Blog/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

Qixi – Dia dos Namorados Chinês.

Na semana passada, dia 13 de agosto, comemorou-se o Dia dos Namorados na China. Esse festival geralmente é comemorado em agosto, mas como os principais feriados e celebrações chineses o ‘Qixi’ também segue o calendário Lunar. “Qixi” é comemorado como um dia de amor há cerca de dois mil anos, desde o tempo da dinastia Han. As origens do festival remontam à lenda do casal que teve que sofrer a separação, apesar de se amarem apaixonadamente.

Chinese-Valentines-Day-Gifts_9a576d4955

Na realidade há duas lendas em torno das origens do Dia dos Namorados chinês. Ambos envolvem a posição das estrelas no sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar chinês (13 de agosto, em 2013).

A primeira lenda conta que as sete filhas da Deusa do Céu chamaram a atenção de um pastor durante uma de suas visitas a terra. As moças foram tomar banho em um rio e Niu Lang, decidiu se divertir, escondendo as roupas delas. Até que Zhi Nu (a sétima filha) encontrou o rapaz e pediu que devolvesse as roupas das irmãs.

Claro, desde que Niu Lang tinha visto Zhi Nu nua, eles tinham que se casar. O casal viveu feliz por muitos anos. No entanto, a Deusa do Céu sentiu a ausência de sua filha, e ordenou que ela voltasse para o céu. Mas a mãe ficou com pena do casal e lhes permitiu se encontrar  uma vez por ano, na sétima noite da sétima lua, ‘fadas’ formariam uma ponte com suas asas para que os dois pudessem se encontrar.

A segunda lenda é a história de dois amantes, cujos nomes são Niu Lang e Zhi Nu (os mesmos), que apesar de estarem loucamente apaixonados foram separados pelo pai de Zhi, Imperador do Céu, que não queria que sua filha se unisse a um homem comum. Mas algumas ‘fadas’ ajudaram a formar uma ponte para que os dois pudessem se encontrar na sétima noite de cada sétima lua do ano.

A primeira lenda é a mais divulgada talvez porque não caracterize desobediência aos pais, nem o fazer algo proibido. Bom, mas isso são minhas conclusões pessoais, olhando por toda a característica social e politica chinesa. Posso estar enganada. =]

Hoje em dia, as pessoas comemoram a data de maneiras diferentes. Celebram para expressar sua devoção ao amor e para superar todos os tipos de dificuldades na vida. Ao contrário das culturas ocidentais, o dia dos namorados não é para troca de presentes entre os casais apaixonados (se bem que a influencia ocidental está cada vez mais presente nas celebrações chinesas). Em vez disso, as moças seguem diferentes rituais como colocar uma agulha na superfície da água e se ela não afundar, a moça é considerada inteligente o suficiente para conseguir um marido. E isso ainda é algo que tem uma importância extrema na cultura da China: uma moça que não casou até os 25 anos é considerada velha e, inclusive, sofre certo tipo de preconceito e discriminação entre seu grupo social.

How-to-Celebrate-Chinese-Valentines-Day-400x250

Num dos locais que pesquisei, havia algumas dicas de como celebrar com sucesso o seu Qixi, achei interessante às dicas e fiz uma tradução livre se alguém quiser tentar a sorte no próximo!

  • Antes de fazer quaisquer outros planos, aprender a história do Festival Qixi e por que é que ele é comemorado com tanta reverência e devoção.  (isso vocês já sabem!)
  • Se você tem moças em casa, de a elas algum trabalho com agulha para fazer. (vocês também já sabem por que, rs.)
  • Você também poderá aproveitar o feriado de uma forma moderna*, se quiser. (*leia-se ocidental)
  • Crie uma decoração de  luzes para acolher a ‘Zhi nu’ para a terra para que ela possa se encontrar com ‘Niu Lang’. (nós costumamos fazer isso para receber o papai noel, não é mesmo? Então cada povo com seus rituais…)
  • Na noite do ‘Qi Qiao Jie (sétima noite), olhar uma estrela no horizonte e fazer um pedido. (os desejos feitos pelas jovens chinesas são, principalmente, de arrumar bons maridos. Se bem que acho que os rapazes deveriam fazer o mesmo, arrumar boas esposas, pois aqui o numero de homens supera e muito o de mulheres!).

Então está aí um pouco da história do amor chinês, com agradecimento especial para a Helen, uma fã do blog, que pediu para contar um pouco sobre essa comemoração aqui na China, e me levou a buscar as informações e escrever para todos vocês.

Mas na realidade, apesar de toda essa história de amor linda que a lenda perpetua, a comemoração da juventude chinesa, principalmente aqui em Shanghai, está muito próxima dos moldes ocidentais mesmo! Jantar a luz de velas, flores e bombons!!! =]

Fora que, em 14 de fevereiro, o ‘Valentine’s Day é amplamente divulgado e celebrado aqui. Posso dizer que até com mais propaganda, mais promoções por parte do comércio e dos restaurantes e a questão dos presentes levada muito a sério. Sim, você tem razão: após a entrada massiva do mundo ocidental na China, eles comemoram duas vezes o dia dos namorados (o ano novo também).

Será que se eles souberem da comemoração brasileira em 12 de junho, vão aderir a mais este dia de celebração do amor? Vai saber…hehehe.

Zài Jiàn!

Uma dica: quer dizer ‘eu te amo’ para seu amor em mandarim? É fácil!

我愛你.

Wǒ ài nǐ. /uó ái ní/

i_love_you_chinese

Anúncios

8 pensamentos sobre “Qixi – Dia dos Namorados Chinês.

  1. Pingback: Banco Chinês. | China na minha vida

  2. Olá Chris, eu adorei a postagem e fico lisojeada pela menção! rs 🙂
    Minha professora de mandarim falou na última aula que dia 14/02 é dia dos namorados. Espero que os chineses não se esqueçam do Qixi, a lenda é tão graciosa.
    Beijinho!

    Curtir

    • Oi Hellen!
      Acho que eles não deixam a data esquecida não. Houve bastante propaganda e promoções para esse dia por aqui.
      Concordo que nem tão massiva quanto o Valentine’s Day, mas o suficiente para lembrar a tradição.
      Beijo! =]

      Curtir

  3. oi!
    gostei muito das lendas e, sou fascinado por elas, ainda mais pelo tempo que existem! Espero que a China não se ocidentalise, e abandone esses costumes! Depois por email te conto uma lenda japonesa, que tem em comum a lua e os casamentos!
    …………Acho que já perguntei, sei que tem, mas queria comentários e vivencias tuas, na igreja católica, afinal nosso 12 de junho é dia de Sto. Antonio!!!!!!!!!
    Qualquer dia, talvez faça um com cara de chinez!
    ………………..beijão para vc e familia!

    Curtir

  4. Christine, Parabéns pela história Qixi tão completa. Eu aprendi muito com seu blog. Continue fazer o que você está fazendo, porque tanto povo brasileiro quanto povo chinês estão precisando dessas informações . Mais uma vez obrigada!

    Curtir

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s