Blog/Cenas da China real/China/Compras/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

Barganhar é preciso!

Nesses três anos escrevendo sobre a China, muitas vezes já falei sobre a questão dos preços, como é difícil para um estrangeiro comprar qualquer coisa em mercados chineses ou vendedores de rua e a terrível sensação que sentimos por, no final, perder a noção do que seria um preço justo por essa ou aquela mercadoria.

Tenho uma amiga que defende a tese que devemos oferecer 20% do valor que nos deram. Por exemplo, se o vendedor me oferecer o produto por RMB 100,00, devo oferecer a ele RMB 20,00 e deu. E isso é para qualquer coisa: de capa de celular até vestido de noiva. Não interessa.

Se esses 20% são o valor justo, não sei. Mas com certeza o preço que nos deram está longe de ser o real.

Mas o interessante disso, é que barganhar é um hábito do chinês. É a maneira dele negociar. Sem barganha não há negócio, ou melhor, sem barganha não tem graça negociar.

A única diferença é que de chinês para chinês, o vendedor usualmente coloca 10 ou 15% a mais, para haver essa negociação e todo o teatro envolvido nela. Já para o estrangeiro, dependendo da cara do freguês (leia-se a moeda que se tem na carteira), essa margem de negociação pode chegar a estratosféricos 1000%.

images (15)

Isso porque, os europeus, por exemplo, tem uma moeda forte e as coisas bobas (capinhas de celular, lenços, bonés, souvenires chinesas etc.) que são vendidas nos mercados chineses, chegam a ser super baratas para eles, mesmo se o vendedor chinês colocar 200% a mais. E por conta disso, os que sabem da tradição da barganha chinesa, oferecem 10 ou 20% menos e já acham que fizeram um negócio da China! Só que não… E assim acabam inflacionando o mercado dos estrangeiros com moedas mais fracas, como nós brasileiros.

Quando citei o termo ‘teatro’ acima, é porque essa negociação às vezes chega a ser uma saga.

Vai um esquete básico (que pode se estender muito além dessas linhas, ou não):

  • Você pergunta quanto é;
  • O cara te dá um preço absurdo;
  • Você diz que é caro, faz sua oferta;
  • O vendedor diz que não, que o produto é de primeira linha, original (!?!);
  • Você insiste;
  • Ele diz que não pode, que você está matando ele;
  • Você sai da loja;
  • O vendedor sai atrás de você e pergunta quanto você quer pagar (sim, de novo);
  • Você mantém a sua oferta (esse é um dos truques);
  • Ele te chama de ‘my friend’;
  • Você continua andando;
  • Ai ele tenta ‘mi amiga’(desde as olimpíadas de 2008 eles aprenderam o espanhol também);
  • Ele te leva para a loja de novo e te oferece um preço 20% abaixo do primeiro;
  • Você mantém sua oferta e sai da loja novamente;
  • Ele corre e tenta mais uma vez te convencer a comprar, agora por um valor 20% acima do que você ofereceu;
  • Você diz que não;
  • Ele finalmente diz ‘ok’, quase chorando e lhe dizendo que você acabou com o dia dele, mas para não perder o BFF (best friend forever) ele fará esse sacrifício.

Claro que ele não perdeu um centavo de remembie sequer e com certeza (e isso me deixa maluca de raiva) você pagou um preço bem mais alto do que o valor real. Para ter uma ideia clara do quanto foi seu prejuízo, é só lembrar quanto tempo o vendedor levou para aceitar a sua oferta. Se ela foi aceita de primeira, tenha certeza: pagou MUITO caro. E aí não pode voltar atrás. Negociação é negociação. O vendedor deu um preço, você foi livre para fazer uma oferta, agora cumpra! =]

Quando se é turista, as pessoas ainda saem rindo, mesmo sabendo que tomaram algum ‘chapéu’. E no final das contas nem foi tão grande assim convertido na sua moeda. Mas para quem vive aqui, isso é um estresse diário. Porque desde o mercado fake até o de verduras e legumes, todos agem da mesma forma.

Hoje, sinceramente, cansei de brincar disso! (rs). Adoro comprar no IKEA, Carrefour ou qualquer outro local onde o preço está etiquetado no produto e na prateleira. Olho, penso, compro se quiser e sei que é o mesmo preço que qualquer outra pessoa (leia-se chinês) vai pagar.

O interessante é que nos últimos dois anos, mesmo em locais turísticos, já existem várias lojas que colocam o preço justo nos seus produtos e isso é realmente um alívio. Nesses locais não tem barganha, mas em compensação uma bolsinha chinesa que normalmente te ofereciam por 100 RMB e depois de todo o teatro, você conseguiria comprar por 40 RMB, nessas lojas estão por RMB 15,00. Deu para entender a diferença? =]

200040 - Copy

Olha eu ‘achando’ que havia feito um negócio da China! =]

Para não desanimar ninguém de vir comprar na China, relaciono aqui umas dicas para barganhar, tiradas da minha experiência nesses anos:

  • Começar com algumas palavras em chinês. Pode ser o simples ‘nihao’ (olá) e deixa o vendedor feliz.
  •  Não se vista como fosse para uma festa, pois significa para ele que você é rico e pode pagar qualquer preço. Lembre-se que você é um estrangeiro, isso já é o suficiente.
  • Não mostre uma carteira cheia de dinheiro. Eles são espertos (negociantes natos) e se verem que tem muito, o preço inflacionado será duplicado automaticamente. O ideal é sempre andar com uma quantia pequena nos bolsos, evitando abrir bolsas e carteiras.
  • Não se mostre muito interessado, isso faz com que o vendedor seja mais duro na negociação. E lembre-se que o que ele vende, tem mais 100 lojinhas no mesmo shopping vendendo também!
  • Só inicie uma barganha se você realmente for comprar o produto. Muitos turistas começam a negociar porque acham divertido esse jogo, mas depois que o vendedor concorda com o preço, eles não compram e passam para outra loja. Aí, dependendo do humor do chinês pode dar briga. Além do que eles espalham, como pólvora, uma noticia dessas e em 5 minutos o mercado inteiro estará sabendo o que você fez.
  • Pense antes de fazer a oferta, pois depois você pode até concordar em pagar um pouco mais, mas jamais pode baixar a sua própria oferta.

Agora é só começar a treinar a arte da barganha.

Boas compras!

Zài Jiàn!

 

16 pensamentos sobre “Barganhar é preciso!

  1. Você descreveu os passo a passo exatamente como é!!! hahaha Só nunca me chamaram de “mi amiga” ainda.
    Nas primeiras vezes que fazemos toda a negociação é até engraçado, mas depois cansa. Com um ano e meio de China, só vou em lugares de barganhar quando preciso muito.
    Beijos e adoro seus posts
    http://chinachicblog.com/

    Curtir

  2. Pingback: Shanghai – parques, restaurantes e compras – algumas sugestões. | China na minha vida

  3. Oi Christine,
    tudo bem?! Meu nome é Augusto, estou na China a trabalho por alguns dias.
    Minha viagem foi mais tranquila pois salvei varias paginas que me interessavam dos seu blog pra ler offline e me afundei neles durante as intermináveis horas de voo.
    Obrigado mesmo pelas dicas!
    hoje após a feira que eu estou participando, fui andar pela cidade. A única coisa que eu não encontrei foi um shopping popular, estilo a Uruguaiana/Camelódromo no Rio, e tipo 25 de Março em São Paulo, com tudo que se imagina a preços bem baixos, de capinha de telefone, a cd, pendrive,… A fama desses centros populares no Brasil é de que os chineses que comandam de tudo por lá.
    só encontrei as grandes lojas e shoppings pela nanjing road.
    Onde eu encontro esses shoppings populares? Depois de Shanghai, vou pra Shenzhen. Será que por lá é mais interessante pra compras? Meu visto não me permite ir pra Hong Kong. Falha grande

    Obrigado pelas dicas e ajudas através do blog.
    Guto

    Curtir

    • Olá Augusto,
      Hoje será publicado um post com os endereços de todos que conheço. No final da tarde. E eu nunca fui a Shenzhen, por isso não sei como é a cidade para compras. Abraço e aproveite sua estada aqui.

      Curtir

  4. Pingback: Shanghai – dicas para facilitar a vida do turista (4) | China na minha vida

  5. Oi, Christine, Parabéns pelo blog! Moro na China desde agosto do ano passado, no começo fiquei tão embaraçada com a barganha que fiquei os primeiros meses só comprando o essencial. Ainda fico muito constrangida com o teatro da barganha, não me sinto a vontade, eles fazem parecer que vc os está prejudicando. Num dos Mercados estava com a minha filha de 9 anos tentando comprar um vestido de festa. A vendedora pediu 1500 rmb num vestido que não valia mais do que 150 rmb para um turista, porque para chinês acho que não passa de 80 rmb. Quando começou a negociação a chinezinha atacou dizendo que o meu marido era um pessimo pai porque não comprava o vestido para a filha. Que a filha ia ter vergonha de um pai assim… Foi horrível. No fim virou um bate boca que não resultou em nada, só chateação. Destesto essa forma de comércio.

    Curtir

  6. Pingback: China na NOSSA vida: Se começar a barganhar… compre! | China na minha vida

  7. Aiai e como cansa barganha. Chris, na primeira vez que estive na China, barganhei uma bolsa e quando a mocinha abaixou o preço, eu não quis levar…. levei um tapa no bumbum rs. Depois fui comprar um joguinho de video game e ocorreu a mesma coisa, quando ela colocou no preço que eu queria decidir não levar…. daí fui embora e ela veio atrás gritando, chorando…. fiquei no meio de um círculo de chineses tudo olhando para mim enquanto a mocinha chorava e gritava. Eis que surgiu o Davi, que n época era só meu amigo, e me salvou da situação, mas eu tive que levar o produto rs. Segundo a mocinha chinesa, ela tinha gastado tempo comigo e perdido dinheiro. Depois dessas situações entendi como funciona a barganha.
    Beijocas
    Van

    Curtir

    • Oi Vanessa,
      Adoro quando quem vive aqui e passou pelas experiências que relato, deixam seus depoimentos!
      Faz uma diferença imensa para os leitores que não conhecem a China.
      Ao menos pensam: a pessoa que escreveu não está exagerando, ou então podem pensar: só tem brasileiro doido vivendo na China…hehehe.
      Brincadeiras à parte, eu reconheço que para quem nunca pisou nessa terra é dificil entender as entrelinhas de tudo que passamos no nosso dia a dia e que nem sempre conseguimos transformar em palavras.
      Beijo

      Curtir

  8. Christine, aqui em Taubaté onde moro tem todos os domingos (desde que a cidade existe e apareceu naturalmente. Não é folclore ou feira turística, kkk!) ao lado do Mercado Municipal a Feira da Barganha. O esquema é bem esse que você falou com a exceção de encontrarmos muitas raridades nessa feira. Quem mexe com antiquários está sempre a procura de novidades por aqui e o vendedor geralmente é aquele caipira magrinho de cavanhaque ralo e constantemente com a mão no queixo pensando. Detalhe: Durante a negociação o caipira dificilmente olha para você. Vai ouvindo e falando com você e arrumando as coisas dele, cumprimentando outras pessoas, sai para ir ao banheiro,…, é uma novela essa negociação.
    Adorei seu post e eu como fui criado em São Paulo, quando vou comprar alguma coisa tem que ser rapidinho. Não tenho paciência para negociar, kkk!
    Um abraço grandão,
    Manoel

    Curtir

    • Muito bom, Manoel. E aqui entre nós a barganha é uma das mais antigas formas de negociação. Mas existem locais como a China, a Turquia onde isso é a regra até os dias de hoje.
      E vc usou a palavra certa: paciência. O segredo desse jogo é a paciência que muitas vezes me falta! rs
      Abraço.

      Curtir

  9. oi!
    bons tempos os de barganha! aqui já tivemos coisas assim, agora cada vez mais dificil barganhar, e achar preços menores tem de se andar e pesquisar muito, mesmo com a internet, tem de se perder tempo procurando!
    ……………………como sempre , vc escreve de um jeito gostoso de se ler!
    aqui já os ajitos de carnaval, e vamos ter chuva, sei lá a quantidade! São Paulo está a beira do racionamento de água e por aqui tambem tem de se ter cuidado! Com a chuva do final da tarde de ontem a temperatura ficou melhor, mas ainda está muito quente por aqui!………………..beijo grande para vc e familia!

    Curtir

Deixe uma resposta