Blog/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/Viagens/viver na China

Confúcio – um marco na história da China

Confúcio é conhecido no mundo todo, sinônimo de sabedoria e equilíbrio. Filósofo chinês, seus ensinamentos deram origem ao Confucionismo. Viveu de 551 AC a 479 AC. Sua filosofia foi a grande influência do Império Chinês principalmente nas dinastias Han, Tang e Song.

Confúcio em chinês significa, literalmente, Professor Kong, e também é chamado de Kung Fu Tzu. A base da doutrina é recuperar os antigos sábios da cultura chinesa, influenciando os costumes do povo.

confucio

A essência de seus ensinamentos e de sua filosofia se resume na boa conduta, no bom governo do Estado (caridade, justiça e respeito à hierarquia), cuidado com as tradições, o estudo e a meditação.

O Templo, a casa, o jardim e o cemitério deste ícone da cultura chinesa se encontram em Qufu, sua terra natal, situado ao sul da província de Shandong. E é um dos Patrimônios Culturais da Humanidade listados pela UNESCO, se quiser conferir, está nesse link.

Suas máximas virtudes são:

  • A tolerância, a bondade, a benevolência, o amor ao próximo e o respeito aos mais velhos e aos antepassados.
  • ‘Se o príncipe é virtuoso, os súditos imitarão seu exemplo’ – relação governante/súdito; pai/filho.
  • Uma sociedade próspera só se conseguirá se estas relações se mantiverem em plena harmonia.

conf05

Em relação ao governo, a doutrina se resume numa série de regras que deveriam ser, mas não são, os principais deveres de todo governante:

  • Amar seu povo e procurar dar as condições necessárias para a vida digna.
  • Cultivar a virtude pessoal e tentar, sem parar, a perfeição.
  • Na vida privada como na pública, observar sempre o exemplo superior.
  • Ter em conta os dois tipos de inclinações próprias do homem: as que procedem da carne e são perigosas e as outras que vem da razão e são muito sutis e fáceis de perder.
  • Praticar os deveres das cinco relações sociais.
  • Ter por objetivo final a paz universal e a harmonia.

Bom, como toda teoria, deixa um pouco a desejar na prática. Mas acho que todo mundo sempre tenta adotar em sua vida, não é mesmo?

Agora sabe uma coisa que me surpreende sempre quando leio essas ideias de filósofos de tanto centenas de anos atrás? Como são atuais… Poderíamos dizer que foram  ontem, por qualquer um de nós mais atento aos acontecimentos do mundo (não só do Brasil e da China não!). E chego à conclusão que a evolução do ser humano é que é o grande problema. Sempre tivemos, na história da humanidade, grande pensadores, pessoas do bem, evoluídas espiritual  e moralmente falando. Mas ainda temos muito a evoluir. É só olhar a quantos séculos se prega o bem e a boa conduta entre a humanidade.

images (10)

Que o espírito de Natal e as máximas de Confúcio nos façam parar e refletir e, mais importante ainda, agir conforme esses preceitos que tanto curtimos nas páginas do FaceBook…

Zài Jián!

9 pensamentos sobre “Confúcio – um marco na história da China

  1. Pingback: (Algumas) Crenças Chinesas. | China na minha vida

  2. Christine, muito interessante essa sua postagem. A gente aprende, lembra e reflete. Você disse algo importante como há quantos séculos estamos ouvindo modos de como proceder, eles são sempre atuais e conclui-se que a humanidade pouco evolui na parte relacional, não é mesmo?
    Gostei muito da postagem.
    Um abraço grande,
    Manoel

    Curtir

  3. …….e fica combinado assim!
    Realmente nunca a humanidade ficou desamparada pois sempre tivemos lideres
    exemplares, vivendo e pregando o amor, o respeito…………..sabe, o simples fato de não se jogar um papel na rua, estacionar um carro de forma incorreta, …….pequenas grande coisas que indicam respeito pelo outro, e assim chegaremos ao amor maior!
    Beijo grande para vc e familia!
    ps.: depois mando fotos dos meus arranjos de natal!

    Curtir

Deixe uma resposta