Blog/Cenas da China real/China/Curiosidades/Viagens/viver na China

Visitar a China: qual a melhor época?

Cada vez mais a China tem se tornado um destino escolhido pelos turistas do mundo e, tenho visto muitos brasileiros interessados em atravessar o mundo para conferir de perto as belezas desse país.

Mas o que muita gente esquece é de se planejar. Não só de acordo com as suas possibilidades, mas também em relação ao calendário chinês de feriados e estações do ano.

Foto de Tati Sato.

Foto de Tati Sato.

Estações do Ano

Sei que tem quem ame viajar no inverno e quem prefira fazer no verão. Mas na China, o pico das duas estações são extremamente desconfortáveis. No frio as temperaturas vão abaixo de zero nos principais pontos turísticos. E no verão, chegam aos 40°C ou 45°C com sensação térmica de 51°C como tivémos em 2013.

Sim, no Brasil a coisa também está por aí, eu sei. Mas se você mora aí, não tem outra opção do que conviver com essas temperaturas absurdas. Agora escolher fazer uma viagem numa época que andar na rua é um suplício? E ainda mais uma viagem que não é barata e 90% do que se tem que admirar está a céu aberto? Eu não faço essa opção, pois não suporto calor (rs).

Bom, resumindo, os melhores meses para viajar para a China, no meu ponto de vista, são abril e maio (primavera aqui) e de meados de setembro a meados de novembro (outono). As temperaturas são super agradáveis, precisa de um agasalho leve em alguns casos, mas você conseguirá aproveitar as caminhadas e ter mais disposição para as aventuras chinesas.

Decidido isso, há uma outra coisa muito importante para checar, que pode impactar a sua viagem: feriados chineses.

Os grandes feriados chineses

Já escrevi aqui diversas vezes, que viajar pela China nos feriados chineses é quase um ato heróico. Porque os chineses também viajam e aí a concorrência é gigantesca: você tem que disputar lugar para sentar, para viajar, comprar ingressos, ver as atrações… enfim, é muita gente e muitas vezes acabamos nos aborrendo ou não aproveitando como queríamos, simplesmente porque foi impossível se aproximar do balcão que dá vista para os Guerreiros de Terracota, por exemplo… E isso quase aconteceu conosco, mas nossos anos de China nos deram alguns conhecimentos básicos em ‘sobrevevir na multidão’, se é que vocês me entendem.

E quais são essas datas quase proibitivas para um turista desavisado enfrentar a China?

mobilejune2014 747

Basicamente três:

Ano Novo Chinês ou Spring Festival, em janeiro ou fevereiro (data móvel). Em 2015 o feriadão será de 18 a 27 de fevereiro.

Alguns sites de viagem, recomendam não viajar para a China no período de 15 dias antes e 15 dias depois do Ano Novo Chinês, que nesse ano será entre 4 fevereiro a 15 março. Mas realmente acho um pouco de exagero, principalmente nos 15 dias depois, já que cada vez mais as empresas tem diminuído o período oficial desse feriado.

A realidade é que nesse período os chineses costumam voltar para suas cidades natal, para passar o ano junto com a familia e aí acontece a maior migração do planeta, como relatei no ano passado. As cidades mais afetadas são Beijing, Shanghai, Guangzhou, Shenzhen.

Além do trafego imenso, também há a questão das tarifas para tudo serem mais caras. De passagens a hotéis.

TIBET – esse é um alerta para quem vier para a China com intuito de conhecer o Tibet: geralmente fica fechado para o turismo na época do Ano Novo chinês (fevereiro e março). E para ir para lá, não basta somente o visto de entrada na China. Tem que ter uma autorização especial emitida pelo Governo Chinês.

Dia do Trabalho, em maio.

Embora esse feriado tenha apenas três dias (normalmente de 1 a 3 de maio), o pico vai de 26 de abril a 4 de maio.  As multidões em atrações, elevados custos de viagem, longos tempos de espera, e transporte ocupado durante este período podem estragar seu passeio.

Dia Nacional da China ou Golden Week, em outubro – primeira semana.

Esse é o segundo grande feriado chinês, depois do ano novo, são sete dias seguidos e, de um modo geral a maioria dos chineses vai aproveitar esta oportunidade dada pelo governo para viajar, aumentando a demanda por tickets aéreos, de trem e hoteis, elevando os preços como consequência.

A diferença desse feriado para o do Ano Novo Chinês, é que esse é encarado como lazer, não uma obrigação de visitar a família. Então para se conseguir alguma boa oferta, você tem que reservar com muita antecedência e saber que vai enfrentar atrações lotadas, filas para tudo e muita, muita gente sempre.

calendario laboral chinês 2015

Calendário de feriados 2015

Existem outros feriados, mas que não impactam tanto as viagens nacionais como esses. E geralmente esses são de um dia só. Na realidade 2015 será um ano em que teremos poucas oportunidades de viagem em feriados aqui na China, pois a maioria cai nos finais de semana. Assim fica impossível fazer as ‘pontes’. Se bem que aqui na China é diferente do Brasil, como vocês podem conferir nesse artigo.

Então, se está pensando em visitar a China, programe-se e venha. Garanto que não irá se arrepender!

Se já decidiu vir, que lugares você gostaria de visitar?

Zài Jiàn!

74 pensamentos sobre “Visitar a China: qual a melhor época?

  1. Pingback: Para conhecer a China… | China na minha vida

  2. Olá. Gostei da informação publicada neste artigo.
    Pretendo ir à China este ano com o propósito com o propósito mais comercial que turístico. Quero conhecer os grandes mercados para fazer negócios e importar produtos para o meu país. Qual é a dica que dá para unir o útil ao agradável e para além de fazer uma viagem de negócios também aproveitar o turismo nessas cidades?
    Obrigado.

    Curtir

    • olá,
      Shanghai e Guangzhou são as cidades que reunem os dois propósitos.
      Mas vc precisa pesquisar e ver exatamente o que quer. A China é muito grande, e muitas industrias estão setorizadas em regiões especificas.
      Abraço

      Curtir

    • Olá Sonia,
      Depende em que região da China vc vai.
      Beijing já estará com temperaturas em torno de 10 graus, Shanghai nessa época ainda está em torno dos 18/20 graus.
      Quanto mais para o norte, mais frio.
      Abraço

      Curtir

  3. Amei seu blog. Estou pretendendo ir para Pequim e Xangai no s dias 23.12.2018 a 10 de janeiro de 2019. To com medo do frio. Será que consigo ver as muralhas neste periodo?

    Curtir

    • Olá Adriana,
      Obrigada pelo contato.
      Então… sempre dá para visitar as muralhas, mas se prepare para o frio. Por outro lado, se tiver neve, vc terá uma experiência extraordinária. Essa foi a única estação que ainda não visitei a Muralha… pretendo fazer em janeiro 2019 também.
      Beijing é mais ao norte, por isso mais frio. Agora Shanghai é menos frio. Aqui dificilmente as temperaturas ficam abaixo de zero.
      Aproveite,
      Abraço

      Curtir

  4. Olá Cristine, estamos pensando em visitar a China em outubro do ano que vem. Seremos eu e outras 2 moças. É seguro de mochilar pela China em grupo só de mulheres? É uma boa época? Gostariamos de evitar chuva. Queremos ir a chengdu, jiuzhaigou and huanglong natural parks, Lijiang, Guilin e Xi’an

    Curtido por 1 pessoa

    • Olá Giuliana,
      Sim, a China é super segura. Outubro é uma época boa, pois nem é tão quente e nem tão frio. Dá para aproveitar melhor. Só não esqueçam que de 1 a 7 é o feriadão chinês. Nessa época fica tudo bem mais tumultuado. Eu vou para Lijiang no final desse mês, depois conto como foi nesse período. =P
      Abraço,
      Christine

      Curtir

  5. Olá Christine, tudo bem? Gostaria de saber se consigo aproveitar as muralhas da China entre dezembro e janeiro. Tenho férias neste período e gostaria de visitar o país. Você recomenda?

    Curtir

    • Oi Lucien! Se vc gosta de inverno, bem frio mesmo, pode vir porque a muralha é linda nessa época. Mas venha preparada para temperaturas abaixo de zero e neve.
      Como em qualquer lugar, a visita no inverno e no verão são diferentes, a paisagem muda, as atividades mudam. Ambas são experiências maravilhosas. O inverno aqui é lindo também.
      Abraço.

      Curtir

  6. Oi Christine, tudo bom? Muito obrigada por suas dicas, adoro o seu blog! Estou indo para a China com a minha família na metade do mês de julho, para visitarmos o meu pai. Você poderia me dizer como o clima estará? Devo me preparar para muito calor? Muito obrigada desde já, parabéns pelo trabalho maravilhoso!

    Curtir

    • Olá Mariana,
      Sim, julho e agosto são os meses mais quentes por aqui. Não sei para onde vc vai, mas Shanghai é algo surreal de quente…rs Depende muito da cidade, mas de modo geral é beirando os 40°C.
      Beijo

      Curtir

  7. Bom dia Christine.
    Meu nome é Djiovane, sou do RS e dia 26/12 eu e minha esposa vamos visitar nossa filha que está fazendo um intercâmbio em Pequim.
    Vamos ficar ao todo incluindo viajem de ida e volta, 17 dias.
    Vamos começar em Pequim ficando 4 dias dai vamos a Hong Kong e Macau e ficaremos mais 4 dias partindo para Shangai mais 3 dias depois 1 dia e meio em Harbin e por fim voltamos para Pequim para ficarmos mais 1 dia inteiro antes de encarar a viagem de volta. Hoje vou comprar as passagens de Harbin para Pequim. O que você acha?
    Pego um voo a noite e aproveito mais um dia em Harbin que daí seriam 2 dias e maio ou 1 dia e meio já é suficiente? Quando coloco meio dia é porque de manhã pegamos o avião e de Shangai para Harbin então sobra meio dia, se muito.
    Que tal o roteiro e os dias?
    Desde já muito obrigado.

    Curtir

  8. Prezada Christine,
    E com relação aos tufões? qual época que seria a melhor de visitar e, ao mesmo tempo, sem tufões. Vi que em setembro/outubro ainda tem.

    Curtir

    • Olá Carlos,
      Tufões só acontecem mais para o sul da China, geralmente no verão. Vivo em Shanghai e eles nunca chegam até aqui (graças à Deus), apesar de recebermos alertas de cuidados.
      as cidades acima de Shanghai, para o norte, não estão na zona de tufões.
      A China é muito grande e o que acontece no sul, as vezes o norte nem fica sabendo… lol
      Abraço.

      Curtir

  9. Olá. Poderia me recomendar qual a melhor opção de cidades base, para conhecer o básico da China, durante 20 a 25 dias, com início em Abril de 2016?

    Curtir

  10. Minha amiga, estou indo para Pequin no início de novembro e fico até o dia 19 do mesmo mês. Pelo que entendi, se não estiver chovendo, pego um clima legal?

    Curtir

  11. Boa noite! Primeiramente Parabéns pelo blog!!!!

    Minha querida, estou planando ir em março de 2017 passarei 4 dias em pequim, não falo inglês. Terei problemas se eu for sem guia? Iremos só meu marido e eu e ele tbm não fala inglês. Ou vc indica alguma empresa que possamos fechar nossos passeios? Em relação ao clima, como é por aí em março?

    Muito obrigada!!!!!

    Curtir

    • Olá Fabiana,
      Obrigada pelo contato.
      Eu, sinceramente, não andaria sem o guia. Ao menos para a muralha que é distante da cidade.
      Eu sempre recomendo o Xiaowei, mas ele só fala inglês, então não vai adiantar muita coisa.
      A outra opção é o The China Guide, http://www.pt.thechinaguide.com/
      É uma agencia com guias em português que fez parceria com o blog. Eles dão 5% de desconto para leitores do CNMV, bastando citar no contato que foi através do blog que chegaram no site deles.
      Sobre o clima, março ainda está fresco. Mais para frio, principalmente em Beijing.
      Mas nada assustador e congelante! =]
      Abraço!

      Curtir

  12. Olá, a China está no meus planos há um tempo. Gostei muito de suas dica que já fazem parte do meu roteiro. Tenho uma dúvida, há necessidade de guia para as atrações no geral [muralhada da China,Tibet, Xi’na…] e passear pela cidade? Pergunto porque em vários sites, li relatos da dificuldades de locomoção e turismo. Com inglês não consigo passear? Se precisar tenho ajuda de um tradutor no celular.Desde já agradeço, Margareth

    Curtir

    • Olá Margarethe, obrigada pelo contato.
      Em relação ater guia ou não aqui, vai depender do seu espírito aventureiro…rs. Para alguns locais o inglês não vai te ajudar muito na rua… Eu vivo aqui há 12 anos e , mesmo assim, quando vou para alguns locais na China contrato guias, ao menos para um ou dois dias, ou para ir a locais que sei que é difícil a comunicação. Mas conheço muita gente que anda sozinho, e não se incomoda de ir e vir, errar o caminho. Para quem vem com tempo contado, um guia acaba sendo um facilitador, uma economia e otimização do tempo e se aproveita mais a estada.
      Abraço.

      Curtir

      • Parabéns pelo blog! Você poderia por favor me enviar o calendário chinês do ano de 2017. Pelo que você falou a melhor para viajar seria na época da primavera e outono. Neste período que mês seria mais tranquilo e econômico. Bons negócios e ótimo final de semana. Abraços

        Curtir

      • Não há muita diferença de preços nos meses de baixa temporada, maio/abril e outubro (depois do dia 10)/novembro. Os dois períodos são bons, mas maio é mais quente e novembro mais frio. Aí depende da sua disposição.
        Abraço.

        Curtir

  13. Olá Chris!
    Amei ler os teus posts. Estou pensando ir para China, 2 semanas: de 26/12/2016 a 10/01/2017, levando um grupo de amigas. Estou ainda montando o roteiro, mas acho que será Beijing e Shanghai senão ficará muito cansativo para primeira experiência delas… rsrsrs
    Já estive 2x em Beijing/Shanghai/Suzhou/Xi’an/HK/Macau, ou seja, conheço quase “todas” as cidades “obrigatórias” para um turista, mas isso foi em 2005, 2008 e 2010, por mim voltaria todos os anos, e sei que sempre terá algo que eu não tenha visto.
    Pergunto, mudou muito? Não me recordo, os primeiros dias do ano são considerados feriados? E as principais atrações turísticas estarão funcionando normalmente?
    Obrigada!

    Curtir

    • Olá Yin, no ano novo ocidental, só se para no dia 1 de janeiro, o resto é normal. Mas é bem frio, principalmente em Beijing. É sim, de 2010 para cá muita coisa mudou, vc ira se surpreender. Abraço.

      Curtir

      • Oi Chris,
        Obrigada por responder tão rápido.
        Sim, conheço bem o clima do final do ano, teve um ano que passamos a 12 graus negativos em Beijing! Já enfrentamos também a loucura da virada do ano ocidental em Shanghai, foi insano!! Andamos alguns km de volta até o hotel, pois os poucos táxis estavam cobrando preços exorbitantes!!
        Você saberia me dizer onde encontro os preços dos ingressos das principais atrações turísticas tanto de Beijing quanto de Shanghai?
        Obrigada!

        Curtir

  14. Olá Christine.
    Estava lendo seus comentários sobre o período certo para conhecer a China.
    Além dos passeios mais turísticos, gotaria de conhecer o festival de inverno
    Harbin Ice and Snow e o MONTE TIANZI.
    São passeios incompatíveis?
    Digo… é possível conhecer o monte no inverno?
    E o Parque Geológico Nacional Zhangye Danxia?? é aquilo tudo mesmo das fotos? Vale a pena???

    Obrigada desde já.

    Curtir

    • Olá Marcia,
      Eu nunca fui ao Tianzi e nem no Zhangye Danxia, e engraçado é que hoje pela manhã mostrei a foto para o meu marido e disse que era nossa próxima viagem na China – as montanhas coloridas.
      Meus amigos que já foram, disseram que vale muito à pena. Mas não sei se o inverno é a época certa para ir.
      No caso de Tianzi, com o frio, seu acesso às montanhas será mais difícil e nem sempre todas as trilhas estão abertas por conta da neve. Estive na Huang Shan (montanhas Amarelas) no inverno e foi assim. Além de que a paisagem dessas montanhas no veraõ e inverno são completamente diferentes.
      Esse é o link de HuangShan: https://chinanaminhavida.com/2015/02/12/huangshan-china/

      Zhangye Danxia, segundo eu li, a melhor época para visitar é de Junho a Setembro. Acho que no inverno não há a mesma visão da montanha colorida.

      Quanto à Harbin, realmente é uma coisa que só estando lá para entender. Por mais fotos que se veja, nada é igual ao vivo! Tenho alguns posts sobre Harbin também, coloca na busca aqui do blog. E esse local, não adianta, tem que ser visitado no inverno, Janeiro é a mehor data, mas tem que ficar atento, pois a data do festival é móvel, baseada no ano novo chinês.
      Bom, é isso.
      Todos os lugares valem à pena, mas não na mesma época…
      Abraço.

      Curtir

  15. Boa noite! Adorei o blog! Vou pra China numa viagem de estudos em agosto. Alguns dias em Pequim e outros em Jinan. Gostaria de saber dicas sobre o clima e roupas. Também se conhece Jinan e tem dicas de compras,passeios e coisas legais la… Obrigadissima

    Curtir

  16. Olá. Lembra de mim, seu conterrâneo, hehe?

    Empolguei-me bastante com uma possível viagem pra China ainda este ano (estou na época de marcar a viagem de férias). Mas estou com medo de pegar o período de chuvas e não aproveitar muito.

    No meu caso, as minhas férias começam dia 26 de maio, e eu estava pensando em sair o quanto antes do Brasil para ai, tipo pegar o avião entre os dias 27 e 29 de maio, para passar um total de 16 ou 17 dias (mais ou menos até metade de junho). As cidades seriam Pequim, Xian, Guilin e Xangai (uma provável estendida a Hong Kong [embora você já tenha dito que Hong Kong não é China, hehe]). Será que é um bom período ainda, principalmente com relação às chuvas?

    Abraços, e novamente parabéns pelo site, está bem legal.
    Lucas Rey.

    Curtir

    • Oi Lucas,
      Realmente Junho, Julho e Agosto são os meses mais chuvosos por aqui, mas vou te dizer uma coisa: o tempo anda tão maluco que esse ano o mês que mais choveu foi Novembro. Então é uma caixinha de surpresas. O ideal era se vc pudesse vir em Maio mesmo, voltando ao Brasil no inicio de Junho. Tive hóspedes nessa época e nós só pegamos chuva em Hong Kong.
      Seu roteiro está ótimo, mas bem intenso para 17 dias, mas viável. Uma dica é tentar fazer os trajetos internos da China de trem bala. Economiza tempo, e os voos na China costumam atrasar horas. Os trens são extremamente pontuais.
      E se vc for a HK precisa de visa de 2 entradas na China. Quando digo que HK não é China, é pq não é mesmo…rs Se vc está na China e vai para HK e precisa voltar, necessita de um outro visa. Em HK brasileiro não precisa de visa para turismo.
      Acho que é isso.
      Abraço e bons planos…
      BTW, foi numa decisão assim, que minha família veio no ano passado, decidiram e compraram a passagem, sem tempo para arrependimentos…hahaha e eles querem voltar, hoje se há arrependimento é de não ter vindo antes.

      Curtir

  17. Ola Christine. Parabens pelo blog. Vc poderia me ajudar? Moro nos emirados Arabes, tenho ferias inicio de junho 2016, estou pensando em viajar para Beijing durante alguns dias media de 6 a 7 dias e depois ir para o tibet, vc acha que vou pegar muita chuva nessa epoca ou talvez seja uma boa ideia conhecer a cidade nessa epoca? Se vc tiver nomes de agencias confiaveis para me ajudar com os vistos, hoteis e roteiros seria muitíssimo importante para mim. Desde ja agradeço pelas informações. Obrigado!

    Curtir

    • Olá Pedro. Não acho que a época seja ruim. Mas vamos combinar que o tempo mundial está um loucura… E há sempre o risco.
      Quanto a agências para visto, você tem que encontrar uma aí na sua cidade. E lembrem-se que os vistos são distintos: um para entrar na Mailand China – qualquer cidade, é um outro para visitar o Tibet. Para essa região tem uma série de detalhes para tirar o visto, que uma agência especializada poderia te ajudar. Eu nunca usei para comprar pacotes, mas gosto muito do tipo de informação do ChinaHighlights.com, dá uma olhada.
      Abraço.

      Curtir

      • Obrigado por me ajudar. Vou continuar a me informar mais sobre tudo ate chegar proximo da data de viagem, nao quero comprar nenhum pacote fechado para Beijing, mais quero ter certeza que estou tratando com empresas confiáveis ja que vou precisar fechar com alguma empresa pra definir meu roteiro no tibet apos sair de Beijing. Obrigado.

        Curtir

      • Obrigado! vou dar uma olhada sim e em breve te escrevo sobre tudo que consegui pesquisar, para saber sua opiniao e derrepente te informar de algo.

        Curtido por 1 pessoa

  18. Uma pergunta: ouvi dizer que, para comprar voos na China, o ideal é fazer a compra com um ou dois meses de antecedência, não mais do que isso. É verdade? Estou procurando voo de Xangai para Harbin em 24 de janeiro e os preços estão altíssimos acima de 1 mil reais). Tenho medo dessa regra não ser verdadeira e o preço aumentar ainda mais.
    Será que essa regra que diz que para voos internos, na China, não podemos comprar com muita antecedência?

    Obrigado!

    Curtir

  19. Oi, Christine. Tudo bem? Parabéns pelo blog.
    Consegue me ajudar com uma informação? Estou indo para Hong Kong na segunda quinzena de dezembro. Ainda não decidi o roteiro, se faço o sudeste asiático ou se me concentro em conhecer algumas cidades na China (vou ficar 20 dias). Você acha que é muito ruim ir pra Pequim nessa época do ano? Queria visitar a Cidade Proibida, Muralha. O que você acha?
    Abs,

    Curtir

    • Olá Brenner. Obrigada pela visita.
      Olha, é frio… Mas a muralha é sempre linda. Cada estação tem sua beleza e sempre vale a pena. Outro lugar que vale a pena conhecer na China é Xi’an. Pesquisa aqui no blog. Mas vc sabe que para a China você precisa de visto, não é? Hong Kong não precisa. Abraço. E boa viagem.

      Curtir

  20. Christine, seu blog é muito bacana, informativo e vc é um amor de pessoa. Obrigada por todas as informações! Já vi que vou morrer de calor por aí, né? Chegaremos dia 29/06 e partiremos dia 26/07. Sandra e Bianca (duasnomundo.com)

    Curtir

  21. Nossa muito boa a dica, viajo em 28/08 a 27/9 referente as passagens esou em duvida se chego por shangai ou beijing, o que a maioria prefere em questão de grana tb…já fico feliz que não passarei frioooo

    Curtir

    • Olá Juliana.
      Obrigada pela visita!
      Essa é uma questão de roteiro, a cidade pela qual você chegará. Sugiro dar uma ‘desenhada’ no mapa e ver o que fica melhor em questão de itinerário.
      Abraço!

      Curtir

  22. Olá! Parabéns pelo artigo…ajudou muito!! Os períodos que tenho para ir são final de junho e início de julho ou a primeira quinzena de agosto, sei que não é o ideal por causa do calor, mas qual seria o melhor período? Acredito que pior que o calor são as chuvas, sabe dizer em qual período chove menos? Muito obrigada!

    Curtir

    • Olá Andréia, de junho a setembro são os maiores indices de chuva em shanghai. Mas dentro desse período Julho é que tem o menor índice. Mas sabe que em matéria de tempo, hoje em dia tudo é relativo! A boa notícia é que Agosto é o mês mais quente, sempre! Não que julho vai te poupar muito de enfrentar o calor úmido de SHnaghai. Boa viagem! =]

      Curtir

  23. Oi tudo bem, estou pensando em ir em julho/agosto, penso que ai na china será as férias de verão, e será mais facil ver pessoas na rua ( não que isso seja dificil rs), curtindo um calorzinhom, (acho que vc mal me entendeu) mas oque eu quero dizer, viajar quando eles estão no ”ano letivo” ou em tempos de folga ”férias chinesas”
    (quero ir para shangai)

    Curtir

  24. Mto legal o blog. Completo e c/ mtas informações e dicas. Tenho mta vontade de conhecer a China. Estive na Ásia no ano passado, mas passei apenas pela índia, Tailândia e Indonésia. Elen, seguro eu sempre fecho c/ a http://www.touristcard.com.br Na última vez, apresentei um cupom (tourist15) e até ganhei um desconto. Veja se ainda está valendo. abç

    Curtir

  25. Mto bom o seu blog e todas as dicas sobre a China. Vou conhecer em abril. Acertei na época! Rs Na verdade eu ñ teria escolha. As minhas férias são neste mês. E seguro viagem? Alguém me indica uma boa empresa? Bjs.

    Curtir

  26. Aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!..E agora??!!. Estarei chegando em Beijing 16 de fevereiro e estava na minha programaçao Shanghai no dia 22 à 28 e aproveita para conhecer as duas cidades vizinhas que vc surgeriu no seu blog….Pelo que eu acabo de ler agora, eu não vou conseguir sair de Beijing e muito menos comprar o ticket no trem bala para Shanghai.. Minha mala já está pronta e acho que só vou conseguir andar em volta do quarteirão do hotel até o dia da minha volta para o Brasil…kkkkkkk…Socoooooooro!!!.

    .Abraços “”sem forças”” pra vc e familia Cris!!…( Perdi até as minhas forças com a notícia do feriadão..kkkkkk..)
    Estou carente de uma palavra de consolo…kkkkkkkk….tipo: izabel, Beijing é mais bonita que Shanghai…Shanghai é horrível…etc..kkkkkk..Minta, contanto que me console…kkk..

    Curtir

    • hahaha… Veja bem, meu conselho é: venha de avião para Shanghai.
      SHanghai fica mais vazia durante o Ano Novo Chinês já que tem muitos migrantes aqui que vão visitar a família.
      Não sei se você consegue tickets de trem bala para ir a Hangzhou, mas tente ir logo que chegar. entre os dias 21 e 25 o trafego é menor, pois as pessoas já estão nas suas cidades. O feriado termina oficialmente em 27 de fevereiro… então à partir de 26, começa o movimento oposto… Aí acredito que sair de Shanghai não será tão problemático quanto entrar na cidade. Boa sorte. E eu não estarei aqui! Vou para o Brasil fugindo da confusão….rs
      No final você vai aproveitar, mas em Beijing vá preparada para ver muiiiiita gente! hahaha
      Beijo

      Curtir

  27. todo mundo gosta de feriados!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    rsrsrsrsrsrs…….muito interessante! finalmente choveu por aqui, refrescou um pouco, mas ainda está quente!
    beijo grande pra vc e familia!

    Curtir

Deixe uma resposta