Blog/Cenas da China real/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

Ano do Cavalo – decoração, curiosidades, previsões e afins!

Hoje é domingo e estamos a exatos 4 dias do final do ano da Serpente.

Na noite de 30 para 31 de janeiro será a entrada da primeira lua nova do ano lunar do Cavalo. Nessa noite, nos mesmos moldes das nossas celebrações de Ano Novo, a família deve estar reunida para a ceia (acho que é o único dia do ano que eles comem depois das 19:00), que deve ter obrigatoriamente peixe, pois a palavra peixe (Yú 鱼) em mandarim tem o som semelhante da palavra benção (Fú 福). E tudo que você vê tem um cavalo. As vitrines, os shoppings, as grandes marcas promovem seus produtos com algum detalhe que lembre o animal que será o regente de 2014.

O Ano do cavalo promete ser um ano de muitas realizações e já escrevi sobre isso nesse link aqui. Cavalo representa movimento, comunicação e o poder de transformação. Reza a lenda que é um ano propício para se alcançar o sucesso. O início de um período próspero, uma fase da colheita do que foi plantado (claro que isso depende do que se plantou…). Também é um tempo de renovação, de mudanças, de metamorfoses. Além disso os chineses vêem o Cavalo como símbolo de inteligência e amizade.

Então, por esses e outros motivos que o chinês está se empenhando em saudar o cavalo, da maneira mais pomposa possível. Agora as pessoas ao se cumprimentarem desejam o Feliz ano novo (xi niàn kuài lè) e também uma maneira de enfatizar esse desejo é falar o ‘Mǎshàng’ 马上 (que literalmente quer dizer imediatamente, mas somente o ‘Ma’ 马 é cavalo) e mais alguma coisa. Por exemplo: Mǎshàng yǒufú 马上有福, que significa ‘ter benção imediatas’ ou Mǎshàng yǒu qián 马上有钱, ‘ter dinheiro agora’.

Abaixo estão algumas fotos de locais que visitei nas últimas semanas. De shoppings a supermercados, de lojas de grife a magazines, sempre uma menção ao imponente Cavalo.

Slide6

 

Slide7

 

 

Slide4

 

 

 

Slide5

anocava

anocava2 anocava1

Slide2

2014-01-15 16.44.46

E até o Mickey Mouse apareceu para celebrar o Ano Novo Chinês! =]

 

Agora tudo vira uma bagunça sem tamanho por aqui. Essa semana se inicia mais uma vez o maior processo migratório do planeta por conta das viagens que as pessoas fazem para ficarem próximos de suas famílias. Se comprou seu ticket ótimo, senão esquece. Você não consegue nem ir para a cidade ao lado. O comércio já praticamente parou e para todos que se pede algo, ou se faz um encomenda a resposta é sempre a mesma: depois do ano novo chinês! Traduzindo, depois do dia 14 de fevereiro! Está certo que nesse final de semana e no do dia 15 de fevereiro, muita gente vai trabalhar para compensar o feriadão. Mas mesmo assim é impressionante como esse país consegue PARAR nesse período.

Então para nós que estamos aqui assistindo, só nos resta apreciar e desejar a todos que o Ano do cavalo lhe traga Mǎshàng yǒufú 马上有福!

Zài Jiàn!

 

13 pensamentos sobre “Ano do Cavalo – decoração, curiosidades, previsões e afins!

  1. Oi Linda!, adorei as fotos, fica muito mais claro quando o texto vem assim cheio de imagens. Me diverti com as decorações das lojas e achei bem bolado o horse parade. Um feliz ano novo do cavalo para nós! Beijos!

    Curtir

  2. Feliz Ano Novo! Adorei as informações sou cavalo de fogo no horoscopo chinês, espero que seja um ano cheio de prosperidades pois já está acontecendo mudanças e espero que seja para melhorar. Só tenho a agradecer tenho trabalho, saúde e uma família linda.

    Curtir

  3. oi! por aqui caloooooooooooooooooorrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr! demais!
    um barato como êles curtem o novo ano! para mim o ano do cavalo tá começando nada interessante! rsrsrsrsrs! vou ter de extrair um dente, fazer enxerto e depois um implante! Minha roçadeira que comprei tem um ano e praticamente não usei, tá com problema! a próstata andou amolando! fica combinado assim! meu ano do cavalo não está nada interessante por enquanto, tá certo que faltam dias para começar!
    Mas é a vida! Me repetindo, curto muito teu jeito de escrever! beijão para vc e familia!

    Curtir

  4. Hummmmmmmmmmmmm eu amo cavalos,os acho lindos com um porte elegante…
    Prefiro o cavalos normais, essas figuras q fazem deles em alguns produtos, ñ curto ñ!!!
    Adorei o HORSE PARADE….muito mais q o nossa COW …rsrsrs
    x niàn kuài lè para todos vcs!!!
    Beijussssssss
    PS: Está como aqui a vida só retorna ao normal depois do Carnaval!!!

    Curtir

Deixe uma resposta