Blog/Cenas da China real/China/Compras/Curiosidades/viver na China

Carros e a indústria automotiva na China

Sei que já falei muito, postei muitas fotos e comentários aqui e na página do facebook, mas carros por aqui é um assunto inesgotável.

Seja pela excentricidade das cores e modelos, seja pela criatividade com que eles ‘customizam’ seus próprios carros ou pela diversidade e tamanho do mercado chinês de automóveis.

E ai basicamente se pode observar em um só carro todos os atributos elencados acima: onde mais no mundo a gente tropeça na rua com uma Ferrari pink e ainda com cílios e espelhos de cristal Swarovski? Só na China.

Mas na realidade o mercado é muito mais que isso. E os carros chineses estão invadindo o mundo. Quando estava no Brasil em outubro me deparei com as marcas Chery e JAC. Isso se já não tiver mais alguma que me passou despercebida.

jac

Um JAC na minha frente em plena Avenida Paulista no inicio desse ano!

Só que não entendo nada de carros, teoricamente falando. Na realidade quando dirigia ainda tinha minhas predileções. Mas agora, nem ligo muito…rs Sendo seguro, confortável e me levando para onde quero ir nas mãos do motorista que me acompanha nos meus anos de China, tá muito bom!

Então para vocês poderem entender melhor o ‘poder’ dessa indústria na China, indico esses dois posts de um blog super interessante para os amantes de tudo que precisa de quatro rodas para se locomover: o CARVANBUSTRUCK.

No primeiro ele fala sobre o mercado (surreal) chinês (bom, e não é só o mercado automobilístico que é surreal por aqui…), com o titulo CHINA – MERCADO SURREAL! HAJA AÇO, BORRACHA, PLÁSTICO…GENTE! CARRO SAINDO PELA TAMPA!

E o segundo, não menos interessante é CONSUMIDOR CHINÊS, TEM QUE IR LÁ PARA ENTENDER! OUTRO PLANETA, OUTROS CONCEITOS!

Acho que já comentei aqui que meu marido trabalha na indústria automobilística e é um apaixonado por carros. E nesses anos todos, cada vez mais as montadoras estão trabalhando duro para atender a demanda interna da China. No caso de automóveis não se fabrica mais peças aqui para exportar a baixo custo às montadoras. Praticamente tudo que se fabrica aqui é consumido pelo mercado interno chinês.

IMG_1122

IMG_1120

O ultimo post sobre a China que li no CARVANBUSTRUCK é justamente sobre isso: CHINA – RANKING DOS 20 CARROS MAIS VENDIDOS ATÉ OUTUBRO 2013!

É só clicar nos títulos para conferir os posts na integra. Diria que no mínimo é interessante. =]

Vou ficando por aqui, porque vocês tem bastante coisa interessante para ler sobre os carros chineses no CARVANBUSTRUCK!

Zài Jián!

 

9 pensamentos sobre “Carros e a indústria automotiva na China

  1. Pingback: Bicicletas de aluguel na China | China na minha vida

  2. Pingback: Convivendo com a poluição na China | China na minha vida

  3. depois vou ver os sites recomendados, apesar que não ligo para carros! Já tive 2 fuscas, por necessidade realmente, e assim que não dependi mais deles, tratei de passar para frente!…………..beijão para vc e familia!

    Curtir

  4. Christine, quanto aos carros eu já penso como você. O importante é que me levem onde preciso e com o conforto necessário. Do contrário estou preferindo caminhar, ver gente, conhecer gente e conversar muuuuuito, kkk!
    Um abração,
    Manoel

    Curtir

  5. Oi Chris, td bem? Quando estive na China tb reparei bastante nos carros chineses. O engraçado é que viajei para a China com uma ideia totalmente diferente de país e fiquei perplexa ao chegar ai e ver a quantidade de carrões, shoppings e marcas de grife. Por onde estive só vi carrão (eles gostam de tudo grande mesmo neh). Cheguei de volta ao Brasil e tive a impressão de que tudo aqui era pequeno, rs.
    Vou ler as matérias que indicou para saber mais sobre os carros. Vou te mandar no facebook uma foto que tirei lá na China de um carro de ouro.
    Beijos

    Curtir

Deixe uma resposta