Blog/Cenas da China real/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

O caractere chinês mais difícil de escrever.

Os caracteres chineses são formados por traços (veja nesse post que explico cada um deles). E além de decorar esses traços, é necessário saber em que direção eles são escritos (ou desenhados, como preferir) e a ordem correta de colocar cada um para formar o caractere.

Aí você pode estar pensando: ‘mas todos os caracteres chineses são difíceis de escrever!’. E lhe dou toda a razão, inclusive sou da mesma opinião. Mas quando me deparei com esse… Realmente me surpreendi!

500px-Biáng.svg

biáng

Formado por 57 traços, o caractere chinês mais complicado é o ‘biáng’, apesar de hoje em dia não ser mais incorporado aos dicionários.

Ele é composto por vários caracteres juntos, e cada um com seu próprio significado, quando usados separadamente:

言 (falar – 7 traços)
幺 (minúsculo – 5 traços)
馬 (cavalo – 10 traços)
長 (crescer – 10 traços)
月 (lua – 4 traços)
心 (coração – 4 traços)
刂 (faca – 2 traços)
八 (oito – 2 traços)
宀 (telhado – 3 traços)
辶 (andar – 4 traços)

Cansei só de listar esses caracteres todos!

Esse caractere não pode ser digitado no computador, devido a sua complexidade. Será?

A forma escrita dele pode ser encontrada como ‘biángbiáng miàn’, um tipo de macarrão largo e chato, popular na província chinesa de Shaanxi.

800px-Biang_Biang_Mian

‘biángbiáng miàn’

Dar ao ‘biáng’ esse título requer alguns cuidados. Como ele não é encontrado nos dicionários, e sua origem é inusitada, pois ‘biáng’ não é uma palavra em mandarim, mas uma onomatopeia para o som de macarrão batendo na mesa enquanto estão sendo feitos, ou para descrever o som do mastigar das pessoas que o degustam alegremente! Existem diferentes teorias sobre como ele se formou, mas a história mais popular é que o dono de um restaurante começou a usar esse ‘som’, que foi sendo repetido e repetido, até se tornar uma ‘palavra de fato’.

Biang_biang_noodles

Mas mesmo ele sendo o mais complexo, não é o com maior número de traços. ‘Zhe’ (que significa prolixo) tem 64 traços, assim como ‘Zheng’(florescer)

zhé

zhé

zheng

zheng

Mas como podemos ver, apesar de possuírem mais traços, eles se repetem em quatro ‘desenhos’ iguais. Assim o ‘biáng’ ainda é mais complicado para escrever. Pelo menos para mim, que não consegui nem aprender a escrever meu nome!

Dos caracteres que aparecem nos dicionários modernos, o mais complexo é o ‘Nang’, com 36 traços. Até onde entendi, o significado é o ‘barulho de fungar’ ou algo semelhante. =O

nàng

nàng

O mais fácil e simples de se escreveu é o ‘yí’ (um), que se resume a um traço horizontal, da esquerda para a direita.

Licao-Chines

E aí? Se animaram?

Zài Jiàn!

再见!

Anúncios

21 pensamentos sobre “O caractere chinês mais difícil de escrever.

  1. Muito legal o seu post. Foi uma pergunta que tinha feito recentemente para minha laoshi. Para os que desanimaram em aprender o mandarim, esclareço que para mim o efeito foi o inverso. Fico ainda mais curioso por desvendar essa dimensão do universo. Estou estudando o idioma há pouco mais de dois meses, ainda não sei muita coisa, mas estou apaixonado justamente por ser algo totalmente diferente do que conhecia em termos de linguagem. O novo nos assusta, mas também nos fascina.

    Curtir

  2. Sou encantada por esses símbolos, realmente são obras de arte!
    Sei que eles escrevem já de maneira comum, já esão habituados, mas quando olhei essas imagens que você postou, fiquei me perguntando: por onde começa? hahaha
    Adoro saber mais sobre a China com você!
    Parabéns pelo blog, é encantador!
    Beijos

    Curtir

    • Olá, obrigada pela visita e por curtir o blog! =]
      E eles não escrevem com o alfabeto ocidental, somente quando usam o inglês. A escrita normal deles ainda é o caractere.
      A ordem de escrever os caracteres é sempre da esquerda para direita e de cima bara baixo. =]
      Abraço!!!

      Curtir

  3. Pior que tem ordem correta dos traços. Todos os kanjis são assim, eu conseguia reconhecer alguns só de ler em placas de trânsito ou em embalagens de comida e é sutil distinguir com o passar dos tempos onde cada um é empregado.

    Kisu!

    Curtir

  4. Uau..depois desse post, minha vontade de aprender mandarim, que já era pequenina, quase desapareceu…rs…. (e olha que amo aprender novas linguas, mas desisti das aulas de latim). Beijos!

    Curtir

  5. oi!….com certeza vc já domina muita coisa, pois está sempre atráz, e aprendendo de tudo um pouco! acho vc demais em persistência, perseverança!!!!!!!!!!!!!!!!
    fiquei sem comentar dois post, comentei o anterior a este, mas acho que esqueci de publicar! Te mandei um email!…………………..beijo grande para vc e familia!

    Curtir

    • hahahaha… Rosana, eu vou atrás das curiosidades e até reconheo alguns que fazem sentido para mim. Só assim para guardar tudo isso mesmo. Agora hoje sei exatamente o que é ser um analfabeto funcional… =/
      Beijo

      Curtir

  6. Christine, vendo isso e mal comparando com uma pessoa que faz ginástica como a nossa Daiane dos Santos, só posso concluir que o ser humano tem um poder de adaptar-se e aprender, fora do comum. Querer é poder mesmo!
    Um abraço grandão para vocês aí,
    Manoel

    Curtir

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s