Cenas da China real/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

Zongzi e Xiangbao – Tradições do Dragon Boat Festival

Como muitos feriados o ‘Dragon Boat Festival’ (Festival do Barco do Dragão) –  端午节 Duānwǔ jié – tem origens surpreendentes. Segundo a lenda mais popular na China para esse feriado, ele celebra a morte do antigo poeta Qu Yuan, que se afogou em um rio depois de ser exilado pelo rei, pela sua oposição ao partido dominante na época, Qin.

Mas o fato é que essa lenda virou a razão principal para um feriado cheio de atividades bonitas e saborosas. Sendo o ponto culminante a corrida de barcos a remo, super coloridos e enfeitados com muitos Dragões (claro)

BoatRace545

Os barcos do dragão

Esses ‘barcos do dragão’, simbolizam a missão de resgate para recuperar o corpo afogado de Qu. Eles tem de 50-100 pés de comprimento com a proa em forma de dragão, o barco acomoda duas colunas de remadores.

Também existem os barcos com bumbos que são batidos por todo o trajeto. A lenda diz que quando tentaram resgatar o corpo de Qu Yuan eles faziam o barulho para afastar os peixes e não permitirem que eles atacassem o corpo do poeta.

Hoje em dia, são formadas equipes que apostam corridas em diversos lagos e raias pela China. Geralmente são 12 remadores.

Mas os detalhes de cada corrida e das festividades envolvidas mudam de região para região. O próprio Zongzi tem diversas versões e sabores em cada local.

Slide3
Dragão enfeitando um stand de venda de Zongzi no Carrefour.

A data é móvel, quinto dia do quinto mês lunar.

Supresa

Esse ano, na sexta feira antes do feriado, o Liu (nosso motorista) chegou com uma sacola e uma caixinha para mim. Na sacola vários Zongzi (pré cozidos) e na caixinha um sachê de seda, super cheiroso,  que achei lindo, mas só depois descobri o real uso do mesmo. Ele só me disse que era para eu usar no meu escritório.

Zongzi – 粽子

De acordo com a lenda, quando Qu Yuan caiu na água, os moradores remaram para salvá-lo, enquanto iam atirando bolas de arroz na água para distrair os peixes. Estes bolinhos ficaram conhecidos como zongzi. Tem o formato de pirâmides, feitos de arroz glutinoso e embrulhados em folhas de bambu. Hoje em dia esses bolinhos são vendidos em qualquer supermercado, lojas de conveniência e até em grandes redes de restaurantes e cafés internacionais como o Starbucks e Haggen-Daz.

Slide2
Enfeitando as ruas de Shanghai… foto do @laowaiwines

Liu me explicou que era para ferver a água e depois colocar os zongzi para cozinhar por 10 minutos. Escorrer, esperar esfriar e saborear…

Esses que ganhamos eram recheados de carne de porco. Eu não gosto muito da consistência desse arroz glutinado, é pegajoso, ´parece que tem cola. Mas o sabor em si não é ruim. Os pedaços que tinham a carne para comer junto, eram mais gostosos (rs).

Slide1
Embrulhados à vácuo, cozinhando, aberto e cortado ao meio mostrando o reheio.

Outra característica é que o arroz era escuro, lembrando o arroz integral. Ele nos explicou que os salgados vem com esse arroz e os doces são feitos com arroz branco. Para comer os doces, coloca açúcar ou mel por cima – mas esses nós não experimentamos dessa vez!

Os recheios podem ser tudo que você imaginar: porco, frango, peixe, ovo, cogumelos, verduras, feijão (esse geralmente é doce), amêndoas etc.

Xiangbao – 香包

Slide4

Esse é o nome correto do meu sachê. Que são usados ​​para afastar os maus espíritos (vai saber…). Eles contêm ervas aromáticas, e estão envoltos em seda bordada.

Por via das dúvidas, está devidamente pendurado ao lado da minha escrivaninha! =]

Slide5

Outras curiosidades

  • ‘Dragon Boat Racing’ – corrida dos barcos de dragão – é a atividade mais rápida desse tipo de esporte aquático no mundo, hoje.
  • Esse festival é celebrado na China há mais de 2.000 anos.
  • A competição do ‘Dragon Boat’ é realizada em mais de 50 países no mundo.
  • The Dragon Boat Federation International (IDBF) organiza as corridas e estabelece normas e regulamentos para o esporte.
  • A República Popular da China só reconheceu o ‘Dragon Boat Festival’ como um feriado tradicional e oficial em 2008.

Zài Jiàn.

Visite o China na minha vida no IG – @chinanaminhavida e no Facebook.

7 pensamentos sobre “Zongzi e Xiangbao – Tradições do Dragon Boat Festival

  1. Pingback: Dragon Boat Festival em resumo | China na minha vida

  2. Pingback: Tour gastronômico em Suzhou | China na minha vida

  3. Pingback: Dragon Boat Festival – a lenda de Qu Yuan | China na minha vida

  4. Pingback: 10 curiosidades sobre a Muralha da China – Great Wall | China na minha vida

  5. oi! bom dia por aqui!
    apesar do friooooooo, o sol já se mostra, num céu limpo e azul!
    curti o post, e achei interessante os barcos, os bolinhos que embrulhados, lembram a nossa pamonha. o patuá, como chamamos aqui, em si, já é uma bela peça de decoração! Com certeza , acredito, que afasta os maus fluidos!
    beijo grande para vc e familia!

    Curtir

Deixe uma resposta