Blog/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

Chineses e suas diferenças culturais (por uma chinesa)!

Quem me acompanha sabe que esse é um tópico constante e, sinceramente, me parece inesgotável. Sempre encontramos mais alguma curiosidade, alguma explicação, algo novo. Quase 10 anos de China e ainda me surpreendo quase todos os dias com algum aprendizado novo.

Em 2013, terminei um MBA sobre a interferência da Cultura nos negócios na China, na Shanghai Jiatong University. Muito do que vi já sabia ou, ao menos, havia ouvido algo a respeito. Mas descobri muitas outras coisas  e acabei por entender melhor certos conceitos.

Um dos professores nos apresentou umas figuras que traduzem tão bem as diferenças, de uma forma tão simples e direta, que é difícil não se espantar e acabar até achando graça.

Decidi usar algumas dessas figuras nas palestras que faço no Brasil e fui buscar na internet já que elas não vieram impressas no material entregue e nem mesmo havia referências diretas nos slides. Bom, o que não se consegue no google, não é mesmo?

As tais ‘figuras’ fazem parte da ‘Exposição leste encontra oeste? Diferenças entre alemão & chinês.’ (Exhibition east meets west differences of German & Chinese), da artista plástica Yang Liu.

Yang Liu nasceu em Beijing e vive na Alemanha desde 1990. Mestre pela Universidade de Artes de Berlim, ela trabalhou com Derek Birdsall, Thomas Manss (Londres e Berlim), com Chermayeff & Geismar (Nova York), e desde 2004 mantem o ‘Yang Liu Design’, em Berlim. Também é professora e chefe do departamento de design de comunicação na Universidade Técnica de Arte de Berlim. O trabalho pode ser conferido no seu website, clicando aqui.

Sendo assim, ficou mais fácil de entender a concepção: Uma chinesa que vive há 20 anos na Alemanha traduzindo as maiores diferenças culturais entre os dois povos de maneira tão direta. Na realidade ela focou a Alemanha e a China, mas qualquer ocidental se identifica com os conceitos existentes nesses desenhos primários e geniais. Confiram algumas peças:

2

Slide17

Slide16

Slide14

YangLiuAA1

Foto retirada do website da artista Yang Liu, retratando a exposição na Alemanha.

Agora vocês me digam se o simples não é o óbvio? Nem precisa de comentários…

Zài JIàn!

28 pensamentos sobre “Chineses e suas diferenças culturais (por uma chinesa)!

  1. Pingback: Diferenças culturais (na visão divertida de uma chinesa) | China na minha vida

  2. Pingback: Códigos culturais – todo cuidado é pouco | China na minha vida

  3. Apesar de não encontrar quase semelhança nenhuma com a cultura Portuguesa, acho interessante as diferenças que existem, porque modestamente são essas diferenças que fazem da China um país tão exótico e ao mesmo tempo tão cativante. No fundo é bom quando não vemos as diferenças como pontos negativos e sim como apenas diferentes pontos de vista para chegar a uma solução. 🙂 Abraço!!

    Curtir

  4. Engraçado é que algumas características do Brasil se assemelham mais com a China, como no quadro “demonstração de sentimentos” e no outro “evolução do transportes”. Nos quadros restantes nossa cultura se assemelha mais com a Alemã.

    Creio que isto se deva ao fato do Brasil ter recebido orientais no passado deve ter nos influenciados de certa forma a nossa cultura.

    Curtir

  5. Os desenhos da Yang Liu são muito bacanas. Tratando-se de cultura alemã, os desenhos mais fortes e expressivos são sem nenhuma sombra de dúvida: ‘relacionamento social’, resolução de problemas’ e ‘como se expressa’. Fantástico!
    Um grande abraço,
    Lu

    Curtir

  6. …..que banho de arte!
    agradecido por esse post! entrei no site da artista e, me maravilhei, com as sacações, a criatividade!
    a utilização de coisas passadas, deixadas de lado como brincadeiras infantis, e reutilizadas com maestria para propaganda!
    Os convites, com dobras e encaixes, são demais!
    Se consegui ver direito, o lance da campanha de preservação dos animais, me pareceu pelas fotos, pintados em cima de ossos, fantástico!…………..
    ………………estou aqui convalecendo de uma extração de dente e respectivo enxerto ósseo, para futuro implante! Meu único luxo, pq dentadura ningum merece!!!!!!!!!!!!!!!
    Custo muito tua sensibilidade, cultura, e como vc nos presenteia com tudo isso!
    …………………..beijo grande para vc e familia!

    Curtir

  7. Muito bacana este post, Christine, e as imagens são simples e certeiras.
    O da fila é hilário… rsrs
    Quanto ao do carro x bicicleta, sempre me pareceu que a China estava indo na contramão, se não do resto do mundo, pelo menos da Europa. Confere?
    Abs!

    Curtir

    • Oi Alexandre!
      Obrigada pela visita. =]
      Sim, vc está certo. O numero de carros aqui está assustador… Mas tem muita bicicleta aqui ainda (também com oa quantidade de gente! hehehe
      O negócio é que há 30 anos atrás, quem tinha uma bicicleta era rico. E com toda a abertura, o poder de compra voltando à mãos da população, ter um carro é questão de status, de que conseguiu prosperar.
      Abraço e volte sempre!

      Curtir

    • Oi Bruna,
      Obrigada! Sempre digo que elogio de quem vive aqui é sempre um estímulo imenso!
      Se quiser colaborar com fotos e até mesmo histórias que eu possa me inspirar (rs) é só enviarTemos uma página no facebook também! Abraço.

      Curtir

  8. Christine, muito boa a sua postagem. Com simplicidade você esclareceu algo interessante e que seria complicado entender.
    Acho que eu estou ficando velho, mas me é bastante familiar essa Yang Liu e eu não consigo me lembrar de onde e o porque. Enfim…já já cai a ficha, kkk!
    Um abraço grandão para vocês todos aí,
    Manoel

    Curtir

Deixe uma resposta