Blog/Cenas da China real/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

Nossa Senhora da China

Estava procurando alguma informação nova sobre o dia das mães na China, mas não encontrei nada diferente do que já havia escrito nesse artigo aqui.

O que vejo, é que cada vez mais essas datas são comemoradas e amparadas pela mídia para alegria dos comerciantes chineses. Por que aqui o que não falta é mãe para presentear! =]

Os cravos são realmente as flores das mães chinesas, que, pessoalmente, não gosto…

Mas gosto é gosto e quem sou eu para questionar a tradição de um país inteiro!

mothers day

Nossa Senhora da China

Mas nessas andanças achei algo interessante sobre a Nossa Senhora da China! Sempre digo aqui que a religião católica (e as demais cristãs) não são divulgadas e nem incentivadas, mas sabemos que há um número crescente de cristãos chineses.

Coloquei aqui um resumo do que encontrei na Wikipédia, e junto às mais populares versões da Nossa Senhora da China, um link para quem tiver interesse em saber mais (eles estão em inglês).

As imagens que encontrei também são belíssimas!

nossa.jpg

Nossa Senhora da China ou Zhōnghuá Shèngmǔ 圣母 é o nome dado a uma aparição da Virgem Maria em Donglu, China, sua primeira aparição em 1900.

Uma imagem oficialmente sancionada de Nossa Senhora da China foi abençoada, outorgada e promulgada pelo Papa Pio XI em 1928, em resposta aos pedidos feitos através do ‘Sínodo dos Bispos de 1924’ em Shanghai, a primeira conferência nacional de bispos no país. Após o evento, o arcebispo Celso Costantini, Delegado Apostólico na China, juntamente com todos os bispos da China, declarou o povo chinês dedicado a Nossa Senhora da China, usando a imagem oficial. Em 1941, o Papa Pio XII designou o dia de festa como uma festa oficial do calendário litúrgico católico. Em 1973, após o Concílio Vaticano II, a conferência de bispos chineses, após a aprovação da Santa Sé, colocou o dia de festa na véspera do Dia das Mães ( que também é o segundo domingo de maio).

Devoção cristã a Nossa Senhora da China tem sido popular em Donglu, e aqui você pode conferir a história.

nossasenhora

Várias igrejas, capelas e centros pastorais em todo o mundo, principalmente aqueles focados em ministério para os católicos de língua chinesa, adotaram o nome, incluindo uma missão em Washington, DC. Tem havido alguma controvérsia, porque a imagem utilizada na Capela não é a imagem oficialmente aprovado de Nossa Senhora da China, mas em vez disso usa a imagem de Nossa Senhora da China e do bebê Jesus pintado por John Lu Hung Nien. O falecido Cardeal Thomas Tien Keng – Hsin, o primeiro Cardeal chinês, usou essa imagem para o cartão de oração para os perseguidos na China, que foi amplamente promovida nos EUA e Canadá.

A Nossa Senhora de Sheshan é outra, aparição semelhante que atingiu aclamação e fama entre os cristãos chineses.

nossasenhorachina

Nas Filipinas, existem várias capelas e igrejas de devoção à Nossa Senhora da China nas cidades de Manila, Iloilo e Cebu com os outros devotos filipinos locais e os filipinos-chineses. A Nossa Senhora da China tornou-se como a padroeira dos chineses-filipinos.

Que Nossa Senhora, no seu dia, em qualquer parte do mundo, proteja nosso país.

Zài Jiàn!

13 pensamentos sobre “Nossa Senhora da China

  1. Pingback: É Dia das mães na China também! | China na minha vida

  2. Oieeeeeeeeeeeeeee adorei!!!
    Realmente todas essas datas são comerciais em qquer lugar do mundo, mas tem um sentido maior aos q procuram o q motivou.
    Nunca passou para nós ocidentais q houvesse uma Nossa Senhora da China…mas alguém procurando e dando tudo mastigadinho é excelente…rsrsrs
    Feliz Dia da Mães!!!
    Kuàilè de mǔqīn jié
    Beijussssssssssss

    Curtir

  3. oi!
    bom dia por aqui, madrugada ainda!
    ……….felismente andou chovendo antes de ontem e ontem um pouco, e o calor e a pressão acabaram! agora, um pouco mais agradável, até uma ponta de frio!
    Muito legal os post! vou ver se acho reproduções maiores da NS da China, e
    surpresa as aparições dela na China! Acho maravilhoso isso! com calma, vou ler o que está em ingles e, alguma coisa devo conseguir entender!
    Querida Christine, felicidades, muitas no dia das mães, que acredito vc deva ser daquelas de mão cheia! Que Deus Pai te proteja e, NS da China te inspire!……….
    ……………………beijão para vc e familia!

    Curtir

Deixe uma resposta