Blog/Cenas da China real/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

Superstições com os números na China

Alguns dias atrás publiquei um post sobre o significado dos números na China (confere aqui) e prometi escrever sobre a relação supersticiosa que o chinês tem com os números (com cores, objetos e outras coisinhas mais… mas vamos nos fixar nos números por hora). Então vamos lá:

A primeira coisa eu todos precisam entender é que a fonética do mandarim é muito semelhante em alguns casos e é um costume do chinês associar os sons das palavras e seu significado e aí decidir se gostam ou não. Isso acontece com quase tudo, dos números aos nomes próprios (sobre os nomes escrevo depois). E isso é o que diferencia a conotação da palavra ser boa ou ruim. E os números, além de serem meio místicos em todos os lugares, de acordo com a cultura local, aqui ainda precisam obedecer à lógica da fonética.

Bons exemplos disso são os números 4 e o 8.

O 4 é temido, odiado, banido de tudo que for possível. Já citei aqui no blog e na página do facebook que em alguns edifícios o quarto andar não existe! Claro que o efeito é psicológico, porque a meu ver ele existe sim… Mas ai já vamos mudar o rumo da prosa. =]

E tudo isso porque o som da palavra ‘quatro’ é foneticamente semelhante ao som da palavra morte. Então ninguém quer nada que tenha 4, seja apartamento, escritório, número de celular. Nascer no dia 4 deve ser o maior azar da vida de um chinês e não se comemoram os aniversários de 4 anos e muito menos os de 44 anos, é quase como celebrar a morte na visão deles.

4

A coisa é tão séria que a Citroen (fabricante de automóveis) vende na China o C3 sem problemas, mas o C4 teve que sofrer uma adaptação ao nome, que é escrito C quatre (em francês) assim ninguém associa o som de ‘sí’ com ‘sì’ e o carro vende que nem água, ou melhor: que nem chá! =]

c4-hatch-china_2

Reparem no nome em mandarim do lado esquerdo e o nome em alfabeto romano do lado direito. Foto da internet (porque perdi a que meu amigo Jairo Juedes me enviou…rs)

Já o número 8 é o querido, mais amado e adorado por todos os chineses, pois representa sorte, prosperidade, sucesso. A perfeita simetria, o infinito (mas isso a cultura ocidental também acredita). E também porque o som da palavra oito é semelhante ao som da palavra prosperidade ou fortuna (mas eu não achei o caractere correspondente, li algo que pode ser pelo cantonês que foi feita a associação). Mas com ou sem caractere para comparar, o ‘oito’ ganha em disparada de qualquer outro número de sorte aqui.

Exemplos estão em todo o canto: as Olimpiadas de Beijing teve sua abertura no dia 08/08/08, às 08:08; se podem escolher o dia para a inauguração de um negócio ou o nascimento dos filhos, esse dia é o 8. Um telefone, placa de carro, número de casa que tem oito tem seus valores inflacionados. Conta bancária então… sinônimo de enriquecimento certo!

8-Orange-Wallpaper

E cada um dos números tem seu status de acordo com a fonética. E assim temos os números de sorte e os de azar! Os mais cotados para a boa sorte são:

1 – tem haver com o significado de fidelidade, de amar uma pessoa em toda a vida. Tem uma história de um noivo que presenteou sua noiva no dia o casamento com 111 rosas para provar seu amor eterno.  =O (encontrei algumas referências em que o numero 1 não é considerado boa sorte, por significar ‘solidão/solitário).

2 – é considerado de boa sorte porque todas as coisas boas estão em par. Será? =]

3 – tem o som semelhante ao da palavra ‘vida’.

6 – é considerado como um número de boa sorte, pois seu som é semelhante ao som da palavra ‘fluir’. E quando ele é repetido soa melhor ainda…

46

8 – como já expliquei acima é o ‘queridinho’, e ainda acreditam que quanto mais oitos você tiver na sua vida (numero de telefone, carro, casa, conta bancária…), mais afortunada e próspera ela será.

640x392_21626_85713

9 – esse número significa alegria e vida longa. É comum nas mensagens de texto eles usarem ‘8899’ para desejar fortuna e felicidade em dobro. As roupas do Imperador eram bordadas com 9 dragões. Também a Cidade Proibida possui 9999 salas e o altar principal do Templo do Céu é todo múltiplo de nove (confere aqui).

Para finalizar, os números pares são mais auspiciosos que os ímpares e quando se repete o número, aquilo que ele representa se intensifica. Mas essa prática o chinês também usa muito na linguagem, quando quer firmar uma ideia. Um exemplo simples é o ‘obrigada’ que é falado ‘xiè xiè’. E tem outras situações em que a mesma palavra é repetida para dar mais ênfase.

Bom, agora que você já conhece os números da sorte chineses, é só ir fazer uma ‘fezinha’…rs

Zài Jiàn!

28 pensamentos sobre “Superstições com os números na China

  1. Pingback: 2024 – Ano do Dragão | China na minha vida

  2. Pingback: 520 – O número do amor na China | China na minha vida

  3. Poderia me dizer se TEL tem algum significado aí na china? eu estava passando em uma comunidade chinesa e boa parte dos chineses colocavam TEL antes do nome, sabe oque significa? grato desde já pela resposta!

    Curtir

    • Olá Eloise,
      Aqui não China não tem essa coisa de transformar o número… ou é ou não é. Mas pense assim: você tem o 4 como final, que os chineses não gostam. Mas tem o 8 inicial, que é o numero mais próspero e querido deles… então há equilíbrio. Fique tranquila.
      Mas se quiser mesmo algum conselho, procure através da numerologia, uma outra opção, que nada tem que ver com os chineses, mas que pode ver se esse número é bom ou não para vc.
      Abraço.

      Curtir

  4. Pingback: 8º Aniversário do Museu do Oriente – girlsviewsoncrafts

    • Oi Fernando, até onde sei o 22 é um número bom aqui. Quem gosta de numerologia (ocidental) sabe que o 22 e 11 são números fortes, cheios de energia. Aqui na China eles, por outras razões que não sei, também gostam de números que se repetem. Por exemplo, 11/11 é um dia auspicioso. Mas como sempre escrevo, sou somente uma curiosa…hehehe, não tenho um conhecimento tão grande assim para ‘bater o martelo’ de é isso ou aquilo.
      Quanto à letra, para eles não quer dizer nada. Pois o alfabeto é algo bem recente na cultura chinesa.
      Abraço e volte sempre!

      Curtir

  5. Pingback: Ditos Populares chineses    | China na minha vida

  6. Pingback: A ceia de Ano Novo Chinês e o simbolismo de cada prato. | China na minha vida

  7. Pingback: Como os chineses escrevem na internet e redes sociais | China na minha vida

  8. Pingback: Significado das cores na China. | China na minha vida

  9. Eu sabia apenas por alto a questão supersticiosa que os chineses têm com relação ao número quatro, mas não com essa riqueza de detalhes. Quem diria que a fonética das palavras influencia o modo de vida dos chineses. Hoje aprendo mais uma!

    Agora com relação ao número oito tenho de confessar que ele também é o meu queridinho, pois é o meu número da sorte… pelo menos assim acredito eu hehe.

    Beijos.

    Curtir

  10. Oiêeeeeeeeeeeeeeeeeeee
    Está bem ruím por aqui…ñ temos nd com oito!!!
    Com 4 temos número de 2 casas e de um apto…
    Oba…tenho 2 anos a menos pulei o 4 e o 44…risos, mais ñ conto!!!
    Beijusssssss

    Curtir

  11. Muito legal, Christine!
    O coitado do 4 ficou abandonado mesmo, né? O número 8 é o símbolo do infinito, só que em pé e dizem que é mágico trazendo muitas felicidades para quem o tem na vida 😉
    Um grande abraço,
    Lu

    Curtir

  12. Ai Ai Ai… Azar para mim foi o número 13 que se for somar 1+3=4 taí estes Chineses entendem das coisas mesmo..
    Adorei o post. Sou fascinada por estes orientais e suas superstições, acho que Brasileiro e Chines tem bastante coisas em comum.
    Beijãozão cheio de 8888888888’s para você.
    Lola

    Curtir

  13. oi!
    bom dia aqui! o calor está por demais este ano! muito calor mesmo!
    hoje cancelei compromissos, sem coragem para sair no sol!
    a fezinha acabei de fazer, que maravilha se acontecer alguma coisa! muito interessante esses significados, e o que complica é estar ligado ao som das palavras!
    vou me concentrar no 9 em tudo o que eu fizer, 9 traços, 9 detalhes e vai por ai afora!
    rsrsrsrsrsrsrsrsrsr
    beijo grande para vc e familia!

    Curtir

Deixe uma resposta