Blog/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

Nascer no Ano da Cabra – o que diz o horóscopo chinês

E quem aqui é cabra? Eu sou dragão…

Mas tenho um filho e uma enteada, ambos nasceram no ano da cabra. Por isso fui dar uma pesquisada maior no porque dessa corrida louca dos pais chineses em não querer ter filhos nascidos no ano da cabra (ou ovelha ou carneiro). O que pude perceber é que, como no horóscopo ocidental, alguns signos do zodíaco se destacam. Pelo próprio animal ou símbolo que o representa, se tornam mais ‘popstars’, podemos dizer.

Chinese-New-Year-of-The-Sheep-Ram-Goat-2015
Li uma matéria recomendada por um amigo que tem um blog sobre astrologia chinesa, num site de Portugal, onde relata a corrida que foi na China até maio de 2014 para se engravidar, pois era o último mês possível para que o bebê nascesse antes da virada do ano do cavalo para cabra (18 de fevereiro seria a data limite). E ainda o que me chamou mais a atenção, o medo das autoridades chinesas que quando esses pais percebessem que o nascimento poderia ser depois do limite, praticassem o aborto (é liberado aqui, mas um assunto bem polêmico que vou escrever em outro artigo…).

Por conta disso, o próprio governo se esforçou para lembrar que isso é uma superstição infundada. Mas gente… vamos combinar que uma superstição que é perpetuada pelas nossas avós (tipo gato preto, passar em baixo de escada e por aí vai…) já é difícil de esquecer. Imaginem uma que segue gerações e gerações e faz parte do inconsciente popular há cerca de 5 mil anos. Não é fácil…
Na realidade é feita uma analogia à cabra, um animal mais manso, que sempre seria servil e nunca um líder. Mas sempre há controvérsias no que diz respeito a caráter dos signos. Como no horóscopo ocidental, hoje há estudos que mostram que o mês que a pessoa nasce e o horário, também tem influência no seu comportamento, na personalidade.

Mapa Astral do horóscopo Chinês

Quem tiver curiosidade sobre como fazer esse cálculo no horóscopo chinês, pode acessar ‘As cartas da vida’, onde se pode fazer esse cálculo e ter algumas previsões pessoais. Como o mapa astral que temos no horóscopo ocidental. Eu por exemplo, nasci no ano do Dragão, no mês da cabra (hehehe), no dia do macaco e no horário do galo. Depois de ler tudo, vi que faz muito sentido frente ao meu jeito de levar a vida. Da mesma forma, sou Leão no ocidente, mas quem me deu detalhes verdadeiros da minha personalidade, maneira de encarar a vida etc, foi o mapa astral.

Adoro horóscopo e tudo que envolve o zodíaco, mas sinceramente não gosto de ler horóscopos de jornal ou revista. Fica tudo muito raso, e realmente não acredito que todo os seres de leão do planeta vão ter um dia assim ou assado…rs Mas mapa astral é muito mais personalizado, envolve seus dados pessoais, essas coisas.

Mas e quem nasce no Ano da Cabra, afinal?

Nesse mesmo website, tem um artigo que mostra que há muitos nascidos nesse ano que são pessoas que se destacaram na sociedade. Como em todos os signos, diga-se de passagem. O que é interessante de ler é que os nascidos no ano da Cabra são pessoas com uma tendência mais artística, sensível e criativa.

sheep
Agora pasmem… com toda essa corrida contra ter filhos no ano da cabra pelos chineses, eles não devem ter se dado conta que ninguém mais, ninguém menos que Bill Gates é uma cabra de madeira (como a do ano que se inicia…).

Então gente, chego a conclusão que um horóscopo pode nos dar tendências, mostrar traços de nossa personalidade, coisas que podemos melhorar no nosso jeito de ser. Eu acredito nisso, na astrologia como ciência, tanto que já fiz meu mapa astral há muito tempo. Mas marcar a vida de uma pessoa como sendo má ou boa, competente ou não, é muito relativo. Nem todos os dragões soltam fogo pelas ventas, como nem todas as cabras são tão dóceis e submissas assim (tenho um em casa que me prova isso todos os dias…hahaha).

Mas como a maioria das pessoas que lêem meus artigos, sou uma curiosa e sempre vou atrás de informação. Que todos tenham um excelente ano da Cabra.

400_F_68573085_5zwNFvOXVSWD8pBHNqxnSrbKlobgepkZ
Zái Jiàn!

14 pensamentos sobre “Nascer no Ano da Cabra – o que diz o horóscopo chinês

  1. Pingback: Cobaia Online - Feliz 4713!!!

  2. Pingback: Previsões para o ano da Cabra (ano novo chinês 2015) | China na minha vida

  3. Chris, estava em busca sobre informações sobre como seria 2015 para o cavalo! Cara, amei! Minha mãe mandou segurar a neta para o próximo ano (que nem sei qual é), mas esse ano vai ser bapho! Uhuuuu! Beijos

    Curtir

  4. Chris,
    Confesso que eu não sou de horóscopo, mas acho fascinante como muitas pessoas rodeiam suas vidas através destas previsões.
    A verdade é que com horoscopo ou sem cada pessoa é única e muitas vezes tão iguais as outras não é mesmo!
    E se 2015 é o ano da Cabra, vamos ver esta cabrinha dar muitos pulinhos de vitória!
    Beijos e muitos outros beijos

    Curtir

    • Ah Lola, eu adoro astrologia… acho que diz muito da nossa personalidade. Mas não as previões de jornal, como disse no texto. O estudo do seu mapa mesmo… me fascinam. E vamos que vamos em 2015! rs
      Beijo

      Curtir

  5. oi!
    realmente vc é danada! Sua curiosidade, que te leva a pesquisar é fantástica! Gosto do
    assunto, apesar de não me aprofundar como vc! Estou adorando tua pesquisa!
    Beijo grande para vc e familia!…………..beijos e abraços de Anselmo, que está adorando o assunto!

    Curtir

  6. Olá, Christine!
    Compartilho do seu ponto de visto a respeito do horóscopo. Sempre fui fascinado por este tema e tampouco acredito nas previsões astrológicas de jornal, porém não há como negar a influência que eles exercem na personalidade do indivíduo.
    Acredito que nascer sob determinado signo é uma espécie de carma, principalmente no que diz respeito ao lado negro de cada signo. Sou aquariano. Portanto, vim a este mundo para aprender a lidar com o meu lado frio, lógico, desapego familiar (os aquarianos valorizam mais os amigos que a própria família, envolver-se afetivamente com um é aceitar ser seu amigo e não marido ou esposa).
    Um de meus irmãos é geminiano nascido no ano da cabra. Sempre nos demos muito bem e houve uma admiração mútua, posto que somos opostos em termos de personalidade. Sou introvertido, intelectualizado, sério. Ele é extrovertido, jovial, empírico, criativo.
    Já é visível o resultado dessa peneira humana na sociedade chinesa: meninas criadas como se fossem meninos, filhos tirânicos, muitas mulheres com síndrome do TOC, homens e mulheres complexo de identidade.
    Parabéns pelo artigo. Obrigado pela dica de site.

    Feliz 2015!

    Curtir

    • Oi Gilson,
      Também acredito muito na astrologia como ciência mesmo… Depois que fiz meu mapa astral com uma pessoa que nunca tinha me visto na vida e só com meus dados de nascimento ela falou da minha vida toda até aquele ponto, e praticamente todas as tendências para meu futuro se realizaram de uma forma ou outra. Não dá para negar a influência da astrologia na nossa vida.
      E quanto a sociedade chinesa, acho que também o ‘salto livre’ do nada para o tudo (afinal o que são 30 anos em se tratando de desenvolvimento de um país) está causando uma grande crise nas pessoas chinesas. Mudar o concreto é fácil, mas a cultura, a mente humana não é tão simples assim… e nada foi gradativo aqui. Se foi um choque para nos ocidentais, imagine o que fez na cabeça dessas pessoas… dá uma boa discussão filosófica para aquele café combinado há anos! hahahaha
      Um excelente ano para vc!

      Curtir

Deixe uma resposta