viver na China

Costumes do Ano Novo Chinês

Como no ano novo ocidental, onde muitas pessoas praticam alguns rituais para receber o novo ano ou tem certos costumes (como limpar a casa toda, usar roupa branca etc), aqui na China também há coisas que são mandatórias para o ano novo chinês. Destaquei algumas para vocês, e se alguém quiser dar mais uma chance para 2015, aproveite o fim do carnaval e recebam o novo ano lunar como tem que ser. Afinal, no Brasil temos o costume de dizer que o ano começa depois do carnaval, não é?

E esse ano será exatamente assim: quarta feira de cinzas (18 de fevereiro) é o último dia do ano do cavalo!

images

Limpeza

É necessário limpar e arrumar toda a casa antes do dia 19 de fevereiro, primeiro dia do ano da cabra, quando começam as celebrações do ano novo chinês, já que nesse dia é  proibido:

  • varrer a casa (para não varrer o dinheiro para fora)
  • lavar cabelo ou roupas (para não ‘lavar’ a boa sorte)
  • acabar com o pote de arroz (já que o pote vazio simbolizará pobreza).

Roupas

Usar roupas novas para atrair sorte para todos e de preferência algo vermelho. É muito comum usarem roupas de baixo de vermelhas (e nada tem a ver com paixão… o negócio é boa sorte e prosperidade mesmo!).

Envelopes vermelhos

Tradicionalmente, os envelopes vermelhos ‘hongbao’ (红包); são dados durante as celebrações de Ano Novo chinês, pelos mais velhos para crianças, adolescentes e também jovens adultos solteiros.

Nesses envelopes costuma-se colocar dinheiro, que varia de acordo com a idade do presenteado. Apesar de nunca ter ouvido isso antes, encontrei num site sobre tradições do ano novo chinês, que o valor dentro do envelope deve ser de número pare, já que os números ímpares são associados com dinheiro dado durante os funerais (帛 金: Baijin).

O número 8 é considerado de sorte, já que o som da palavra oito – ba, é semelhante ao da palavra riqueza.  O número seis (Liu) também é muito bom, pois o som é parecido com o da palavra ‘suave’, no sentido de ter um ano bom. O número quatro é o que ninguém quer, porque a sua homófona é “morte”. Números pares e ímpares são determinados pelo primeiro dígito, em vez de o último. Também é muito comum darem para as crianças moedas de chocolate douradas dentro do hongbao.

Quando se recebe um hongbao, deve-se desejar um feliz ano novo e um ano de felicidade, saúde e boa sorte antes de aceitar o envelope.

feb-11.wallpaper.thmb_

Presentes

Além de envelopes vermelhos, que normalmente são dadas para os mais jovens, pequenos presentes (geralmente de alimentos típicos, frutas ou doces) também são trocados entre amigos e parentes durante o ano novo chinês.

Fogos de artifício

Hastes de bambu cheias de pólvora que foram queimados para criar pequenas explosões são usados desde a China antiga para afastar os maus espíritos. E as queimas de fogos são até hoje a marca registrada da entrada do Ano Novo Chinês.

O uso de fogos de artifício, embora uma parte tradicional da celebração, tem recebido uma atenção grande do governo em relação ao controle e até proibição de alguns artefatos devido aos inúmeros acidentes que já ocorreram nessa época do ano em especial.

Mas mesmo assim, ainda é difícil de acabar com esse costume tão arraigado na cultura popular chinesa. E só posso dizer uma coisa: a quantidade e o barulho é de colocar qualquer um doido. As queimas começam alguns dias antes do novo ano e durante os 15 dias prosseguem com mais ou menos intensidade, dependendo da comemoração do dia!

Retrato de família

Fazer a foto da família é uma cerimônia importante nessa época. Sempre com o membro mais velho da família no centro do grupo.

Se quiser saber um pouco mais sobre a celebração do Ano Novo Chinês, dá uma olhada nesses links de artigos mais antigos:

Ano Novo Chinês

Buda e os signos do zodíaco chinês

Os 15 dias de celebração

E que todos tenham nesse novo ano lunar abundância de dinheiro (Gong Xi Fa Cai), boa saúde (Sheng Ti Jian Kan) e muitas realizações pessoais (Xin Xian Shi Cheng)!

Zài Jiàn!

16 pensamentos sobre “Costumes do Ano Novo Chinês

  1. Pingback: Ano Novo chinês 2023 | China na minha vida

  2. Pingback: Tigre – o signo chinês de 2022 | China na minha vida

  3. Pingback: Ano Novo Chinês – o que você precisa saber | China na minha vida

  4. A parte do envelope vermelho é mentiraaa… Eu ganhei uma garrafa de Dolly dois litros… 😦
    Ou é a crise ne?! Vai saber… #Chatiada…

    Curtir

  5. Pingback: Como festejar o Ano Novo? – Japão | meter a colher no dorama alheio

  6. Oieeee
    Os rituais tem algumas coisas parecidas…
    Qto aos cuidados com casa etc…é como o nosso, mas aqui o povo prefere o amarelo do q o vermelho nas roupas intimas…rsrsrs
    Feliz Ano Novo Chinês!!!
    Beijos,
    PS: O meu ano, q não soou tao bem assim para os nascidos nele.

    Curtir

  7. O Ano novo sempre traz desafios e felicidades. Nem tudo é sempre perfeito,nem tudo é só ruim.Precisamos de serenidade para enfrentar e prosseguir. Que Deus nos dê esta serenidade e sabedoria,assim, felicidades!

    Tenho algumas perguntas, o que os chineses gostam de fazer no tempo livre em família ? Gostam de “churrasco” rs…como no Brasil? Bjs,muito legal seus posts.

    Curtir

    • Oi Arlete! Obrigada!
      Olha os chineses gostam muito de comer, mas churrasco aqui não existe…rs Eles visitam muitos parques, saem com a família e vão a restaurantes. Gostam de visitar pontos turísticos também. Abraço.

      Curtir

  8. ….que o novo ano seja de muita prosperidade, saúde, de grandes feitos, para vc e familia! quem sabe é o ano do primeiro livro se concretizar! beijo grande para vc e familia!

    Curtir

Deixe uma resposta