Blog/Cenas da China real/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/Viagens/viver na China

A lição do Bambu Chinês.

Desde sempre ouvi provérbios chineses que nos dizem que temos que ser flexíveis como o bambu para alcançarmos nossas metas e objetivos de vida. Depois que comecei a publicar alguns deles na página do Facebook, acho que frases sobre o bambu, com diferentes versões já foram publicadas várias vezes. E sempre é um sucesso… As pessoas se identificam.

E dentre as tantas versões que já li, uma em especial sempre chamou minha atenção:

proverbios-e-imagens-4-638

Mas você já presenciou o quanto esse provérbio é verdadeiro, real, ao pé da letra, podemos dizer?

Procurei um pouco na net e encontrei essa história sobre o plantio e crescimento do bambu:

‘Depois de plantada a semente do bambu chinês, não se vê nada por aproximadamente 5 anos – exceto um diminuto broto. Todo o crescimento é subterrâneo; uma complexa estrutura de raiz, que se estende vertical e horizontalmente pela terra, está sendo construída. Então, ao final do 5º ano, o bambu chinês cresce até atingir a altura de 25 metros.

Muitas coisas na vida pessoal e profissional são iguais ao bambu chinês. Você trabalha, investe tempo, esforço, faz tudo o que pode para nutrir seu crescimento e, às vezes, não vê nada por semanas, meses ou anos. Mas, se tiver paciência para continuar trabalhando, persistindo e nutrindo, o seu 5º ano chegará; com ele virão mudanças que você jamais esperava.

Lembre-se que é preciso muita ousadia para chegar às alturas e, ao mesmo tempo, muita profundidade para agarrar-se ao chão.’ (texto tirado da internet, desconheço o autor).

Mas porque toda essa reflexão?

Porque quando imagino um bambu, sempre me vem à cabeça a planta verde, alta, que balança com o vento sim, que é flexível, mas sempre altiva. E depois de ler esse texto percebo que é determinada também.

Nesse final de semana, fizemos uma viagem para a Huang Shan (Yellow Mountain ou Montanha Amarela) e sob um frio de -8°C, neve e muito gelo, me deparei com esses bambus…

bambuhuangshan

Na hora, o que me veio na cabeça foi o tal provérbio que citei no início. Mas mais que isso, me veio a sensação de entendimento, de uma coisa que sabemos mas nunca ‘realizamos’ o quanto pode ser profunda, simples e verdadeira ao mesmo tempo. Afinal provérbios são sempre provérbios, não é mesmo?

Os bambus para suportar o inverno, o peso do gelo e as temperaturas baixíssimas, se curvam, como eu nunca tinha visto antes… Mas a medida que a neve para, o gelo vai derretendo e o sol começa a brilhar, ele vai se erguendo, dia a dia, minuto a minuto. Sem nunca se quebrar… talvez algumas lascas, uns arranhões por todo o sofrimento e experiência vivida. Mas retorna, sempre.

E a primavera, traz o sol e a vitalidade e novamente ele ficará viçoso, verde e se erguerá.

Com certeza, os ventos do outono ou as chuvas do verão, vão testar sua resistência também. Mas o gelo e a rigidez do inverno o fazem cada vez mais forte.

Tem um outro artigo aqui que fala dos ‘três amigos do inverno’, e o bambu também é retratado nele.

Um outro artigo interessante que li nessa busca, foi de uma chinesa, Ping Fu, que viveu as dificuldades da Revolução Cultural, mas conseguiu se levantar. E ela usa esses exemplos citados aqui para explicar suas atitudes frente a vida e as dificuldades que passou e mesmo assim conseguiu se reerguer, e que se transformou num livro chamado ‘A Teoria do Bambú’, que vou procurar para ler em breve!

E a vida não é assim?

Quantas vezes já não tivemos que nos dobrar, até onde nunca imaginamos conseguir, para manter a dignidade, nossa vida seguir em frente e aprendermos a levantar? Quantas vezes a flexibilidade e a resiliência nos mostraram os caminhos?

Em alguns dias vou escrever sobre nossa viagem e as belezas todas que vimos nesse local maravilhoso. Mas a imagem do bambu curvado, o mesmo que estava altivo há semanas atrás, com certeza foi o que me marcou.

Sejamos como o bambu na vida, nas relações profissionais, nos relacionamentos com parceiro e amigos, com a família. Mais que fortes, flexíveis…

Muitas vezes é dessa forma que podemos fazer a diferença. A flexibilidade nos mostra outros ângulos, nos dá outras dimensões. A rigidez nos bloqueia a visão, não permite o movimento leve e natural, nos faz desistir muitas vezes…

O que podemos aprender com o bambu?

Pensem nisso…

Zái Jiàn!

35 pensamentos sobre “A lição do Bambu Chinês.

  1. Pingback: Art Exhibition Going To Start This Week – Coimpepo

  2. Pingback: Ser, estar e pertencer | China na minha vida

  3. Pingback: China na minha vida – 10 anos de blog | China na minha vida

  4. Pingback: Outra lição do bambu chinês | China na minha vida

  5. Olá Christine Marote! Esta é primeira vez que leio sua postagem… Amei o post do Bambu… Quanta sensibilidade você traz em sua palavras, perfeito…Enquanto lia e observava as imagens do bambu curvado aguardando o final do inverno, aprendi que devemos ter atitude de esperançar…construir, nunca desistir, correr atrás… pois relacionei a trajetória da minha vida com a lição do bambu… Impactante esta mensagem, me ajudou a enxergar que precisamos ser mais flexíveis e tolerantes com as pessoas que fazem parte do nosso convívio diariamente, seja na família ou no ambiente de trabalho… compreendi que a dedicação agregado à disciplina no tempo da formação da raiz é muito importante para o sucesso e a vitória vindouros…
    Portanto, quando eu desanimar com as adversidades e os obstáculos que a vida apresentar, (que são constantes), lembrarei da imagem do bambu curvado na neve… E isso com certeza me dará forças para perseverar na caminhada…Um grande abraço… Gedalva Ps: Não sei se conhece, mas caso não conheça recomendo que você leia a “parábola dos feijões” outro grande ensinamento pra mim…

    Curtir

    • olá Gedalva,
      Obrigada pelo comentário. Fico muito feliz em poder levar alguma palavra de conforto e estimulo aos meus leitores. Essa reflexão que fiz sobre o bambu, foi tão marcante para mim, que a palestra que faço hoje em dia, sobre a questa6o de se reinventar, foi inspirada nele.
      Como buscar a sua Harmonia interior.
      Vou buscar a parábola que indicou e ler. Sempre bom para todos nós encontrar textos que nos façam refletir para seguirmos nossa jornada.
      Muita gratidão!
      Christine

      Curtir

  6. Pingback: Como ter resiliência e lidar melhor com os problemas – Viva Feliz Agora

  7. MAGNIFICA ESSA METAFORA DO BAMBU COMO NOS SOMOS SUPERFICIAS E N QUEREMOS ESPERAR O TEMPO PARA QUE DEUS NOS DE UM CRESCIMENTO MAJESTOSO E IMPONENTE.,QTO TEMPO ?
    DEVEMOS ESPERAR PELAS PROMESSAS DE DEUS NAS NOSSAS VIDAS? É PRECISO ENTERDER QUE O DEUS DO IMPOSSIVEL FARA MILAGRES ACONTECER QDO SILENCIARMOS O NOSSO MAL TESTEMUNHO E PLANTARMOS A ESSENCIA DO AMOR PRATICO NAS NOSSAS VIDAS.

    Curtir

  8. Pingback: Você conhece o poder da flexibilidade? - Rosane Sampaio

  9. Pingback: Para Poder Viver (Yeonmi Park) | Blablabla Aleatório

  10. Pingback: Livro – A Teoria do Bambu | China na minha vida

  11. Linda essa metáfora do bambu! Parabéns pelo texto e fotos que muito me edificaram!
    O texto que vc cita, não sabendo de quem é a autoria, é de Stephen Covey, autor da
    brilhante obra “Os sete hábitos das famílias altamente eficazes”.

    Curtir

  12. Republicou isso em China na minha vidae comentado:

    Desde que escrevi esse artigo, há um ano e meio, ele é o mais visitado semana a semana. Deixou para trás até as postagens sobre o Taobao! =]

    Então, para comemorar os 6 anos do blog, nada mais justo do que começar a seleção de repostagens com a ‘Lição do Bambú Chinês’.
    Afinal de contas, também aprendi muito observando e trazendo essa analogia para minha vida na China.

    Se você já leu, releia. Se não leu, recomendo.
    E vamos pensar juntos o quanto a flexibilidade é necessária na nossa vida!

    Zái Jián!

    Curtir

  13. Pingback: Uma eterna aprendiz: patinando – Marília não pode parar!

  14. Pingback: O uso do bambu na China. | China na minha vida

  15. BOM DIA! agradeço antecipadamente .
    voce saberia indicar-me algum guia em Pequim que fale portugues? resolvi ficar em Pequim 30 diAS e quando chegou a hora de viajar deu-me um frio na barriga…ou seja estou com medo de ter feito uma programaçao audaciosa para mim .
    viajarei dia 27 de fevereiro.

    Curtir

  16. Oieeeeeee
    Só hj estou voltando…quase um mês sem visualizar nd e as poucas vzs q baixei algo aqui foi o indispensável, nunca dava tempo de ver todas as msgs e darom carinho a elas a atenção necessária, portanto 356 msgs para lidas…rsrsrs
    Amei ver os bambus arqueados no inverno desta sua viagem e gostei de saber q os mesmo se mantem com toda sua altivez nas próximas estação, viva a natureza!!!
    Sobre o bambu, não sabia da paciência q tem q se ter para vê-lo se erguer e realmente
    o provérbio sobre ele diz tudo.
    Por toda minha vida só tinha visto a beleza deles erguidos em estradas etc…e para uso doméstico secos nos quintais, tive alguns deles nessa função….rsrsrs
    Bjs

    Curtir

  17. Lindo o post! desde que te acompanho, acho que vc faz exatamente isso, flexivel e altiva, como êle!
    me emociona a tua caminhada! e o livro???????????????????????
    beijo grande para vc e familia!

    Curtir

Deixe uma resposta