Blog/brasileiras pelo mundo/Cenas da China real/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

Coisas que só na China mesmo…

Sempre acreditei que brasileiro fosse o povo mais supersticioso que existe… até mudar para a China!

Gente… vocês não tem noção de quanta coisa, quanta crença e hábitos incorporados no dia a dia deles estão intimamente ligados a superstição, seja ela de que tipo for.

Separei algumas que me chamaram muito a atenção:

  • Flores brancas e amarelas (especialmente crisântemos): são usadas em funerais. E aquelas nossas tradicionais coroas de flores, para funerais, onde predomina o tom de vermelho, aqui são usadas em inaugurações, para dar boa sorte. Inclusive tem as faixas com letras douradas! Quase caí para trás à primeira vez que, andando pela rua, dei de cara com uma dezena de coroas de flores colocadas na entrada de uma loja. Será que eles fazem os velórios nos locais de trabalho das pessoas? Me perguntei.

Uma das primeeiras vez que me deparei com as 'coroas' no meio da rua!

  • Os sons de morte e quatro são semelhantes, e por isso que alguns edifícios não possuem o quarto andar. Os celulares com que contém número quatro são mais baratos também! Como não sou chinesa, comprei um desses!
  • Coma sempre a mesma quantidade de pés de galinha ou sua mão vai tremer quando você escrever e os caracteres ficarão ilegíveis. (qualquer mínima alteração no desenho dos caracteres pode mudar completamente o significado dele, um traço torto descaracteriza completamente).

Pés de galinha, que aqui vende mais que asinha...hehehe

  • Morder a sua língua quando falar, significa que terá carne no jantar dessa noite. (esse acho que vem da época da grande fome, onde ter carne na refeição era para poucos).
  • Em chinês, Peixe e Abundância têm o mesmo som, por isso o primeiro se tornou símbolo da segunda.
  • O morcego é um símbolo de felicidade, já que seu nome, ‘Bianfu’, é homófono do termo ‘De Cáifù’ que significa riqueza. Nesse caso o som do ‘fu’ no final das palavras.
  • Vermelho – usado sempre que possível, pois além de estar relacionado com a prosperidade e fortuna, dizem que os ‘fantasmas’ não suportam olhar para essa cor, já que é a mesma do sangue, que significa vida. Interessante essa visão.
  • Moedas Chinesas – a forma delas, redonda por fora e com um quadrado no centro, representa a força da união entre o céu e a terra. Geralmente são usadas atadas por uma fita vermelha, atraindo a boa sorte e fortuna. Quando se coloca cinco moedas é para atrair fortuna e seis moedas para proteção dos ‘maus espíritos’.

E aí vem as recomendações para os que chegam por aqui:

  • Nunca dê de presente relógios de parede ou de mesa. Em chinês, “oferecer um relógio”, mesmo que seja um daqueles de design arrojado que custa milhões de remembies, significa “assistir um parente moribundo”. O de pulso pode (se for de marca famosa então…).
  • Não embrulhe um presente com papel branco, pois representa a morte (já escrevi sobre isso acima). Use, para não errar, o dourado ou vermelho, que representam prosperidade, alegria, sorte.
  • E ainda no tema ‘presente’, é uma gafe sem tamanho, uma ofensa, presentear um homem com um chapéu ou boné verde, isso significa ‘marido traído’ ou no nosso bom português ‘corno’. Ai chega o brasileiro aqui com um boné da seleção brasileira, verde é claro. A sorte que fomos avisados antes de entregar o dito presente. Teríamos perdido o ‘guanxi’ com o chinês pelo resto da existência! Resumindo um pouco, as cores na China têm um código, um simbolismo, muito complicado e mais vale optar sempre pelo vermelho e dourado, que não há como errar. O amarelo também é uma cor ‘neutra’ para esse tipo de coisa.

Vermelho e dourado. Sempre a opção correta!... e segura com o chinês.

  • Os números são outra ‘saia justa’: nunca se devem dar flores em número par, nem presentes em número de quatro (por exemplo, uma coleção de livros. Se forem quatro volumes é melhor escolher outra saga…). O ideograma que representa a palavra quatro (“sí”) é igual ao que representa a palavra morte (já citei sobre isso também, então percebam que é sério!).
  • Já o número 8, entra na mesma categoria das cores (vermelho e dourado), te salva de qualquer equivoco! O 8 representa prosperidade e é o símbolo de infinito quando colocado na horizontal. Os números múltiplos de cinco também são recomendados.

E são só essas? Claro que não… é uma lista tão extensa como o número de caracteres que existem! E aí que entra o lado interessante desse povo: oficialmente não possuem religião, não acreditam em nada. Mas na prática é outra história completamente diferente: morrem de medo de azar, de espíritos, dos mortos, dos monstros que a história antiga criou e a tradição cultural fez o favor de disseminar de geração a geração até os dias atuais.

Só para vocês terem uma idéia de como a coisa é complicada, uma conhecida brasileira que engravidou e terá o bebê no inicio de 2015, final do ano do cavalo, disse que não estava encontrando local para fazer seu pré-natal. Sabem porquê? Porque eles acreditam que nascer no ano da ovelha, ou cabra, não é propício, auspicioso. E mais ainda se for mulher. Então foi uma corrida contra o relógio (e a natureza acredito) para se engravidar a tempo de fazer o parto antes do dia 18 de fevereiro, quando termina o ano do cavalo!

Durmam com esse barulho! Rs

Zái Jiàn!

Este texto foi publicado originalmente no blog Brasileiras pelo mundo.

14 pensamentos sobre “Coisas que só na China mesmo…

  1. Adorei descobrir seu Blog Christine! Estamos viajando o mundo e passaremos 3 meses na China provavelmente.. Sou acupunturista e quero fazer estágios e cursos! Vou pegar as dicas nos seus posts! Um abraço!

    Curtir

  2. Pingback: Superstições chinesas – animais. | China na minha vida

  3. Pingback: Coisas que só na China mesmo… | Cosmopolitan Girl

  4. Hahaha…
    Estou ferrada…nunca ia escrever direito por conta de comer os pés de galinhas….
    E tb nasci no ano da cabra….hahaha, nd auspicioso p o sexo feminino.
    Bjs

    Curtir

Deixe uma resposta