Blog/China/Compras/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

Dinheiro na mão.

Já falei algumas vezes aqui sobre a questão de como o chinês lida com o dinheiro. Ele tem que ser real, palpável, tem que fazer volume. E como a maior nota é de 100 remembie, volume é coisa bem simples de conseguir.

Em Shanghai é um pouco mais tranquilo, é possível pagar muita coisa com cartão. Mas em qualquer cidade, a meia hora daqui, comprar com cartão de debito pode ser algo meio complicado, cartão de credito também não é qualquer lugar que aceita. Talão de cheque, acho que eles nem sabem do que se trata. O que sobra então? O bom e velho dinheiro vivo. Em cash.

E quando você precisa comprar uma coisa ou pagar uma taxa de muito valor? Simples, vai no banco, senta no caixa ( aqui, no caixa de banco você senta confortavelmente para ser atendido) e saca o dinheiro. E sai com o pacote em baixo do braço, sem stress. Quanto? O valor que você quiser. Acho que acima de 500 mil remembies ( como assim?) precisa avisar o banco um dia antes! Caso contrario, sacamos 100 mil remembie na China, como se saca 100 reais em qualquer caixa no Brasil. A desvantagem do brasileiro é que sair do banco com 100 reais no bolso, é um risco incomparavelmente maior do que sair do banco na China com uma sacola com 100 mil remembie (cerca de 32 mil reais)! É, como assim???

image

Mas voltando a China: ontem fui ao banco sacar dinheiro para pagar a semestralidade da universidade do meu filho. 28 mil remembie, por que aqui até escola se paga adiantado. Primeiro paga, depois estuda. Rs

 Bom, só que além desse fator chamado ‘segurança’, direito de ir e vir, e facilidade de se ter dinheiro vivo nas mãos, o que me deixa morrendo de curiosidade é como nesses dois primeiros meses do ano se fabrica dinheiro na China.

 Todo ano é a mesma coisa: próximo do ano novo chinês, em qualquer caixa eletrônico só se saca nota nova. Mas nova, estalando. Sem uma marquinha e ainda com números de série em ordem. Já havia fotografado algumas dessas notas antes do feriado. E fui buscar uma resposta de que forma, qual o critério para se imprimir dinheiro assim, sempre.

Até agora não encontrei, mas depois de pegar todo esse dinheiro na mão, sem uso e com notas em seqüência não resisti e resolvi escrever… Quando eu descobrir alguma coisa, aviso.

Zai Jian.

24 pensamentos sobre “Dinheiro na mão.

  1. Pingback: Banco Chinês. | China na minha vida

  2. Legal seu site, muito leve! Tenho curiosidades sobre a China, pretendo morar ai um dia, o custo de vida é baixo? É possível trabalhar e crescer nesse país? Bom saber que e tranquilo quanto a violência! Quero morar em Hong Kong, e montar meu próprio negócio, enviando mercadorias para os Brasileiros! rsrs

    Curtir

    • Olá Daniel, o custo de vida na China é bem menor que no Brasil. Shanghai pode ser mais caro em alguns aspectos, mas pq somos estrangeiros.
      E sinceramente não acredito que hoje em dia, aqui seja um lugar para crescer com seu próprio negócio. Já foi, para os que se atreveram a desbravar a China quando tudo era muito mais dficil e eles recebiam os estrangeiros de braços abertos.
      Hoje a história não está tão simples assim. Não quero te desanimar, mas não tem como dizer que será um conto de fadas.
      Já em HK, as coisas são bem diferentes, a começar pelo custo de vida bem mais alto. Mas é um pais livre e, por enquanto, lá se vive como em qualquer outro lugar do mundo.
      Abraço e obrigada pela visita! =]

      Curtir

  3. Ola Chistiane, voce esta em que cidade da china ? no final de setembro eu estarei em Ningbo, e eu gostaria de saber quais as melhores cidade para se fazer compra na china ? obrigado

    Curtir

    • Olá Rangel,
      Dificil falar sobre o melhor lugar. Vai depender do que você quer comprar e para que fim. Tem cidade em que o melhor são as pérolas. Em outras é seda. Tem a que vende porcelana e assim vai… =]
      Mas geralmente as cidades turisticas tem bastante oferta de tudo. Abraço e obrigada pela visita! Ah, Ningbo não é muito longe de Shanghai!

      Curtir

      • Obrigado pela resposta Christiane, estamos pensando em dar um pulo em shangai tambem, sera que voce teria um dia disponivel para tocar ideias com a gente ? estamos pensando em roupas, sapatos e eletronicos. estaremos em shangai provavelmente em 28 de setembro. obrigado.

        Curtir

  4. estou indo para Shanghai em Setembro. Sei que os Visa Travel Money e outros cartoes pre pagos nao sao a melhor opção. Ouvi comentarios de que é possivel sacar num ATM dinheiro com o nosso proprio cartao de débito.
    voce sabe se essa informacao é verdadeira?
    obrigada

    Curtir

    • Sim, aqui o melhor mesmo é andar com dinheiro principalmente se vc for para o interior da China. Eu já saquei dinheiro pelo meu cartão de crédito (ele não cobra juros se estou no exterior até a proxima fatura). Mas de débito nunca usei. Mas na realidade faz muito tempo que tentei. Esse ano, no Brasil consegui sacar com meu cartão de débito chinês no Citi. Procure se informar, pode ser que o inverso já seja possivel. Obrigada pela visita!

      Curtir

  5. Dinheiro estalando de novo,parece q o cheirinho chega aqui…
    É bem ruím ter q carregar muito dinheiro sempre, mas com essa tranquilidade até arriscaria!!!
    Bjs

    Curtir

  6. Chris, eu acho que deve ser por causa da demanda, pois há muita circulação de cash na época do ano novo chinês, para as pessoas poderem presentear seus familiares com hongbao (红包). Sem imprimir com certeza não há banco que tenha tanto dinheiro guardado.

    Um outro fato que eu acho muito interessante sobre esse assunto é que em Hong Kong, por não existir Banco Central, as notas são impressas por todos os bancos, você já reparou? Tem nota do HSBC, Standard Chartered, Bank of China… tem até lugares que oferecem desconto se você pagar com a nota de certo banco!

    Curtir

  7. Sobre o dinheiro novo não sei se é verdade, mas me explicaram que a China realmente produz muito dinheiro, com essa economia em ebulição e os preços que têm aumentado consideravelmente nos últimos anos, precisa-se realmente de muito dinheiro. Porém nos alertaram que existem muitas notas falsas de 100 e que é por isso que não fazem notas maiores (o rombo seria maior, já que 100 não vale muito e o custo é alto até para a falsificação). E que mesmo as notas falsas aumentam na época do ano novo chnês, quando as pessoas de origem camponesa trabalhando nas grandes cidades voltam aos seus vilarejos e precisam mostrar que “estão dando certo da vida”. quem pode volta com essas notas verdadeiras novinhas, quem não pode se procura notas falsas para mostrar para os familiares do interior… que não vão notar a diferença…

    Curtir

  8. Olá Christine! Fiquei lisonjeada de receber o seu comentário no meu blog! hehe Gosto muito do seu e sempre recebo suas publicações por e-mail, pois gosto muito do jeito que você escreve. Com certeza o seu foi um dos que me inspiraram! 🙂
    Mas sem dúvidas! Se vier pra Shenzhen podemos sim nos conhecer, é só me avisar! hehe Obrigada por passar pelo “Cotidiano Chinês” e parabéns pelo seu blog também!
    Referente ao seu post de agora, realmente essa tranquilidade que nos temos com relação ao dinheiro não têm preço né? 😉
    Beijo grande!!

    Curtir

  9. ahhh….é verdade….nao tinha reparado nos outros anos…tenho pego muita nota nova mesmo, dá até medo de entregar 2 no lugar de 1 pq elas vem quase que coladas uma na outra.

    Curtir

  10. Essa esperiência de viver em uma cultura tão diferente deve ser muito boa (e difícil para muitos).
    Obrigado por compartilhar isso. Foi bem legal 🙂

    Curtir

  11. Me conta que eu tb quero saber.E só dinheiro novo que rola já e o segundo ano que acontece ,enquanto não sei acredito que Ano Novo ,dinheiro novo dá sorte.
    Uma vez vi uma cena inacreditável no banco ,a tia do atendimento sentadinha e atrás dela pilhas e pilhas de dinheiro ,surreal!

    Curtir

  12. oi! Com certeza voce vai descobrir! Te confesso que fiquei com inveja desse
    bem estar, previlégio de andar com grana na mão, sem ter problemas com assaltos!
    Quem sabe um dia chegamos lá!
    Beijo grande para vc e familia!

    Curtir

Deixe uma resposta