Blog/Curiosidades/viver na China

A Suástica e seu real significado

Pois é… vocês podem estar pensando: mas o que esse símbolo está fazendo num blog que fala da China? O que uma coisa tem a ver com a outra?

Claro que quando falamos da suástica sempre nos remetemos à Hitler e as atrocidades da guerra e da barbárie contra os judeus. E para mim sempre foi assim.

Quando vim para China comecei a visitar templos e sempre encontrava o símbolo em vários locais, inclusive junto aos budas. Mas sempre acabava que não ia buscar a informação. Até que um dia, uma amiga recebeu alguns familiares aqui e conversa vai, conversa vem, ele me perguntou sobre isso: o que a suástica fazia cravada no peito de um Buda.

mobilejune2014 1077

Buda de Jade em Xi’an. A foto está longe, mas reparem que há uma suástica no peito dele.

Bom, fiquei furiosa comigo mesma (rs), afinal essa era uma pergunta que eu já havia me feito várias vezes e sempre deixava para depois a busca da resposta. Mas dessa vez, voltei para casa e fui pesquisar.

E eis o que descobri:

Que a suástica é um símbolo tão antigo como a humanidade, foram achados registros de mais de 5 mil anos atrás. E até Hitler se ‘apoderar’ dele ela era sinônimo de sorte, prosperidade e sucesso. E que em sânscrito, o termo “suástica” significa felicidade, sorte e prazer.

De acordo com o Dicionário de Símbolos, ‘a cruz suástica é uma cruz cujos braços definem um sentido giratório, num movimento de rotação em torno de um centro imóvel, uma vez que representa um símbolo de ciclo, de manifestação, de ação e de regeneração. A cruz suástica é também chamada de cruz gamada.’

mobilejune2014 788

Essa suástica decorava o muro de uma mesquita em Xi’an, onde a quantidade de chineses muçulmanos é grande.

Existe a cruz com os braços em ‘movimento’ para direita, que seria a masculina, e para a esquerda, a feminina. As duas representam a construção e destruição. Mas obedecem a lei do universo, o ciclo da vida, nascimento e morte, o caos e a ordem, masculino e feminino, yin e yang, noite e dia. Afinal, a vida é feita de ciclos que se destroem e se reconstroem. Depois da tempestade que destrói, a natureza se regenera.

As duas forças se completam e uma não vive sem a outra.

E porque Hitler adotou esse símbolo tão positivo para seu partido ariano?

Li em alguns artigos que foram encontrados em escavações na Alemanha vários objetos e documentos onde a suástica aparecia. Os historiadores da época acharam que era um símbolo criado pela raça ariana e o mantiveram como símbolo do partido nazista.

Mas na realidade é impossível determinar onde e quem criou esse símbolo, já que há milênios ele aparece em vários documentos arqueológicos em diferentes culturas. A Índia por exemplo é um dos locais em que mais se acham suásticas e mesmo assim não leva o título de ‘dona’ do símbolo.

Outros artigos diziam que Hitler conhecia a história da suástica e utilizou como símbolo do partido,  a feminina, da destruição, como um ‘aval cósmico’ para destruir quem não pertencesse à raça ariana.

A resposta correta não sei e, realmente, não me aprofundei muito na busca. Tudo que coloquei  aqui foi após  ler vários artigos e tirar minhas conclusões e escrever da maneira que entendi.

Mas achei interessante dividir essa informação, já que todas as fontes eram unânimes na definição que copiei do Dicionário de símbolos: a suástica sempre foi um amuleto, uma representação da sorte, do ciclo da vida.

TATINACHINA 828

Detalhe da suástica no parapeito que circunda o templo. Jin’an Temple em Shanghai. Foto de Tati Sato.

TATINACHINA 843

Jin’an Temple em Shanghai. Foto de Tati Sato.

Agora confesso, que ainda me incomoda um pouco ver ela num templo, numa imagem de Buda, pois apesar de não ser Budista, respeito a crença e aceito  sua figura (Buda) como uma transmissão de boas energias, de paz. Bem como os templos, como as igrejas, são locais que as pessoas podem entrar em contato com o divino, com sua fé e crença.

Mas aos poucos vou digerindo a ideia…rs

Para quem quiser saber mais, achei esse artigo na wikipédia bem completo.

Zái Jiàn!

 

25 pensamentos sobre “A Suástica e seu real significado

  1. Oi, Christine!

    Te falo que meu irmão já tinha me falado que a suástica é um símbolo anterior ao nazismo e, até então, com uma conotação positiva.

    Mas esse conhecimento ficou adormecido até me deparar com TANTAS SUÁSTICAS em templos e palácios!

    Em choque, Henrique me deu um cutucão “esse vendedor (na nike) tem uma suástica tatuada”! Ai, então, nesse momento, tive um lampejo de memória e demos um Google.

    Hitler, um genocida memorável, destruiu mais isso Tb… Coloca na conta…

    Bjos

    Curtir

  2. Olá, minha Querida.
    Basta que estejamos na China para não admitir como sendo sadio a existência de um único deus. Um único deus remete a superioridade de algum grupo sobre o outro. Submissão essa que poderá ser com armas,muito dinheiro, monopólio da comunicação etc. Afinal, não foi a humanidade compreendida como todos os povos do mundo que criou um único deus,foi? Portanto, para mim, único deus na minha vida, nunca mais! Único deus é beligerante; faz com que o povo que o criou considere-se melhor do que os outros, compreende? No Antigo Egito um faraó teria criado um único deus para deter o pdoer político dos sacerdotes (além do político também econômico), li isso um dia desses; já o leu?

    Curtir

    • Isso vai de cada um, Alitane. Eu creio em Deus, na Força do Universo, e isso me ajuda a encarar meus desafios diários.Sou espiritualisma, pode-se dizer. Cada um tem sua história e aprendeu a lidar com ela do seu modo, né? Mas repudio fanatismo, seja em que esfera for (política, religiosa, ideias). Respeito todas as crenças e também quem não as tem. E, apesar disso, concordo com você que as pessoas usam seus deuses, muitas vezes criados pelo homem para manipular a sociedade. E isso é muito triste. E mais triste é ver uma sociedade que não pensa, não indaga e simplesmente segue cegamente uma ‘regra’ imposta, sem ao menos refletir. Chegamos na era do ‘do grande irmão’ como descreveu George Orwell.
      Abraço e obrigada pela visita! =]

      Curtir

  3. O mais interessante é perceber como todas as religiões, todas as crenças se interligam de uma maneira ou de outra, sendo isso para mim, uma grande prova de que somos um só, uma centelha da mesma “luz”. Beijos

    Curtir

  4. Chris,
    Voce sabe que eu já havia feito este questionamento. Ate mesmo por conta de minhas raízes, mas em Jerusalem mesmo voce encontrará suásticas esculpidas dentro da suposta tumba de Jesus Cristo, localizada na Catedral da Santa Sepultura. E embora ainda nao se saiba o pq destas gravuras e seu verdadeiro significado, posso dizer que sao bem chamativas.
    Aqui a legislação alemã, proíbe a apresentação em público, exceto para uso para fins de estudo e pesquisa.
    Mas sinceramente o símbolo representa valores muito diferentes em outras culturas, e muitos historiadores afirmam que Hittler tinha consiencia disto. E o algo muito bom virou uma recordacao muito ruim.
    Um beijo pra Ti!

    Curtir

    • Pois foi isso que me motivou a publicar. Na realidade também acredito mais nessa hipótese da suástica ter sido usada com conhecimento de causa. Nas matérias que li, eu vi algo realcionada a suástica sendo um símbolo usado pelos judeus também, com o significado original.
      Aí sempre me pergunto: o que um ser humano é capaz de fazer pela glória e o poder, não???
      Beijo.

      Curtir

  5. Olá Chris, gostei de saber… Não conhecia nada sobre esse símbolo que, atualmente, nos faz lembrar e reviver um período negro da história do mundo. Obrigada pelas informações.
    bjs regin@

    Curtir

  6. Muito bom, Chris. Que coincidência, esses dias estávamos comentando sobre isso. Também me incomoda que esse símbolo milenar chinês de bons significados acabe ficando conhecido aqui no Ocidente muito mais pela associação ao Nazismo. Ótimo você divulgar! Beijo!

    Curtir

  7. gostei! infelismente para o ocidente ficou a marca negativa e pesada , pelo
    uso que Hittler fez dela!
    …………………é o mundo, culturas, milênios!!!!!
    beijo grande para vc e familia!

    Curtir

Deixe uma resposta