Cenas da China real/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

Xing Ming – como é o nome completo chinês.

Xing Ming 姓名 quer dizer nome em mandarim. Xing é o nome de família (sobrenome), Ming significa o nome próprio. Na China, o nome de família é colocada em primeiro lugar, e seguido pelo nome pessoal.

Sobrenome

O sobrenome normalmente contém apenas um caractere (ou uma sílaba, falando de uma maneira fácil de entender).

Um menino que tem o nome próprio Zhìfēng 智峰, e sua família possui o sobrenome Liú 刘. Seu nome será, de acordo com o costume chinês. Liú Zhìfēng 刘智峰. Quando se tornar adulto, ele é chamado Liú Xiansheng (Sr. Liú).

刘智峰

Usei como exemplo o nome do meu motorista, mas quando mudamos para China, não sabia como funcionava essa história de nomes, então sempre achei que Liu fosse seu nome.

Nome próprio

Normalmente, o nome próprio contém dois caracteres (ou duas sílabas), mais de 80% dos nomes próprios chineses são assim. Mas também existem os que tem um caractere e os que possuem 3 caracteres (que são considerados raros).

Além disso, cada caractere que compõe o nome, carrega um significado (como a saúde, prosperidade, força, serenidade e felicidade), e os pais e avós gastam muito tempo escolhendo um determinado nome para um bebê, já que esse nome, ou a junção desses dois caracteres tem que ser boa o suficiente para a sorte da criança até sua velhice.

O significado do nome na China é algo muito sério e realmente importante para os chineses. O nome do Liu, Zhìfēng, significa ‘pico de sabedoria’.

Encontrei esse site com alguns nomes chineses e seus significados. Também dá para escrever seu nome em caracteres, para quem tiver curiosidade.

nomes

Sobrenomes populares

Os nomes de família mais populares são Li, Wang, e Zhang, que cobrem mais de 20% da população. Os outros sobrenomes populares incluem Liu, Chen, Zhao, Yang, Huang, Hu, Sol, Xu, Wu, Zhou, Zhu, Gao Lin, Guo, e Ma.

Estes sobrenomes representam cerca de metade de toda a população chinesa. os nomes são tão poucos e repetidos que os cartões de banco só possuem números. Colocar o nome do correntista seria uma perda de tempo, já que tem centenas com o mesmo nome.

E geralmente, uma criança sempre usa o sobrenome do pai. Mas hoje em dia, alguns casais estão optando pelo da mãe. Sinceramente não sei qual o critério usado para essa escolha.

Escrita e Ortografia

Teoricamente os nomes chineses são escritos em caracteres, mas de 1958, com a introdução oficial do pinyin (escrita romanizada do mandarim) é comum que todos saibam escrever seus nomes nos dois sistemas.

É considerado educado e respeitoso usar o sobrenome da pessoa, seguido por um título, que pode ser:

Xiansheng, Laoshi etc, como nos exemplos abaixo:

Professora Li – Lǐ lǎoshī

Sra. Wang – Wang Tàitài 太太 (que também é a palavra esposa. Esposa do Sr. Wang)

Sr. Zhang – Zhang Xiānshēng 先生

Presidente Obama – Obama Zongtong  总统

Ter um nome chinês

É engraçado, mas logo que se chega aqui, os chineses querem por que querem te dar um nome chinês.

E alguns ficam dias escolhendo um nome que seja ‘auspicioso’- eles adoram essa palavra, bom para os negócios, que traga sorte.

Quando fui fazer minha inscrição no curso de verão de mandarim na Universidade, perguntaram meu nome em chinês e eu disse que não tinha. Aí o moço olhou meu nome e disse: ah… é igual ao da padaria! Pode ficar com esse mesmo… Ok!

padoca

É que aqui tem uma rede enorme de padaria que se chama Christine, e em mandarim eles falam algo como ‘Kè lì si ting’, e acho que não há significado. Só uma adequação fonética.

Também escrevi sobre nomes chineses num post antigo e lá tem um outro link para escrever seu nome em mandarim. Vão conferir!

Zái Jiàn!

Siga a gente no IG @chinanaminhavida

16 pensamentos sobre “Xing Ming – como é o nome completo chinês.

  1. Oi! Estou iniciando meus estudos em mandarim. Apesar de ser iniciante, eu sempre tive uma certa curiosidade pela China, acredito que por causa das revistas que eu via na minha infância sobre os festivais, as máscaras, as vestimentas, as lendas, tudo muito diferente. Há alguns meses eu estava no Facebook e uma chinesa postou em inglês algumas curiosidades sobre nomes, então ela perguntou se alguém queria um nome chinês, eu pedi e ganhei 杨美秀 Yang Mei xiu. Fiquei contente.
    Obrigada pela publicação. Tudo de bom.

    Curtir

    • Olá Edicleia,
      Que bo. ter você por aqui e saber que gostou do blog.
      Em breve vou lançar um curso online sobre cultura chinesa – fatos e curiosidades. Talvez você se interesse para saber mais. Mando notícias por aqui e no Instagram também.
      Abraço
      Christine

      Curtir

  2. Recentemente eu tenho me interessado bastante pelo mito da cobra branca, o seu nome é Bai She Zhuan, e eu não consigo identificar o Xing e o Ming desse nome porque, independente do quanto eu procure, eu não consigo encontrar uma lista com sobrenomes diferente dos que você mesma colocou em seu post. Enfim, se puder me ajudar, eu agradeceria muito.

    Curtir

    • Olá Luna,
      Obrigada pelo contato.
      Na realidade a diversidade dos nomes e sobrenomes chineses são bem restritas.
      Vou dar uma pesquisada mesmo assim.
      Abraço.

      Curtir

    • Luna, Descobri uma coisa: o nome certo é Báishé chuán . 白蛇传
      Vou buscar essa historia que parece ser bem interessante!

      Curtir

      • Atualmente tem uma animação na Netflix se não me engano. Aproveitando para tirar uma dúvida, nós ocidentais quando ganhamos um nome devemos escolher um sobrenome também? Eu ouvi algo assim, mas fico com receio de isso não ser bem visto, não sei

        Curtir

      • Oi!
        Nunca escolhi sobrenome. Meu filho recebeu seu nome na universidade e escolheram Mǎfēi -吗啡, inspirado no Ma de Marote, afinal eles acham bem auspicioso ter o caracter de cavalo no nome. Mas era somente esse o nome dele. Assim constava nos registros, mas tinha o nome ocidental também.
        Abraço

        Curtir

      • Acho que atualmente há uma animação na Netflix sobre esse conto. Aproveitando, gostaria de tirar uma dúvida, para nós ocidentais como funciona a questão do sobrenome? Ouvi dizer que podemos simplesmente escolher, mas isso não pode ser considerado desrespeitoso?
        老师谢谢^^

        Curtir

  3. Oi Christine,
    Como sempre, gosto muito do seu estilo de expor um assunto. “Como é o nome completo chinês” está claramente explicado. Os links dispostos no texto também são interessantes. Parabéns!
    Um abraço, Li.

    Curtir

  4. oi!
    bom dia por aqui! calor, secura…….
    está ruim o tempo!
    um inverno estranho!
    esnobo o meu carimbo! tentei colocar no cartório,
    junto com as minhas assinaturas, mas não aceitaram,
    pelo menos aqui em praia grande!
    por curiosidade vou perguntar no de são vicente, que tambem tenho ficha lá!
    gostei do post!
    beijo grande para vc e familia!

    Curtir

Deixe uma resposta