Blog/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/Livros/Viagens/viver na China

De volta para casa.

Sim, depois de quase 20 dias no Brasil, aqui estamos de volta à Shanghai. Com neve e tudo mais. Tudo bem que não aguento calor, mas neve também é demais né?

Agora tem a beleza disso, que para brasileiros é sempre mágico. Provavelmente porque não precisamos viver com ela sempre.

Bom, mas o coração veio tão cheio de carinho e calor dos amigos, que até a neve ganha uma outra dimensão. E enquanto estava lá algumas coisas aconteceram, que tem tudo em comum com o blog.

Chines

A primeira foi o post da querida amiga Jussara Xavier do blog “Palavras Vagabundas” sobre um livro que lhe dei que fala de ‘coisas chinesas’. Para uma pessoa que trabalha com cenografia e ama livros, acho que consegui arrumar um bom presente. Se quiserem conferir o que ela achou, é só clicar aqui.

E a outra novidade é que agora também participo de um outro blog, com um artigo mensal falando da minha experiência de viver na China, claro, O blog é uma iniciativa da brasileira, santista como eu (e dai que veio nosso contato através do Juicy Santos), Ann Moeller que vive em Londres e resolveu juntar algumas brasileiras que estão no mundo afora. O blog ‘Brasileiras pelo Mundo’ já conta com 15 colaboradoras que contam como é a experiência de cada uma pelos 4 cantos do planeta.

Imagem1

Nesse mês fiz minha estréia (uiii) no Brasileiras pelo mundo, com o artigo “Vou te mandar para a China!”, afinal quem de vocês nunca quis mandar alguém para China uma vez na vida? Sempre que eu postar lá, aviso aqui no blog. Os textos serão inéditos, então podem conferir minha visão de brasileira vivendo na China, de uma forma um pouco mais pessoal que aqui, já que nesse espaço o foco é a cultura e o estilo de vida da China.

Agora é desfazer as malas (cheias de gostosuras brasileiras… sim, eu trago paçoca, goiabada, farofa e sonho de valsa, além de outras coisinhas mais…) e voltar a trabalhar. Ritmo de vida normal e postagens no blog também.

Como já falei num post bem antigo, quando a gente está fora do Brasil, ficamos cheios de sentimentos ambíguos: queremos ir, mas queremos ficar. Não vemos a hora de embarcar para o Brasil e quando chegamos lá, não vemos a hora de voltar para casa… afinal agora é aqui que temos nossa rotina, nosso canto. Mas esse sentimento é normal para a maioria das pessoas que estão fora, seja na China ou qualquer outro lugar.

E por coincidência, esse ano tanto na China como no Brasil, o ano começou na segunda, 18 de fevereiro… já se foram Carnaval e feriado do ano novo Chinês. Feliz ANO da Serpente!

Zài Jiàn!

15 pensamentos sobre “De volta para casa.

  1. oi! vim ao seu blog pelo post da super querida Jussara Xavier. Se ela recomenda, eu tenho CERTEZA de que é bom, e só de ter lido alguns posts seus confirmei que a qualidade desse blog, excelente! tb moro fora do Brasil, mais ou menor perto de você (no Japão). e vou conhecer um pouco mais da China através de suas histórias. Um dia ainda vou pisar por ai, tenho mta vontade de conhecer o país! abração! felicidades!

    Curtir

  2. Oiêeeeeeeeeeeeee
    Por melhor q sejam “as férias” nd supera q nosso cantinho….a sua foi uma maratona,
    acho q eu ñ aguentaria…rsrsrs
    Feliz Ano Novo!!! q a serpente só traga coisas boas.
    Beijusssssssss

    Curtir

  3. Chris,

    Quero ler tudo, avisa mesmo. Que bom que a visita rendeu tanto, isso acalenta o coração. Agora é voltar a rotina. Eu saio de férias em março, dia 21, estou correndo horrores para colocar tudo em ordem, quero aproveitar as férias, inaugurar a loja e cuidar da saúde, férias mesmo serão em janeiro, estamos planejando ir a Patagônia, Felipe quer conhecer a neve e vamos unir o sonho, com o preço, já que é mais em conta descer para a Argentina, nosso trajeto de certa forma. As coisas ainda não chegaram, é mais rápido vc chegar na China, que o correio aqui em casa! Preciso que vc me envie os dados de conta para o depósito e o material da palestra que vou tentar aqui pelo município.
    Beijocas e Feliz Ano Novo!!!!

    Curtir

  4. Pura verdade, “queremos ir, mas queremos ficar”, quem vive ou já viveu fora do Brasil sabe muito bem como é isso. Beijos minha prima favorita.

    Curtir

  5. Adoramos estar com vocês nessa breve visita… A cada dia que passa, mais cresce o desejo de conhecer a China e ver de perto o que você nos conta… Feliz retorno e um excelente Ano da Serpente pra toda a família!!! Beijokas

    Curtir

  6. Foi muito bom te ver e abraçar ,pena que o tempo é sempre nosso inimigo, mas sabendo que vc está bem de volta ao seu cantinho, mesmo com o frio, fico feliz.
    Feliz Ano Novo da Serpente, que traga muitas coisas boas para toda a família.
    Bacci Iride

    Curtir

  7. ….Feliz Ano da Serpente! Pelo que contas o ano começou bem e, fico feliz pelas
    conquistas! Nunca vi a neve e, não que goste do frio, mas aqui o calor está
    demais! Ontem por acaso, acabei tomando uma daquelas pancadas de verão, me molhei inteirinho,
    mas foi divertido!
    ……………Beijão para vc e familia! Tua visita, até hoje me deixa feliz!

    Curtir

Deixe uma resposta