Blog/Cenas da China real/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

Você sabe comer com palitinhos, chopstiks ou kuai zi?

A maioria dos ocidentais vai me responder que não. Se bem que nas ultimas décadas a comida oriental, principalmente a japonesa se popularizou pelo mundo e já tem muita gente ficando craque na arte de manipular os palitos de comer.

Os tais ‘palitinhos’ tem diferentes nomes mundo afora, inclusive aqui na Ásia cada pais tem sua denominação. Em inglês falamos ‘chopsticks, na China kuài zi ou 筷子, no Japão ‘hashi’, os coreanos chamam ‘jeotgarak’, na Tailândia ‘takiap’, no Vietnã ‘đũa’ e na Indonésia ‘sumpit’. Mas no final é tudo a mesma coisa e para facilitar a vida vou ficar com ‘chopsticks, que é o nome mais internacional, vamos dizer!

images (5)

Mas seja com que nome for, todos já viram um par deles por ai, ou até usam com outras finalidades. Eu por exemplo adoro prender meu cabelo em coque com eles! =] Claro que esses não voltam para a gaveta de talheres. =O

Sim, aqui em casa eles estão na gaveta de talheres e meu filho come arroz, feijão e farofa com os palitinhos de bambu!

images (7)

Os chopsticks podem ser de variados materiais (madeira, bambu, osso, plástico e até metal como nossos talheres), mas prefiro os de madeira ou bambu. Dão mais firmeza entre os dedos e para pinçar a comida. Eles também podem variar de formato, dependendo da origem ou do país. Os chopsticks japoneses são mais curtos que os chineses, por exemplo.

 2088400836_d626a150f3

Para os que estão iniciando a arte de comer com palitos, há os que têm um tipo de elástico ou plástico na ponta de cima e que funciona como uma mola. Assim não é necessário controlar a força e o equilíbrio nos dedos. Fica com a função de uma pinça de verdade. Para as crianças esse ‘subterfúgio’ tem forma de bonequinhos coloridos, pandas, personagens de animes e até o Angry Bird…

images

São tão antigos como a história do oriente, por volta de 5000 anos e suas origens são da China.

Mas utensílios que se assemelham aos ‘palitos’ foram encontrados por arqueólogos em Israel. Esta descoberta revela a possibilidade de existência de relacionamento comercial entre o Médio Oriente e a Ásia ou eventualmente o desenvolvimento dos mesmos utensílios em paralelo, mas de modo autónomo.

Há uma lenda chinesa que conta que o imperador Shun (séc. 17 a.C.), deu a um soldado chamado Da yǔ –  大禹, a missão de canalizar as águas de um rio , que tinha sido responsável pela mais terrível inundações naquela época. O soldado não só aceitou a ordem, como tomou como um desafio pessoal e prometeu resolver o problema, salvando todas as pessoas. Como era a época das chuvas, lutou incansavelmente contra a inundação , quase sem descanso. Quando conseguiu se abrigar numa pequena ilha e com muita fome, cozinhou um pedaço de carne numa panela rudimentar. Só que ele percebeu que não poderia tirar o pedaço de carne da agua fervendo e levar a comida à boca com as próprias mãos, porque estava muito quente. Yǔ Dà, que estava em uma missão, não poderia se dar ao luxo de perder tempo, então cortou dois pedaços de bambu e conseguiu pegar a carne sem se queimar e comer.

A partir dai as lascas de bambu usadas para levar comida para fora de água fervente, poupara algum tempo, já que não precisava esperar a água esfriar, que lhe permitiu trabalhar e resolver o problema das inundações. Depois de um tempo, ele adquiriu grande habilidade com essas novas ferramentas e as pessoas começaram a imitá-lo. Bom, temos até hoje o uso de ‘ferramentais’ que nos permitem comer nossa comida quente sem nenhum problema. E os ‘pauzinhos de bambu’ sobreviveram ao tempo…

Curiosidades:

  • A fonética da palavra kuài zi é a mesma que da palavra Hài zí filhos, então os chopsticks são um bom presente de casamento, pois remetem a nos presságios = ter filhos!!!! =} Mas no mês passado fui ao Brasil para as bodas de ouro dos meus pais e meu motorista me deu uma caixinha com dois pares de chopsticks para presenteá-los e me explicou que ‘um palito sozinho não realiza nada. São necessários os dois para se alimentar. Então esse seria o símbolo da harmonia do casal, da fidelidade e do companheirismo’. Achei a analogia linda e agora sempre que for em casamentos acho que vou levar esse presente! =]
  • É considerada má sorte, deixar cair os palitos no chão.
  • É má educação sugar os palitos para levá-los à boca.
  • Não é se deve bater ou fazer barulho nos pratos ou tigelas.
  • Chopsticks não devem ser ‘enterrados’ com a ponta dentro da tigela de arroz. É desrespeitoso com os antepassados​​.

Chopsticks and a Bowl of Sticky White Rice

  • Os pratos são preparados em pedaços nem muito maior nem muito menor do que a porção que pode ser sustentado com os chopsticks. O não cumprimento desta regra, é sinal que comida foi mal preparado.

Como usar:

Não acredito muito em teoria para esse tipo de prática (rs), mas fica a dica para quem quiser tentar!

  • Ponha um palito entre a palma da mão e a base do polegar, usando o quarto dedo o anelar para apoiar a parte inferior do mesmo. Com o polegar, aperte-o para baixo enquanto o anelar empurra-o para cima. Este deve ficar estável. Entendeu tudo, certo?

howto_use_chopsticks_080811

  • Use a ponta do polegar, o indicador e o dedo do meio para segurar o outro palito como uma caneta. Tenha a certeza que as pontas dos dois palitos estão alinhadas. Essa era a dica que faltava para tudo acontecer perfeito… Só que não! rs
  • Alavanque o palito de cima em direção ao de baixo. Com este movimento, pode-se pegar comida em quantidade surpreendente. Você duvida???
  • Com prática suficiente, os dois palitos funcionam como uma pinça. Claro que depois de derrubar muito shoyo pela mesa ao deixar o pedaço de comida ‘voar’ dos seus palitos!!!rs

Mas não desanimem… Persistência é tudo! Aqui a prova de fogo é quem consegue comer amendoim com os chopsticks, pegando um por um! Aceita o desafio???

Agora, quem nunca deixou seu pedaço de comida se espatifar na tigela de shoyo, que atire o primeiro dumpling!!!!

Zài JIàn!

11 pensamentos sobre “Você sabe comer com palitinhos, chopstiks ou kuai zi?

  1. Eu não tenho muita habilidade para comer com os palitinhos, mas me viro razoavelmente, até porque adoro comida japonesa. Eu ensinei o meu marido a utilizar o hashi e acredite, o menino é mais habilidoso do que eu. Gostei de ver que existe outra forma de segurá-lo (primeira ilustração), vou tentar aplicá-la e quem sabe das próximas vezes eu tenha mais sucesso. Pelo menos assim espero!
    Adorei o post! 😀
    Beijos.

    Curtir

  2. Pingback: Você sabe comer com palitinhos, chopstiks ou kuai zi? | carvanbustruck

  3. Christine, sua postagem foi de uma didática fabulosa. Não me sobrou qualquer dúvida sobre os palitinhos. Concluo que a paciência oriental ajuda bem o aprendizado do uso dos palitinhos. Cada povo com seus costumes, não é?
    Um abraço grande para vocês aí.
    Manoel

    Curtir

  4. oi!
    bom dia!
    ………………hoje é feriado por aqui, dia da proclamação da república!
    o dia está chei de sol, a cidade entupida de gente e a temperatura gostosa!
    vou comprar palitos e treinar! inclusive para fazer frituras é melhor, apesar que não
    costumo fazer! Estou quase vegetariano, e sem comer massas! Já no 76kg e meio!
    estou me sentindo bem, com a perda de peso! muito bonito o bule da foto!
    ………..me repetindo, vc escreve gostoso! Beijão para vc e familia!

    Curtir

Deixe uma resposta