China/Cultura Chinesa/Curiosidades/Viagens/viver na China

10 curiosidades sobre a Muralha da China – Great Wall

Todo mundo sabe que a Muralha da China é uma construção impressionante. Mas vocês sabiam desses fatos? Achei bem interessante para dividir com vocês. Afinal ela é o maior símbolo da China e é (quase) impossível visitar esse país e não ir conferir de perto esse monumento, que faz parte das maravilhas do mundo moderno e é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Então vamos lá:

  1. A Grande Muralha da China, Great Wall em inglês, ou ‘Longo Muro’ na tradução literal da palavra em mandarim 長城, – Changcheng. Ela também foi chamada de ‘O muro das 10 mil milhas’ – 萬里長城, Wanli Changcheng, mas essa nomeação não foi usada por muito tempo.
  2. O arroz glutinoso (o mesmo do zongzi), foi usado para a fabricação de uma espécie de cimento, para fixar tijolos e pedras, na construção da Muralha, há mais de 2000 anos, no período da dinastia Qin (221-207BC).
IMG_8159

Foto de Ricardo Guedes.

3. A Grande Muralha foi construída para evitar invasões e ataques do norte. É composta de várias seções, que foram construídas em dinastias diferentes durante um longo período de tempo.

4. A Grande Muralha da China é a arquitetura mais longo na Terra, e é também a maior estrutura já construída por seres humanos. O comprimento da Grande Muralha é de 21,196 km.

5. Mas, contrariando todas as lendas populares, a Grande Muralha da China não pode ser vista da Lua a olho nu.

IMG_8154

Foto de Ricardo Guedes.

6. A largura da Grande Muralha varia de 4,5 a 6 metros aproximadamente (dependendo do local). O ponto mais alto do muro tem cerca de 8 metros de altura. E seus degraus possuem várias alturas (para dificultar o acesso do inimigo) que variam entre 23 e 30 cm.

7. A muralha está distribuída em 15 províncias e regiões, incluindo Beijing, Tianjin, Hebei, Shanxi, Mongólia Interior, Liaoning, Jilin, Heilongjiang, Shandong, Henan, Shaanxi, Gansu, Qinghai.

8. Não se sabe exatamente qual o número de pessoas que perderam suas vidas durante a construção da muralha, mas ela é conhecida entre os chineses como o maior cemitério do mundo.

IMG_8157

Foto de Ricardo Guedes.

9. Cada ano, mais de 10 milhões de pessoas visitam algumas das áreas bem conservados da Grande Muralha, principalmente as seções que estão próximas a Beijing.

10. Durante a Revolução Cultural (1966-1976), muitos tijolos da Grande Muralha foram levados para serem usados na construção de casas, silos ou reservatórios.

Conhece mais algum fato interessante? Deixa registrado nos comentários…

Zái Jiàn!

Visite o China na minha vida no IG – @chinanaminhavida e no Facebook.

13 pensamentos sobre “10 curiosidades sobre a Muralha da China – Great Wall

  1. Ola christini, estou chegando na China em alguns dias, mas durante a viagem conheci uma chinesa que me recomendou conhecer gansu e ver a muralha de lá que é bem mais bonita. O que você poderia me recomendar?
    Obrigado,
    Alexandre.

    Curtir

    • Olá Alexandre,
      Obrigada pelo contato.
      Mas eu não conheço essa região, apesar de estar na minha lista de locais a ir nos próximos meses. O ponto mais famoso dessa região para o turismo, é Zhangye Danxia Landform. Montanhas de areia colorida…

      Se vc tiver tempo, só por isso vale ir visitar.
      Eu gosto da estação de Mutianyu, e tem post no blog sobre ela.
      Abraço.

      Curtir

  2. Pingback: Cidade Proibida – fatos que você não conhece | China na minha vida

  3. A china é um país muito complexo, a historia é linda … Um povo sem comparações, talvez nos ” o povo ocidental”, brasileiros … nunca chegaremos no nivel social desse povo !

    Curtir

    • Olá! Realmente um país complexo, com cultura ímpar. Mas não sei se dá para comparar culturas; viver aqui tem me mostrado várias coisas, entre elas as diferenças de cada povo, cada sociedade. O que é certo para nós, muitas vezes é o inaceitável para eles e vive versa…
      Abraço.

      Curtir

  4. Pingback: 10 curiosidades sobre a Muralha da China – Great Wall | Cosmopolitan Girl

  5. É realmente uma construção impressionante! A gente fica se sentindo meio insgnificante no meio daquilo tudo, não? E pensar na época em que a construção foi feita e o tipo de recursos e tecnologia existentes (ou melhor, não existentes…rsrsrs)… Uma experiência inesquecível!!!
    ET.: alguém aqui adorou as fotos! Bjks

    Curtir

  6. oi!
    bom dia por aqui! tempo querendo virar, e a temperatura que etá amena deve esfriar!
    achei muito interessante o uso do arroz na composição da argamassa!
    beijo grande para vc e familia! Muita Paz!

    Curtir

Deixe uma resposta