Blog/Cenas da China real/China/Compras/Curiosidades/viver na China

TAOBAO – o que você quer saber?

Olá, faz tempo que estou para escrever esse post, mas me faltava inspiração… Já que parece que ela veio hoje, então vamos lá!

Desde sempre, ou melhor, desde que escrevi a primeira vez sobre o fenômeno TAOBAO, não há um dia sequer em que eu olhe as estatísticas do blog e não veja esse post como o mais acessado do dia e a palavra TAOBAO como a mais pesquisada nos arquivos. E isso é bem interessante. Mas ficam algumas duvidas que resolvi tentar sanar hoje: o que as  pessoas que buscam esse tópico querem realmente saber sobre a maior loja online da China?

Quem quiser deixar um comentário, me fará um grande favor e, com certeza, se eu puder responder, ajudará centenas de outros curiosos pelo site de compras chinês.

De antemão posso esclarecer algumas coisas:

O TAOBAO é quase o mesmo site que o Alibabá, na realidade os dois pertencem ao mesmo grupo, mas o TAOBAO só vende dentro da China e com preços chineses.

taobao

Não é possível comprar com cartão de crédito internacional. Parece que agora estão criando essa possibilidade, mas realmente não entendi direito como funciona. E, no caso do Brasil, o custo do frete, a possibilidade de taxação pela alfândega brasileira e ainda o IOF cobrado dos cartões de créditos para compras internacionais, não sei se continuaria valendo à pena. Fora que a entrega levaria uns dois meses.

Outro problema seria a troca ou reembolso. Uma das características do TAOBAO que mais me impressiona é a facilidade com que te devolvem o dinheiro caso você não fique satisfeito com o produto ou mesmo trocam a mercadoria. E isso seria bem complicado pela distância e a dificuldade de comunicação.

A comunicação do vendedor com o consumidor também é instantânea no TAOBAO, e ao menos as minhas experiências, que não são poucas, são bem positivas. Na realidade só tive problemas e perda com um sapato infantil que comprei para uma amiga. O produto era ponta de estoque ou refugo e o vendedor não avisou. Não consegui a troca nem o reembolso. Mas estatisticamente isso não representa a realidade. A transparência com que eles se colocam até me surpreenderam no inicio.

Uma vez fui comprar uns bichinhos de feltro pequenos para uma amiga dar de lembrancinha no aniversário do filho. Eram muito baratos e achamos lindos. Ai o vendedor me chamou no QQ (tipo o skipe e fala-se kiu kiu) e falou que esses brinquedos eram refugos e estavam muito sujos, se eu tinha certeza que queria compra-los. Claro que não, né? Então ele me devolveu o dinheiro e nem me enviou o produto. Fiquei boquiaberta com a sinceridade dele. E para fechar ainda me alertou para ler melhor as descrições de cada produto, pois no caso da loja dele estava escrito a condição do mesmo! Já adotei a prática…rs

E como eu leio? Só abro o TAOBAO no Google Chrome com tradução automática para o INGLÊS! Parece bobagem, mas isso faz uma diferença enorme. A tradução para o português é muito mais comprometida que para o inglês. Mas mesmo assim, algumas coisas ficam subentendidas…rs

Para o pagamento uso meu cartão de débito chinês. Mas há opções de pagar na entrega ou nas lojas de conveniência conveniadas. Também se pode comprar um cartão pré-pago e usar como o de débito. Ou usar o Alipay, que é o Paypal chinês… Vocês já notaram que para cada serviço, produto ou mídia internacional, tem um genérico chinês, não é?

A entrega é feita na porta da sua casa de domingo a domingo! Somente no Ano Novo Chinês que deixei de receber encomendas. E a rapidez da entrega às vezes assusta! Já comprei uma mala as 22:00 horas do domingo e ela foi entregue em casa às 10:00 da segunda!

Entrega do TAOBAO no meu condominio.

Entrega do TAOBAO no meu condominio.

Os entregadores, bom… Isso é um capítulo à parte. Mas de caminhão a bicicleta, já vi de tudo! Geralmente eles usam as motinhos com reboque e chegam lotados de caixas! E o horário também é regular. Na minha casa eles costumam entregar das 10 as 11:00 e das 15 as 16:00. Religiosamente. O único problema é que eles são meio sem paciência: esquecem o dedo na campainha, ou talvez se apoiem para descansar e nem percebem que quase enlouqueceram os moradores. E se ninguém atende, eles ligam para o celular.

Eu só posso garantir que se há algo que funciona na China, isso se chama TAOBAO!

Sem mais! =]

Zài JIàn!

69 pensamentos sobre “TAOBAO – o que você quer saber?

  1. Pingback: Coisas que achamos na China - China na minha vida

    • OI Lucas,
      Nem imaginava que o Taobao enviava ao Brasil. Até onde sei, o AliExpress faz isso.
      Sendo assim, não conheço ninguém que tenha feito essa compra.
      Avisa quando chegar… fiquei curiosa!
      Abraço,
      Christine

      Curtir

  2. Pingback: Um celíaco na China – como viver sem glúten no País do Meio. | China na minha vida

  3. Pingback: Comida brasileira na China – sim, isso existe! | China na minha vida

  4. olá chis, tem como me adicionar no whats? +556984558485
    queria falar com vc sobre essa taobao. preciso de ajuda sua.

    Curtir

  5. Eu, estou cansada de trabalhar para outras pessoas e queria trabalhar para mim, eu queria compra produtos da china para revender em SP, mas eu nao sei quais os sites confiáveis e se eu comprar pelo Taobao vai chegar?

    Curtir

  6. CHRIS , em primeiro lugar eu quero dizer que você é uma pessoas abençoada , diferenciada e que Deus te proteja sempre e sempre, digo isso pelo que vejo de suas explicações e principalmente por eu esta tentando entender para depois comprar no taobao já faz algum tempo eu cheguei pedir ajuda para uma amiga chinesa que fala mandarim mas, bem deixa isso pra lá … Muitíssimo obrigada pelas suas orientações, estou quase chegando ao meu objetivo que é conseguir comprar os produtos que preciso, posso ficar pedindo ajuda a você por favor? bjs

    Curtir

      • Obrigada, pelo retorno, eu creio que com explicações eu irei conseguir fazer os procedimentos no site sei que é um pouco complexo mas, não vou desistir rsrs quero comprar e estou pedindo ajuda para todas as pessoas que possam me esclarecer esses procedimentos tipo me dar um passo a passo. O ex é da china , morei oito meses em guilin. Um grande abraço e mais uma vez meus agradecimentos

        Curtido por 1 pessoa

  7. Olá Cristiane!Parabéns pelas dicas e dedicação que tem!
    Eu estou querendo uma informação,será que pode me falar pelo e-mais fazendo um favor?
    Obrigado e sucesso!

    Curtir

  8. Ola Christine, já esta disponivel a compra via osverseas para o Brasil. Ta incluso o frete, sabe me dizer se pago mais algum imposto?

    Grato

    Curtir

    • pelo que sei, isso vai depender das regras brasileiras. Aqui não. O preço que te derem é o preço que vc vai pagar. Checa quais os limites de isenção e os produtos que são permitidos no Brasil. =]
      Abraço.

      Curtir

  9. Olá Christine tudo bem? Espero que sim…faz três anos que compro no Aliexpress, e gostaria de conhecer mais sites de compras confiáveis. Pode me dizer, mesmo eu sendo pessoa física, morando no Brasil, posso comprar no Alibaba? E quanto ao Taobao, e (ou) Alibaba, poderia me indicar um trading com orçamento?
    Obrigado!

    Curtir

    • Olá Fabio. O Aliexpress, taobao e Alibaba são todos a mesma empresa. Então ainda acho a melhor opção você comprar deles. Não conheço nenhum trading que faça as compras no Taobao e envie ao Brasil.
      O que tenho notado é que o taobao já está fazendo ‘oversea’ para os EUA. Acredito que embreve chegará ao Brasil. Se entro no site do taobao com meu VPN ligado (que converge meu IP para os EUA) não me aparece a opção de comprar com meu cartão chinês, mas sim com um cc internacional tipo visa ou outra bandeira. Mas os preços também são diferentes… e ntão não vejo muita vantagem. Trocar 6 por meia dúzia em se tratando do Aliexpress. Fora que no Ali você tem atendimento em português e onde reclamar… no Taobao, em mandarim, fica complicado…
      Espero ter ajudado…rs
      Abraço e volte sempre!

      Curtir

    • OI Douglas,
      Obrigada pela dica, mas o que vejo aqui quando estou com o VPN ligado (que seria a mesma coisa que estivesse fora da China) é que os preços são outros e as formas de pagamento também. Eu não consigo acessar minha conta do taobao chinês se estiver com o VPN ligado, ou fora da China. Caio no Overseas… Então ainda acho mais prudente usar o Alibaba ou Aliexpress.
      Mas ai vai de cada um…
      Abraço.

      Curtir

  10. Olá ! muito bom seu comentário sobre o assunto! sempre bom dividirmos boas experiência! Você tem alguns contatos de trading que possa me passar?

    Curtir

  11. Pingback: Taobao ou Alibaba? Onde comprar? | China na minha vida

  12. Os meus parabéns pela clareza com que expôe os assuntos e como explica bem como funciona o TAOBAO em poucas palavras.
    Na verdade já tinha tentado registar-me no TAOBAO, mas só depois compreendi como funciona.
    Eu sou de Portugal, país irmão, tenho muita familia no Brasil, mas agora gostava também de ter familia na China para poder encaminhar-me compras do TAOBAO para Portugal.
    Conhece alguém de confiança que faça o papel de agente TAOBAO e não cobre muito de comissão? De preferência ocidental !! Se puder dar-me alguns contactos ficava muito agradecido

    Beijos

    Cancela

    Curtir

      • Olá Cristine, como vai?
        Desculpe o atraso, mas a sua resposta caiu nas spam’s e não costumo visitar as spam´s.
        Importa-se de me dar alguns contactos de tradings de confiança na área de eletrónica e produtos de consumo doméstico?
        Obrigado.
        Felicidades
        Álvaro

        Curtir

  13. olá Christine; gostei da sua matéria, esclareceu algumas dúvidas que eu tinha, porém gostaria de saber se existe outro meio para comprar sem optar pelo o agente, tem como você me esclarecer outra dúvidas por e-mail. agradeço desde já, e obrigado.

    Curtir

    • Olá Barbosa,
      Se vc tiver uma conta bancária e um endereço aqui na China, e alguém que coloque no correio para vc pode comprar sem agente. Ai acho dificil encontrar alguém que não cobre nada. Ou direto pelo Alibaba.com.br
      Abraço e obrigada por seguir o blog.

      Curtir

  14. Ola Christine,.. sou brasileira , moro na China em Chengdu, mas em novembro volto para o Brasil, ja compro no taobao , mas pela conta de um amigo. Fiz recentemente uma conta em meu nome e uma conta no alipay. Voltando para o Brasil quero continuar comprando… ,e claro nao gostaria de comprar via agente taobao ! rsrs voce sabe me dizer como faco para adicionar credito na minha conta do alipay por aqui? e depois que eu estiver no Brasil posso adicionar via western union? Eu li que existe uma maneira de colocar credito pelo correio ou comprar creditos. Tambem li em um comentario seu que eu posso comprar um cartao pre pago. Poderia me ajudar por favor? muito obrigada

    Curtir

    • Olá Christian,
      Até onde sei o taobao não faz vendas ‘oversea’. Só para o mercado interno chinês. O aliexpress é a mesma empresa que vende pelo mundo. E boleto bancário é algo que não existe aqui. Nada parcelado, no máxico cartão de débito. =]
      Abraço .

      Curtir

  15. Olá Cristiane, gostei muito do seu blog. aqui no Brasil muitas pessoas conceguem comprar no Tao Bao só que agora pra poder se cadastrar no Tao Bao é preciso colocar um número de celular chinês pra enviarem um código e digitar o mesmo para finalizar o cadastro. Você poderia me ajudar com um número chinês? Há muito tempo procuro uma pessoa p me ajudar. Abraço.

    Curtir

  16. Eu gosto muito do Taobao já tive algumas dores de cabeça e ja tive surpresas boas e tem meses de pico e sem comprar nada heeheh enfim uma coisa é certa se voltarmos para o Brasil ele vai fazer falta..Otimo texto. Beijos

    Curtir

  17. Oi! Estou morando na china há dois meses e tenho muita vontade de usar o taobao! Como faço pra ter uma conta num banco chines? Quanto você paga para manter a sua conta? Obrigada! Beijos

    Curtir

    • Amanda, basta vc ir ao Bank of China (me parece o mais simples) com seu passaporte e uma quatia em dinheiro. Para abrir pode ser até 100rmb. Vc tem que avisar que quer usar a conta para compras online, senão o cartão fica bloqueado. Aí é só cadastrar no taobao.
      Na semana que vem já estarei na China, qquer coisa falamos por tel. Abraço.

      Curtir

  18. oi!
    realmente fantástico o TAOBAO! Voce já tinha publicado qualquer coisa a respeito!
    O Alibaba, a tradução para o portugues é muito ruim! Já vi alguns anuncios!
    ……………Bom trabalho! Beijo grande para vc e familia!

    Curtir

  19. Bom Chris, até agora não tive problemas, mas parece que terei, comprei as fantasias de halloween das minhas filhas e estão me enrolando, não dizem se vai chegar, sem se não vai, terei que de última hora buscar um plano B. Beijos

    Curtir

  20. Ola amiga.
    Tudo bem?
    já tentei fazer meu cadastro no Taobao,não consegui,e pude perceber que ele é um site que vende só dentro da china,
    Se eles abrirem para venda com cartão internacional vai se muito bom,por que os outros site demoram também até 50 dias para entrega.
    Achei bacana esta postagem,se vc souber que estão vendendo para fora da China e só da um toque ok.
    Beijos
    Uma boa semana para vc.
    Irani Olive

    .

    Curtir

  21. Christine, como eu “peguei o bonde andando”, isto é , li a postagem sem saber do que se tratava, depois percebi se tratar de vendas on line. Muito legal e muito eficiente, mas claro que em se tratando de nossas distâncias e dificuldades linguísticas de comunicação, fica mais fácil não criar mais um problema sem necessidade, não é?!
    Funciona bem na China. Não vão negar vender para o Brasil, mas…comprar nessas condições é questão de bom senso.
    Muito legal a postagem.
    Beijos,
    Manoel

    Curtir

Deixe uma resposta