China/Cultura Chinesa/Curiosidades/Viagens/viver na China

As Montanhas Sagradas da China

As Montanhas Sagradas da China estão divididas em três grupos principais:

  • Cinco Grandes Montanhas (五岳 – Wǔyuè).
  • Montanhas Sagradas do Taoísmo.
  • Montanhas Sagradas do Budismo.

mountain_map

Todas as montanhas sagradas foram destinos importantes para a peregrinação, à expressão chinesa para peregrinação (朝圣 – Chaosheng) é uma versão abreviada de uma expressão que significa “adore uma montanha sagrada” (朝拜 圣山 – Chaobai Sheng Shan). E várias delas estão nos posts sobre os Patrimônios da Humanidade da UNESCO (cada uma tem o link do post ao lado do nome).

As Cinco Grandes Montanhas são as principais montanhas na história chinesa e foram locais de peregrinação pelos imperadores. Apesar de não serem tradicionalmente categorizadas como taoístas ou budistas, estas cinco montanhas têm uma forte presença de ambas às filosofias, especialmente a do taoísmo, além de templos de Confúcio construídos em várias delas.

As cinco grandes montanhas ou ‘Wu Yue’ são organizadas de acordo com os cinco pontos cardeais, onde o centro é a direção inicial. O termo de ‘Wu Yue’ ficou famoso durante o reinado do imperador Wudi da Dinastia Han (140-87 AC). As cinco montanhas estão entre os pontos turísticos naturais mais conhecidos, e desde os primeiros períodos da história chinesa, foram locais de rituais imperiais e sacrifício. E cada uma delas remete a uma benção.

São elas:

Grande Montanha do Leste (Dōngyuè): Tài Shān – 泰山 – Tranquilidade; (Patrimônio da Humanidade, confira nesse post)

tai

Grande Montanha do Oeste (Xīyuè): Huá Shān –  华山 – Esplendor;

huashan

Grande Montanha do Sul (Nányuè): Héng Shān (Hunan) – 衡山 – Equilíbrio;

heng shan hunan-

Grande Montanha do Norte (Běiyuè): Héng Shān (Shanxi) – 恒山 – Permanência;

heng-shan shanxi

Grande Montanha do Centro (Zhōngyuè): Sōng Shān – 嵩山 –Celeiro.

monte Song

Segundo a mitologia chinesa, as Cinco Grandes montanhas se originaram à partir do corpo de Pangu (盘古 Pángǔ), que seria o criador do mundo.

Devido à sua localização oriental, o Monte Tài (montanha da tranquilidade) está associado com o sol nascente, que significa o nascimento e a renovação, por isso é considerada como a mais sagrada das Cinco Grandes montanhas. De acordo com a sua posição, também atribuem ter sido formado a partir da cabeça de Pangu.

Já o Monte Heng em Hunan seria o braço direito de Pangu, o Monte Heng em Shanxi, seu braço esquerdo, o Monte Song seu corpo, e do Monte Hua seus pés.

Montanhas Sagradas do Taoísmo

Wǔdāng Shān – 武当山 – Hubei. (um dos Patrimônios da Humanidade na China)

Lónghŭ Shān – 龙虎山 – Jiangxi – Montanha do Tigre e do Dragão.

Qíyūn Shān – 齐云山 – Anhui – Montanha ‘tão alta como as nuvens’.

Qīngchéng Shān – 青城山 – Sichuan.

 

Montanhas Sagradas do Budismo

Wǔtái Shān – 五台山 – Província de Shānxī – Montanha das cinco plataformas. (veja mais detalhes no post sobre os Patrimônios da Humanidade da Unesco)

Éméi Shān – 峨嵋山 – Província de Sìchuān – Montanha alta e sublime. (esse também tem descrição nesse post aqui)

mei

Jiǔhuá Shān 九华山 – Província de Ānhuī – Montanha das nove glórias.

Pǔtuó Shān – 普陀山 – Província de Zhèjiāng – Monte Potalaka

Agora só por curiosidade, se você reparar o caractere 山, se repete em todos os nomes. Ele significa montanha, claro! =] O interessante é que ele foi criado baseado no desenho de montanhas, conforme figura abaixo, que também mostra a evolução do caractere:

caracter montanha shan

Bom, eu adoro entender esses ‘desenhos’ que os chineses usam para escrever (rs), por isso resolvi dividir isso com vocês, assim já dá para começar a desmistificar os caracteres básicos.

Zài Jiàn!

8 pensamentos sobre “As Montanhas Sagradas da China

  1. Pingback: A aventura da volta. Viagem a Emei Shan – China. | China na minha vida

  2. Muito boa matéria! Excelente tema para abordar.
    Li também sobre uma relação de 10 montanhas sagradas do taoismo, na qual consta Luofo Mountain, perto de Guangzhou, onde tem também preciosos templos budistas e taoistas e está bem acessível.
    E ainda sobre Montanhas, vc leu o Hexagrama 52?

    Curtir

      • Oi Christine Desculpe, na verdade me referi ao I Ching, cujo hexagrama 52tem o imagem deMontanhas. Abrao

        Curtir

      • OI Christine Acho que vc vai gostar muito pois vc curte e entende o modo de vida oriental. Vale a pena ler (ou consultar, se precisar) o I Ching – O Livro das Mutaçoes. Um oráculo escrito pelos antigos sabios chineses para obter respostas a partir das imagens da natureza (dentre as quais as montanhas). Acho que a melhor versao em portugues é do alemao Richard Wilhem.  Abraço

         

        Curtir

  3. Olha que coisa mais linda. Adoro quando eu posso viajar assim para tao longe aqui da minha cadeirinha.
    Olha eu estou precisando ir ao Monte Tài (montanha da tranquilidade) tudo que estou mais desejando é renovação. Mas também porque nao fazer uma visita a Grande Montanha do Sul pq Equilibrio nunca é demais.
    Amei como sempre.
    Beijos
    Lola

    Curtir

    • O engraçado Lola, é que o chines está longe desse padrão de tranquilidade tão pregada na filosofia oriental… tudo aqui é stress, eles falam alto, quando conversam parecem que estão brigando, um passando por cima do outro. Mas em contrapartida, cultivam essa coisa do zen…hehehe… vai entender.
      Beijo

      Curtir

Deixe uma resposta