Blog/Cenas da China real/China/Compras/Curiosidades

Os produtos Nacionais chineses.

Logo que cheguei por aqui, uma amiga querida que foi meu ‘porto seguro’ naquela época, daquelas pessoas que você tem certeza que foi Deus que colocou na sua vida, usou uma frase interessante quando me referi ao produtos fakes, falsificado. Ela me corrigia: ‘não fale assim… São produtos nacionais!’. E sempre riamos muito disso. E eu gravei essa boa resposta aos produtos chineses.

O fato é que hoje em dia existem os tais ‘produtos nacionais’ aos montes por aqui. E realmente não são falsificados, mas cópias quase perfeitas, com marca chinesa e tudo mais. Resumindo, a China veio para provar a teoria que nada se cria, tudo se copia.

524552_495547413890365_1698883953_n

Mas vamos combinar que em matéria de cópia os chineses superam qualquer expectativa e hoje eles colocam as grandes marcas quase doidas, não só por vender as cópias de seus produtos, mas criando suas próprias marcas com designs idênticos das suas fontes de inspiração, se é que podemos nos referir assim. Em muitas lojas, incluindo o taobao, eles ainda usam as fotos da coleção original de onde buscaram a inspiração. OMG!

As bolsas, jóias e roupas de griffes famosas estão em todas as partes. E ainda quando se anda nas ruas cheias de turistas ou nos mercados fakes da vida, os vendedores te abordam com fotos ou mesmo os catálogos originais e soltam o famoso: “Good Quality” – Boa qualidade. Então tá.

parece1

Parece, mas não é…

parece

Parece mas não é (2). Agora quando se olha rapidamente, até engana os olhos..rs

Com os aparelhos elétricos e eletrônicos é a mesma coisa. Já existe até o ‘Steve Jobs’ chinês como li num artigo publicado recentemente. A marca de smartphone Xiaomi está bombando por aqui e muita gente aderindo ao produto que acaba sendo uma mistura do android com o sistema da Apple. E deu certo… Em breve vocês vão se deparar com ele aí no Brasil e provavelmente o mundo estará com um aparelho de marca chinesa em mãos num futuro muito próximo. Isso já acontece com os computadores Le Novo, que de uma marca chinesa desconhecida, ganhou o mundo ao comprar uma marca estrangeira (e manteve seu nome chinês).

A outra indústria que está dando trabalho agora é a automobilística. Claro que carros ninguém carrega na mala, então isso dificulta a disseminação. Mas não é uma simples cópia: são empresas que abrem legalmente e fabricam carros… e no meio de sua frota sai um modelo praticamente igual ao original de outra marca mais conhecida atualmente. Isso aconteceu recentemente com duas marcas, conforme as fotos abaixo.

O Ford Taigun e sua versão chinesa da Jiangsu Golden Lake Continental (empresa) que patenteou o modelo com nome chinês, mas ainda não fabrica. A Ford também já patenteou o Taigun na China, mas ainda não está nesse mercado.

taigunfake

Foto e matéria completa no blog Car and Driver Brasil.

A Ford conseguiu impedir a JAC de enviar o clone da sua F-150 para o salão do automóvel de Beijing. Mas essa foi só uma batalha.

picape-jac-motors-1

confira a matéria aqui.

A Range Rover Evoque também ganhou seu genérico aqui: a Land Wind.

E aí as montadoras chinesas conseguem copiar e lançar os carros antes da montadora que fez todo o projeto. Já houveram vários processos partindo das grandes montadoras, mas até agora nada de concreto aconteceu e os carros chineses continuam invadindo o mercado chinês e pouco a pouco o mundial.

Qual a diferença? Tecnicamente não faço a menor ideia. Inclusive esse post foi sugestão do meu marido que trabalha na industria automobilística e fica me mostrando essas coisas (rs). Mas em termos de preço… Aí tem uma diferença enorme. Nos links que coloquei, de onde vieram as fotos e informações para esse post, existem dados mais concretos do que meu amadorismo automobilístico pode oferecer.

Então gente, ficamos assim:

  • Nessa vida nada se cria, tudo se copia.
  • Estou para descobrir algo que não é ‘made in China’.
  • E a China está dominando tudo.

Só quero ver quando a maior migração do planeta, que acontece em cada Ano Novo Chinês, passar a ser a maior Imigração do planeta. Porque eles vão ganhar o mundo, mais voltam para o seu ‘centro do mundo’* sempre!

Zài Jiàn!

PS: *Para quem não lembra China em mandarim é ‘Zhong Guó’, na tradução literal, país do meio ou centro.

4 pensamentos sobre “Os produtos Nacionais chineses.

Deixe uma resposta