Blog/brasileiras pelo mundo/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

Tradicional Medicina Chinesa – TCM e o inverno

Um dos princípios básicos da TCM é que devemos respeitar nosso corpo e viver em harmonia com os ciclos da natureza, as estações do ano. Baseado na teoria do Yin Yang, que se harmonizam encontrando o equilíbrio da forma.

1001270_482383668540073_361200274_n

As quatro estações em mandarim.

No caso das estações do ano, o Yin representa o inverno, o Yang o verão.

O inverno é Yin na natureza – inativo, frio e úmido. Devemos ter uma postura introspectiva, repousando, para  consolidar o Qi ao longo da temporada e se preparar para a explosão de uma nova vida e energia na primavera.

O inverno pela TCM é regido pelo:

Elemento: Água

Natureza: Yin

Órgãos: rim, bexiga, glândulas supra-renais, orelhas e cabelo

Sabor: salgado

Emoção: Medo e Depressão

O Qi – energia

De acordo com a filosofia da medicina tradicional chinesa, os rins são considerados a fonte de toda a energia (Qi). Eles armazenam toda a reserva de Qi no corpo, de modo que ele pode ser usado em momentos de estresse e de mudança, ou para curar, prevenir doenças.

Durante os meses de inverno é o momento em que essa energia pode ser mais facilmente esgotada. Então é importante nutrir e alimentar a nosso Qi através de descanso, reflexão, conservação e armazenamento. Sem sombra de dúvidas uma fase de introspecção.

Para nós brasileiros isso soa meio estranho, mas quando passamos a viver em países realmente frios, vamos entendendo um pouco dessa teoria e o quanto ela é sábia. Tem um artigo bem interessante sobre como enfrentar o frio no Brasileiras pelo Mundo, escrito pela Luciana Damasceno que vive na Irlanda.

Para mim, uma das coisas mais tristes do inverno é que amanhece muito tarde e anoitece muito cedo. O dia fica curto, parece que não fizemos nada e aquela sensação de querer virar urso e hibernar é super comum.

Alimentos para o inverno

Evite alimentos crus durante o inverno, tanto quanto possível, uma vez que estes tendem a resfriar o corpo. Então saladas, peixes crus e até algumas frutas são banidas da alimentação durante essa época do ano.

O ideal é ingerir alimentos quentes, que aqueçam nosso corpo e ajudem a equilibrar o Qi, como:  sopas e ensopados, vegetais de raiz, feijões, misô e algas, alho e gengibre.

Comer sopas quentes saudáveis, grãos integrais e nozes torradas ajudar a aquecer o núcleo do corpo e nos manter nutrido.

Dormir cedo, descansar bem, ficar quente, e gastar uma quantidade mínima de energia.

As mudanças sazonais afetam o ambiente do corpo. Com o vento, chuva e neve vem os resfriados, gripes, dores e dores.

JAPAO 2014 088

Hábitos saudáveis para o Inverno

Dormir bem

E uma das recomendações da TCM é abundância e qualidade do sono. Aconselha as pessoas a ir dormir cedo e levantar tarde, depois de os raios do sol terem aquecido a atmosfera. Isso preserva a sua própria Yang Qi  (energia Yang) para a tarefa de aquecer o corpo durante o dia frio.

O duro é que nem sempre podemos fazer isso. Mas a TCM tem milhões de anos, e quando foi criada o estilo de vida das pessoas era bem diferente.

Reduzir o stress

Encontre uma maneira de relaxar e aliviar o stress através da yoga, meditação, ou qualquer que seja o método que utiliza para libertar o stress e as pressões da vida moderna.

Bebidas quentes

Chás quentes antes de ir dormir impulsiona a energia yang e ajudar a prevenir resfriados. Os mais usados aqui na China nessa época são os que levam gengibre, pois ele acelera o metabolismo, esquentando o corpo. Mas vale qualquer bebida quente.

DeathtoStock_SlowDown1

Esquentar o corpo

Manter o corpo quente, bem agasalhado é ponto obrigatório. Evitar as mudanças bruscas de temperatura.

Esquentar os pés com água quente também é uma prática bem difundida por aqui. Tanto que nos supermercados vendem as bacias elétricas de todo o tamanho, tipo e função.

Sei que para quem está no Brasil esse artigo está meio fora de hora, mas aqui o frio está no seu pico. Shanghai não é uma cidade tão fria como Beijing ou ChangChun, a primeira cidade que moramos. Mas para uma brasileira que nasceu na praia, o frio é suficiente para nos deixar mais dentro de casa.

E por experiência própria, essas pequenas mudanças de hábito no inverno, como beber a água quente, alimentos cozidos, dormir mais cedo, ajudam e muito a melhorar até nosso humor nos dias frios.

No próximo vou escrever sobre como os chineses se esquentam…

Zái Jiàn!

16 pensamentos sobre “Tradicional Medicina Chinesa – TCM e o inverno

  1. Pingback: O tradicional e difícil pós-parto chinês

  2. Pingback: Inverno: Tempo de se recolher e se permitir a introspecção

  3. Pingback: Tradicional medicina chinesa (TCM) e os chás | China na minha vida

  4. Pingback: Zuò yuè zi – tradição chinesa pós parto. | China na minha vida

  5. Pingback: Tradicional Medicina Chinesa – TCM e o inverno | Lola Haus

  6. BOA NOITE CHRIS!! ( OLHA A INTIMIDADE.KK.KK..EU EXPLICO: PARA MIM É NORMAL E INEVITÁVEL QUANDO EU GOSTO DE VERDADE DE ALGUÉM ALTERAR O NOME DE FORMA A EXPRESSAR ALGUM CARINHO OU TIPO DE AFINIDADE..).
    .EU TIVE UM HOSPEDE CHINÊS EM MINHA CASA POR ALGUNS MESES E NO INVERNO ELE AGIA EXATAMENTE COMO VC DESCREVEU. AS VEZES ATÉ ME ENCOMODAVA PORQUE ELE FICAVA INTERFERINDO NA MINHA MANEIRA DE ME COMPORTAR NO INVERNO.. MAS ELES ESTÃO COM 98% DA VERDADE…
    BJS PARA TODA A FAMÍLIA..

    Curtir

  7. adorei a matéria! a idéia de ter bacias elétricas achei fantastico, pois sempre fui adepto de um bom escaldapé. Tá certo que o nosso clima mudou muito, e já não temos tanto frio aqui na praia, mas o verão é cada vez mais escaldante!………….no mais vc já sabe o que penso e acho do teu jeito de escrever e fica combinado assim!
    ………………….beijão para vc e familia!

    Curtir

  8. A medicina chinesa!! Você sabe, Christine, que há alguns anos atrás eu consegui salvar uma cadela minha da paralisia através da Acupuntura? Ela recebia sessões semanais de ‘agulhas’ ao longo de toda a sua coluna vertebral (o tratamento foi longo e caro), mas ficou curada. Acho que precisamos sempre estar abertos a todo tipo de tratamento. Ninguém é o dono da verdade, não é? Bom-dia!

    Curtir

Deixe uma resposta