Blog/Cenas da China real/China/Compras/Cultura Chinesa/Curiosidades/Viagens

Jingdezhen – capital da porcelana chinesa.

Jingdezhen, uma cidade com aproximadamente 300.000 habitantes, fica na província de Jiangxi e está imortalizada na história como o ponto de partida da ‘Longa Marcha’, além de ser famosa pela produção de porcelana para as famílias imperiais. Até hoje é considerada a capital da porcelana chinesa, mais por tradição do que de fato ser a maior produtora.

Slide21a

Entrada da cidade.

A porcelana na China existe desde a dinastia Han, mas o que levou Jingdezhen ter esse título, foi a descoberta da verdadeira porcelana durante o período de 907 a 979, baseada na argila rica em feldspato, encontrada no local. Mais tarde, durante a dinastia Ming e a capital ser fixada em Nanjing (próximo a Jingdezhen), a fama da cidade ficou ainda maior. O seu produto mais apreciado era a porcelana azul e branca. 😉

china2014 501

A cidade em si não é cartão-postal, na realidade eu me decepcionei um pouco ao deparar com um lugar, que é tido como ponto turístico e estar com uma aparência abandonada, até um pouco sujo. Um dos pontos a serem analisados para se ter noção do tamanho de uma cidade chinesa e o quanto ela está inserida no mundo globalizado, é pelas redes de cafés e fast food. E para nosso desespero não há ainda em Jingdezhen nem Starbucks, nem Pizza Hut e nem Mc Donald’s! Não que essa seja minha opção gastronômica, mas essas redes já nos salvaram de muitas situações difíceis em viagens pela China… isso é, quando existem no local em que estamos.

Mas queria muito conhecer, pois sou apaixonada por porcelana chinesa, principalmente as azuis e brancas, minhas preferidas. Foi um passeio de um dia e meio. O suficiente para conhecer os museus e a aldeia de artesãos. Na realidade se não estivéssemos no verão escaldante chinês, seria possível estender um dia a mais e passear nos parques e aldeias que estão situados ao redor da cidade.

Angela e eu... derretendo as 10 da manhã num dos parques de Jingdezhen.

Angela e eu… derretendo as 10 da manhã num dos parques de Jingdezhen.

Só fomos em um desses locais, e sinceramente, poderíamos ter aproveitado melhor a beleza e paz do local se não fosse o calor. Mas mesmo assim valeu.

O que fazer em Jingdezhen

Começamos visitando o Museu da PorcelanaJingdezhen Porcelain Museum –  um prédio antigo, e bem vazio. Praticamente abriram as salas para que visitássemos; só quando estávamos deixando o local que chegou um grupo de chineses para visitar.

O museu mostra a história da porcelana desde a dinastia Song, passando pela Ming e Qing. E o acervo de peças produzidas após a criação da República Popular da China.

O interessante é perceber como foram mudando/evoluindo os utensílios, a pintura e o estilo da porcelana. Peças maravilhosas, algumas com milênios de história.

Slide3

Slide6

Slide8

Slide10

Imperial Kiln National Park

Um parque tranquilo com vários pequenos espaços de exposição e, diferente do primeiro museu, com uma aparência mais bem cuidada. A paisagem é linda e existe uma grande maquete no final do parque que mostra como era a vila de artesãos antigamente. Muito legal.

Slide15

Slide16

Slide14

Jingdezhen Ancient Kiln & Folk-Custom

Além do jardim cheio de porcelanas espalhadas. Aqui, até os cacos de vasos formam um lindo muro, uma calçada…

O mais legal dessa visita foi poder ver, passo a passo, como são feitas as peças. Também há alguns artesãos já idosos, mas de um talento ímpar, que pintam e se pode comprar as peças feitas por eles com certificado de autenticidade e tudo mais… Bem no estilo chinês de ser.

Também há opções de fazer sua própria peça, em oficinas. Mas não nos arriscamos a mostrar nossos dotes artísticos. Fiz vários vídeos do processo e em breve posto aqui.

Slide17

Slide18

Fábrica de Porcelana

Apesar de parecer meio ‘para turista’, um cenário montado, foi interessante porque pudemos ver os passos da fabricação da porcelana hoje em dia. E uma coisa é certa: apesar dos desenhos serem quase sempre os mesmos, o trabalho é artesanal, um a um.

Ver a destreza daqueles artesãos com o pincel e o lápis, com que precisão eles desenham nas peças… é hipnotizante. Não dá vontade de sair de perto deles.

E claro que no final da visita tinha uma LOJA! Hahaha. Mas as coisas eram absurdamente caras. Em contrapartida vimos as porcelanas que hoje são difíceis de encontrar no mercado: aquelas quase transparentes… MARAVILHOSAS!

Slide11

Shopping

Clarooooo… como não ir ver uma rua cheia de shoppings e TODOS vendendo porcelanas? Mas gente, é tanta coisa que até cansa. Eu, graças à Deus (rs), não consigo sair comprando quando a oferta é muito grande, de coisas semelhantes… fico confusa, não sei o que escolher…hahaha. Mas como estamos na China, fui catando tudo que era catálogo e cartão e, como não poderia ser diferente, no melhor estilo chinês de ser que incorporei, todos os sites das lojas no taobao! Aí sim… posso pensar… J

Mas resumindo tem de tudo um pouco. Das maravilhosas peças que conhecemos no ocidente, passando pela linha mais contemporânea que está ganhando força na China, até aquelas coisas, como poderia descrever…, de gosto duvidoso…rs

Como tudo na China, quilômetros e quilômetros de shoppings vazios (era um dia de semana, tudo bem…). Isso é algo que me intriga na China… mas acho que é demais para minha veia filósofa…hahaha

Slide12

Slide13

E no final…

Bem no final valeu super à pena. Passamos dois dias diferentes (só o calor atrapalhou um pouco para aproveitarmos mais os parques). O interessante na cidade é que realmente incorporou esse negócio da porcelana e tudo, desde de postes de luz até as lixeiras de rua, imitam as porcelanas que dão o status à cidade.

Slide20

Slide19

Slide21

Acho que o governo poderia investir mais nessa cidade, pois teria um potencial turístico muito grande. Ao menos para os amantes da porcelana Chinesa!

E tem coisas muito específicas sobre cada local que merecem um artigo específico, que mais para frente publico.

Zài Jiàn!

14 pensamentos sobre “Jingdezhen – capital da porcelana chinesa.

  1. Boa noite! Estou planejando uma viagem pra China e gostaria de saber se Jingdezhen seria uma boa opção para comprar algumas peças de porcelana como jogo de xícaras ou prato. Sou louca por porcelanas. Estive em Arita no Japão em Março e fiquei encantada pela cidade e a qualidade das porcelanas

    Curtir

    • Olá Rose,
      Jingdzhen não é um destino turistico muito comum, e na realidade a cidade tem pouca estrutura para receber estrangeiros.
      Você provavelmente passará por cidades que podem te oferecer porcelanas maravilhosas e com muita variedade. Shanghai, Beijing entre outras, há lojas lindas de porcelana.
      Abraço e boa viagem.
      Christine

      Curtir

  2. Pingback: O que comprar na China | China na minha vida

  3. Pingback: Jogos de pratos chineses. | China na minha vida

  4. bom dia! eita! tá ai um lugar que gostaria de conhecer e que me fascina! acredito que deva ter sido muito bom ter estado ao lado dos velhos artesões! a porcelana, com toda a tecnologia, tem uns mistérios que só a vivência consegue controlar! Pelas fotos coisas muito lindas! dizer que vc escreve bem, que é uma boa reporte, etc….etc…..etc……fica combinado assim! beijo grande para vc e familia!

    Curtir

Deixe uma resposta