Blog/Cenas da China real/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

2014 – Ano do CAVALO no horóscopo chinês

O Ano de 2013 está chegando ao fim e já está todo mundo na expectativa de como será 2014, quais as previsões, as possibilidades e toda essa euforia que passamos na virada do ano.

Para os chineses acontece a mesma coisa, só que um pouco mais tarde, já que o ano novo Chinês é baseado na Lua e desse lado do mundo o ano novo realmente será iniciado em 31 de janeiro de 2014. Mas da mesma maneira que os ocidentais, as previsões já começam a aflorar aqui e ali e, dentre algumas coisas que li vou listar algumas aqui.

Diferente do zodíaco ocidental, o chinês é baseado num ciclo anual de 12 anos, sendo cada ano referente há um animal. Escrevi sobre isso nesse post aqui.

2014 será o ano do Cavalo que é um dos animais chineses favoritos. Com a simbologia de levar as pessoas onde elas querem estar, não só no sentido de transporte como também na carreira, o sucesso. São competidores e simbolizam liberdade, paixão e liderança.

all-god-wallpapers.blogspot.in

Dentro do horóscopo chinês, a hora do dia referente ao cavalo é entre 11:00 e 13:00, então ele é ligado à luz, ao calor, fogo e vermelho, já que esse é o horário de pico do sol. Ele também é considerado um animal social, e com esses atributos, o cavalo é usado como um símbolo romântico.

Para os chineses os cavalos não são usados no trabalho agrícola, isso é coisa para o boi! O cavalo por sua agilidade, imponência e destreza é tratado como um animal especial.

Na teoria dos Cinco Elementos do horóscopo chinês (madeira, ar, fogo, água e metal), o cavalo está no grupo de Fogo, como o dragão. Mas, 2014 é o ano do cavalo de madeira. Só que a madeira ajuda o fogo propagar e durar mais tempo acesso, usando uma metáfora.

Além de usar animais a astrologia chinesa também usa constelações baseadas nas cartas antigas (diferentes das cartas modernas) à maneira como os antigos chineses usavam as estrelas no céu para prever a vinda da fortuna. Mais de 100 estrelas são usadas ​​no zodíaco chinês. Cada estrela tem uma característica diferente, que indicam boa e má sorte!

Para saber seu signo chinês tem uma tabela abaixo que fotografei de um site (em inglês). Mas não adianta saber somente o ano. A data é importante, pois quem nasceu em janeiro de 2013, não é do signo da serpente (animal que rege 2013), essa pessoa é do signo de dragão (animal que regeu 2012), já que o que conta é a data do ano novo chinês. Mas há vários sites e livros que dão a tabela detalhada, até porque alguns anos se iniciam em meados de fevereiro.

zodiac

De modo geral, “o ANO DO CAVALO TRARÁ BONS VENTOS EM 2014… A tradição chinesa diz que existem cinco elementos (Metal, Água, Madeira, Fogo e Terra) que se associam ao animal do ano, revezando-se, e 2014 será o ano do cavalo de madeira, que retorna depois de 60 anos. É um tempo de colheita (lembrando que colhemos aquilo que plantamos!), de renovação e de mudanças. Apreciador de novidades, o cavalo de madeira promete trazer um ano cheio de descobertas e invenções.

images (8)

Será um ano decisivo para quem estiver disposto a buscar o seu lugar ao sol e também para aqueles que procuram um bem maior: grandes causas são favorecidas com a força do cavalo. O senso de cooperação e a amizade são características do cavalo de madeira. As comunicações serão favorecidas e profissões que lidam com o público estarão em alta: comércio, atividades artísticas e intelectuais ficarão em evidência.

Como o cavalo é regido pelo elemento fogo, o ano será muito movimentado e até turbulento. Devido ao seu caráter impulsivo, o cavalo pode provocar desgastes políticos. Os anos do cavalo tem sido decisivos para o mundo: a Primeira Guerra Mundial (1918), a Grande Depressão (1930), a Segunda Guerra Mundial (1942) e a Revolução Cultural Chinesa (1966) aconteceram em anos regidos pelo cavalo. Apertem os cintos!”

A previsão completa está nesse link aqui, porque escrevo, mas não sou astróloga. Uma mera curiosa, diria. =]

Então, vamos ao Ano Novo que ele promete! Aproveitem as últimas semanas do ano da Serpente e preparem-se para galopar pela vida em 2014.

Feliz ANO DO CAVALO!

的一年!

Zái Jiàn!

46 pensamentos sobre “2014 – Ano do CAVALO no horóscopo chinês

  1. Olá! Tomara q vc possa me responder: tenho uma neta q nasceu dia 30/01/2014 às 15 horas em São Paulo. Qual signo ela é? Serpente ou cavalo? Afinal no Japão já era dia 31/01/2014 às 03 horas da madrugada. Rsrs….Faz diferença? Grata!

    Curtir

    • Olá Telma,
      Acho que o que vale é o fuso que ela vive. Porque não se comemora a virada do ano no Brasil, na mesma hora que se comemora aqui na China, vivemos no futuro, como sempre digo.
      Sendo assim ela ainda seria serpente. Apesar de que, todas as pessoas que nascem na ‘virada’ de um signo para outro, mesmo no zodíaco ocidental, recebem muitas influências dos dois signos.
      Abraço

      Curtir

  2. Pingback: 2014 é o Ano do Cavalo - Konbini

  3. Pingback: 2015 – Ano da CABRA no horóscopo chinês | China na minha vida

  4. Pingback: Chinatown comemora neste domingo Ano Novo Chinês | Bruno Santiago

  5. Sou do ano do macaco, vamos saldar 2014 o ano do cavalo, que seja de muita saude e prosperideade em todas as areas feliz ano

    Curtir

  6. Muito interessante seu post Christine. Eu moro em Vancouver, e aqui tem uma comunidade chinesa enorme.
    Vou tentar acompanhar no final de semana algum evento referente ao ano novo chinês.
    Devo repercutir isto no meu blog. Inclusive vou deixar um link para seu post quando eu citar o “ano do cavalo”.

    Sucesso, paz e bem!
    Att
    Bruno Santiago
    http://www.brunosantiago.wordpress.com

    Curtir

    • Legal Bruno! E obrigada por compartilhar meu endereço. Agora estou nas Filipinas, aproveitando o feriado e escapando do frio…rs. Aqui também vi algumas celebrações do ano novo que vou postar em breve. Vou ver seu blog também. =]
      Feliz ano novo!

      Curtir

  7. Ola adorei ler o seu blog. Nasci no dia 07.07.66 data linda. Dizem que sou Cavalo de Fogo!!!!!
    Nunca percebi muito bem mas pode ser que voce me explique.
    Este principio de ano esta-me a correr muitissimo mal, mas vai mudar tenho a certeza. Um abraço para todos
    Pedro

    Curtir

    • Olá Pedro, obrigada pela visita!
      Li que as pessoas que nasceram no ano do cavalo, independente do elemento, devem carregar consigo no lado direito do corpo algo vermelho ou de jade ( pode ser um bracelete, um chaveiro etc). Isso neutralizara as influências mais fortes do pp. signo durante seu ano.
      Espero ter ajudado um pouco, mas não entendo muito de astrologia…rs. Passo o pouco que aprendi nas minhas pesquisas, pq é um tema que sempre gostei.
      Abraço e que seu ano seja pleno.

      Curtir

  8. Um Feliz Ano novo do Cavalo.
    Que seja um ano de muito trabalho e de grandes conquistas.Sou uma admiradora na Cultura Chinesa, tanto que estudo Medicina Tradicional Chinesa.
    Espero um dia ter 0,5% da sabedoria dos grandes mestres.
    Um abraço
    Marcela Lima

    Curtir

    • Que legal Marcela! Ainda não cheguei no ponto da medicina chinesa… Mas tenho bastante curiosidade em aprender mais sobre esse tema. Feliz ano do cavalo para vc também. Abraço e obrigada pela visita! Volte sempre… =]

      Curtir

  9. Pingback: Ano do Cavalo – decoração, curiosidades, previsões e afins! | China na minha vida

  10. Pingback: O ano do cavalo | Nova Noiva

  11. Sou de 1954 e pelas informacoes postas no face creio ser cavalo de madeira.Agradeco por ter esta informacao ou melhor este saber, e nos saberes e que podemos evoluir, errar menos ou ainda corrigir erros fortuitos, so tenho a agradecer e ser mais um mutiplicador desta boa nova.A luz se faz representar, principalmente neste 2014, eu por certa sensacao intuitiva, estava postulando para as pessoas este astral desta energia magica deste ano que estava eclodindo, em ano de realizacoes para aqueles que semearam, que nao cruzaram os bracos esperando que tudo acontecesse por si so nao movendo nenhuma palha para objetivar, como dizem no falar popular.Senti e sinto esta energia neste trilhar do tempo vindouro estamos no tempo do cavalo de madeira que felicidade !!! ObrigadoooOOO

    Curtir

  12. Oi Christine! Sou fascinada por cavalo…mas nunca havia lido nada referente a ele…agora sei o porque. Ele tem tudo que eu vejo sobre vida…adorei passar por aqui…bons ventos!…

    Curtir

  13. Amo a China e adoro teu blog!! Tenho curiosidade de saber como deve ser a vida de uma brasileira na China e posso ter uma ideia disso quando acesso aqui.. Parabéns pela tua iniciativa de compartilhar tuas experiências de vida daí!!

    Curtir

    • Obrigada Ester. O que posso te dizer que aqui em Shanghai, e em algumas outras cidades, a vida do estrangeiro é relattivamente fácil. Acesso a tudo que precisamos, facilidade de transporte, uma comunidade brasileira imensa (na real aqui tem gente do mundo todo). Mas tem a questão da adaptação à cultura, que por mais que esteja escondida, ainda é muito presente. Abraço e Feliz Ano Novo. Obrigada pelo carinho!

      Curtir

  14. Olá!!! Sou Cavalo de Fogo. Nasci em 66 e estou viva (pois na China antiga, as mulheres de cavalo de fogo eram mortas assim que nasciam, pois segundo a lenda, elas destruiam aldeias inteiras…, assim dizia minha mãe), e na LUTA. Tive muitas conquistas ao longo da vida, mas que logo perdem a graça depois da conquista. Logo, traço outra meta e vou atrás, porque o enigmático e o inalcançável me fascina, e vou atrás até conseguir… Sou muito impulsiva. Feliz 2014 para você e que seja muito abençoado para todos nós. Abraços. Ju

    Curtir

    • Que lenda interessante Ju! Não há conheca. Vou pesquisar mais há respeito. E que força, hem? Parabéns e que essa determinação te acompanhe não só no ano do cavalo… mas sempre! Abraço e oBrigada pela visita! Feliz Ano Novo! rs Super especial para vc.

      Curtir

  15. Pingback: 2014 é o Ano do Cavalo - Portal Konbini - Portal Konbini

      • Chrstine Marote por acaso uma pessoa post sobre 2014 Ano do Cavalo, como sempre sou admirador dos equinos, abri sua pagina para aprender. Fico admirado pela sua bravura em ir para tão longe e uma terra, como vc diz maravilhosa, mas de uma cultura e lingua diferentes da nossa. Eu tenho curiosidade em conher virtualmente outras partes do planeta, principalmente a China, vou vir mais vezes aqui para ouvir suas narrativas das coisas que voce vivencia aí no seu dia a dia. Que Deus te proteja e te faça feliz onde quer que vc esteja. Use meu e mail a vontade. Um grande abraço, Estou no facebook :

        Curtir

      • Olá Sebastião! Obrigada pela visita e pelo carinho demonstrado. Seja bem vindo à China pelo meu olhar. Adoro receber comentários de meus leitores e aprecio cada sugestão.
        qunto à bravura de atravessar o mundo… bem, como diz um velho ditado: a ocasião faz o ladrão…rs. E se é isso que temos em mãos, então vamos ser feliz com o que Deus nos deu.
        Grande abraço e tenho a página do blog no facebook também. Se gostar do ler aqui, divulgue entre seus amigos! Feliz Ano Novo!

        Curtir

  16. Pingback: Chegamos em 2014: na China e no Brasil! | China na minha vida

  17. oi!
    sabes que curto as previsões astrológicas! Fico fascinado como o olhar oriental para os animais é preciso! Anselmo fica agitado e ciumento quando se fala de outros animais! rsrsrsrsrsrrsrs! está te mandando abraços! Espero que muito movimento aconteça para o novo ano, pois é propicio para dois desejos que tenho!
    Vamos em frente! Beijo grande para vc e familia!

    Curtir

  18. Esse é o meu ano, sou cavalo de madeira. Fora horóscopo e previsões gosto da ideia que não se faz nada parado, o movimento de mudança interna ou externamente é o que nos leva para frente.
    Um Feliz 2014 e um ano cheio de luz!
    beijos

    Curtir

  19. …e, em 1978, a Tati nasceu! Entendi porque as coisas não permanecem as mesmas quando eu passo!!! Haha! #MeAchando
    Brincadeiras à parte, amei a previsão e agora que conheço um pouco mais, amo ainda mais ser cavalo!!! E touro! Com um quê de louca de peixes e aquários!!! Hehe!
    Beijos e sucesso em 2014!!! Em todos os campos!!!

    PS: looking forward para o final do ano da serpente… =)

    Curtir

    • hahaha…Tati Sato, pensando bem, vc faz juz ao signo chinês e ao ocidental também…rs Determinada! Beijo e nos vemos antes de acabar o ano da Serpente, para brindar o seu fim! hehehehe, se é assim que vc deseja! =]
      Beijo

      Curtir

      • Vamos brindar o início!!! 😉 O cavalo é um bom animal!!! Nem sei que tipo de cavalo sou… Acho que de terra? Um beijo, Chris!!! E nos vemos logo!!!

        Curtir

Deixe uma resposta