China/Curiosidades/Dicas de Shanghai/Viagens/viver na China

Shanghai – China: clima, moeda, visto e outros detalhes locais…(3)

Esse é o terceiro post sobre as dicas para conhecer Shanghai.

Mas na realidade, ele é bem geral, e se aplica à China toda (Mailand China ou China Continental – lembrem-se que Hong Kong não é China e quase todos os itens elencados aqui, são diferentes lá).

Vamos lá?

Clima

O Clima na China varia muito, mas os meses de calor são quentes de verdade e os de frio, chegam a temperaturas de -40°C no norte do país.

Sempre confiram sites de previsão do tempo, que são bem confiáveis. Eu gosto muito desse aqui, e é só você digitar a cidade que quer saber o clima.

Mas, em Shanghai o verão é de deixar qualquer brasileiro nascido na beira da praia boquiaberto. As temperaturas vão de 28° a 40°C, e é úmido, tragam roupas confortáveis, sapatos baixos e se preparem para beber muita água! A tendência do período é de chuva. Se gostam de caminhar, a cidade com chuva é um pouco cinza, mas nada como uma capa de chuva para salvar os ânimos de nossos turistas.

marcia china 053

O inverno é frio, mas não neva (geralmente) as temperaturas ficam em torno de 5° a 12°C. 

Idioma

Mandarim. Mas como escrevi no primeiro post dessa série, aqui é uma cidade onde falamos todas as línguas. Nem estranhem se ouvirem um grupo de brasileiros sentados na mesa ao lado em qualquer restaurante! Na parte mais turística da cidade, nos restaurantes, lojas e hotéis de padrão internacional é relativamente simples se comunicar em inglês. Mas não se iludam. Muitos dos atendentes sabem falar o inglês necessário para te atender, nada mais. Se sair do ‘script básico’ eles não vão entender e, o pior, não vão mostrar que não entenderam. Isto é China, acontece até em locais de negócios.

Se vocês forem passear pelas cidadezinhas nas proximidades de Shanghai ou mesmo nos bairros fora do centro ‘nervoso’ da cidade, será muito difícil encontrar quem fale inglês. Sempre faça opção de um guia para acompanhar vocês. No final será mais barato que se estressarem pela falta de comunicação e ainda estragarem o clima da viagem, por esse tipo de situação.

Fuso horário

Fuso padrão em relação ao Brasil: A diferença oficial é de +11 horas em relação ao horário de São Paulo (+10 horas quando o Brasil está em horário de verão).

Toda Mailand China (China continental) segue o horário de Beijing.

Necessidade de visto

É necessário visto de turista, que pode ser de uma ou múltiplas entradas. Toda a documentação e procedimento necessários estão nesse link.

Caso tenha alguma dúvida, ou problema com seu visto aqui, esse é o site do Consulado Brasileiro em Shanghai.

E um alerta: Se vocês forem para Hong Kong, Macau e/ou Taiwan no meio da viagem pela China, precisam de visa de múltiplas entradas. Esses países não são ‘Mailand China’, e para ir visitá-los é necessário passar por todo o procedimento alfandegário. Se sua estada neles for antes de entrar na China ou quando sair de vez, não há problemas, com  exceção de Taiwan (brasileiro precisa de visto). Hong Kong e Macau não exigem visto para brasileiros.

Sistema de medida

O Sistema métrico usado na China é o sistema padrão e a unidade de temperatura é em Celcius (C°). Você não precisa se preocupar com a conversão nesse aspecto. Ufa!

Agora, se falarmos de roupas e calçados você terá que fazer conversão sim! Só que além da medida e numeração chinesa, também se encontra a européia e a americana. Como disse, aqui é a Torre de Babel do século 21.

Quanto a chinesa, não conheço tabela, só que o M deles, é bem menor que o M no Brasil (e no resto do mundo). Então não se desesperem se entrarem numa loja para comprar um qipao (traje feminino típico chinês) e saírem com um XXXL, porque provavelmente será o M ou L do Brasil. Lembrem-se: os chineses são magros, de verdade! rs

Dica: Você pode também usar aplicativos para seu celular para conversão!

Sentido de circulação (trânsito):

Não há diferença entre o sistema brasileiro e chinês de circulação. Mas aqui vocês não poderão alugar um carro. A carteira de habilitação internacional não vale na China. Em contrapartida, alugar um carro com motorista é relativamente barato. Taxi também é bem barato aqui e o sistema de metro é perfeito. Podem contar com ele! Falei sobre isso detalhadamente, no post anterior.

Tomadas

Em relação ao novo padrão brasileiro, há necessidade de adaptador para as tomadas chinesas, que são essas:

tomada

Mas geralmente os hotéis te adaptador e nos locais publicos opções de outras entradas internacionais.

Voltagem padrão:

Cuidado ao ligar seus aparelhos na tomada na China: a voltagem padrão é de 220V! (50Hz de frequência)

Moeda

A moeda local é o Yuan.

Na realidade vocês vão ficar um pouco confusos no início, pois há algumas diferentes nominações para a mesma moeda. O Yuan (¥) ou Chinese Yuan (CNY) é a denominação oficial principalmente para negócios e fora da China. Aqui as pessoas usam mais comumente a denominação Renminbi (RMB), que literalmente significa ‘dinheiro do povo’.  No comércio de rua vocês ainda podem ouvir kuài.

No final é tudo a mesma coisa, não se assustem!

celular380s

Câmbio em 12/09/2015: 1 BRL = 1,65 CNY. Só que nas lojas de câmbio e aeroportos você pagará facilmente um valor mais caro que esse.

Uma dica interessante é que o Bank of China, faz o câmbio direto do real para o renminbi. Então se você quer fugir do IOF, traga real em espécie e troque aqui, no banco oficial da China.

Vocês podem usar seu cartão de crédito nos estabelecimentos internacionais, mas no comércio de rua se usa dinheiro em espécie. Aqui as pessoas andam com muito dinheiro na carteira, já que a nota maior é de 100 RMB.

Taxas/Impostos

Os preços na China já incluem os impostos e taxas. Você não vai precisar fazer contas em restaurantes e lojas. Mas não há possibilidade de recuperar impostos como em outros países da Europa e América.

Gorjetas

Culturalmente aqui não se dá gorjetas. Mas após a invasão dos ocidentais em alguns casos as pessoas dão gorjetas diretamente para os atendentes ou depositam na ‘caixinha’ do restaurante. O valor é a critério de quem dá, já que não há o hábito instituído ainda. Claro que todos gostam, mas nas cidades mais afastadas, a gorjeta é uma ofensa, já que eles entendem que já ganham para fazer o serviço que estão fazendo. Sim, é isso mesmo!

Cozinha de um restaurante de Dim Sum

Cozinha de um restaurante de Dim Sum

Horários

Fique esperto, você não está em São Paulo!

A grande maioria dos restaurantes oferece almoço até às 14h e retoma o serviço apenas para o jantar. Por isso, não conte com almoços às 15h -16h, se encontrar certamente não será bem atendido. O jantar em restaurantes começam a ser servidos às 17:30 (que é o horário que o chinês come normalmente), portanto as 22:30/23:00 a maioria dos restaurantes fecham as portas. Muitos aceitam o último pedido às 22:00 (e vão querer que vocês peçam da entrada à sobremesa de uma vez. E assim que o ultimo prato for servido, vão te entregar a conta também).

Se forem optar por jantar mais tarde algum dia saibam que só há dois ou três restaurantes em toda Shanghai que trabalham com ‘late menu’ (vou citar em outro post) e essa será a opção. Mesmo nos hotéis, depois das 23:00 só servem sanduíches/serviço de quarto.

Essa regra pode até ser um pouco mais flexível em Shanghai, e nos finais de semana. Mas saiu do perímetro da cidade, esqueça qualquer exceção à regra chinesa.

Já a vida noturna, bares e baladas, vai até raiar o dia. O número de jovens estrangeiros também tem crescido muito aqui e a influência ocidental na cultura chinesa acertou os jovens chineses em cheio!

E aí, mais animados para vir conhecer a China, em especial Shanghai?

Zái Jiàn!

26 pensamentos sobre “Shanghai – China: clima, moeda, visto e outros detalhes locais…(3)

  1. Olá, eu li e fiquei com uma dúvida quanto a voltagem. Os aparelhos aqui na minha cidade no Brasil funcionam em 220V, na China eu posso usar meus aparelhos normalmente?

    Curtir

    • Olá Ana,
      Sinceramente não sei.
      Mas se você já tem os dólares, aqui não se paga IOF. As pessoas que atendo sempre preferiram trocar aqui. No Bank of China, você pode trocar reais por remembie aqui na China, mas tome cuidado pq as notas não podem ter uma falha, dobra, amassadinho.
      Abraço.

      Curtir

  2. CHRISTINE,
    Conheci o site fazendo buscas pelo google para pesquisar sobre a china. Finalmente cheguei aqui e tive um problema na minha viagem. Depois de passar pela imigração e pela policia em Pequim (terminal 3), perdi meu passaporte. Você sabe informar se na imigração eles fazem uma segunda via do visto? Conhece alguem que tenha passado por essa mesma situação?

    Curtir

    • Informações do site da Embaixada:
      III – PASSAPORTE PERDIDO, EXTRAVIADO OU ROUBADO

      O brasileiro cujo documento de viagem foi extraviado ou roubado deve comparecer inicialmente à delegacia de polícia em cuja jurisdição ocorreu o extravio, perda ou roubo do documento e fazer o registro/Boletim de Ocorrência.
      Em Pequim: Delegacia Chao Wai – San Feng Li Jia No.11, telefone 85612407, 北京市公安局朝阳分局朝外大街派出所 – 朝阳门外三丰里甲11号010-85612407
      Após emissão de Boletim de Ocorrência, o brasileiro deverá comparecer à Embaixada do Brasil em Pequim – Setor de Atendimento – para emissão de um novo Passaporte. Na ocasião, deverá apresentar os documentos necessários para emissão de passaporte (veja aqui os requisitos para emissão de passaporte).

      Caso o solicitante não disponha da documentação brasileira necessária à sua identificação positiva, será emitida Autorização de Regressp ao Brasil.
      A expedição de novo passaporte, por lei, não é gratuita e em caso de não apresentação do passaporte anterior, o valor do Emolumento Consular é cobrado em dobro.
      De posse do novo passaporte, será necessário regularizar a situação junto às autoridades imigratórias chinesas. Para tanto, o interessado deverá apresentar-se ao Public Security Bureau e apresentar o novo passaporte à Divisão de Entradas e Saídas. Prazo e procedimento para a emissão do visto é de competência exclusiva das autoridades chinesas. A Embaixada do Brasil não tem autoridade para intervir no processo.
      Endereço em Pequim do Public Security Bureau :Public Security Bureau Divisão de Entradas e Saídas – An Ding Men Dong Da Jie, 2, Dongcheng. 北京市东城区安定门东大街乙2号楼 . Telefone (8610) 84020101, web http://www.bjgaj.gov.cn, de segunda a sábado de 08H30 às l6H30

      Curtir

      • CHRISTINE, já emiti um novo passaporte. No sabado irei a Pequim para solicitar a 2 via do visto. Muito obrigada pela ajuda!

        Curtir

      • Christine, bom dia!
        Só para sua informação, mesmo sem o visto, embarquei de Pequim para Dalian. Aqui em Dalian, procurei a Secretaria de Segurança Publica e lá eles emitiram um novo visto. Demorou cerca de 10 dias mas eles emitiram um documento para que pudesse andar pela cidade.

        Curtir

  3. Show de bola! Obrigado pelas informações. Tenho uma viagem para Hong Kong por 10 dias, nesse caso preciso de tirar o visto? Fiquei na dúvida quanto a isso… Obrigado!

    Curtir

    • Olá Ari,
      Se você for ficar somente em HK não precisa de visto por 3 meses, Macau também não exige visto. Mas se quiser entrar na China Continental (Mailand China) aí sim você precisa. Abraço e boa viagem.

      Curtir

  4. Oi, Christine!

    Agora me lembrei de uma coisa curiosa: em Suzhou recebemos uma notinha diferente no taxi, com número 5, em tamanho menor, e sem a estampa de Mao.

    Pelas contas do troco pela corrida, entendi que fosse uma nota de 0,50 “centavos” de yuan. Eh isso mesmo? Ela não Eh muito usada? Não vi em outras cidades.

    Bom fds
    Bjinhus

    Curtir

  5. Pingback: Shanghai – dicas para facilitar a vida do turista (4) | China na minha vida

  6. oi!
    bom dia por aqui!
    em questão de horas o ar secou e estamos com muito calor de novo, vento! o nariz seco, horrivel! de ontem para hoje ficou quente e depois caiu parece que uns 10 graus e agora está subindo de novo!
    maravilha de post! ………beijo grande para vc e familia!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe uma resposta