Blog/China/Cultura Chinesa/viver na China

Começou a contagem regressiva…

Pois é! Isso aqui está a maior loucura. Impossível ir a supermercado, lojas de departamento, locais de compras de presentes e enfeites e comida! Começou a contagem regressiva para o ano novo chinês. E segura esse povo, porque a coisa é muito mais séria do que se pode imaginar.

Imagine essa massa humana, milhões de pessoas correndo em direção ao mesmo objetivo: comprar e viajar para ver a família. Ok, isso acontece mais ou menos na mesma proporção nos países ocidentais com relação ao Natal. Mas como aqui a população é estratosférica, tudo ganha um vulto assustador. Esse semana fui ao IKEA e vi várias brigas: por vaga no estacionamento, por cadeira no restaurante, por carrinho de compras. Os seguranças, coitados, com trabalho triplicado e os ânimos de todos no limite! Mas vamos ao que interessa!

Estas são do Carrefour...

Estas são do Carrefour…

O Ano Novo chinês, que começa no dia 10 de fevereiro de 2013 (yes, junto com o carnaval esse ano!) e termina em 30 de janeiro de 2014, de acordo com o calendário lunar, será regido pela SERPENTE.

Li algumas ‘previsões’ e todas são unânimes que será um ano de que devem ser cultivadas a ponderação e o discernimento, evitando conflitos e perdas. Então, um ano de reflexão, calma e perspicácia. Eu não sou astróloga, nem entendo nada disso, mas esses atributos são recomendados sempre, né? Agora, se estão enfatizando tanto, então vamos prestar mais atenção, não custa nada prevenir! =]

Dentro das características dos signos chineses, sairemos de um ano de DRAGÃO, que é mais combativo e direto, para o ano da SERPENTE, que é maleavel e estratégica. Faz sentido… pensem numa serpente quando quer dar o bote. uiiii, mas é verdade, deixe a sensação angustiante e pense no sentido de tática.

Resumindo, deixemos de lado as atitudes diretas e imperativas do Dragão e em 2013 vamos usar a inteligência e flexibilidade.

Essas são do Ikea. A mais tradicional amarela e vermelha e a 'simpática' ! =]

Essas são do Ikea. A mais tradicional amarela e vermelha e a ‘simpática’ ! =]

Voltando à parte prática da estação, claro que as lojas estão apinhadas de produtos e decoração para o ano novo chinês e as serpentes já ocupam as prateleiras das lojas e supermercados. Mas para quem, como eu, tem verdadeiro pavor de cobra, não consegui comprar uma ainda para saudar o novo ano! E olha que até que fazem umas bem simpáticas…

542128_10151323667266030_1903526096_n

E apesar de todas a movimentação, os enfeites e símbolos não estão tão fortes como nesse ano que foi dragão. Até porque o dragão, independente de ser o seu ano ou não, é um dos símbolos do império e da China em geral. Resumindo, o dragão continua presente na maioria das peças de decoração para o ano novo chinês.

O selo do ano da serpente também já foi lançado em 4 de janeiro, mas nem de longe causou o ‘frisson’ nos correios e a polêmica em torno da estampa como no ano do dragão.

Para quem quer relembrar, ou mesmo conhecer mais, vale à pena conferir os posts antigos sobre as tradições do ano novo chinês nesses links: 2012, 2011, zodíaco chinês, 15 dias de celebração.

Então vamos entrar do clima de ano novo, de novo! =]

E que venha a serpente!

Zài Jiàn!

11 pensamentos sobre “Começou a contagem regressiva…

  1. Oi, Chris!

    Finalmente consegui dar uma passadinha por aqui e nao consigo parar de ler os seus posts. O Site ficou lindo e bem mais facil de ler, mais clarinho… adorei!

    BeiJing,

    Curtir

    • Obrigada Bruna! E nem vem depois dizer que não estudou por ficou lendo o blog, pq eu to nem aí… essa é a intenção: proporcionar uma leitura agradável! Mas já brigaram comigo que perderam a hora da academia, queimaram o arroz e nem viram o tempo passar…rs Eu só posso dizer: Obrigada pela prioridade! Beijo e volte sempre!

      Curtir

  2. Olá…de volta a casa e a grata surpresa de 2 post’s.
    Com certeza q o dragão supera, mas o ano foi bem ruím para a maioria das pessoas.
    Esquece o medo, a cobrinha é bem simpática e essas ñ fazem mal algum…rsrsrs
    Adorei o sêlo tb…
    Feliz Ano Novo Chinês…para todos nós!!!
    Beijusssssss

    Curtir

  3. Chris,

    Espero que o ano da serpente traga a paz e a tranquilidade que o Dragão levou embora no ano anterior, porque vou te contar, que ano difícil menina! Embora tenha pavor, pânico de cobra, até achei simpática sua lógica sobre o bote, cruzes, não posso nem pensar.
    Amei o post. Vem para cá dar palestra que sua experiência aí vai render muito!
    Beijos

    Curtir

  4. Olá Chris, desejo a você, aí tão longe, mas inserida no contexto chinês, um ano novo cheio de boas surpresas. Que seja de saúde, paz, equilíbrio, reflexão, amor, e tudo mais que quiser acrescentar.
    E sobre Serpentes e Dragões… pois é… Cada terra com seu uso, cada roca com seu fuso… (isso é antiiiiiiiiigoooooo, do tempo da minha avó).
    bjs da regin@

    Curtir

  5. oi!
    espero e desejo que o ano da serpente seja bom, que realmente as pessoas parem para refletir. Saibam dar o bote de forma positiva para todos, principalmente nossos governantes! Gostei do ano do Dragão, me proporcionou boas surpresas!
    Que o o novo Ano Chines, seja muito farto, bom, tanto material como emocionalmente,
    para vc e tua familia! Que o teu trabalho conquiste cada vez mais espaço e brilho!
    …………………..beijão!

    Curtir

Deixe uma resposta