grande abraço.

      Curtir

  8. Olá Christine ! Tomara que amando viver na China ! Bem válidas suas dicas. Estou embarcando para a China no próximo dia 07. Shangai fecha a estada aí 28 a 31/10. E espero que seu post de restaurantes saia antes de embarcarmos ! Beijo

    Curtir

  9. oi! bom dia por aqui!
    hoje estou completando 68 anos!
    véinho……..
    como sempre o post está ótimo!
    vc ficou sabendo da chinesa que se saiu bem no MASTER CHEF, daqui?
    muito simpática, embora tenha ficado em terceiro, conquistou o coração dos brasileiros!
    …………………..beijão grande para vc e familia!

    Curtir

Deixe uma resposta