Blog/Cenas da China real/China/Viagens/viver na China

VISA chinês – entenda as diferenças para não ter problemas.

Muita polêmica se formou nesse último mês por conta de modelos que foram presos aqui na China por estarem com um VISA errado. Não vou entrar no ponto de discutir o porquê esses jovens passaram por essa situação, mas o fato é que se há algo que não dá para brincar aqui (e muito menos dar o ‘jeitinho brasileiro’) é com a situação legal do visitante ou residente na China. Li no grupo que temos no Facebook, Brasileiros em Shanghai, que havia cerca de 40 modelos presos na China por estarem com VISA ilegal para a atividade que estavam exercendo ou com VISA vencido. Não sei se o número é exato e nem se é de fonte oficial. Mas sei que isso existe e com mais frequência do que podemos imaginar.

As pessoas acham que chegando aqui, tudo se resolve. Pensam: vou com VISA de turista e lá dou um jeito. Mas acreditem, é bem difícil ‘dar esse jeito’ em terras chinesas.

Existem multas pesadas e deportação, além dos 20 dias na prisão, inafiançáveis, e sem contato com ninguém. Muitas vezes os próprios consulados e embaixadas tem dificuldade em ter contato direto com a pessoa que está na prisão. Mesmo quando os diplomatas conseguem contato, não podem levar nada para amenizar a estada deles na prisão chinesa (que vamos ser bem francos, não deve ser nada fácil), nem comida, roupas, nada. Quando tem muita sorte e influência diplomática podem conversar alguns minutos.

As regras são muito claras e não adianta querer vir para cá com VISA de estudante, fazer uma matrícula numa universidade para estudar mandarim, já que o custo é relativamente baixo, e chegando aqui, ir à aula uma ou duas vezes por semana e começar trabalhar ilegalmente. Se for descoberto vai passar por todo o processo que os modelos passaram.

Outro grande equívoco, que até onde entendi foi o que ocorreu nesse episódio, é vir com o Business VISA e achar que pode trabalhar, por que não pode. Esse VISA é para uma pessoa que vem a China a negócios, seja pela empresa que trabalha no seu país ou para visitar feiras, fazer compras ou mesmo atender a uma reunião, dar um treinamento específico. Mas não trabalhar na China. Mesmo se for para dar manutenção ou assistência técnica e/ou troca de tecnologia, esse visto não pode ser usado.

images (3)

É bem complicada a questão dos vistos para a China e, ano após ano, tem ficado mais difícil ainda, mais cheio de regras e ‘vírgulas’ que se não forem bem entendidas podem acarretar todo o tipo de confusão.

Aqui, transcrevi a tabela de vistos que está disponível no site da Embaixada Chinesa no Brasil (só clicar para ir para a página). Lá você encontra toda a informação de documentação necessária para cada tipo de VISA.

Tipo de Visto

Descrição de Visto

C

Emitido para tripulantes de linhas ferroviárias, aéreas e  marítimas internacionais,   motoristas de transporte em rodovia internacional, e   familiares acompanhados nos meios de transporte acima mencionada.

D

Emitido para pessoas com intenção de residir na China  permanentemente.

F

Emitido para pessoas que irão à China para praticar atividades de intercâmbio, visita, estudo, entre outras.

G

Emitido para pessoas em trânsito pela China.

J1

Emitido para jornalistas estrangeiros de organizações de imprensa estrangeiras residentes na China, cuja permanência ultrapassa mais de 180 dias.

J2

Emitido para jornalistas estrangeiros que irão à China para fazer entrevista de curto prazo(menos de 180 dias).

L

Emitido para pessoas que irão à China como turista.

M

Emitido para pessoas que irão à China para atividades comerciais.

Q1

Emitido para pessoas com finalidade de residir na China por motivo de reunião familiar cujo membro da sua família (cônjuge, pais, filhos, cônjuge dos filhos, irmãos e irmãs, avós e avôs, netos e netas,  pais dos cônjuges) é cidadão chinês ou estrangeiro que possui permissão da residência permanente na China, e  pessoas com finalidade de residir na China por causa de adoção.

Q2

Emitido para pessoas com finalidade de visitar por período curto (menos de 180 dias) parente que é cidadão chinês ou estrangeiro que possui permissão de residência permanente na China.

R

Emitido para pessoas talentosas de alto nível que a China  necessita ou profissionais que a  China está precisando com urgência.

S1

Emitido para pessoas com finalidade de visitar por um longo prazo (mais de 180 dias) seu cônjuge, pais, filhos menores de 18 anos, pais do cônjuge estrangeiros que se encontram na China por causa do trabalho, aprendizagem etc., ou pessoas que precisam residir na China por causa de assuntos particulares.

S2

Emitido para pessoas com finalidade de visitar por um curto prazo (menos de 180 dias) seu cônjuge, pais, filhos menores de 18 anos, pais do cônjuge estrangeiros que se encontram na China por causa do trabalho, aprendizagem etc., ou pessoas que precisam residir na China por causa de assuntos particulares.

X1

Emitido para pessoas com finalidade de aprendizagem na China por um longo prazo(mais de 180 dias).

X2

Emitido para pessoas com finalidade de aprendizagem na China por um curto prazo(menos de 180 dias).
Z

Emitido para pessoas com finalidade de trabalhar na China.

Hoje, até para visitar um parente que vive na China é necessário uma carta convite do mesmo. Isso se a pessoa for ficar hospedada na sua casa. Quando se compra passagem com agências de turismo e há reservas em hotel, essa carta não é necessária.

Nesse link, tem os modelos de carta convite, formulários, custos de VISA e outras informações específicas.

Se você pretende vir para cá, analise bem o que pretende fazer, informe-se na Embaixada, tenha seus documentos em dia. Estar ilegal na China é uma situação não muito agradável e bem constrangedora, já que temos as diferenças culturais e o idioma que impede até uma comunicação clara.

Se eu falar que hoje não há estrangeiros ilegais aqui, estarei provavelmente dando uma informação equivocada. Há sim, quase toda semana escutamos falar de alguém ou alguma situação dessas. Mas essas pessoas apostam na sorte e realmente podem até conseguir ficar aqui por um longo tempo.

Se o VISA está vencido, vão ter problemas na hora de embarcar, de sair do país. Se estiverem com um tipo de VISA e exercendo uma atividade não contemplada por ele, arriscam bastante e até podem sair ilesos. Mas deram sorte. Tenha certeza!

Para ter uma ideia, outro dia uma amiga que já está aqui há três anos, tem VISA de residente e permissão de trabalho, recebeu a visita de 2 policiais na porta de sua casa, que se identificaram e pediram para checar seu passaporte. Outra amiga (com um bebê no colo) foi parada na esteira rolante do Carrefour e teve que apresentar o passaporte. Nas estações de metrô também, vez ou outra, eles param os estrangeiros e pedem o passaporte para checar o VISA. Somente nos últimos dois meses, 400 mil estrangeiros em toda a China foram abordados pela polícia para conferência de VISA.

images (6)

E vamos combinar que é muito simples eles detectarem um estrangeiro aqui (com exceção dos outros asiáticos – Japoneses, coreanos etc.): olhos e cabelos já denunciam todos nós!

E eles estão errados? Sinceramente, não!

Com o número absurdo da população local, ou o Governo controla muito bem a entrada dos estrangeiros, ou não vai dar conta desse país, se o mundo resolver aportar aqui sem condições de se manter, para ‘tentar’ a sorte ou coisa que o valha. Eles simplesmente estão cuidando do que lhes pertence, seu país.

Ah, mas os chineses estão invadindo o mundo…

zhonguo

Sim, estão! Mas que culpa tem os chineses se outros países pouco exigem de um estrangeiro para se fixar, residir, comprar terras ou mesmo abrir uma empresa dentro de suas fronteiras?

Já pensaram nisso?

Zài Jiàn!

32 pensamentos sobre “VISA chinês – entenda as diferenças para não ter problemas.

  1. Pingback: Viver legalmente na China | China na minha vida

  2. Pingback: China  e a nova regulamentação de VISA FREE. | China na minha vida

  3. Pingback: Meu casamento chinês | China na minha vida

    • Vagner,
      Infelizmente não posso te dar explicações desse porte. Isso é muito sério para ‘achismos’, entende?
      Procure uma agencia especializada em vistos (sei que hoje tem muitas no Brasil). Mas tenha certeza que é idonea e não vai te enrolar. Senão a própria embaixada chinesa em SP.
      Esse tipo de informação tem que ser segura.
      Abraço e obrigada por seguir o blog! =]

      Curtir

  4. Olá Christine outro dia li seu postr sobre estudar mandarim em Xanghai e fiquei interessada na atricula na universidade para fazer um semestre só fiquei com u a duvida como ja estou na china como faço o processo de matricula e altorização. To acompanhado meu marido.

    Curtir

  5. Bem interessante seu post. É muito bom avisar… Nada de “jeitinho brasileiro” por aqui. Tem que estar tudo certinho. Já moro há 8 anos aqui na china, na rua nunca fui parada, mas na minha casa várias vezes a polícia já veio ver vistos…. O bom mesmo é fazer tudo certinho.
    É muito triste esses casos como a da modelo, e saber que se repetem muito por aqui, muito com modelos. Umas duas semanas depois do caso de beijim ouvi um caso de um rapaz modelo que estava com o visto próximo a vencer e sem dinheiro para renovar ou ir embora…. E eu sinceramente não entendo a coragem das pessoas de irem para um lugar tão longe de casa, especialmente aqui onde a cultura Eh tão diferente e a língua tão complicada… Pais comunista, sem se precaver de, no mínimo, ter o dinheiro para voltar pra casa……..
    Abraços, querida! Seguido leio teus posts!

    Curtir

    • Obrigada Tatiane.
      É, vc sabe que eu também não entendo as pessoas que vem tentar a sorte justo aqui. Tão longe, tão dificil de se adaptar e se comunicar…
      Mas são as escolhas de cada um.
      E realmente esse caso que saiu na midia, foi um, pq a familia se sentiu indignada e foi nos josrnais, TV. Mas na realidade deveriam ter ido atrás da agencia que trouxe a moça para cá. Na maioria dos casos, ninguém se manifesta porque sabem que estão errados. Infelizmente…

      Curtir

  6. Pingback: Ainda sobre VISAS, entradas e trabalho na China | China na minha vida

  7. Estou em Nanjing e nunca fui abordado por policiais para verificar passaporte, estou aqui a estudo, nem ando com passaporte por medo de perde-lo. Se for abordado na rua sem o passaporte gera algum problema?

    Curtir

    • Olha Micael, o que as autoridades recomendam é que vc ande ao menos com uma cópia da página principal e a do seu VISA válido. Se vc tem a carteirinha da sua universidade de estudante, talvez isso sirva, pq para tê-la precisa ter VISA, né?
      Eu ando com o passaporte, mas sei que isso também é arriscado.
      Também nunca fui parada, em 10 anos de China, mas conheço muita gente que foi. As duas pessoas que citei no texto são amigas muito próximas.
      Se cuida! =]

      Curtir

  8. eu ja moro aqui 7 anos, eu estava dois meses aqui e a policia bateu no meu apartamento tambem,querendo ver meu visto.e como vc falou no seu texto,infelizmente deixamos nosso pais a merce dos estrangeiros, legitima casa da mae joana,em Floripa tem camelo chines por tudo q e’ lado e ninguem controla a entrada deles e verifica visto.

    Curtir

  9. EU vi o caso da modelo que foi presa porque disseram que o visto dela tava errado e tal… o meu medo é conseguir um visto de turista e acabar sendo presa por eles julgarem o que querem.

    K!

    Curtir

    • Bah, isso não acontece. Se vc tem visa para turista e está como turista, não há problema algum. O caso é que as modelos estavam trabalhando, e sem visa para isso. Quem é o responsável por isso?Talvez agencia, o empresário, sei lá… Mas as pessoas tem que correr atrás da informação que interfere nas suas próprias vidas. Vc não pode ir assinando um documento em branco e deu… As informações estão ai, a internet é um livro aberto. Antes de aceitar uma proposta acho que se deve pesquisar a fundo tudo, principalmente as questões legais. Beijo

      Curtir

  10. Certissima!! Nao acho certo o que fizeram de deixar ela sem contato com familia, de fazer ela dancar para os policiais, enfim, mas ela estava errada, estava ilegal, deveria ser presa sim! Na minha escola estao super rigidos, direto tem policiais la verificando passaportes, e nao discordo, se comecarem a facilitar isso aqui vai explodir de gente!!

    Curtir

    • Mas o mais importante, Bruna, é alertar as pessoas que a coisa é séria. Sem jeitinho, mesmo. As vezes se acredita numa agencia, num empresário, numa empresa sem estrutura que diz que tudo se arruma, mas no final quem vai pagar a conta é o dono do passaporte. E se a conta fosse só dinheiro, ainda estava bom, né?
      Beijo

      Curtir

  11. Muito interessante seu texto sobre o visto ,,os chineses estão corretíssimos em controlar a entrada de estrangeiros ,realmente os chineses e demais estrangeiros invadem o mundo porque outros países tem pouca exigência,, principalmente o Brasil…..bjs

    Curtir

  12. muito legal o post! realmente o Brasil deveria ser mais severo! aqui é casa de mãe joana! quanto já levaram embora, continuam levando e fica combinado assim!
    ………….continuo com a minha reforma, aqui! está muito frio, dia azul, frio sêco!
    espero que depois de tudo arrumado, ai começar a me programar, isso para ano que vem, ir até ai, ver a china! rsrsrsrsrsrsrsr
    ………………………………….beijo grande para vc e familia!

    Curtir

  13. Oi Chris, td bem?
    Eles são bem rígidos mesmo, pois até para obter o visto para visitar feiras e fábricas precisa de uma carta convite, nos moldes do governo, tudo bem exigente. Concordo que eles estão corretos de controlar a entrada, pois é mta gente mesmo.
    Beijos.

    Curtir

  14. Acho bem importante informações sobre visto, Chris. Eu, particularmente, não gosto de estar em situação ilegal em nenhum país – não me sinto confortável, mas como tem pessoas que não se importam, acho bom deixar avisado! 😉 Um beijo e parabéns pelo texto!

    Curtir

Deixe uma resposta