Blog/China/Livros/viver na China

Livro – ‘China Made in Brasil’

Foi com muito prazer que recebi um exemplar do livro ‘China Made in Brasil’ através da Editora Babilônia. As autoras são Cristiane Costa  e Cibele Reschke de Borba.

O livro é no estilo ‘reportagem’ e mostra toda a história da China no Brasil. Desde a primeira imigração de chineses, 200 anos atrás, com a cultura do chá no Rio de Janeiro, até os dias de hoje. Como essa relação mudou, cresceu, se fortificou e hoje esses dois países emergentes possuem um futuro em comum.

Foto do livro "China Made in Brasil" - capa.

Foto do livro “China Made in Brasil” – capa.

Um dos pontos mais interessantes, que deixa bem claro o intuito de integração entre os países proposto pelas  autoras, é a edição bilingue. Lado a lado os textos em português e mandarim, enfeitam as páginas e vemos uma obra que atingirá um público imenso, cheio de curiosidade em relação ao outro país, tão presente na vida cotidiana de ambos: chineses e brasileiros.

A tradução foi de Ana Qiao Jianzhen e Yuan Aiping (minha querida amiga e eterna professora de mandarim, já que foi ela quem me proporcionou o primeiro contato com esse idioma).

Um livro lindo de se ver

O livro me encantou desde que vi a foto da capa no release que a editora me enviou. As cores, saindo do óbvio, quando se fala de China e a beleza da composição.

Quando recebi em mãos, fiquei apaixonada. Mesmo antes de ler, já percebi que era uma publicação especial. A qualidade das fotos e da impressão. Um livro grande de capa dura, de um bom gosto extremo. Muitas das informações colocadas em tabelas e gráficos de fácil entendimento e que nos dão uma visão clara das informações.

Uma linha do tempo (que adoro...) e fotos lindas de se ver. Foto feita do livro "China Made in Brasil"

Uma linha do tempo (que adoro…) e fotos lindas de se ver.
Foto do livro “China Made in Brasil”

Não sei vocês, mas eu tenho mania de livros. E adoro manuseá-los, sentir a textura das páginas, da capa, investigar os detalhes antes de começar a leitura. E sim, os livros muitas vezes me ganham pela apresentação.

Uma obra rica e prazerosa de se ler

Na hora que iniciei a leitura, foi mais uma grata surpresa. Com texto fácil de se ler e entender (em português, claro), repleto de dados interessantes que mostram fatos e números dos dois países e, para mim, o melhor: uma parte da história da China no Brasil que eu desconhecia. Fiquei encantada.

Quem não conhece o Jardim Botânico e a Vista Chinesa no Rio de janeiro (ao menos por fotos)? Mas quem sabe da relação histórica desses locais com a cultura chinesa? Eu não sabia. E como adoro saber da história, foi um dos pontos altos do livro para mim.

A vista Chinesa e sua história. Foto do livro "China Made in Brasil"

A vista Chinesa e sua história.
Foto do livro “China Made in Brasil”

Mas não para por aí. Vai mais além e mostra depoimentos e entrevistas com pessoas que têm ou tiveram influencia nos negócios e acordos entre China e Brasil nos últimos 40 anos de relações diplomáticas entre os dois países.

Fala sobre a cultura, as principais rotas de turismos e negócios, da culinária. Mostra a importância da China na economia brasileira e na minha opinião, uma das melhores partes do livro foi a entrevista com o economista Roberto Dumas Damas.

Ele consegue mostrar, de uma forma clara, como o Brasil precisa acordar e criar políticas de reciprocidade com a China, ao invés de somente criticar a saída de recursos naturais do país.  Gostei muito, pois é o que penso a respeito, mas não sou especialista. Aí você ver uma ‘teoria’ que você acredita ser uma das saídas, explicada e exemplificada por um super especialista, é muito bom!

Uma outra coisa que me deixou contente, foi ver o destaque para algumas das informações básicas do livro, que eu já havia escrito aqui no blog. Fiquei tão feliz…

Segue aqui, um trecho do release da editora:

“Carnaval e Jogos Olímpicos: “Negócios da China” e o que pode dar samba

China made in Brasil apresenta questões que estão na ordem do dia, como a importância dos produtos importados da China para o Carnaval do Rio de Janeiro; a experiência olímpica de Pequim em 2008 e o que o Rio pode aperfeiçoar para 2016; as consequências da superprodução dos clássicos “made in China”; os desafios da sustentabilidade gerados pelo crescimento exponencial do país; e o uso da internet pelos chineses. Entrevistas exclusivas com brasileiros e chineses que fizeram e fazem parte da aproximação entre os dois países também compõem o livro. Entre eles estão o advogado Reinaldo Ma, filho de chineses nascido no Brasil, que foi o segundo funcionário do Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC); o embaixador Clodoaldo Hugueney, que serviu pelo Itamaraty em Pequim; e o economista sinólogo Roberto Dumas Damas, que lança luz, além de outros temas, sobre a insuficiência de políticas governamentais brasileiras para o aproveitamento dos investimentos recebidos da China.

O livro é recomendado para o brasileiro que deseja conhecer a China e saber mais informações e curiosidades sobre essa civilização milenar e seus mistérios – além de poder exercitar o mandarim com texto correlato em português. Também é oportunidade para os chineses, cada vez mais presentes em território brasileiro, terem acesso ao histórico das relações entre as duas nações, tanto econômicas quanto artísticas, com projeto gráfico norteado por cores e padronagens gráficas orientais, explorando toda a beleza da arte chinesa. “A publicação deste livro abrirá uma janela para os amigos brasileiros que querem compreender a China, sua relação com o Brasil e vice-versa”, ressalta o embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang, no prefácio.

Personagens e fatos sobre os dois séculos de aproximação reunidos em China made in Brasil também são uma forma de homenagear homens e mulheres que cruzaram meio mundo para se estabelecer lá e cá, criando uma ponte entre dois países culturalmente riquíssimos e que compartilham da mesma missão: crescer, desenvolver-se, modernizar-se e empreender em áreas prósperas.”

Foto do livro "China Made in Brasil"

Foto do livro “China Made in Brasil”

Para quem quiser conhecer essa relação entre Brasil e China, partindo da imigração dos chineses ao Brasil, eu recomendo.

Um livro para ver, ler e sempre rever.

Promoção

E a Editora Babilônia ainda tem uma promoção para os leitores do blog:

  • Na compra de 2 exemplares, ou mais, direto com a Editora, o frete será gratuito para todo Brasil.
  • Na compra de 1 exemplar direto com a editora,  20% de desconto para todo Brasil.

É só acessar o website da Babilônia aqui.

Sorteio

E para quem deixar um comentário aqui no blog, também haverá…

  • Sorteio de 1 livro para leitores do ‘China na minha vida’ (com residência no Brasil).

Então pessoal, vamos lá aproveitar a leitura e as promoções! =]

As promoções e sorteio vão até dia 27 de junho, meia noite, horário do Brasil.

<

p style=”text-align:justify;”>Zái Jiàn!

51 pensamentos sobre “Livro – ‘China Made in Brasil’

  1. Pingback: Video sobre Shanghai e o livro ‘China made in Brasil’ foi sorteado para… | China na minha vida

  2. 46
    Como descendente de chineses, sou apaixonada pela cultura chinesa! Meus avós chegaram no Brasil em meados dos anos 50, no Rio de Janeiro depois de fugirem do governo de Mao Tsé-Tung. Uma história de família emocionante. Estou muito interessada no livro!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Pingback: Chineses, cachorros e um NÃO à generalização. | China na minha vida

  4. 43
    Realmente site é maravilhoso de uma riquesa imensa em comentários e detalhes sobre a China e região!
    Parabéns pelo excelente trabalho.
    Quero concorrer ao sorteio do livro. Estudo chinês a 5 anos e acredito que um livro dessa riquesa de informação vai ser muito útil.
    你的工作非常好谢谢你

    Curtido por 1 pessoa

  5. 42
    O livro somente pelo seu contexto é simplesmente maravilhoso e estou torcendo para ser contemplado !! Sucesso a todos os envolvidos neste lindo projeto !!

    Curtido por 1 pessoa

  6. Since a long time, China made my life, you know is too risky, but this is life, like an alchemy of signs, at our points of view; completing the repertories of interpretations possibilities and changes

    Curtido por 1 pessoa

    • 40
      Desde um longo tempo, a China fez minha vida, voces sabem é arriscado demais, mas essa é a vida, como um alquimia de signos, aos nossos pontos de vista; completando os repertorios de interpretações possiveis e mudanças!

      Curtido por 1 pessoa

  7. 39
    Este site cada vez mais mostra-se imprescindível para quem deseja adquirir uma informação de qualidade e direta. Muito Obrigado. E claro, espero ganhar o livro.

    Curtido por 1 pessoa

  8. 38
    LIVRO INTERESSANTE QUE, COM CERTEZA, IREI ADQUIRIR! MINHA PAIXÃO PELA CHINA É ALGO QUE NÃO TEM EXPLICAÇÃO: CULTURA, TRADIÇÃO, ARTES MARCIAIS, SABEDORIA, ETC….

    Curtido por 1 pessoa

  9. 37
    Olá,adoro seu blog e recebo novidades no meu email,estou morando na China e gostaria muito de ganhar esse livro :)) ja que estou indo ao Brasil daqui alguns dias ,gostaria de trazê-lo comigo…beijos e obrigada pelas dicas de sobrevivência na China haha

    Curtido por 1 pessoa

  10. Pingback: Zongzi e Xiangbao – Tradições do Dragon Boat Festival | China na minha vida

  11. 35
    Ola Christine, adoro o seu blog! Estou sempre acompanhado as novidades e curiosidades sobre a China.
    Quero participar do sorteio do livro tambem! Bjs

    Curtido por 1 pessoa

  12. 33
    Acompanho seu blog, maravilhoso, há muito tempo. Adorooooooo!!!!!!!! É claro que gostaria de ganhar esse livro. A sorte está lançada! bjs.

    Curtido por 1 pessoa

  13. 31
    Cheguei aqui através do site do William Yeh e achei o livro muito interessante (principalmente por ser bilingue, já que comecei a estudar mandarim). Espero ser sorteada!

    Curtido por 1 pessoa

  14. 29
    Olá, Christine, moro em Shanghai há um ano e descobri seu blog há pouco tempo. Estou adorando ler seus textos. Quero muito ganhar esse livro, que parece ser muito interessante. Espero também ter a oportunidade de conhecê-la pessoalmente em breve! Abraços e obrigada.

    Curtido por 1 pessoa

  15. 28
    Parabens pela iniciativa, sou filha de imigrantes chineses, meu pai chegou na decada de 50 e minha mae na decada de 60. fico feliz em saber a historia da imigraçao chinesa no Brasil. Quero muito ganhar e ler este livro

    Curtido por 1 pessoa

  16. 27
    Olá bom dia…..O livro me encantou desde que vi a foto da capa, um livro lindo de se ver, e sendo um amante das Artes Marciais Chinesas Kung Fu. A minha mensagem é ……….Se a vida exige muito de você, sinta-se feliz. Pois Deus só exige daqueles que têm a capacidade e a coragem de vencer. A vida mostra basta acreditar,não custa deixar um comentário quem sabe, se não tentar não saberás…

    Curtido por 1 pessoa

  17. 26
    Embora já acompanhe o blog desde sempre, após conhecer (um pouco) a China, meu interesse por tudo que envolve esse país só cresceu (e a vontade de voltar mais vezes, também…rsrsrsrs). Com certeza, vou ler esse livro! Se tiver a sorte de ganhá-lo, melhor ainda… beijokas

    Curtido por 1 pessoa

  18. 25
    Eu quero o livro!!!
    Tenho muita vontade de ir a China aprofundar os conhecimentos em MTC!!!
    Preciso antes me aprofundar na cultura e história desse lugar gigante!
    Um abraço e obrigada!!!
    Eliana

    Curtido por 1 pessoa

  19. 24
    Adorei! Eu queeeeeeero! Meu marido e’ descendente de chineses e estou aprendendo com ele muito sobre a cultura chinesa e o mandarim! Achei genial a ideia de fazer um livro sobre as duas culturas e nos dois idiomas.

    Curtido por 1 pessoa

  20. 23
    Também quero. Como pioneiro do ensino do Taijiquan estilo Chen tradicional no Brasil, e um dos divulgadores oficiais desta arte,e professor de historia do Taijiquan, sinto-me em relação direta com o assunto. Gostaria muito de ler.

    Curtido por 1 pessoa

  21. 21
    Obra muito importante. A história dos chineses no Brasil ainda é muito pouco conhecida. Sou jornalista e escritor especializado em cultura chinesa e a 20 anos divulgo aqui essa cultura milenar, sua filosofia e técnicas. Parabéns pelo seu trabalho.

    Curtido por 1 pessoa

  22. 19
    Parabéns às autoras Cristiane e Cibele. Aprendi a amar a misteriosa China ainda na puberdade, quando li “As Aventuras de Marco Polo”. De lá para cá (estou na 3ª idade), meu interesse só foi crescendo e hoje estudo Mandarim e pratico Acupuntura.

    Curtido por 1 pessoa

  23. 17
    Adoro o blog China na minha vida! Sigo tudo a respeito, blog, facebook, Instagram enfim tudo. E curto muito todas as postagens, opino e contribuo com o que posso! Morei na China por 4 anos e meio e posso dizer que minha vida se resume à antes da China e depois da China. Foi uma experiência marcante, inesquecível e única. Recomendo a todas as pessoas uma visita à China que seja porque é um país que encanta e onde somos bem tratados e aprendemos muitas lições, como respeito, além de ser uma cultura milenar. Enfim sempre temos o que aprender! Sucesso ao blog, a Christine e que venha o livro novo! Beijos da sua fã! Luciana.

    Curtido por 1 pessoa

  24. 13
    É uma ótima oportunidade pra conhecer a fusão da história brasileira e chinesa, deve ser uma delícia essa leitura! Eu quero!

    Curtido por 1 pessoa

  25. 11
    Morei na China-Chengdu em 2003 e 2004, depois novamente em Shanghai em 2011, por causa dessas duas experiência China nunca mais saiu de nossas vidas. Temos um carinho muito grande por esse povo que nos acolheu tão bem e muitas saudades dos tempos vividos nesse país tão especial. Tenho certeza que esse livro trás coisas lindas e momentos únicos à todos que tiveram a oportunidade de conhecer a China e aumentará a curiosidade de quem deseja conhecer esse lindo país. Beijos e muito sucesso à Cristiane Costa e Cibele Reschke de Borba.

    Curtido por 1 pessoa

  26. 10
    Obrigada, meninas, por compartilhar seus conhecimentos, suas vivências e suas emoções. Só pessoas de grande sensibilidade e sabedoria para perceber a beleza da vida.

    Curtido por 1 pessoa

  27. 9
    Oi Christine!
    China…encantadora, inesquecível!!!!
    Obrigada por compartilhar com tanta emoção este momento.
    Idéia fantástica de criar um livro como este…mais uma forma de eternizar esta história entre dois mundos!
    Faz retornar lindas lembranças….quero muito ler também!
    Grande abraço e sucesso à todos envolvidos no projeto.

    Curtido por 1 pessoa

  28. 8
    Não costumo dar sorte nesses tipos de sorteio, mas estou tentando assim mesmo. Também não sou de deixar comentários, contudo adoro ler e ver que tem crescido o número de pessoas que se interessam e divulgam a “cultura” (no sentindo amplo/antropológico da palavra) chinesa.

    Curtido por 1 pessoa

  29. 6
    este livro com toda certeza vai ajudar um pouco os que nao vivem na china como eu e vc.A China e’ muito rica culturalmente, muito curiosa e bonita. Parabens os autores , desejo muito sucesso para voces e com certeza o livro sera um grande sucesso nao so na China mas no brasil tambem

    Curtido por 1 pessoa

  30. 5
    Fiquei mto interessada no livro….já estou pesquisando para compra lo…mas quem sabe serei eu a sorteada…vou aguardar…mha relação com a China se deu pelo fato de eu casar com um chinês e morarmos no Brasil…sou apaixonada pela cultura desse povo. ..a cada visita me surpreendo. ..qro mtoooo o livro…

    Curtido por 1 pessoa

  31. 1
    oi!
    bom dia por aqui , com muita chuva e frio!
    fiquei muito curioso a respeito do livro e nem, imaginava que os imigrantes chineses, teriam vindo de inicio para o Rio de Janeiro!
    desde já sucesso para as autoras!………………beijo grande para vc e familia!

    Curtido por 1 pessoa

Os comentários estão desativados.