Blog/Cenas da China real/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

Ainda mais curiosidades sobre a China.

São quase 11 anos de convivência diária com esse país e sempre encontro mais fatos curiosos para dividir com meus leitores. Acho que já escrevi uns 10 artigos sobre diferentes fatos que sempre nos deixam espantados, surpresos e percebendo o quanto essa cultura esconde aos olhos desavisados.

Nada é tão simples assim… Então vamos lá:

Superstições

Chapéu verde – já citei algumas vezes que jamais se deve dar de presente para um chinês um boné ou chapéu verde, pois isso é o mesmo que chamá-los de ‘cornos’ ou maridos traídos. Mas a explicação desse fato vem do passado. Antigamente os maridos de prostitutas (nem sabia que elas tinham maridos, mas isso é outro assunto) eram obrigados a usar um lenço verde na cabeça e por isso facilmente reconhecidos nas ruas pela infidelidade declarada das esposas. E com o passar do tempo, apesar desse hábito ser extinto, os homens abominam qualquer coisa verde na cabeça.

Rabos de porco – durante a dinastia Qing (1644 – 1912) os homens da etnia han eram obrigados a usar um ‘rabo’ feito com o rabo de porco trançado, além de rasparem a cabeça, em sinal de submissão às regras manchus. A pena pela recusa era a morte. Havia até um slogan que dizia: ‘mantenha seu cabelo e perca sua cabeça’ ou ‘perca seu cabelo e mantenha sua cabeça’. Como preferir…

chinese-queue-pigtail

Indústria

Ziper e botões – 80% dos zíperes usados no mundo são produzidos na província de Zhejiang. Cerca de 200 mil quilômetros de zíperes confeccionados anualmente, algo em torno de metade do caminho até a lua! Nessa mesma província também são produzidos 60% dos botões do mundo, algo em torno de 15 bilhões de botões/ano.

Automóveis – desde 2009 a China tornou-se o maior fabricante e mercado de carros do mundo. Naquele ano foram produzidos 13.79 milhões de automóveis, sendo 8 milhões de carros de passeio e 3,41 veículos comerciais. Desse montante, quase 45% eram de marcas locais. Pra5ticamente toda a produção é vendida na própria China, somente 370 mil carros foram exportados. O número de carros registrados em 2009 era de 62 milhões e a expectativa para 2020 é de 200 milhões de registros.

Poetas

Li Bai – (701 – 762) um dos maiores poetas da dinastia Tang e um dos imortais do grupo de catedráticos conhecido como  ‘Copo de Vinho’, pelo tanto que apreciavam as bebidas alcoólicas. Dizem que morreu afogado depois de cair do seu barco ao tentar abraçar a sombra da lua refletida no rio Yangtsé. Acredita-se que ele estava alcoolizado no momento. Porque será?

images (1)

 

Liu Ling – (221 – 300) foi um outro excêntrico poeta conhecido pelo seu ‘amor’ ao álcool. Ele se retirou para o interior do país com o objetivo de levar uma vida mais espontânea e natural. Diz a lenda popular que ele era seguido em todos os momentos para um serviçal que carregava uma garrafa de vinho e uma pá, assim estaria pronto para oferecer-lhe uma bebida quando ele pedisse ou enterrá-lo se ele caísse morto. Não encontrei nada à respeito de como foi enterrado! OMG!

Fatos

Nomes – Mais de 4.000 crianças chinesas receberam o nome de Aoyun, que significa “Jogos Olímpicos”, de acordo com autoridades chinesas. Não é incomum para as crianças chinesas receberem nomes de eventos e slogan populares – como ‘defender China’ – Bǎowèi zhōngguó, ‘construir a nação’ – Jiànshè guójiā e ‘viagens espaciais’ – tàikōng lǚxíng. Há 290.798 registros do nome ‘civilizações’ – Wénmíng.

Mais alto – O homem mais alto do mundo é chinês. Bao Xishun – apelidado de Xi Shun ou “Big Guy” – é listado no Guinness Book of Records com 2.47m de altura. Em dezembro de 2006, ele ajudou  veterinários, alcançando os estômagos de golfinhos que tinham engolido acidentalmente fragmentos de plástico.

Bao-Xi-shu-worlds-tallest-man

Máquinas self-service – A primeira máquina de venda automática de caranguejos vivos (sim, você leu corretamente) estreou em 2010, em uma estação de metrô perto de Nanjing. A máquina vende uma média de 200 caranguejos vivos por dia, com preços que variam de 15 a 50 yuan (cerca de 6 a 20 reais, dependendo do tamanho). Um aviso ao lado das máquinas garante que cada caranguejo vai sair vivo, oferecendo remuneração de três caranguejos vivos para cada um morto que saia. Essa venda de caranguejos vivos acontece normalmente em todos os supermercados e lojas de conveniência chineses (mas sem a máquina, na maioria dos locais). Recentemente foi proibida a venda dos animais vivos nos aeroportos! Porque será?

china-live-crabs-vending-maching-nanjing

Até a próxima lista!

Zái Jiàn!

16 pensamentos sobre “Ainda mais curiosidades sobre a China.

    • Oi Andréa. Todos os que conheço são estrangeiros. Os brasileiros não podem adotar crianças chinesas, não há acordo diplomático para esse tema. Mas por outro lado a adoção internacional aqui trabalha sem parar… são muitos os casos de adoção por americanos e europeus.
      Beijo

      Curtir

  1. Oi Chris! Cada dia admiro mais a cultura chinesa, suas peculiaridades e curiosidades. Você é em grande parte responsável por isso. Adoro ler seus posts! Beijo grande.

    Curtir

  2. Christine , boa tarde. Eu e meu marido vamos morar na China no próximo ano e gostaria de saber se o custo de vida é alto. Não tenho a menor noção de preços. Vamos primeiro para a Europa( Alemanha) e posteriormente China. Não sabemos nada sobre o lugar , mas gostaria de ter uma idéia se as coisas como alimentação e moradia são muito altos. Vamos para Kunshan que fica próximo Shangai.Um grande abraço. Atenciosamente…. Mércia

    Curtir

    • Oi Mércia,
      Numa cidade de interior o custo de vida é bem mais baixo, apesar de as opções também serem menores. Em Shanghai, depende muito do setor. Alimentação e vestuário é bem mais barato que o Brasil, mas moradia é absurdamente mais caro. qualquer cisa, me escreva pelo contato.
      Abraço.

      Curtir

Deixe uma resposta