Blog/Cenas da China real/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

Folclore Chinês: Três amigos durante o tempo frio

Acho que todo mundo reconhece o bambu como sendo uma planta chinesa, ao menos para mim, sempre remete ao oriente, ao zen, a versatilidade e flexibilidade. Mas aqui nessa estória do folclore popular chinês, também estão o pinheiro e a ameixeira, que são descritas pelos chineses como as plantas mais apreciadas durante o rigoroso inverno, pelo fato da resistência ao frio, ‘elas não murcharão como os dias de frio’, e assim entraram para a cultura oriental.

Essas plantas juntas suportam o inverno, como três amigos que compartilham as mesmas ideias e vão saudar juntos, a entrada da primavera. Por essas razões são chamados de ‘Os Três Amigos durante o tempo frio (ou inverno)’, simbolizando o caráter nobre tão estimado e desejado pelos chineses. Juntos elas simbolizam a firmeza, perseverança e resistência.

P10122

O Bambu sobrevive e floresce, mesmo nos dias de frio e ventos intensos. Pelo bambu ser oco e flexível, representa a modéstia e é chamado de ‘gentleman’. E apesar dessa planta ser usada pelos chineses para espantar o mal, através da pólvora colocada em seu interior oco e da explosão decorrente, o bambu é símbolo da segurança e da prosperidade.

O pinheiro é sempre verde e possui uma forte vitalidade. Floresce mesmo no inverno rígido e por isso é descrito através do caractere da força de vontade. Apesar disso, a maioria do povo chinês atribui a ele o símbolo da longevidade.

A ameixa é uma das flores mais populares da China e são apreciadas pela sua nobreza, pureza e símbolo de modéstia, estimulando as pessoas a essas virtudes. Muito usadas pelos poetas ela também é conhecida por se portadora de boas notícias e várias estórias sobre fatos que ocorreram vinculados a esta flor são contadas desde a antiguidade.

Confúcio sempre se inspirou nessa trilogia e são altamente consideradas na filosofia confucionista como representação do ideal de um estudioso.

“Os três amigos” também são muito usados na arte chinesa, como a poesia, o teatro e a pintura.

O termo “Três Amigos do Inverno” pode ter sua primeira menção conhecida na literatura, na obra de Lin Jingxi (1242-1310), escritor durante a Dinastia Song: “Para a sua residência, terra foi empilhada para formar uma colina e uma centena de árvores de ameixa, que, juntamente com pinheiros altos e bambu alto compõem os amigos de inverno, foram plantados”.

Outros países asiáticos, em especial o Japão e a Coréia, também usam essas plantas como símbolo de sorte, flexibilidade e proteção, além de serem ícones da arte gráfica ou plástica.

E realmente quase não há um objeto que represente a China, seja nas estampas das roupas, nos tecidos usados para confeccionar souvenires, nos vasos de porcelana, cartões, telas etc, que não se encontre temas relacionados a esse símbolo.

Three_Friends_of_Winter_by_Zhao_Mengjian

“Three Friends of Winter”, obra de Zhao Mengjian

E, por outro lado, acaba sendo tão comum no dia a dia de quem vive aqui, que deixamos de notar a sua presença.

Zài Jiàn!

8 pensamentos sobre “Folclore Chinês: Três amigos durante o tempo frio

  1. Pingback: Livro – A Teoria do Bambu | China na minha vida

  2. Pingback: A lição do Bambú Chinês. | China na minha vida

  3. oi!
    bom dia!, por aqui!!!!!!!!!!!!! lindo o post! sou fascinado pelo bambu e, como êle faz parte da vida dos asiáticos, no seu dia a dia, na confecção de objetos, móveis, escadas, andaimes e por ai vai, sem contar as lanternas, leques……………….temos muito para aprender com êles, e esqueci de se come tambem os brotos de bambu!…
    já cheguei preparar!
    ……………………..beijo grande par vc e familia!

    Curtir

Deixe uma resposta