Blog/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

As milenares virtudes chinesas

Por mais maluco que esse país possa parecer, por mais insensíveis que os chineses se mostrem, existem algumas coisas que são sagradas para eles: as chamadas virtudes tradicionais. Sinceramente não sei se é algo que se repete mecanicamente, geração após geração, ou se o sentimento é arraigado e de tal forma que nada pode mudar isso. Mas eles existem e são cumpridos à risca pela maioria dos chineses.

Essas virtudes foram construídas através dos séculos e são à base dos códigos de moral da sociedade, determinando as regras e ultrapassando os limites do progresso e das inovações tecnológicas. As virtudes são cinco:

– Virtude Filial – respeitar e cuidar dos pais idosos são obrigações natas para o chinês. Eles acreditam que só quem pratica essa virtude pode ser considerado honesto, fiel, grato e que reconhece toda a dedicação recebida dos pais.

– Respeito pelo idoso e amor pelos jovens – essa virtude sempre foi considerada uma responsabilidade social e uma norma de comportamento. Desde o período de Estado de Guerra (475 AC/222 AC), foi pregado que cada um deve respeitar os idosos como se fossem seus pais e amar os jovens como se fossem seus próprios filhos. Quem desrespeitasse essa norma, não só seria criticado publicamente, como também punido pela lei. Mesmo com todo o desenvolvimento da China moderna, esse código continua como um dos principais pilares da moral chinesa. A lei diz claramente que todo cidadão chinês tem a obrigação de amparar seus pais e seus filhos. Eles acreditam que essa virtude é a base da harmonia familiar e a estabilidade da sociedade.

images (2)

– Respeito aos professores e valorização da Educação – Descartando o período da Revolução Cultural, a educação sempre foi valorizada na China. A sabedoria, o conhecimento e a aprendizagem eram tesouros impossíveis de mensurar. Em consequência dessa atitude, o professor era visto como um sábio, admirado pelos comuns e pelos nobres. Um acadêmico sempre estaria no topo da sociedade, independente de suas posses materiais. E nos últimos 25 anos, o esforço para o resgate desses valores não tem sido em vão.

images (1)

– Três amigos no Inverno – simbolizada pelo bambu, pinheiro e a cerejeira, Song Zhu Mei ( 松竹梅), que florescem no inverno e que são adoradas pelos chineses por causa da capacidade delas passarem por essa estação como três amigos que nutrem a mesma ideia de dar boas vindas à primavera, após vencerem esse duro período. Essa é a razão do nome, bem poético, diga-se de passagem, para essa virtude que simboliza o caráter nobre e a persistência que os chineses buscam como exemplo de vida. Gravuras com os ‘três amigos’ são estampadas em qualquer objetivo ou peça de vestuário. Cada planta possui seu significado – pinheiro-longevidade; bambu-segurança e prosperidade; cerejeira-boas novas. Juntas simbolizam a perseverança, integridade e modéstia.

– Integridade e credibilidade – que significa justiça. A palavra torna-se verdadeira através da ação, mantendo sua palavra e nunca trapaceando o outro. ‘Ser sempre verdadeiro no que diz e resoluto no que faz’ – foi uma das máximas transmitidas desde a antiguidade através das gerações, que dava ao povo chinês a fama de serem íntegros e manterem sua palavra; fama que foi honrada por séculos. Antigamente era costume se dizer aos que entravam num comercio: ‘produtos originais por preços justos, igualmente honestos para clientes idosos ou crianças. ’, que mostrava a honestidade nos negócios. (ok, essa virtude acho que foi um pouco deturpada com a modernidade…).

Sinceramente, acho que as três primeiras virtudes são realmente imbatíveis até os dias de hoje. Já vi e ouvi muitas histórias de chineses que largam tudo na cidade grande, para voltar ao interior do país e poder cuidar dos pais. A questão da educação hoje em dia é vista como a possibilidade de melhora de vida, além do conhecimento adquirido, da sabedoria. Por isso os pais fazem esforços absurdos para pagar uma escola melhor ao filho e o professor é respeitado por ser o agente dessa conquista de cada aluno. A quarta, ainda é presente e simbolicamente existe.

A última, bem… Vamos combinar que a globalização, a competição desenfreada e ‘lei de Gerson’ que também é praticada, a seu modo, na China, colocaram um pouco de areia nessa virtuosidade. E quem faz negócios com chineses sabe do que estou falando. Por outro lado, se começamos a negociar com um chinês num mercado de turistas, por exemplo, ai de você que abandone a negociação no meio. Eles vão atrás mesmo, ficam bravos. Sempre alerto as pessoas que chegam aqui que pensem bem antes de começar uma barganha. Se decidir começar, vá até o fim. Ou simplesmente vire as costas quando o vendedor te pedir 1000 remembies por um colar de pérolas que custa 100, no máximo. Não adianta querer se divertir, vendo o cara baixar o preço em 90% e sair rindo sem levar a mercadoria. No mínimo, você fez o vendedor ‘perder a face’, o que é a maior vergonha e desonra para qualquer chinês.

Essas são mais algumas das atitudes chinesas que confundem o estrangeiro: a preservação de virtudes milenares numa sociedade onde o descartável e a filosofia do ‘me first’ também são tão presentes. Fica a interrogação para cada um tirar suas conclusões…

Zài Jiàn!

10 pensamentos sobre “As milenares virtudes chinesas

  1. Chris,
    acredito que milênios de prática dessas virtudes meio que acaba entrando no DNA, risos
    Nós por aqui ainda somos bebês como nação.
    bjs

    Curtir

  2. Oi Christine!

    Tem valores que não mudam com o tempo, admiro muito os orientais por respeitar até hoje alguns valores básicos.
    Aproveite os bons momentos nesta terra rica em tradição cultura!

    Tenha um ótimo fim de semana!

    Bjosssss

    Curtir

Deixe uma resposta