viver na China

China – De volta para casa…

De volta para casa, como sempre cheia de sentimentos confusos. Feliz por um lado. Triste por outro. Mas é sempre assim. Fica um vazio em qualquer situação, na vida de quem vive fora do país…

Pior ainda é chegar aqui com o fuso trocado, temperatura em 10°C, chovendo e tudo cinza… Isso entristece qualquer um. Até eu que adoro a China e tento ver o lado bom de tudo nessa vida. (rs)

E, como qualquer pessoa normal, minha cabeça se enche de perguntas: o que faço aqui? Até quando? Será que vale a pena? Porque por mais que vivamos bem num outro país, seja ele qual for, o peso de sair de ‘casa’, de perto dos amigos e da família, sempre é muito grande.

E para mim essa soma de sentimentos resulta em alguns dias que chamo de “bad China’s day”. Sinceramente acho que não há quem viva aqui, que não passe por eles (com maior ou menor frequência e intensidade, claro… isso depende de cada um).

DeathtoStock_SlowDown10Bom, mas no meio desses sentimentos dúbios, dessas perguntas todas, das ponderações que tentam responder essas e outras questões, no auge do meu ‘jetlag’, 24 horas depois da chegada, eis que recebo um email de uma família que estava indo embora e me enviou essa mensagem já do aeroporto:

Christine…

Na verdade Chris para os amigos… e como não tornar-se amigo de uma pessoa tão doce e carinhosa quanto vc !!!

Agradeço em nome de minha família toda a atenção que nos dedicou durante estes rápidos mais intensos 7 meses.

Quando cheguei na China sozinho sem saber nem por onde começar, confesso francamente que pensei em desistir e voltar para o Brasil. Me perguntava ” Meu Deus o que estou fazendo aqui ??”

Que povo estranho… não falam inglês .. que comida é essa …

Mais após te conhecer, comecei a entender um pouco da China e comecei a abrir meus pensamentos e aceitar que eu estava na “casa” deles e essa é a cultura e os princípios desse povo…

Povo que aprendemos a amar… apesar das diferenças e de todas as dificuldades que passamos… a China nunca mais sairá de nossas vidas..

Impossível descrever em palavras e mostrar em imagens .. o que sentimos e o que vimos aqui…

Temos muito a te agradecer por ter nos mostrado um pouquinho do que é viver na China e de como é possível ser feliz e se adaptar mesmo em um lugar tão diferente. Tenho que te dizer obrigado por ter me incentivado e mostrado o caminho… não temos como te agradecer por isso !!

Parabéns pelo trabalho que você faz !! É muito bonito ver o amor que vc tem por este país e por esta cultura… mais sem perder suas raízes brasileiras. Vc mostrou e  nos proporcionou um pouquinho do carinho brasileiro mesmo  tão longe de casa….

Mais uma vez obrigado pela atenção e cuidado com minha família nestes últimos meses…

Um grande abraço …

Não preciso dizer para vocês que chorei, me emocionei e de repente tudo ficou mais fácil.

Geralmente, não gosto de colocar esses tipos de mensagens que recebo, acho um pouco de auto promoção. Nunca gostei muito disso, mesmo na época em que estava no Brasil e no meu emprego esse tipo de coisa era questão de sobrevivência!rs

Mas hoje eu resolvi publicar, porque o bem que me fez, as respostas que me trouxe à tantas perguntas, o sentimento de que nunca estaremos em um lugar ou em uma situação por acaso, passa a ser certeza.

Na realidade a empresa que trouxe essa família para a China, me contratou para auxiliá-los no processo de adaptação, ‘relocation’ como chamam por aqui. Só que após contrato cumprido, as coisas vão por caminhos que nem sempre controlamos e nem tudo se resume a dinheiro, ao menos para mim.

IMG_3285

O ‘seja bem vindo’ no aeroporto de Shanghai.

No final, dinheiro nenhum no mundo pode pagar carinho, consideração, amizade e reconhecimento pelo seu trabalho (apesar de precisarmos dele para viver…rs, deixemos claro).

Desculpem esse post meio narcisista (rs), mas na realidade mesmo o que quero é expressar minha GRATIDÃO à vida, às oportunidades, aos amigos, leitores e pessoas que cruzaram o meu caminho graças a “China na minha vida”.

E se você está lendo isso, sinta-se parte desse grupo. Só posso lhe dizer: Obrigada!

Como sempre escrevo, entre perdas e ganhos, altos e baixos, alegrias e tristezas, o que a China me deu até hoje, compensa todo o esforço e as aventuras vividas nesse país!

E vamos em frente, para mais um ano de muito trabalho!

A saudades do Brasil é grande, mas hoje a China é minha casa.

Até quando? Não sei. Mas enquanto for, será o lugar onde serei feliz!

Zài Jiàn!

1907885_812194328803183_6949196969453676012_n

 

5 pensamentos sobre “China – De volta para casa…

  1. Oieeeee outra vez por hj!!!
    Muito gratificante ler isso não só para vc,os q lhe querem bem tb ficaram muito felizes em ver q seu sonho em desbravar esse País não foram em vão.
    Isso dá animo de continuar e fazer sempre melhor, longe do seu aconchego brasileiro.
    Parabéns e amei a foto!!!
    Beijos

    Curtido por 1 pessoa

  2. Querida Chris, de uma passadinha em Shenzhen para se aquecer. A temperatura aqui e otima, o povo fantastico, uma versao China light de Shanghai. Estou te esperando ja faz mais de ano…. Saudades.

    Curtir

  3. oi!
    bom dia por aqui! Muito quente ainda e úmido, sol escondido!
    Merecida a mensagem!……………….beijo grande para vc e familia!

    Curtir

Deixe uma resposta