China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

Números e seus significados na filosofia chinesa

Sempre acabo falando de números e sua relação na vida dos chineses. Mas a cada dia vejo como isso é realmente importante para eles no dia a dia. Quando mudei para casa que vivo hoje, antes de entrar minha ayi (empregada) falou que era uma ótima casa, pois o número é da mesma é 6 -06. Se quiser dar dinheiro de presente e não errar, coloque no envelope algum valor que tenha 8 no final. Mas de preferência sem o numero 4 em qualquer casa decimal.

Os números pares e impares também tem uma polaridade energética dentro da cultura chinesa: os ímpares são energia yang, celestiais (céu, espaço) e masculinos; os pares são energia ying, territoriais (terra, solo) e femininos.

375315_301063559922534_1849953062_n

Não entendo muito disso, mas li que é um determinante para o significado individual dos números, e abaixo tem algumas coisas que achei interessante sobre cada um, do ponto de vista da cultura milenar:

零 – líng – 0 – zero.

Como na nossa cultura, é o nada. Mas ao mesmo tempo é o ilimitado. Os chineses consideram o Tao.

Yī – 1 – um.

O um, no sentido chinês de números lida com a iniciação, início e concepção. É um número auspicioso na mente chinesa. O numero ‘um’ deles tem uma energia que surge diante um novo crescimento e potencial. É o pai, figurativamente falando da família. O 1 corresponde ao rato no horóscopo chinês.

èr  – 2 – dois.

Número dois é a ‘mãe’ do império numérico. É um número par, então vemos a energia feminina / yin, representa o equilíbrio e a passagem do tempo e por isso sua implicação simbólica é legião. Mas dois pode ser ilusório, porque é o número da dualidade. Mas, a partir de dualidade vem mitose (divisão celular levando a individualidade). Dois corresponde ao símbolo do zodíaco chinês do boi.

– Sān – 3 – três.

Fruto da união dos números 1 e 2, o número três está sempre relacionado com a santidade da vida, descendência e do parto. Três é a primeira onda de metamorfose. O tigre é o símbolo chinês do zodíaco para o número três.

– Sì – 4 – quatro.

O número quatro é o símbolo da Terra para a filosofia chinesa. Ele também está relacionado com os quatro pontos cardeais que são representados na China por quatro guardiões espirituais: O Dragão, Unicórnio, Kylin, e Phoenix. O número quatro traz um sentido concreto das coisas. O símbolo chinês do zodíaco para o número quatro é o coelho.

– Wǔ – 5 – cinco.

Cinco é um símbolo de boa sorte E assim , vemos toneladas de associações com o número cinco no mito chinês , filosofia e sabedoria. Este número da sorte ganha o seu status, em parte, de ser uma conjugação do número dois (yin ) e três ( yang). Estas forças combinadas trazem algumas associações intensas: os 5 elementos (madeira, fogo, terra , metal , água), 5 grãos chineses (soja, trigo, arroz , milho, cânhamo ), 5 montanhas sagradas ( TaiShan, HuaShan, SonShan, Henshan e Hengshan), 5 bençãos (riqueza, felicidade, longevidade , sorte e prosperidade). O número cinco dá uma sensação de fundamento, englobando a combinação de elementos que estabelecem o equilíbrio. Quando as coisas são feitas em períodos de cinco anos, o resultado é abençoado (segundo os chineses). Como não poderia deixar de ser, o símbolo chinês do zodíaco para o número cinco é o dragão (animal que representa o imperador).

– Liù – 6 – seis.

Seis representa longevidade, expansividade e poder celestial. Seis também detêm a qualidade do tempo, tanto a noite como o dia, é segregado em seis divisões diárias (depois falo sobre isso, como o dia é dividido). Então, o número seis contempla os mistérios perenes da vida contidas no poder celestial, foco cósmico e da natureza cíclica do tempo. A serpente é o símbolo chinês do zodíaco para o número seis.

– Qī – 7 – sete

Sete é o número de um ciclo completo, uma vez que cada fase da Lua dura durante sete dias. Por isso as cerimônias e festivais na China são celebradas no sétimo dia – para selar a perfeição da ocasião e para comemorar a intenção do evento. A filosofia chinesa também considera o número sete como um símbolo de mulher (também ligado com os ciclos lunares femininos). O número sete diz que para tudo há uma construção maior, que sustenta a vida. O símbolo do zodíaco chinês para sete é o cavalo, então esse será um ano ‘7’.

– Bā – 8 – oito

O número oito representa sentimento de inclusão. Existe uma lenda sobre os oito imortais que foram os primeiros seres humanos a superarem os desafios do mundo e os limites da evolução espiritual. Os chineses consideram o número oito como uma série de iniciações e ascensão espiritual, porque oito representa a força, o “tudo é possível”. A Ovelha é o símbolo do zodíaco chinês para o número oito.

– Jiǔ – 9 – nove

O significado chinês para o número nove é a conclusão e satisfação. Ele representa um alto padrão de congruência celestial. O símbolo chinês do zodíaco para o número nove é o macaco.

Esses significados citados são do número dentro de uma perspectiva mística e do zodíaco chinês. Mas o significado popular, que na maioria das vezes é definido através da semelhança do som das palavras, pode mudar um pouco essa perspectiva acima em alguns casos. Por isso o 8 é tão amado pelo povo e o 4 tão temido… mas falo sobre esses significados no próximo post!

Zài JIàn!

 

17 pensamentos sobre “Números e seus significados na filosofia chinesa

  1. Pingback: 520 – O número do amor na China | China na minha vida

  2. Christine, saudações fraternas, sou professor de matemática e, naturalmente gosto de números. Meu comentário é basicamente duas perguntas, se desejares responder agradeço.1) Qual a sua posição sobre a numerologia baseada em redução sistemática para algarismos de 1 a 9?
    2) Qual a simbologia do número dez na tradição chinesa?
    Obrigado, um olhar de alegria para você!

    Curtir

    • Olá Duarte,
      Obrigada pela visita.
      Bom, sempre gostei de numerologia e fiz as contas como aprendi, desde a época que vivia no Brasil e nem tinha noção da questão dos numeros na cultura chinesa. Então, não posso dizer que tenha uma posição em relaçãoa redução de algarismos.
      Quanto ao número 10, ele não tem nenhum significado especial, até onde sei. Nem mesmo em relação a ciclos de vida, pois para os chineses os ciclos são de 12 anos (baseado no zodíaco chinês).
      Abraço

      Curtir

  3. Republicou isso em China na minha vidae comentado:

    O mês de setembro está terminando e esse será o último artigo republicado. Às vezes coloco o link de um artigo antigo na fanpage do Facebook, mas só por curiosidade. E isso vou continuar fazendo, pois realmente é difícil se achar tudo que se quer por aqui.
    Mas seguindo a lógica dos artigos mais acessados no blog nos últimos meses, coloco esse sobre os ‘Números e seu significados na cultura chinesa’. Na realidade eu escolhi esse porque gosto dele. Pois poderia passar um mês republicando todos os artigos com os temas: números, significados dos números, superstições, previsões dos signos chineses, significado das cores…
    Realmente, nós brasileiros, somos um povo que adora essas coisas… Tanto quanto os chineses, certo?
    Sim, pelo que vejo aqui, essa é uma das nossas maiores semelhanças!
    E dentre os artigos mais acessados, temos ‘A lição do Bambú Chinês’, que continua campeão, depois os que falam sobre o Taobao, e em seguida, vários com os temas que citei acima.
    Então, se você gosta de saber um pouco sobre as crenças de outros povos, outras culturas, leia esse e procure na busca os demais artigos que contam um pouco das inúmeras superstições e crenças chinesas!
    Outubro está aí, começando com um feriadão aqui na China: A ‘Golden Week’, e artigos inéditos no blog. Continue conosco!
    Zái Jián!

    Curtir

  4. Olá Christine, gostei muito da sua postagem, especialmente por que estou escrevendo um livro onde parte da aventura corre na China. Então tenho pesquisado muito sobre essa cultura tão rica, por meio de livros e aqui na internet. Vi em outros sites que eles evitam o numero 4, por ter uma pronúncia parecida com ‘morte’. Então, eles não usam celulares com esse numero, nem tem alas hospitalares com o numero 4. Eu já havia visitado sua pagina antes e vou marca-la como favorito. Parabéns!

    Curtir

    • Olá Abraão,
      Obrigada pela visita.
      Sim, o numero 4 aqui é temido…hehehe.
      Acho que nas grandes cidades a coisa já está mais ‘light’… meu telefone, por exemplo, termina com numero 4 e foi mais barato por isso.
      Mas não tenho problemas com ele…hehehe
      Abraço e espero te ver aqui novamente!
      Christine

      Curtir

  5. Pingback: Superstições com os números na China | China na minha vida

  6. Olá, Christine
    Gostei de conhecer sobre o significado dos números, segundo a filosofia chinesa. Fiquei curiosa para saber o motivo dos chineses gostarem tanto do número 8 …
    Um abraço,
    Lu

    Curtir

  7. ….oi! adorei o post com o significado dos numeros! pessoalmente conversariamos muito a respeito, pois vc sabe que curto as coisas místicas!
    ….outro dia vi algo inédito, apesar de para muitos passar despercebido, mas me chamou a atenção! não sei se o cara era chines, mas oriental com certeza e estava de pijama, em pleno shopping de Praia Grande! desperceido pq era uma bermuda bem justa de malha e a camiseta, provavelmente da Hering…..pijamas da Hering!
    fica combinado assim, se a moda pega vai ser divertido! acho ótimo andar de pijama de malha de algodão!…………………beijo grande para vc e familia!

    Curtir

    • Ai Mirela, só vc mesmo…
      Mas sabe que eu não havia reparado??? E faz sentido pq aqui só há a descrição dos numeros simples, 0 (mas esse não tem animal vinculado) a 9… e são doze os signos do zodiaco chinês… ficaram de fora o Javali (porco), o Galo e o Cachorro… =/
      Vou tentar descobrir porquê… Beijo.

      Curtir

Deixe uma resposta