Blog/Cenas da China real/China/Compras/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

As unhas das Imperatrizes Chinesas

Desde a primeira vez que coloquei o pés na China e comecei a bater perna por Chang Chun, entrar nos locais mais inusitados e descobrir as coisas, os locais de fazer as unhas sempre me chamaram atenção. Primeiro porque aqui, desde sempre, local de fazer unha é local de fazer unha e ponto. Não dá para dar aquele jeitinho brasileiro de uma pessoas fazendo a mão, outra o pé e uma terceira escovando ou tingindo nosso cabelo (até hoje sinto saudades dessa praticidade brasileira, que me possibilitava dar conta da aparência nos intervalos de almoço, algumas vezes!).

Os ‘nails studios’ que hoje estão na moda no Brasil, já existiam na China há muito tempo. E a história das unhas enfeitadas então… desde que a China é China! Sim, porque vamos combinar que aqui não é uma florzinha delicada na unha, ou um esmalte mais elaborado com listras ou qualquer coisa assim.

Aqui são cristais do tamanho de uma moeda, pedrarias, glitters e flores de biscuit que, quando nos deparamos com isso nas ruas, sempre ficamos entre o estado assustado, boquiaberto mesmo,  e a risada seguida da frase: pois é, estamos na China!

No começo do ano, flagrei uma senhora no aeroporto, mas a foto ficou um pouco a desejar… Tentei tirar a foto sem chamar a atenção, meio disfarçada e quase não dava para ver.

Mas a Camila, uma brasileira que vive aqui, outro dia me enviou foto de unhas feita especialmente para a página! Que luxo! E, pasmem, ela pediu para tirar a foto e a moça fez pose com a mão para a foto sair boa e mostrar todos os detalhes… super orgulhosa das suas unhas! Hehehe

Slide3

Foto da Camilla Escandelari Cadermatori, em Shanghai.

Bom, como sempre digo, o que seria da minha vida sem meus colaboradores queridos! Não dou conta de fotografar tudo que tem de interessante por aqui.

Mas aí, lembrei que há muito tempo atrás li um livro sobre a Última Imperatriz (e até tem resenha aqui no blog), e uma das coisas que me chamou a atenção foi a descrição das jóias das mulheres da corte. Fossem elas a Imperatriz ou as concubinas. Os kits de jóias eram separados e todos eles continham anel, pulseiras, colar, tiara e… as unhas postiças combinando!

Numa das minhas andanças por uma feirinha de antiguidades na Xintiandi, aqui em Shanghai, vi um jogo desses, mas falso, claro e coloquei uma das unhas e fotografei.

Eu com a unha da Imperatriz... agora imaginem isso coberto de predras preciosas de verdade! OMG!

Eu com a unha da Imperatriz… agora imaginem isso coberto de pedras preciosas de verdade! OMG!

Então fica mais ou menos explicada essa coisa com unha: é status. Isso só ajuda a entender a história dos homens de unha comprida também! Claro que eles (ainda…rs) não usam essas unhas enfeitadas, mas são enormes em alguns casos.

Quem usa uma unha grande é porque não precisa fazer trabalho pesado, pode se dar ao luxo de mantê-las limpas e enfeitadas. Para os homens significa ter trabalho mais burocrático ou intelectual, sem precisar usar as mãos na terra ou na construção por exemplo. Para as mulheres é que não tem que cuidar da casa, cozinhar e lavar.

Essa foto foi enviada pela Rebecca Steinhoff que vive em Changzhou.

Essa foto foi enviada pela Rebecca Steinhoff que vive em Changzhou. E acreditem: é mão de homem!

Na época do império, as concubinas do imperador não podiam fazer nada, nem mesmo se esfregar no banho. Estou lendo um outro livro agora, que uma delas relata que nem quando ia fazer suas necessidades básicas poderia ir sozinha e ela mesmo se limpar. Existiam as criadas e eunucos que sentavam ao lado dela e faziam o serviço. Vamos combinar: que situação, não é mesmo?

Mas a história é a história. E o que é interessante aqui na China é que quando você se depara com algo muito estranho, seja hábito, superstição… pode ir pesquisar, pois com certeza encontrará explicação na história milenar desse país. E eles mantém os mesmos costumes, dão valor às mesmas coisas, é impressionante. Claro que com uma pitada de modernidade.

E eis que no meio dessa história toda, entre minhas divagações de como escrever um artigo sobre isso etc etc etc, me aparece uma foto no taobao de unhas postiças prontas. É só comprar e colar. Pensei, caramba: meus problemas acabaram… mas aí olha só o estilo das unhas:

Fotos copiadas do taobao.com

Fotos copiadas do taobao.com

E como no Taobao eles sabem de tudo que você busca, olha e se interessa, no dia seguinte começaram a pipocar ofertas de unhas postiças na minha tela. OMG! Essas são como as da Imperatriz!!!

Fotos copiadas do taobao.com

Fotos copiadas do taobao.com

 

Fotos copiadas do taobao.com

Fotos copiadas do taobao.com

E se tem no Taobao gente, é porque o povo compra e usa, certo? Ainda vou escrever mais sobre as coisas estranhas que achamos nesse site…

E viva a China! E viva a Imperatriz! Com suas unhas magníficas cravadas de rubis, esmeraldas e diamantes!

Definitivamente, coisas da China!

Zài Jiàn!

16 pensamentos sobre “As unhas das Imperatrizes Chinesas

  1. muito interessante o post! Nunca tinha me passado , o lance do status, e do tipo de trabalho com o tamanho das unhas!
    particularmente não curto homem de unha comprida, e para as mulheres, até certo ponto acho bonito e interessante! Mas hábitos são hábitos e fica combinado assim!
    beijão para vc e familia!

    Curtir

  2. Chris, adorei a última foto! Eu sou mega fã das unhas curtas por causa da praticidade, mas essas da última foto até que eu usaria pra uma festa, um evento social mais chique… post super bacana, esse seu! Bjo

    Curtir

    • Eu adoro unhas compridas Cris, mas dentro de um limite e sem enfeites…hehehe. E sim, se fosse para usar as da última foto ainda dariam, até pq elas são quase um anel (dá para tirar se estiver incomodando…rs).
      Beijo e obrigada!

      Curtir

Deixe uma resposta