Blog/Cenas da China real/China/Compras/Curiosidades/Viagens/viver na China

Algumas curiosidades numéricas sobre a China.

Sempre que me deparo com alguma notícia interessante nas revistas de circulação local, separo a informação para que possa buscar mais dados e juntar em alguma publicação que necessite deles.

Mas algumas vezes, gosto de publicar assim, mesmo que os itens sejam desconexos, já que para mim alguns dados são interessantes, outros engraçados e muitos são de nos deixar boquiabertos com a rapidez da evolução dos números na China.

Para hoje separei alguns desses dados interessantes:

Sempre falo da quantidade de linhas de metrô e trem na China, e esse dado não me deixa mentir: 12000 km é o comprimento total das linhas de ‘high speed trains’ – trens de alta velocidade – na China após a inauguração em dezembro de 2013 da linha Shenzhen – Xiamen. Os EUA tem 0km.

A China está tentando diminuir o consumo de tabaco (cigarro), já que é o maior país no ranking do consumo. Enquanto o mundo está diminuindo seus índices, a China só aumenta. Prova disso é uma investigação feita pelo Governo de Shanghai visitando 400 pontos onde deveriam estar cumprindo a lei ‘anti-smoking’, antitabagismo. Dos pontos que foram multados por desobedecerem a lei, estavam 29 hospitais (pasmem)! Em alguns foram encontrados familiares de pacientes fumando nas salas de espera ao lado dos centros cirúrgicos. Eu digo que tem coisas que só na China mesmo!

cigarear

Cigarro aqui ainda é sinônimo de status! =/

 

O crescimento da indústria de entretenimento chinesa vai de vento em popa. Haja visto os números anunciados pelo “State General Administration of Press, Publication, Radio, Film and Television”, que confirmam a China como o segundo maior mercado teatral depois da América do Norte. Os valores arrecadados em 2013 por esse mercado foram de 21.8 bilhões de Yuan (ou renmimbi) – cerca de 3.5 bilhões de dólares americanos (se não fiz a conta errada). Wow!!!

Todo mundo já reparou que os chineses estão viajando pelo mundo. Claro que porcentualmente ao número de habitantes da China, é um índice pequeno, mas em termos numéricos dentro de cidades ou países pequenos, eles fazem um estrago populacional…rs. Mas isso não é lenda. Segundo uma pesquisa da Ctrip, uma empresa de turismo online, que foi baseada em dados do “World Tourism Organization”, em 2010, 10 milhões de chineses fizeram turismo fora da China. Já os números esperados para 2014 são de 100 milhões!!! 51% dessas pessoas vão fazer mais de 3 viagens ao exterior nesse ano.

IMG_6004

Grupo de turistas chineses nas Filipinas – fevereiro 2014.

 

E ainda tem mais: O montante gasto pelos turistas chineses ao redor do mundo em 2012 foi a pequena (sqn) quantia de 102 bilhões de dólares americanos. Os destinos mais visitados são Hong Kong e Macau (onde os casinos já superaram Las Vegas há muito tempo), Europa e EUA.

Comprar um carro aqui não é o maior problema para o bolso dos shanghaineses. O mais caro do processo está em conseguir uma placa, que pode custar até o dobro do preço do carro. Shanghai é a única cidade chinesa em que há ‘leilão’ de placas de carro, dado o tamanho da demanda, e isso ocorre desde 2011. Com esse pequeno detalhe, em março de 2013 uma placa de ‘Shanghai City’ recebia lances de 91.898 yuan (ou renminbi) em média (a bagatela de 33 mil reais!!!).

orange

A cobiçada placa de Shanghai City!

Números são geniais… Mas as vezes, na China, podem ser assustadores! =]

ZàiJiàn!

10 pensamentos sobre “Algumas curiosidades numéricas sobre a China.

  1. Oi Chris!
    Lendo seu post lembrei de uma história engraçada sobre fumar em hospitais… Meu noivo teve que fazer uma cirurgia de apêndice no início deste ano, na China (no início morremos de medo, mas no fim deu tudo certo). Ele ficou alguns dias no hospital se recuperando e certa noite tinha um chinês fumando na frente da porta do quarto dele!!! Ele acordou com o cheiro. E quando a enfermeira apareceu, ela sentiu o cheiro e xingou o meu noivo, porque achou que era ele que estava fumando. Até tentar explicar em mandarim, que não era ele….
    Tem chinês que não respeita nada mesmo. E a gente acaba sofrendo sendo fumante passivo :/

    beijos

    Curtir

  2. Nossa, isso do cigarro eu imagina que fosse assustador, mas daí a pensar que os números seguem aumentando é apavorante. No Rio Grande do Sul em 10 anos diminuiu-se o consumo de cigarro em mais de 40%.

    Curtir

  3. oi!
    realmente os numeros são demais!
    adoraria que os governantes brasileiros fossem aprender como construir ferrovias por ai! aqui êles tem mêdo disso! aja visto o VLT de são vicente a santos, é uma piada o tempo para a construção e toda a propaganda em cima!
    a gente fica desiludido! e não vejo para um futuro próximo , que esse sistema vá melhorar o transito!
    mas fica combinado assim!
    seus artigos sempre interessantes! beijo para vc e familia!

    Curtir

Deixe uma resposta