Blog/Cenas da China real/China/Curiosidades/Viagens/viver na China

ChengDu – China: Reserva dos Pandas!

Conforme prometi no post anterior, vou contar um pouco aqui da minha experiência em Chengdu durante esse final de semana.

Eu disse um pouco, pois nunca vou conseguir relatar tudo que vivemos ali. Ao menos para mim, era uma coisa que queria, que sonhava em fazer há muito tempo. E jamais imaginava que pudesse ser tão emocionante como foi.

Chengdu é uma cidade na província de Sichuan, sudoeste da China. Na realidade é a capital da província. A tempo de viagem Shanghai – Chengdu de avião são de 3 horas. Uma cidade surpreendente, mas que vou descrever melhor em outro artigo. Nesse vamos nos concentrar na experiência com os pandas, certo?

Desde Shanghai, fomos com o agendamento garantido para o domingo às 10 da manhã na reserva dos pandas. Já que era feriado aqui, não valia à pena arriscar de chegar lá e não conseguir abraçar o panda.

Slide11

Chegamos á cidade no sábado e domingo cedo, fomos para ‘Chengdu Research Base of Giant Panda Breeding’, que fica cerca de uma hora do centro. Esse centro foi nomeado como patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Para entrar no parque o ingresso custa RMB 58,00 + RMB 10,00 para usar o carro elétrico que circula pelo local. Isso é aproximadamente 25 reais. Ingressos na mão, começamos nossa aventura!

O parque é lindo e super bem cuidado. Como chegamos cedo, estava vazio e foi muito simples pegar o carro e andar pelos locais onde os pandas estão alojados.

Primeiro passamos por locais onde em cada ‘espaço’ há uma mamãe panda e dois filhotes. Os que vimos tinham cerca de 8 meses a 1 ano e 3 meses. O tempo nos ajudou, já que não estava sol e as temperaturas eram em torno de 23 a 25°C, o que deixa os animais mais bem dispostos. Presenciamos algumas ‘traquinagens’ dos pequenos pandas brincando entre si. Mas as mamães pandas… ah, essas não queriam saber de nada além de dormir. Inclusive estavam de costas para onde as pessoas ficam.

Slide12

Slide8

Todos esses espaços possuem as placas das empresas que adotaram cada filhote de panda e custeiam sua manutenção. No meio de algumas áreas verdes há espaços fechados que simulam o ambiente externo, mas com ar condicionado para que os pandas não sofram no verão. Chengdu é um local frio, mas no verão as temperaturas ficam bem altas e extremamente úmido.

Slide3

Slide1

Um dos itens da alimentação dos pandas, para refrescá-los, é o que eles chamam de ‘ice cake’ – bolo de gelo. E, segundo o guia, eles adoram!

Entramos também na área dos ‘berçários’, onde os pandas recém nascidos recebem os cuidados até poderem voltar ao convívio de sua mãe. Eles nascem muito pequenos e completamente pelados. Parecem uns ratinhos…rs

Também tem o ‘kindergarten’, que é onde os pandas iniciam seu contato com a natureza da reserva.

Slide4

A outra atração foram os pandas vermelhos. Uma esp´cie que realmente está em extinção, mas ainda assim me lembram mais gambás vermelhos do que pandas. Inclusive os achei mais ariscos. O  primeiro que vimos entrou num tronco assim que percebeu o movimento. Eles sobem em galhos muito altos e os caminhos dentro das reservas nos permitem vê-los em cima das nossas cabeças… dá um medo que eles pulem em cima da gente, porque diferente dos pandas comuns, eles não tem carinhas de muitos amigos, não!

Slide2

Aí os tratadores começaram a colocar as frutas em determinados pontos e eu fiquei boba com a quantidade de pandas vermelhos que surgiram assim, como mágica!

Finalmente chegamos na área do ‘Giant Panda Keeper Experience Station’. Ali que nos cadastramos e fizemos a doação que nos dava direito a entrar no local de tratamento dos pandas bebês e tirar a foto abraçada com um deles.

Slide7

Crachás na mão, ouvimos uma palestra de uns 15 minutos sobre o parque e desenvolvimento dos pandas e entramos para a foto.

Slide5

Temos que colocar protetores nos sapatos, vestir os aventais e luvas descartáveis para evitar o contato direto com os pandas. Então ficamos meio ‘feios’ para sair na foto com essas fofuras, mas tudo bem… tudo pela saúde dos pandinhas!

Logo que chegamos já haviam algumas pessoas esperando e uma panda fêmea sentadinha no sofá de tronco. Mas ela ficou cansada e quando faltavam umas 5 pessoas na nossa frente e fizeram a troca de pandas, agora por um macho.

Slide6

O esquema das fotos funciona assim: são 30 pessoas por dia (por isso a necessidade da reserva) e o que segura o panda ali sentadinho é que os tratadores dão a eles brotos de bambu mergulhados no mel. A fêmea que estava tirando as fotos quando chegamos, já havia se empanturrado de mel, cansou da brincadeira e não quis mais saber de ficar ali. Já o panda que saiu na foto conosco, estava mais era querendo mergulhar no pote de mel, tanto que quase todas as fotos que tirei com ele, o danadinho está quase pulando em cima do carrinho que estava à nossa direita com o pote de mel!

Slide10

Quando reservamos eles dizem que são só alguns segundos ao lado do panda, tirar uma foto e sair. Mas na realidade, ficamos alguns minutos, os tratadores são super simpáticos e nos ajudam para que possamos aproveitar ao máximo. Além das fotos que a fotógrafa do local faz, eles pegam nossos celulares e câmeras e vão tirando quantas fotos podem. O rapaz que pegou meu celular ainda filmou o final da minha experiência (depois de bater mais de 30 fotos!!), e ainda fotografaram eu e a Carol juntas com o panda! Então esse momento está mais do que registrado!

Na saída, recebemos nossas fotos, o certificado de doação, um pandinha de pelúcia, a camiseta e mais alguns impressos numa sacola. Mas o que valeu mesmo foi o que ficou gravado, para sempre, na memória.

Slide9

Saí dali tão feliz, mas tão feliz que contava para meu marido e chorava de emoção. Mas também, vamos combinar, que eu quase roubei o panda de lá… abracei, de verdade, sem dó… peguei na pata dele, quase deitei em cima dele, fiz cafuné e até levei uma chamada do tratador porque apertei a orelha do coitado (rs) e essa é uma zona sensível do animal. Ao menos depois disso ele deixou de olhar para o pote de mel e me encarou um pouco… tentei até manter um diálogo com ele, mas meu tempo acabou! =]

Quando assisti o filme da minha experiência, vi que o pessoal que estava esperando caiu na risada de me ver abraçando o panda… mas as pessoas que vi fotografando antes de mim, estavam receosas, abraçavam, mas com uma certa distância, sabe??? Os que foram depois de mim, não vi… só espero que ao menos eles tenham se animado com minha performance e aproveitado mais esse momento único.

Há vários zoológicos na China que tem pandas, mas em nenhum deles há essa possibilidade de abraçar os animais. Tem que ir até Chengdu. Recomendo… uma experiência única!

O vídeo do dia que eu amassei, ops… abracei 0 panda está aqui. Corre la para ver quanta fofura!está aqui

No instangram @chinanaminhavida e facebook tem mais fotos…

Zài Jiàn!

75 pensamentos sobre “ChengDu – China: Reserva dos Pandas!

  1. Pingback: Vou para a China – O que visitar? | China na minha vida

  2. Estou planejando uma viagem à Chengdu e gostaria muitooooo de abraçar os pandinhas mas não estou achando onde fazer a reserva, já olhei o site oficial da reserva e não achei. É por lá mesmo que faz a reserva? Ou não está podendo mais abraçar eles?

    Curtir

      • E posso comprar lá mesmo o ingresso para entrar na reserva, ou é necessário comprar com antecedência? E qual seria o passeio mais legal para ver os pandas em Chengdu, já que não é mais possível tocar neles. Agradeço muito e abraço, Michela

        Curtir

      • Olá Michela,
        Desculpa a demora! Sim, pode comprar na hora. A minha dica é chegar cedo, antes do rush de turistas ou ir em dia de semana.
        O lugar é lindo e os pandas são demais!
        Aproveite

        Curtir

  3. Pingback: Sobre a Reserva dos Pandas em Chengdu | China na minha vida

  4. o meu sonho é fazer voluntariado em um destes centros e poder abraçar muuuuuuito estes pandinhas lindos. Obrigada por compartilhar tua experiência.

    Curtir

  5. Republicou isso em China na minha vidae comentado:

    Nesse mês em que estou recordando os melhores momentos do blog, não poderia, de maneira alguma, deixar de colocar em destaque o dia que abracei o panda!
    Para quem não sabia: sim, eu abracei um panda! De verdade.
    Foi um dos dias mais felizes da minha vida (ao menos aqui na China).
    Infelizmente esse Centro de Pesquisas e Preservação da Espécie, não está mais proporcionando essa atividade.
    Mais um motivo para eu ficar cada dia mais feliz e grata por ter tido a oportunidade de realizar um sonho.
    No final do texto, ainda tem um link para o vídeo que fiz na hora da visita… hora não, minuto… foi tudo muito rápido, mas ficará na minha lembrança para sempre.
    E você? O que achou da experiência?
    Zái Jián!

    Curtir

    • Jura que não estão mais deixando abraçar Pandas!? Nãããão…. 😦 tem algum outro lugar na China eles deixam? Qual é o site oficial deste centro? E só por curiosidade: de quanto foi esta doação que você teve que fazer para abraçar o panda? 🙂

      Curtir

      • Olá Ana Luisa,
        Sim, até onde sei o local que fui, que é o Centro de pesquisas e preservação da espécie oficial, não está mais oferecendo essa atividade. Mas sei que em Chengdu mesmo há alguns locais que oferecem algo parecido, só que o dinheiro pago é para a tração, não uma doação como foi meu caso, com certificado, recibo e tudo mais… Geralmente os hotéis sabem onde é esse local.
        O site oficial é http://www.panda.org.cn/english/
        E na época, paguei RMB 2000,00, cerca de R$950,00. Mas acho que nesses locais novos é mais.
        Abraço.

        Curtir

      • Olá Viviane,
        Obrigada pelo contato.
        Talvez fosse melhor vc buscar uma agência de turismo que faça viagens para a China. Eu realmente não sei onde vc poderia procurar aí.
        Mas não desista, pois a experiência é única!
        Abraço.

        Curtir

      • Olá Ana Luisa,
        Eu realmente não sei se na reserva de pandas está liberado. Mas algumas pessoas me deram feedback que existem alguns zoos em Chengdu que, mesmo sem a mesma estrutura, oferecem essa atração.
        Só não posso garantir se eles tem com os animais, o mesmo cuidado, carinho e respeito que no centro de pesquisa presenciei.
        Abraço.

        Curtir

  6. Olá Cris, vestamos planejando nossa viagem para 02/2017. Sabe se as visitas já retornaram? Não encontrei nada no site oficial. Nãos ei se estou procurando no lugar errado.
    Obrigada!

    Curtir

      • por favor avisa mesmo, eu sonho com um dia abraçar um panda. é meu sonho… guardo dinheiro desde que começei a trabalhar me formo em fevereiro. e minha meta pra 2017 realizar meu sonho. me ajuda como faço pra ir…. la. o que e onde comprar. moro em sao luis-maranhao.. email p.caroloiveira@gmail.com

        Curtir

      • Olá Ana Carolina.
        Que delícia de sonho… O primeiro passo é você comprar sua passagem para a China, chegando por Beijing ou Shanghai. Dessas cidades você poderá ir para Chengdu, a cidade dos pandas. Mesmo com o Centro de Pesquisas fechado para o ‘abraço’, você poderá visitar o local. E nos hotéis sempre há indicação de algum local que promova esses ‘encontros’ com os Pandas. Só não posso te garantir o cuidado que eles tem com os animais. Mas não desista!
        Abraço.

        Curtir

  7. Olá Cris tudo bem ! Estou indo com minha filha no mês de Julho para China , para ver os pandas ,vc pode passar o hotel que vc se hospedou em Chengdu.! eu devo chegar primeiro em Xanguai ,sera que consigo alguma agencia de turismo que faça o pacote completo para mim? Estou com medo de me perder !
    Se vc tiver pode me dar algumas dicas !
    Obrigado

    Curtir

    • Olá Alice,
      Obrigada pelo contato.
      Em Chengdu eu fiquei no Intercontinental, mas existem outras boas opções por lá.
      Só se certifique que está aberto para interagir com os pandas. Até maio estava somente aberto a visitação como um zoológico comum. O setor onde se pode ‘abraçar’ o panda estava fechado.
      Abraço.

      Curtir

      • Obrigado por responder, Mas como eu consigo verificar se estão abertas as visitas para abraçar os Pandas ?

        Curtir

      • Eu acabei de voltar de viagem…estava em chengdu e me hospedei no crowne plaza panda garden e a visita aos pandas esta suspensa ainda. Oq consegui foi com o concierge do hotel o contato de um rapaz que nos levou ate outro centro que é bem mais distante e lá pude abraçar o panda. Mas custou 3mil yuan ao invés dos 2mil.

        Curtir

      • Olá Allyne, valeu pelas dicas! E você tem o contato desse rapaz e/ou o endereço do local. Eu sabia que havia outra reserva em Chengdu, mas na época, como era mais longe, nem cogitei essa visita. Abraço e manda a sua foto com o panda para a página do facebook! =]

        Curtir

      • Se não me engano a reserva eh de wolong. Mas infelizmente não tenho o contato..o hotel que ligou para esse rapaz que inclusive falava inglês. E diferente de quando você foi…não tem ninguém para tirar as fotos RS no meu caso foi meu marido que tirou. Vou colocar sim a foto sim!!! Brigada

        Curtido por 1 pessoa

      • Vou dar uma pesquisada! E minha prima que estava aqui queria por que queria ir abraçar o panda. Mas realmente não conseguimos a visita em Maio. Fico aguardando. Abraço.

        Curtir

  8. oi tudo bom , sou colombiana morando no Brasil , e estou planejando a minha viagem para china agora em maio , fiquei super emocionada com o seu relato dos pandas eu quero mutio fazer isso tambem , muiot obrigada por compartilhar sua experiencia , então voce fex reserva em shangai numa agencia de turismo? poderia porfavor passar o nome da agencia , obrigada .

    Curtir

      • Chris Obrigada sempre muito prestativa! Voce sabe contar melhor o que esta acontecendo por la? Aqui no brasil nao documentaram nada, mas achei poucas noticias falando sobre h5n1 em sichuan eh isso mesmo?? Obrigada novamente, e tambem estarei por la em maio rs

        Curtido por 2 pessoas

      • Muito obrigada viu! Eu falei com o hotel, mas ele so disse que infelizmente as visitas estao suspensas, mas nao deu o motivo. bjos e obrigada novamente!!!

        Curtido por 1 pessoa

  9. Meu Deus que deliciaa! meu sonho segurar um pandinha! hahah estou planejando uma viagem para a asia e vou colocar chengdu no caminho entre xangai e pequim. mas vai ser bem assim: desce do avião, corre pra reserva, segura o panda, volta pro aeroporto. e como eu vi que o vôo mais cedo de xangai chega as 10:30 em chengdu, lhe pergunto: quando vc faz a reserva vc pode escolher o horário da visita? pelo que vi só tem dois horários: 10:30 ou 14:30. preciso ir no de 14:30 mas não encontrei nenhuma reserva que seja nesse horário..

    Curtir

  10. Amei o post!! Gostaria de saber se falando apenas ingles da para curtir o passeio, se tem alguma recomendação sobre passeio! vou ficar na china apenas uma semana, mas quero mais que tudo chegar pertinho de um panda! Chorei só de ver suas fotos *-*

    Curtir

  11. Olá. obrigada por dividir com todos sua experiência. Ver um panda de pertinho sempre foi meu sonho, desde de criança e sei que agora é possível até abraça-los, vou começar a planejar a viagem, mas vai demorar um pouco, pois a viagem não é tão baratinha… mas você comentou que é necessário fazer a doação com antecedência, quanto tempo antes? não quero que nada dê errado, por isso, gostaria de saber tudo antes de chegar o grande momento. No hotel eles auxiliam os turistas, se eu planejar passar uma semana por lá vou conseguir o ingresso para tirar uma foto junto de um panda? Muito obrigada e parabéns pelas fotos sem igual. Bjs

    Curtir

  12. Oí, hola, ni hao! soy de Colombia. Ahora estou vivendo en Dalian, China. mais tengo muitas amigas brasileñas. Trato de falar “portuñol”. Espero que voce pueda comprender. Quiero preguntarte voce tinha que pagar para las fotos ??? Cuanto sao as fotos?
    Me encanta su blog, siempre lo leo. Muy interesante.
    Obrigada pela usa respuesta. Muchas Gracias!!! Xie xie
    Marcela R

    Curtir

    • Hola Marcela,
      Mi portunhol es super avanzado … jajaja
      Pero que: el valor es de 2000 RMB y es una donación para el mantenimiento y el tratamiento de pandas. mire una foto en el post que muestra el certificado. También tienen un enlace a través WeChat para ver donde se está aplicando la donación.
      Abrazo y gracias por seguir el blog.
      Tiene otras latinas que también siguen la página.
      Me hace muy feliz!

      Curtir

  13. Fantástico!!! Deve ter sido uma experiência e tanto, a emoção de chegar tão pertinho e poder abraçar um desses bichinhos tão fofos… Quando você falou do mel, imaginei o Ursinho Puff (ou Pooh) todo lambuzado rsrs… Cada vez mais, cresce a vontade de conhecer esse país tão pitoresco e único! Bjks

    Curtir

  14. Christine, tô até agora encantada com essa tua experiência. A gente lê o post e sente que fez parte desse sonho junto contigo. Super divertido! E inesquecível, com certeza! Parabéns, Chris! Foi demais!

    Curtir

  15. oi!
    imaginei que o post seria muito legal, mas foi muito mais! deu para sentir tua emoção! espero que vc publique mais fotos! fantástico como o local é preparado para a visitação, para o turismo! pq não copiamos isso tudo?
    ………………….feliz por vc estar feliz por ter realizado um desejo! beijo grande para vc e familia!

    Curtir

  16. Nunca tinha pensado em ir á China, mas depois desse post de você com essas gracinhas,.. sei lá… estou com vontade de dar um pulinho aí só pra abraçar um pandinha. Adorei o post!! Deve ser uma delícia abraçar um bichinho desses.
    bjs da regin@

    Curtir

Deixe uma resposta